CoberturasSeguro Viagem

23 perguntas frequentes sobre seguro viagem respondidas

São várias as dúvidas que surgem na hora de contratar um seguro viagem. Por causa disso, juntamos neste artigo as principais perguntas frequentes e suas respostas. Assim, você pode favoritá-lo e sempre retornar a ele quando quiser saber alguma coisa relacionada ao tema.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Confira as perguntas frequentes sobre seguro viagem e suas respostas:

1. O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço utilizado para proteger os viajantes em caso de possíveis imprevistos que possam acontecer durante a estadia fora. Sua principal função é proteger a saúde dos viajantes, oferecendo assistência médica, odontológica e hospitalar.

Além disso, os seguros de viagem também garantem outros benefícios, como seguro de bagagem, cancelamento de voo, assistência jurídica e auxílio em atrasos de voo, por exemplo.

2. Como acionar o seguro durante a viagem?

Para acionar o seguro viagem é preciso entrar em contato com as centrais de atendimento da seguradora contratada. Os telefones, e outros pontos de contato, constam na apólice.

3. Existe diferença entre seguro viagem e seguro de cartão de crédito?

Sim. Em geral, o seguro de viagem dado pelo cartão de crédito é um benefício para bandeiras altas, como Black, Platinum ou superiores. Alguns oferecem apenas cobertura básica de USD 15 mil, o que pode não ser suficiente para emergências mais graves em destinos onde a assistência à saúde é cara.

Além disso, é preciso que a compra da passagem tenha sido efetuada pelo cartão. A diferença entre o seguro viagem e a proteção do cartão é que, além do que já foi citado é que a proteção do cartão funciona como reembolso e o passageiro precisa efetuar o pagamento na hora do atendimento.

No seguro viagem, na maioria dos casos, o atendimento é feito por uma rede credenciada e pode cobrir um número maior de itens, além dos relacionados à saúde.

4. Já estou no exterior, posso contratar um seguro viagem?

Depende da seguradora e da forma como você compra a proteção. São poucas as que aceitam a contratação após a viagem. Você pode conferir uma relação de seguradoras que aceitam, e as regras para cada uma delas, neste artigo que escrevemos sobre o tema.

5. O que são as condições gerais de um seguro viagem?

São as cláusulas contratuais previamente elaboradas pela seguradora. Nelas, o viajante encontra todas as informações sobre o funcionamento do seguro viagem. Cada seguradora tem a sua.

6. É possível cancelar um seguro viagem?

Sim. Porém, cada seguradora possui um prazo e um tipo de pagamento em caso de cancelamento do seguro viagem. Elas constam nas condições gerais da compra, assim, vale conferir o que está indicado.

7. Existe limite de idade para contratar um seguro de viagem?

É possível encontrar seguradoras com cobertura para passageiros de até 120 anos. Como essas situações são raras, não existe limite. Basta procurar uma seguradora que tenha planos para passageiros da terceira idade. Confira algumas opções de seguro viagem internacional para idosos.

8. Quais datas devo colocar na hora da compra?

Insira a data de ida da sua viagem e o dia do retorno. Você deve indicar sempre a data em que a viagem começa, não a que chega ao seu destino. O mesmo com o retorno, indique a data em que você chegará ao seu local de origem.

9. Para passageiros menores de idade sem CPF, como proceder a compra?

Para a compra do seguro viagem é preciso indicar um número de CPF. Mas, caso o menor ainda não tenha CPF, inclua o número da mãe, do pai ou do responsável.

10. É preciso levar uma cópia da apólice na viagem?

Sim, é importante que tenha em mãos o seu seguro viagem. Principalmente em países onde ele é obrigatório, como no caso dos destinos do Espaço Schengen, Cuba e Venezuela. É possível que o seguro seja solicitado na imigração.

11. Qual a diferença entre seguro saúde e seguro viagem?

O seguro saúde cobre apenas os problemas exclusivamente relacionados à saúde do viajante. Já o seguro viagem cobre, além dos itens de um seguro saúde, como atendimento médico e odontológico emergenciais, oferece outras assistências.

Como, por exemplo, assistência jurídica, cancelamento de viagem e extravio de bagagem, entre outros. Confira a diferença entre seguro viagem e seguro saúde.

12. É obrigatório seguro viagem para a Europa?

Para os países parte do Espaço Schengen, sim. O seguro viagem deve ter cobertura de despesas médicas hospitalares de, no mínimo, 30 mil euros. Ou o equivalente em dólares.

Veja uma lista completa dos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

13. Quais os países exigem seguro viagem obrigatoriamente?

Segundo o Portal Consular do Itamaraty do Brasil, os países que exigem seguro viagem são: os que estão inclusos no Tratado de Schengen, Cuba, Venezuela e Equador.

14. Quem pode contratar um seguro viagem?

Qualquer brasileiro em viagem nacional ou internacional. Em caso de destinos nacionais, é preciso mais de 100 quilômetros de distância do local de sua residência. É preciso possuir CPF válido, comprovante de residência e domicílio bancário no Brasil.

15. O que fazer em caso de bagagem extraviada?

Ao notar que sua bagagem foi extraviada, preencha o formulário Property Irregularity Report (PIR) ainda no aeroporto, no balcão da companhia aérea. Após o preenchimento, entre em contato com a seguradora. Cada uma tem um período de reembolso e um valor de indenização. Confira nas condições gerais da sua apólice.

É válido para compras de roupas e objetos de higiene pessoal de primeira necessidade. Guarde as notas das compras efetuadas para solicitação do reembolso junto à seguradora e à companhia aérea.

16. O que fazer caso o voo atrase ou seja cancelado?

Atrasos e cancelamentos são considerados a partir de 4 horas. Os motivos são problemas técnicos na aeronave, condições climáticas severas ou greves trabalhistas.

Se sua apólice incluir atraso e/ou cancelamento, solicite um documento oficial, com o motivo, à companhia aérea. Depois, entre em contato com a seguradora contratada.

17. O que fazer caso precise de atendimento médico?

Você deve acionar o seguro viagem, imediatamente, com a seguradora, através dos canais de atendimento. Eles irão encaminhar um médico ou informar a rede credenciada.

18. E caso precise ir a um centro médico não conveniado ao seguro?

Entre em contato, ainda assim, com a central de atendimento. Solicite o relatório médico completo. Inclua o diagnóstico detalhado, os procedimentos realizados e todas as notas originais dos gastos para receber o reembolso depois.

19. O seguro viagem é válido para gestantes?

Depende do plano contratado. Confira na apólice se o item está incluso, qual o valor, quantas semanas de gestação e a idade da grávida. Caso esteja grávida, escolha planos que tenham esse adicional. Confira esse artigo com uma lista dos melhores seguros de viagem para gestantes.

20. O seguro cobre doenças preexistentes?

Depende do seguro. Caso esteja incluso nas condições gerais a cobertura de doenças preexistentes, ele atende portadores de doenças como pressão alta, diabetes, entre outras. Se a cobertura for por evento, o passageiro poderá utilizar o atendimento emergencial mais de uma vez durante a estadia.

21. Seguro viagem cobre prática de esportes?

Depende do seguro. Alguns planos padrões possuem cobertura para esportes amadores. Outros, estão inclusos nas despesas médicas e hospitalares geral. Em alguns casos, essa cobertura não existe. Confirme na hora da contratação e se ele cobre o esporte que planeja praticar durante a viagem.

22. Quanto custa um seguro viagem?

O valor de um seguro viagem depende de alguns fatores como: valor da cobertura das despesas relacionadas à saúde, duração da viagem, destino, idade e número de pessoas seguradas. Em média, os planos de seguro viagem custam entre R$10 e R$20 por dia de viagem.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

23. Existem exclusões nos seguros viagem?

Sim. Você encontra todas as regras e riscos excluídos da sua apólice nas condições gerais do seguro viagem escolhido. Sugerimos a leitura antes da finalização da compra.

Ganhe desconto no seu próximo seguro viagem

Quer economizar na contratação do seu seguro viagem? Então utilize o nosso comparador de seguros. Essa plataforma foi desenvolvida pela Equipe Seguro Viagem Pro para apresentar os planos mais adequados ao seu destino e ao seu bolso.

Basta informar a sua data de ida e de volta, destino, nome e contatos e nós iremos ajudar você a selecionar o melhor seguro para sua viagem. Se preferir, pode também fazer a cotação no Portal Seguros Promo, site comparador que nós confiamos e recomendamos aos nossos leitores.

Utilize o nosso cupom de desconto SVP5 para pagar 5% menos no seu seguro. Basta aplicar o cupom na parte de pagamento e receber seu desconto direto. O cupom SVP5 é válido tanto no nosso comparador de seguros quanto no portal Seguros Promo.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo