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Reembolso seguro viagem: como funciona e dicas para solicitar o seu

Está com a viagem marcada e chegou a hora de contratar o seu seguro de viagem? Nesse momento é comum surgir a dúvida de como funciona o reembolso seguro viagem caso você precise utilizar alguns dos serviços oferecidos na apólice.

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Infelizmente não existe uma regra específica e, por isso, essa é uma questão que pode variar de acordo com o plano escolhido. Neste artigo vamos te ajudar a entender melhor como funciona o reembolso do seguro viagem, como cotar o melhor seguro e também apresentar a reputação de algumas empresas no mercado.

Como funciona o reembolso seguro viagem?

Normalmente, as empresas oferecem planos com a modalidade de reembolso seguro viagem. Nesse caso, se você tiver a necessidade de atendimento de saúde ou outro imprevisto durante sua estadia fora do país, mesmo que contemplados pelo plano, deverá pagar as despesas no local. Posteriormente, você poderá pedir o reembolso do montante.

É claro que tudo dependerá do que está incluído no plano de seguro viagem contratado, mas essa modalidade costuma reembolsar diversos gastos. Eles podem ir desde a compra de medicamentos prescritos pelo médico até perda de bagagem.

Você precisa estar ciente de que qualquer gasto dessa natureza será arcado por conta própria no momento do imprevisto. Por isso, esteja sempre prevenido!

Aprenda neste artigo a diferença entre seguro e assistência viagem.

Coberturas dos gastos

A modalidade de Serviço de Seguro Viagem é aquela que, ao contrário do reembolso, cobre os seus gastos na hora que você utiliza o seguro. Dessa forma, você não precisa desembolsar nada durante a sua viagem.

Lembrando sempre que esses gastos precisam estar incluídos no seguro e dentro do valor máximo contratado. Portanto, se o seu plano cobre apenas R$ 500 para despesas farmacêuticas, mas o total finalizou R$ 700, a diferença é por sua conta.

Conheça quais são as principais coberturas que o seguro viagem cobre.

reembolso seguro viagem

Todo seguro viagem funciona com reembolso?

Se você está pesquisando seguradoras para contratar o seu seguro viagem, é possível que essa dúvida tenha surgido. Na verdade, isso não é uma regra. Como você viu acima, há duas modalidades de o seguro pagar os seus custos: com serviço ou reembolso.

Nem todas as seguradoras trabalham com reembolso. No caso de seguradoras que você contratar pelo estilo de pagamento em serviço, é preciso estar ainda mais atento às regras. Em caso de qualquer imprevisto, você deve inicialmente entrar em contato com a seguradora para saber como proceder.

Se você necessitar de atendimento médico, por exemplo, a empresa é que deverá indicar para onde você deve ir. Já quanto ao reembolso, lembre-se de uma dica muito importante: guarde todos os documentos e notas dos atendimentos pagos durante a viagem.

É muito comum também que os planos ofereçam as duas opções, por exemplo: se você se acidentar e precisar de atendimento médico, pode recorrer a uma empresa de saúde conveniada com o seu seguro e assim eles pagam por todo o serviço. Caso você prefira utilizar uma outra empresa de saúde não conveniada (seja porque é mais próximo do seu local, porque não conseguiu falar com a seguradora ou qualquer outro motivo), pode realizar o atendimento, guardar as notas e laudos e depois pedir o ressarcimento.

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Quanto tempo demora para receber o reembolso?

O ressarcimento pode levar cerca de 30 dias e é feito na moeda brasileira, mas tudo depende do prazo que está estipulado na apólice do seguro. Caso a empresa demora mais do que o tempo estipulado e/ou case danos ao utilizador pelo atraso, pode caber um processo. Em entrevista aos responsáveis pelo setor de atendimento a parceiros do Seguros Promo, eles afirmaram:

É necessário avaliar o que dispõe as condições gerais de cada seguradora. Lá conterá os documentos e prazos de análise. É necessário atentar que a Seguradora pode indicar, por exemplo, que o reembolso ocorre no prazo de 30 dias da autorização, mas a autorização depende de uma análise de documentos que pode demorar mais 15 dias. Neste caso, a título de exemplo, o efetivo reembolso pode demorar até 45 dias.

Se a Seguradora fez o reembolso fora do prazo, é possível avaliar uma indenização contratual e até danos morais, a depender do caso. Necessário avaliar também se o cliente não deu causa a demora, fornecendo por exemplo dados errados ou incompletos, ou não enviou todos os documentos solicitados.

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Quais os documentos necessários para solicitar o reembolso?

Sem a comprovação de todos os seus gastos, não há reembolso! Essa é uma dica valiosa, já que na hora do incidente podemos acabar deixando um detalhe ou outro passar.

Cada tipo de imprevisto pode exigir documentos diferentes. Isso também varia conforme a empresa, mas, de qualquer forma, você pode se prevenir tendo conhecimento dos documentos básicos:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Esses documentos são necessários em todos os casos, veja abaixo os demais documentos para cada caso específico:

Atrasos de voo

Se o imprevisto for o atraso de um voo que você tiver direito a indenização, inclua nos documentos básicos mais alguns da lista:

  • Cópias do seu cartão de embarque e da passagem;
  • Comprovantes caso tenha despesas com alimentação e hospedagem;
  • Declaração de confirmação do atraso pela companhia aérea.

Incidente com a bagagem

Em casos de furto, perda, danos ou extravio de bagagem, é importante possuir os seguintes documentos:

  • Processo aberto com a companhia comprovando o sinistro;
  • Etiqueta da bagagem colocada pela companhia;
  • Recibo de indenização da companhia;
  • Boletim de ocorrência policial caso envolva furto.

Fotos e outros detalhes podem ser importantes nesse caso. Se houver dificuldade no contato com a companhia aérea no momento do incidente, acione o seu seguro para saber como proceder.

Despesas com medicamentos

Nesse caso, certifique-se de ter os seguintes comprovativos:

  • Receita médica com data, hora e prescrição;
  • Notas originais do estabelecimento onde aconteceu a compra.

Despesas médicas/hospitalares

Para essas despesas esteja atento aos seguintes documentos:

  • Laudo médico;
  • Carta com relato do segurado sobre o acontecimento;
  • Recibos do pagamento.

Saiba mais sobre como funciona a cobertura de regresso sanitário.

Pesquise os melhores planos de seguros viagem

Uma das formas de saber qual o melhor tipo de reembolso seguro viagem oferecido pelas empresas é pesquisando muito.

Consultamos a nossa lista de melhores planos de seguro viagem para você ter uma ideia das reclamações já registradas quanto ao reembolso no serviço prestado pelas principais seguradoras.

GTA – Global Travel Assistance

A GTA possui uma experiência de 25 anos no mercado. Entretanto, no site Reclame Aqui há 29 reclamações sobre a empresa no que diz respeito ao reembolso.

Em alguns casos recentes, os clientes relatam que há pelo menos dois meses tentam o reembolso após emergências médicas e a empresa exige documentos como o relatório do médico sobre o atendimento.

Outros clientes tiveram o problema solucionado, mas a maior parte das críticas era quanto o tempo de demora no processo do reembolso. Um dos clientes relatou a insatisfação em 19 de julho de 2018:

“(…) Encaminhei toda documentação desde maio e ainda nao recebi retorno, sendo que eles dão o prazo de 1 mês. Já encaminhei diversos emails cobrando uma posição, mas até agora nada do reembolso. Comprei o seguro viagem para mim, para meu marido e para minha filha, pois viemos para Nova Zelândia. Já havia comprado o seguro GTA para outras viagens, mas nunca precisei usar. Mas agora que tive que usar e analisei a empresa, nunca mais compro seguro com eles e não indico para ninguém.”

Leia nosso artigo e descubra como lidar com problemas com seguro viagem.

Porto Seguro

Com mais de 70 anos de experiência, a Porto Seguro já ganhou diversos prêmios pelo seu seguro viagem. No site Reclame Aqui, entretanto, há milhares de reclamações quanto ao processo de reembolso seguro viagem da empresa.

É preciso considerar que a empresa possui uma cobertura ampla de diversos tipos de seguro, não apenas de viagem. Portanto, muitas dessas reclamações referem-se a seguros de automóveis e habitações. Muitos relataram demora no reembolso como a principal insatisfação.

Como relação a seguros viagem há uma reclamação de 2016 e não envolve o reembolso. Portanto, cabe a você decidir se prefere considerar a reputação da empresa como um todo ao apenas no setor de viagens.

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Assist Card

Embora tenha 46 anos de experiência, a Assist Card acumula algumas reclamações no site Reclame Aqui quanto ao reembolso seguro viagem. A maioria das pessoas reclamou que não consegue sequer fazer a solicitação para receber o dinheiro de volta.

Além dessa dificuldade, a falta de retorno da empresa após a solicitação também se destaca, assim como a demora. Algumas pessoas chegaram a relatar que esperam há mais de seis meses pelo reembolso.

Onde cotar?

No Seguro Viagem Pro nós recomendamos que você realize uma cotação online para comparar os melhores planos e serviços de seguro viagem. O site Seguros Promo é o mais indicado para ajudar você nessa tarefa.

Por meio do portal você pode personalizar a sua busca e obter uma lista completa com as melhores seguradoras do mercado. A vantagem de utilizar sites comparadores de seguro viagem é a facilidade em comparar preços, planos e coberturas das principais seguradoras.

Além disso, os preços ofertados são mais baixos se comparados com os das próprias seguradoras. E você pode ganhar mais 5% de desconto ao adicionar o código SVP5 na hora de contratar o seguro através do site.

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Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

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