Sempre recomendamos que você não saia do Brasil sem um bom plano de seguro viagem. Mas vai que você planejou tudo de última hora e esqueceu esse item importante? Acontece. Por isso, fizemos esse artigo para responder à pergunta: já estou no exterior, posso contratar seguro viagem? É possível, mas será preciso seguir alguns passos. Vamos explicar tudo, acompanhe.

Já estou no exterior, posso contratar seguro viagem?

Sim, algumas seguradoras permitem a contratação do seguro viagem já estando no exterior.

No entanto, esteja ciente que nem todas as seguradoras têm esta flexibilidade e de que algumas coberturas não serão aplicadas de imediato, só após um período de carência, geralmente de três dias. Por isso, o ideal é contratar o seguro viagem pelo menos 3 dias antes do início do embarque.

Mas, se você já está viajando, vamos apresentar o que é preciso fazer para contratar um seguro viagem.

Onde posso contratar seguro viagem já estando no exterior?

Alguns comparadores possibilitam a contratação do seguro viagem já estando fora do país. Além disso, algumas seguradoras também permitem a compra. A seguir detalhamos melhor essas opções, confira:

Real Seguro Viagem

No comparador da Real Seguro Viagem é possível realizar a compra online. Para isso basta indicar na hora da cotação Já estou em viagem. Assim, apenas os planos com possibilidade de contratação em viagem aparecem na cotação.

O comparador disponibiliza planos da Intermac Assistance e da Assist Card para quem já está em viagem. Na hora de contratar é preciso declarar que está saudável no momento da contratação.

Os planos têm coberturas bem parecidas com os regulares, porém, alguns não apresentam coberturas como a relacionada às bagagens, assim como voos e interrupção de viagem.

Como cotar o seguro viagem pela Real?

  • Acesse a Real Seguro Viagem;
  • Em A viagem começa, selecione a opção Já estou em viagem;
  • Na sequência indique o destino de viagem e as datas, que deve ser o dia atual e o dia de retorno;
  • Insira os dados solicitados: nome completo, e-mail e telefone. A seguir clique em ver planos;
  • Confira as opções de planos disponíveis e as condições de contratação e escolha o plano que melhor se adéqua ao seu perfil;
  • Clique em escolher e informe os dados do viajante, incluindo a cidadania, o CPF e a data de nascimento;
  • Escolha a forma de pagamento, como o viajante já está fora do país, o pagamento precisa ser confirmado o mais rápido possível, sendo assim, só estão disponíveis os pagamentos via cartão de crédito e PIX, não é possível pagar no boleto;
  • Assim que for processado o pagamento, você receberá a apólice por e-mail.

Seguros Promo

No Seguros Promo a contratação pode ser realizada de duas formas: parcialmente por cotação online ou integralmente por telefone por meio da Central de Vendas.

Ao realizar a cotação pelo site a seguinte mensagem aparecerá:

Você está pesquisando um seguro viagem para hoje. Se você precisa adquirir um seguro viagem com início da cobertura no dia de hoje, entre em contato com a gente em um dos nossos canais de atendimento.

Você pode consultar as opções online pelo site e fazer a cotação. Ao clicar no plano de interesse para verificar a relação de todas as coberturas, deve procurar pela informação Permite emissão em viagem. Contudo, mesmo que a resposta seja sim, ela estará sujeita a análise. Sendo assim, você terá que entrar em contato com a Central de Vendas de qualquer maneira.

Os contatos e horário de funcionamento da Central de Vendas do Seguros Promo:

  • Horário: segunda a sábado, das 8h às 20h e, domingos e feriados, das 10h às 16h;
  • Telefones: (31) 4000-1667
  • WhatsApp: (31) 3972-7096;
  • E-mail: [email protected].

A equipe do Seguros Promo é altamente qualificada e, com certeza, vai encontrar uma seguradora e um plano que atendam às suas necessidades.

O Seguros Promo trabalha, por exemplo, com a Coris, Intermac, Affinity e Travel Care que oferecem a opção da contratação já com a viagem em curso.

Diretamente com as seguradoras

Outra opção é entrar em contato diretamente com as seguradoras. Dessa forma, você será informado imediatamente se o seguro pode ser contratado no exterior, caso positivo, o processo de compra pode ser realizado diretamente com o atendente.

No entanto, é preciso alertar, os valores tendem a ser mais altos.

Como funciona o período de carência?

Muitos pensam “já estou no exterior, posso contratar seguro viagem sem carência”, mas a resposta é não. A carência, aliás, foi a maneira encontrada pelas seguradoras para evitar fraudes de pessoas que só contratam o seguro viagem por conta de um problema ocorrido já durante a viagem.

Em toda contratação de seguro viagem já estando no exterior, você terá um período de carência a ser cumprido: 72 horas ou três dias. Este é o período para que coberturas como despesas médicas hospitalares, atendimento odontológico, fisioterapia, para prática de esportes, entre outras, comecem a valer.

Nomad Digital trabalhando
Apesar de ser possível contratar seguro viagem já estando no exterior, você terá que esperar o período de carência correr.

Você também deve ter em mente que alguns benefícios, como seguro por extravio de bagagem, atraso de voo e cancelamento de voo não valem para o trajeto de ida ao exterior, que já foi realizado.

Desta maneira, as seguradoras se previnem de fraudes. Alguém que já tenha sofrido o sinistro (extravio de bagagem, por exemplo) pode querer adquirir o plano para garantir a cobertura ao que já ocorreu, o que não é legal.

A contratação do seguro é sempre para cobertura de um risco de algo que possa vir acontecer e não a compensação por algo que já tenha ocorrido.

Quais as desvantagens de contratar o seguro viagem após embarcar?

Apesar de ser possível contratar seguro viagem já estando no exterior, existem algumas desvantagens que precisam ser consideradas em relação a quem adquiriu a apólice antes da viagem:

  • Você reduz a gama de seguradoras das quais pode contratar o seguro, porque nem todas trabalham com esta opção;
  • Terá que fazer a contratação por telefone – com exceção da Real e da World Nomads, a maioria só aceita esta condição via central de atendimento;
  • Você perde alguns benefícios dos seguros de viagem, como seguro para extravio de bagagem, cancelamento de voo e atraso de voo;
  • Precisará cumprir uma carência de 72 horas para começar a utilizar o seguro viagem.

Antes de embarcar, fique atento se o destino exige seguro viagem

Para alguns destinos, ter o seguro viagem deixa de ser apenas uma questão de ser ou não precavido. Há países em que ele é um item tão obrigatório quanto o passaporte e o visto de entrada.

A obrigatoriedade existe, por exemplo, nos 26 países que compõem o Tratado de Schengen, um acordo de livre circulação de pessoas entre países europeus.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Para estes destinos, é exigido seguro viagem Europa com cobertura de despesas médicas hospitalares (DMH) de, pelo menos, 30 mil euros.

O seguro viagem também é obrigatório em outros países como, por exemplo:

  • Cuba: cobertura mínima para atendimento médico de 10 mil pesos cubanos ou dólares;
  • Venezuela: cobertura mínima de 40 mil dólares de DMH e seguro bagagem de no mínimo mil dólares;
  • Equador: não há exigência de cobertura mínima;
  • Chile: cobertura mínima de USD 30 mil para DMH, DMH por Covid e traslado de copo;
  • Argentina: exigência de DMH por Covid e traslados;
  • Uruguai: exigência de DMH por Covid.

Qual deve ser a cobertura do plano?

Outro ponto a ser analisado é o valor da cobertura de despesas médicas hospitalares. Para a maioria dos países onde o seguro é obrigatório, você já tem um valor mínimo para iniciar a sua busca.

Para os demais países, é preciso entender que o valor de DMH se refere ao total de dinheiro que será pago pela seguradora caso você precise ser atendido por médico ou hospital durante a viagem.

Exemplo: se você contratou um plano de 15 mil dólares, a seguradora pagará o seu tratamento até este valor. Se o custo final for acima do definido na apólice, você deverá arcar com a diferença. Saiba que quanto maior a cobertura de DMH, maior a sua segurança.

O valor de DMH deve ser condizente com o custo do atendimento médico do país em questão. Os Estados Unidos, por exemplo, não têm obrigatoriedade de DMH, mas têm medicina com valores bastante altos. Para lá, o mínimo recomendado é de 60 mil dólares.

Recomendação Seguro Viagem Pro

Por isso, a nossa recomendação é sempre contratar o seguro viagem antes de embarcar, preferencialmente respeitando as 72h de antecedência. Porém, se você se esqueceu e está no início da viagem, então vale sim a pena contratar uma proteção que irá garantir a cobertura nos dias seguintes.

Claro que haverá perdas em relação às coberturas contratadas para quem já está no exterior e contrata o seguro viagem, mas ainda assim, é melhor que ficar a viagem toda desprotegido e correr o risco de algum imprevisto.

Agora que a dúvida do “já estou no exterior, posso contratar seguro viagem” foi sanada, você pode encontrar boas opções de planos e o melhor custo-benefício nos comparadores recomendados como a Real Seguro Viagem e o Seguros Promo.

Quando contratar o seguro viagem?

Quanto antes você garantir a tranquilidade do seguro viagem, melhor. O ideal é que a compra do plano aconteça em até 72 horas antes do embarque.

Não é o mais indicado, mas é possível contratar planos até mesmo na data de embarque. Você pode fazer isto nos sites das seguradoras e também nos comparadores de seguro viagem. Porém, novamente, é importante frisar a carência de 72 horas para o plano começar a valer de fato.

Ganhe desconto no seguro viagem

Ao optar por comprar o seu seguro viagem no comparador do Seguro Viagem Pro ou no Seguros Promo, você ainda pode ganhar 10% de desconto.

Para tanto, adicione o cupom de desconto SVP5 que te dá 5% de desconto. Depois, realize o pagamento por boleto bancário que te dá mais 5% de desconto. Como os descontos são acumulativos, você economiza 10%. Aproveite e boa viagem!