CoberturasSeguro Viagem

Precisa renovar o seguro viagem? Saiba como e onde renovar

O seguro de viagem é vital para uma estadia mais tranquila e ele deve ser válido por toda a duração da viagem, seja no Brasil ou no exterior. Mas o que acontece quando você quer estender sua estadia por motivos profissionais, de estudo ou simplesmente se dar ao luxo de prolongar as suas férias? Nesses casos, será que é possível renovar o seguro viagem? Para ajudar, acompanhe abaixo todos os detalhes sobre como funciona o processo. Entenda também quando você deve solicitar a prorrogação do seguro e saiba quando vale a pena optar pela renovação. Vamos lá?

É possível renovar o seguro viagem?

Quando você está no meio de uma viagem e, por algum motivo, precisa estender o tempo de estadia, é preciso renovar o seguro viagem. Isso porque, caso a renovação não seja feita, o viajante não estará coberto a partir desse momento, portanto, perderá os benefícios da cobertura contratada.

Por exemplo, imagine que você contratou o seguro viagem Estados Unidos por 10 dias, mas surge uma oportunidade e você deseja ficar por mais 5 dias viando. Caso o seguro viagem não seja renovado, a partir do 11° dia você não terá mais cobertura da apólice, nem mesmo no voo de volta. E isso, certamente, nunca é uma boa opção.

A boa notícia é que muitas seguradoras já oferecem a opção de renovar seus planos. Nessa opção, você tem as mesmas coberturas, mas o prazo final é estendido.

Vale lembrar que, caso você seja forçado a prolongar a estadia por motivo de força maior como hospitalização no exterior ou atraso no voo de regresso ao Brasil, por exemplo, o seguro deverá ser prorrogado automaticamente, sem necessidade de pagamento a mais.

É possível renovar o seguro viagem com outro plano?

Ao renovar o seguro viagem, você estará apenas estendendo o mesmo plano contratado inicialmente. Assim, não é possível contratar novas coberturas nem mesmo estender a outro país que não esteja contemplado.

Nesses casos, será preciso contratar um novo seguro viagem de alguma seguradora que permita a emissão durante a viagem.

Como renovar o seguro viagem?

Em geral, as seguradoras pedem que a solicitação da renovação do seguro viagem seja feita pelo menos dois dias antes do prazo de vencimento. Assim, há tempo de analisar todos os dados e aprovar ou não o contrato, assim como fazer uma nova cotação. Por isso, você deve entrar em contato com a central de atendimento assim que souber que terá a necessidade de estender sua viagem e o plano de seguro viagem.

Aliás, após o vencimento do seguro é impossível fazer a renovação. Assim, você deverá contratar outro plano. No entanto, nem todas as seguradoras oferecem opções com emissão em viagem e os planos podem ter valores maiores. Então, veja como é o processo para renovar o seguro viagem logo abaixo:

No Seguros Promo

Se você contratar o seguro viagem pelo nosso parceiro Seguros Promo, a renovação é bastante simples. Basta entrar em contato com o Seguros Promo e explicar a situação para receber a orientação adequada. Os contatos são:

Esse contato deve ser feito até três dias úteis antes do fim da vigência do contrato, ou seja, o término da validade da apólice de seguro. Caso essa data seja perdida, precisará solicitar um novo seguro de uma seguradora que permita a contratação do mesmo com o passageiro já em viagem.

Alguns planos podem ser renovados diretamente na plataforma de cotação, basta selecionar a opção “renovação”, presente em muitos planos da Intermac, por exemplo.

Pela seguradora

Se você contratou o seguro viagem diretamente com a seguradora, você deve contatá-la diretamente. Para isso, você deve entrar em contato com a seguradora por e-mail ou telefone, contatos que estarão na apólice do seguro viagem.

Vale lembrar que cada seguradora estabelece um prazo para que esse pedido seja feito, então sempre se atente a isso.

Também, fazer essa solicitação não significa que a renovação é automática. A empresa fará uma análise da situação e, possivelmente, uma nova cotação. Só então, se aprovado, o seguro é renovado.

Outro detalhe, algumas seguradoras, como a SulAmérica, avisam no momento da contratação que não é possível renovar o plano. Por isso, se tiver a possibilidade, mesmo que remota, de estender a viagem, fique atento a isso antes mesmo da contratação.

Seguro do cartão do crédito

Cada operadora de cartão de crédito tem suas regras quanto a validade do seguro viagem. Ao emitir o seguro viagem do cartão de crédito, a apólice, geralmente, é válida por um ano, no entanto, não significa que você pode passar um ano fora do país com a proteção.

Isso porque, esses planos oferecem cobertura para um período limitado de viagem contínua. A maioria das bandeiras oferece a proteção até 30, 60 ou 90 dias de viagem. Sendo assim, antes de viajar consulte o limite da cobertura, as bandeiras de cartão de crédito não renovam a proteção além desse período.

Todas as seguradoras permitem renovação?

É importante destacar que não são todas as seguradoras que aceitam que a apólice seja estendida quando a viagem já está sendo realizada. Apenas algumas já oferecem esse benefício em seus planos.

No comparador do Seguros Promo, algumas seguradoras que permitem renovação são:

Como saber se a seguradora permite renovação?

Afinal, como saber qual seguradora permite a renovação do seguro viagem, já que não são todas?

Uma possibilidade é entrar em contato com cada seguradora ou fazer pesquisas nos sites de cada uma. Mas, nem sempre essa é uma informação bem divulgada. Sendo assim, a melhor maneira é pelo comparador do Seguros Promo. Isso porque, ao fazer sua cotação, basta ver quais são os planos com o selo “Ideal para renovação”.

Qualquer plano com este selo permite que seja feita a renovação na viagem. Aliás, ao fazer sua pesquisa no comparador, é possível filtrar as opções e ver as que se encaixam nesse critério.

custo para renovar seguro viagem

Mas tenha uma atenção especial porque alguns planos, mesmo que liberados, podem estar sujeitos à análise de contratação antes da finalização do pedido no site. Por isso, observe as cláusulas do seguro ou procure o atendimento do Seguros Promo em caso de dúvida.

Confira o ranking completo de melhor seguro viagem e descubra se as melhores seguradoras permitem a renovação.

Quanto custa renovar o seguro viagem?

Ao solicitar uma renovação do seguro viagem, a seguradora fará uma nova cotação dos valores do seu plano. Sendo assim, o processo é o mesmo se fosse comprar um novo seguro.

Lembrando que o valor não deve, necessariamente, ser o mesmo ou proporcional ao que você pagou antes. Isso acontece porque os preços variam de acordo com o câmbio do dólar ou até da tarifa. Portanto, há chances de os valores sofrerem alterações para valores maiores ou menores aos quais você pagou pela primeira vez.

Como pagar pela renovação do seguro viagem

Aliás, antes de finalizar a renovação, verifique o valor exato e você deverá pagar da mesma maneira feita pela primeira vez. Por exemplo, se você pagou via boleto bancário, ao fazer a renovação, será emitido outro boleto bancário. Já se o pagamento via cartão de crédito, os valores da renovação serão debitados do mesmo.

Quando vale a pena contratar um seguro viagem que permite renovação?

Será que é sempre necessário contratar um seguro viagem que permita a renovação? Esse tipo de plano é muito indicado se existe a possibilidade de a viagem ser prolongada ou se, ainda, você não tem data de retorno.

Mas, a verdade é que imprevistos, que não são cobertos pelo seguro, sempre podem acontecer, ou mesmo você pode decidir por estender um pouco a viagem. Sendo assim, sempre que possível, é indicado que você contrate um seguro que ofereça a opção.

Isso porque, a renovação do seguro viagem é melhor que a contratação de um novo para que você não arrisque ficar um dia sem a cobertura. É sempre importante lembrar que normalmente os seguros possuem uma carência de 48 ou 72 horas. Alguns, no entanto, podem chegar a até seis dias de carência.

Outro detalhe importante é que a renovação pode ser feita quantas vezes for necessária, desde que o viajante faça o pedido no tempo certo.

Recomendação Seguro Viagem Pro

A segurança e proteção durante uma viagem é essencial. Por isso, não recomendamos que você fique um dia sequer sem a proteção do seguro viagem. Sendo assim, sempre que houver alguma possibilidade de precisar estender o seguro viagem, entre imediatamente em contato com a seguradora para solicitar a renovação do plano.

Caso você tenha contratado uma seguradora que não permite a renovação, o ideal é emitir o quanto antes um novo plano, para que você não fique sem a proteção durante o período de carência.

Em todo caso, recomendamos que a compra seja feita no Seguros Promo porque você pode escolher o melhor plano de acordo com seus objetivos. Por lá, é muito fácil encontrar planos que permitem renovação, basta buscar pelo selo “Ideal para renovação”. Ainda, se você perdeu o prazo, pode buscar por um plano que permita emissão de viagem.

Ademais, o comparador ainda permite que você cote os valores de acordo com seu perfil de viagem e compare até quatro planos em uma única tela. Assim, você pode analisar as vantagens e desvantagens das melhores seguradoras do mercado.

Ganhe desconto no seguro viagem

O melhor é que você ainda pode economizar. Isso porque, se optar por contratar um plano de seguro viagem em nosso comparador ou no Seguros Promo, você ainda pode ganhar até 10% de desconto.

Para ganhar o benefício, basta inserir o cupom SVP5 na hora do pagamento e garantir 5% de desconto. Para dobrar a redução, você deve optar pelo pagamento à vista, via boleto bancário ou PIX. Aproveite e boa viagem!

Dicas para sua viagem:
  • Ainda não contratou o seguro viagem?

    No Seguros Promo você encontra planos de seguro viagem para todos os destinos. São mais de 10 seguradoras disponíveis com os melhores preços.

  • Quer internet no celular em todos os lugares?

    Com o chip internacional da America Chip, você se mantém conectado em todos os momentos da viagem, com internet ilimitada e cobertura em mais de 200 países.

  • Quer viajar sem se preocupar em trocar dinheiro?

    Com o cartão Wise você pode viajar para mais de 80 países e pagar todas as despesas com o melhor câmbio e as menores taxas.

Compartilhe

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo