CoberturasSeguro Viagem

O que pode acontecer se eu não contratar seguro viagem? Descubra aqui

É comum ouvirmos o questionamento: “Vale a pena gastar dinheiro para contratar um seguro viagem?”. A resposta você já deve saber: “Sim, vale cada centavo gasto”. “Mas o que pode acontecer se eu não contratar seguro viagem?”.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Nunca imaginamos que algo possa dar errado em nossa viagem, mas sempre alertamos nossos leitores sobre a importância de serem precavidos e estarem protegidos com as coberturas necessárias para a sua viagem. Por isso, veja a seguir por que contratar um seguro viagem.

Assistência médica, hospitalar e odontológica

Nunca nos imaginamos envolvidos em acidentes ou em doenças, principalmente durante uma viagem de férias. Mas imprevistos não têm hora nem lugar para acontecer, principalmente para quem gosta de fazer trilhas ou atividades mais perigosas.

Você pode cair em uma trilha a pé em Machu Picchu, se acidentar em um Safári na África e quebrar um dente, tropeçar em um passeio de barco em Punta Cana e quebrar um pé, ter uma indigestão alimentar em Istambul, ser atropelado por uma bicicleta em Amsterdam e quebrar um braço, ficar nervoso e ter um pico de pressão em um passeio de aventura na Capadócia, entre muitas outras coisas que podem acontecer na sua viagem.

Por esses motivos, você precisaria de uma assistência para cobrir os gastos que teria. Caso não possuísse seguro viagem, gastaria uma fortuna para pagar pelos serviços médicos, hospitalares e odontológicos necessários para a sua recuperação.

Se no Brasil já corremos muitos riscos, imagina em um país que não conhecemos?! Por isso, é necessário viajar sempre com a proteção específica para seu perfil de viajante e destino para não passar sufoco caso algum imprevisto desagradável aconteça na sua viagem.

Serviço público

Imagina você ser estrangeiro, se acidentar no Brasil, precisar de assistência médica, não ter seguro viagem e precisar do serviço público (SUS). Não seria nada bom, não é mesmo?!

Além de demorado, faltam medicamentos e médicos. Por isso, seus riscos de não se recuperar aumentariam. Por esse motivo o seguro viagem para estrangeiros no Brasil também é obrigatório.

E não são todos os hospitais públicos do mundo que são bons. Há lugares que têm hospitais precários, com atendimento demorado. Dessa forma, não vale a pena arriscar. É bom sempre viajar com seu seguro viagem.

Entenda a cobertura de assistência odontológica seguro viagem neste artigo que fizemos.

Morte acidental

É muito difícil de acontecer, nem mesmo quando estamos considerando o que pode acontecer se não contratar seguro viagem, mas não se deve descartar essa possibilidade, apesar de nunca querermos pensar nisso.

Nos casos de morte acidental no exterior, seu seguro viagem oferece uma indenização, repatriação do corpo e gastos com o transporte.

Claro que nada vai amenizar o ocorrido, mas a pessoa retornará ao seu país de origem e a família será apoiada com os custos – de acordo com o limite contratado no plano – para que não tenha mais esta preocupação. Caso a família tivesse que arcar com esse gasto, teria que pagar uma dívida muito alta (além da dor de perder um ente querido).

Entenda a cobertura de interrupção de viagem.

Cancelamento viagem

Podem acontecer imprevistos antes mesmo da sua viagem começar e você ser impedido de embarcar para a viagem que programou. Por isso, é importante contratar um seguro viagem com cobertura de cancelamento para os casos, por exemplo, de doenças graves na família, acidentes, mortes, incêndio em sua residência ou outros.

É necessário, entretanto, ler com atenção a apólice de seguro viagem para saber ao certo quais são os casos em que a cobertura de cancelamento de voo pode ser usada, pois as ressalvas variam de acordo com a seguradora e o plano contratados.

Extravio de bagagem

Hoje em dia, é muito comum vermos ou sabermos de casos em que a bagagem do passageiro foi para outro país, não chegou junto com o voo, se perdeu pelo caminho.

Por isso, a cobertura de extravio de bagagem é importante – para ressarcir o passageiro, de acordo com o limite de capital contratado, possíveis perdas ou extravios de sua bagagem durante o voo.

Veja também o artigo que fizemos que mostra qual o tipo de cobertura é melhor: seguro bagagem complementar ou suplementar.

Despesas jurídicas

Há a possibilidade, por exemplo, de você se envolver em um acidente de trânsito em sua viagem para o exterior e precisar de um advogado para te ajudar no processo ou pagar despesas jurídicas.

O que para nós pode ser simples (um acidente de trânsito), em alguns países esses atos podem ser ofensivos e até criminosos.

As despesas jurídicas podem sair caro, dependendo do país onde você esteja. E quem contrata o seguro viagem com essa cobertura tem essas despesas cobertas além de ter a fiança paga também (com base no limite do capital segurado), caso seja necessário.

Entenda melhor como funciona a cobertura de assistência jurídica seguro viagem.

Documentação

Apesar de sempre ressaltarmos a importância de contratar um seguro viagem para viajar protegido e tranquilo caso imprevistos aconteçam, ele não é um item obrigatório para todos os países do mundo.

Porém, se você não contratar um seguro viagem para os países que exigem esse documento na imigração, como os europeus (Seguro Schengen), por exemplo, e desembarcar em algum desses países onde o seguro viagem é obrigatório para passar pela imigração, você pode ser barrado caso algum agente lhe solicite o documento e você não o apresente.

Há, claro, a possibilidade de conseguir entrar se o agente de imigração não te solicitar o seguro viagem, mas, caso solicite, você deverá voltar para o seu país e perderá sua viagem.

O que pode acontecer se não contratar seguro viagem? Ter problemas com a imigração internacional. Por isso, viaje sempre com seu seguro viagem em sua bagagem de mão.

Repatriação sanitária

Às vezes seu acidente ou doença possa ser mais grave do que você pensa e você possa precisar de uma condição especial, como uma poltrona mais espaçosa no avião ou, até mesmo, de aparelhos respiratórios, para voltar ao seu país de origem e continuar seu tratamento.

contratar seguro viagem repatriacao sanitaria

Por isso, é importante verificar a cobertura de repatriação sanitária no seu seguro viagem, pois a despesa caso tenha que pagar essa assistência de seu próprio bolso é bem alta.

Seguro viagem para funeral

Caso ocorra morte acidental em viagem, há seguradoras que cobrem até o funeral do segurado, usando o reembolso das despesas médicas hospitalares. Claro que não vai diminuir a dor caso isso aconteça, mas os gastos com o funeral não serão mais uma preocupação.

Um plano de seguro viagem deve oferecer as coberturas necessárias para você viajar protegido e tranquilo caso imprevistos aconteçam. Dessa forma, você não paga caro por eles.

Quanto mais coberturas e limites mais elevados ele oferecer, melhor será para você ficar mais protegido: cobertura farmacêutica, fisioterapia, regresso de menor desacompanhado, convalescença em hotel, retorno de acompanhante, entre outras.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Onde cotar seguro viagem

Agora que você já sabe o que pode acontecer se não contratar seguro viagem, que tal realizar a sua cotação do seu plano? Nós da equipe do Seguro Viagem Pro temos um comparador de seguros que pode ajudar você a encontrar planos das melhores seguradoras do mercado por preços baixos. Faça a sua cotação e escolha aquele que melhor se adequa ao seu estilo de viagem e ao seu bolso.

Depois, coloque o nosso código de desconto SVP5 quando for efetuar o pagamento e economize 5% do valor do seu seguro viagem. Com o boleto bancário, você ainda economiza mais 5%. Assim, você paga 10% a menos no seu plano de seguro viagem.

Se preferir, pode cotar também no Portal Seguros Promo, um comparador de seguros confiável, fácil de usar e que permite comparar até 4 planos de seguro simultaneamente.

Veja também o ranking de melhor seguro viagem 2019.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Carolina Carvalho

Carolina é brasileira com cidadania portuguesa, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Foi atleta profissional de natação, conheceu diversos países por meio das competições e agora continua viajando pelo mundo. Trabalha com a produção e a edição de conteúdos para mídias ligadas ao setor de turismo e ao ramo de seguros de viagens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo