CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem cobre roubo? Respondemos todas as dúvidas

Ao planejar uma viagem, é preciso se precaver de eventualidades. E uma das coisas que pode, sim, infelizmente, acontecer é você ser roubado ou furtado durante os dias de viagem. Entenda aqui se seguro viagem cobre roubo e entenda as particularidades das apólices.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Seguro viagem cobre roubo ou furto?

Incluído na cobertura tradicional, não. Essa cobertura é um adicional, que vamos falar ainda nesse artigo.

O que a maioria dos planos de seguro viagem cobre é o extravio de bagagem. E é preciso atenção ao que está incluso nesta cobertura.

O extravio de bagagem compreende uma indenização complementar ou suplementar ao valor da indenização paga ao segurado pela companhia aérea responsável pelo transporte. Mas, calma, nós explicamos o que isto quer dizer!

Indenização por extravio de bagagem

Em outras palavras, se você chegou ao destino final de seu voo, mas sua mala não, você terá direito a uma compensação em dinheiro.

O valor é o definido pela apólice. Se a cobertura for complementar, que é a mais comum, a seguradora irá complementar o valor da indenização paga pela companhia aérea até o valor máximo estipulado na apólice.

Exemplo: se na apólice de seguro viagem consta o valor de USD 1,2 mil para extravio de bagagem e a companhia aérea já pagou USD 500, então a seguradora irá te pagar USD 700.

Se o seguro viagem tiver cobertura para extravio de bagagem suplementar, o valor independe do pagamento feito pela companhia aérea. E é feito a partir do peso da mala extraviada, conforme estipulado na apólice. Por exemplo, se estiver na apólice USD 800 para uma mala de até 23 quilos, então você receberá, da seguradora, USD 800, não importando o quanto a companhia aérea já tenha pago.

Como proceder em caso de extravio de bagagem?

Caso sua mala seja extraviada, você primeiro terá que preencher um formulário da companhia aérea que você viajou chamado Registro de Irregularidade de Bagagem, também conhecido como PIR (Property Irregularity Report).

Em seguida, você deve entrar em contato com sua seguradora para acionar o seguro.

A cobertura para extravio de bagagem vale pela viagem inteira?

Não. A cobertura compreende apenas do momento em que você entrega a sua mala no check-in até a devolução na esteira de bagagem do destino final do seu voo.

Perda ou roubo de documentos e cartão

Outro benefício oferecido pela maioria dos seguros diz respeito a roubo ou perda de documentos e cartão de crédito ou débito, não apenas durante o voo, mas durante todo o período de viagem contratado na apólice.

Neste caso, a seguradora não paga indenizações, mas presta orientação ao segurado sobre como proceder para conseguir, por exemplo, segunda via dos documentos, ou cancelar cartões, ou viajar sem ter o documento em sua posse.

Adicional contra roubo ou furto no seguro viagem

Caso você esteja levando com você pertences de valor muito alto – por exemplo, uma máquina fotográfica profissional, um notebook caro ou outros -, a recomendação é que você contrate, juntamente com a seguradora, após a contratação do plano, um adicional contra roubo ou furto (no caso de a pessoa ter seus bens levados sem perceber no momento ou sofrer ameaças). Mas saiba que isto gerará um custo a mais no seu plano.

Atenção: para viajantes que levam bagagem comum, para destinos seguros, a cobertura para extravio de bagagem já ajuda bastante e não tem custo adicional.

Fora isso, vale lembrar que todo equipamento ou objeto de valor deve ser levado nos voos como bagagem de mão, sempre junto a você.

Como contratar um seguro viagem que cobre roubo ou furto?

Os seguros viagem com cobertura padrão para extravio de bagagem podem ser contratados pelo comparador do Seguro Viagem Pro ou do Seguros Promo. Eles oferecem uma ampla oferta de planos e seguradoras e ainda os melhores preços do mercado.

os adicionais, como seguro contra roubo de computadores, celulares e máquinas fotográficas, devem ser contratados diretamente junto às seguradoras. O pedido de inclusão dos adicionais deve ser feito no momento da compra do seguro.

Seguradoras que oferecem a cobertura adicional

Caso você julgue necessária a cobertura adicional para roubo e furto, elencamos abaixo as seguradoras que oferecem e o tipo de serviço prestado. Confira qual atende melhor às suas pretensões. O passo seguinte será buscar um plano de seguro viagem desta seguradora.

Travel Ace

A Travel Ace possui a cobertura Compra Protegida, que garante indenização por prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado de produtos eletroeletrônicos portáteis, tais como tablets e notebooks, mediante utilização de cartão de crédito ou cartão para viagem no período de viagem, que venham a ser roubados em até 24 horas da data da sua aquisição. O valor é limitado ao capital segurado. E há cobrança de franquia de 15%.

Também há seguro para roubo de bagagens em táxi, hotel, transporte público e parques. Este adicional engloba roubo de malas, maletas, pastas, bolsas e bagagem em geral. O cálculo da indenização é feito com base no que consta no boletim de ocorrência, respeitado o limite estabelecido em apólice, e há franquia de 15% do valor segurado.

Ita Travel

A seguradora Ita Travel possui cobertura adicional para roubo ou furto qualificado de produtos eletroeletrônicos portáteis, como tablets e notebooks. A condição é que eles tenham sido adquiridos durante a viagem, mediante uso de cartão de crédito ou cartão para viagem e que tenham sido roubados ou furtados em até 24 horas a partir do momento da compra.

A indenização é no valor do bem, comprovado pela fatura do cartão, e limitado ao calor segurado. A franquia é de 15% do valor segurado.

Intermac

A Intermac oferece um adicional ao seguro viagem que cobre roubo ou furto de equipamentos eletrônicos como celulares notebooks, tablets, agenda eletrônica, reprodutor de música, smartphones, câmera fotográfica, GPS e filmadora.

O reembolso é do valor total do produto na nota fiscal, sem ultrapassar o valor total da cobertura adicional contratada. No entanto, a seguradora cobra franquia de 20% por sinistro para a utilização do adicional.

A seguradora também oferece reembolso em caso de roubo de passagem (aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária) desde que mediante roubo e fora do Brasil. A franquia, neste caso, varia de 5% a 10% do valor segurado.

Affinity

A Affinity, assim como a Intermac, oferece seguro viagem da Chubb, com as mesmas condições gerais de cobertura.

Há adicional para reembolso em caso de roubo de passagem e também no caso de roubo de equipamentos eletrônicos.

GTA

A GTA é mais uma segurada pela Chubb, com as mesmas condições de cobertura adicional para roubo de passagens e também de eletrônicos.

April

A April Brasil disponibiliza seguro viagem com cobertura adicional para roubo ou furto qualificado de equipamentos eletrônicos. Podem ser inclusos na cobertura aparelhos eletrônicos com até 1 ano e 6 meses de uso.

O reembolso é de 60% do valor do produto na nota fiscal, sem ultrapassar a cobertura adicional contratada.

Assist Card

A Assist Card oferece cobertura adicional para roubo de passagem e bilhetes de eventos, cobrando 10% de franquia sobre o valor segurado.

A seguradora também possui coberturas para roubo de bolsa ou carteira durante a viagem. Trata-se de um pagamento ao segurado de uma indenização em caso de roubo de sua bolsa ou carteira durante a viagem, desde que o segurado tenha adquirido a mesma antes de iniciar a viagem, limitado ao capital segurado contratado. A cobertura é limitada ao valor do capital segurado contratado, definido no bilhete de seguro.

Mas, atenção: o seguro é para a bolsa e a carteira, não seus pertences. Fique atento a este detalhe.

Tem ainda a compra protegida, que cobre roubo ou dano por acidente de eletroeletrônico portátil novo adquirido na viagem. A indenização corresponde a 85% do valor indicado na nota fiscal de compra. Todos os adicionais estão sujeitos à franquia definida pela seguradora.

Assist Trip

Até aqui, a informação que se tem é que a operadora não está vendendo seguros – ainda sem um posicionamento se a paralisação é temporária ou definitiva. No entanto, todas as informações sobre a Assist Trip seguem disponíveis no site da empresa e também no Seguros Promo.

Por via das dúvidas, ela foi inclusa em nossa relação porque possui cobertura adicional relacionada a roubo.

A seguradora conta com auxílio financeiro emergencial, que garante o envio de indenização ao segurado na moeda corrente do país onde estiver, caso ele seja vítima de roubo de dinheiro, cartões de débito ou crédito de sua titularidade, durante o período da viagem. A indenização da Assist Trip respeita o limite do capital segurado.

Já a Compra Protegida em Viagem garante a proteção em caso de roubo ou furto qualificado de produto eletrônico portátil novo, adquirido através de cartão de crédito ou débito do segurado no período de viagem, que venha a ser roubado durante a viagem. A indenização respeita o limite do capital segurado. E há franquia de 15%.

seguro viagem cobre roubo cadeado

Em quais situações o seguro viagem cobre roubo?

A cobertura para extravio de bagagem é oferecida pela maioria dos planos, apesar de não ser um item obrigatório da apólice.

Já a cobertura contra roubo durante toda a viagem – e não apenas a relacionada ao extravio de bagagem durante o voo – não vem inclusa no seguro viagem. Ela é opcional e você paga um adicional ao seu plano.

Furto simples e qualificado

Uma nomenclatura que as seguradoras usam e que é preciso que os segurados entendam é a diferenciação entre furto simples e furto qualificado.

Ao contrário do roubo, quando a vítima tem total consciência do que está acontecendo – muitas vezes, com ameaças verbais e uso da força física -, no furto a vítima não se dá conta de que teve seu bem levado na hora do crime. Ela só percebe o que aconteceu depois.

Entretanto, para que mesmo aqueles que fizeram seguro não relaxem nos cuidados básicos para manter o bem sempre protegido é que as seguradoras fazem a diferenciação entre furto simples e qualificado.

O furto simples denota que o criminoso não encontrou qualquer dificuldade para levar o bem.

No furto qualificado, ao contrário, o bem estava sendo minimamente protegido e, mesmo assim, foi levado.

Com esta diferenciação e com a cobrança da franquia, as seguradoras conseguem afastar fraudadores, interessados no prêmio do sinistro. Mas não custa lembrar que as companhias possuem profissionais altamente qualificados para identificar estes casos.

O que as seguradoras não cobrem

Em qualquer situação, as seguradoras não cobrem as despesas relacionadas à perda de documentos e cartões de crédito ou débito ou passagens aéreas. Isto inclui compras e saques não reconhecidos pelo usuário. E também perdas que provenham de ato ilegal ou de má-fé do segurado.

Vale a pena contratar seguro viagem que cobre roubo?

Sim, especialmente se você estiver em uma viagem a trabalho e levar equipamentos eletrônicos da empresa ou seus (caso seja um profissional autônomo) que tenham alto valor.

Também é bastante válido se o destino da sua viagem é um local onde ocorrem muitos roubos e furtos.

Quanto custa uma cobertura adicional contra roubo?

Os valores dos adicionais precisam ser consultados diretamente com as seguradoras.

Já para os seguros com cobertura para bagagem extraviada, há planos a partir de R$ 10 por dia de viagem no comparador do Seguro Viagem Pro. E você ainda pode ganhar 10% de desconto em sua compra.

Para tanto, basta usar o cupom SVP5 na página de compras que garante 5% de desconto e optar pelo pagamento via boleto que garante mais 5%. Como os descontos são cumulativos, você economiza 10%.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Dicas de segurança

Algumas precauções são válidas para garantir a segurança da sua viagem:

  • Leve passagens, apólice, documentos, comprovante de hospedagem, dinheiro, cartões e eletrônicos sempre como bagagem de mão;
  • Use cadeado e etiqueta de identificação na bagagem;
  • Use porta-documentos e dinheiro por baixo da roupa;
  • Em pontos turísticos com muita movimentação e em transporte público, leve bolsas e mochilas sempre à frente do corpo;
  • Não use o bolso de trás da calça para transportar celulares, carteiras, dinheiro ou documentos;
  • Atenção aos golpes aplicados em turistas – confira aqui os mais comuns.
  • Evite locais desertos e suspeitos;
  • Não aceite carona de estranhos;
  • Não abandone seus pertences sozinhos;
  • Se alugar veículo, não deixe bolsas e malas à vista.
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo