CoberturasSeguro Viagem

Seguro cancelamento de viagem por qualquer motivo: veja como funciona

Por mais que a gente planeje uma viagem, algo pode dar errado na última hora. Quando há imprevistos, um seguro cancelamento de viagem por qualquer motivo seria útil para minimizar eventuais prejuízos.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para sua viagem. Em parceria com o Seguros Promo, garantia do melhor preço.

Poucas pessoas sabem que este benefício existe, por isso preparamos este artigo com todas as informações: o que representa esta vantagem na prática, quanto custa e outras dicas importantes.

O que o seguro cancelamento de viagem por qualquer motivo tem de diferente?

Este tipo de cláusula, também conhecida como Any Reason, cobre cancelamentos por quaisquer motivos. Eles podem ser justificáveis (doença e ou acidente) ou não justificáveis. Com ele, o viajante garante o ressarcimento de multas, depósitos e despesas pagas não reembolsáveis ou irrecuperáveis.

Como funciona?

  • No caso de cancelamento de viagem por motivos justificáveis, o seguro garante a indenização da totalidade ou de uma porcentagem destas despesas;
  • Se forem motivos não justificáveis, responde geralmente por uma porcentagem, que pode ser alta, de 75%;
  • Entre os itens contratados após a aquisição do seguro que podem gerar multa estão a aquisição antecipada e já paga de pacotes turísticos e de serviços de viagens, como transporte e hospedagem;
  • Para que o reembolso do cancelamento de viagem por qualquer motivo seja realizado, ele precisa ser comunicado com o mínimo de antecedência – geralmente 48 horas úteis antes do embarque;
  • Caso esse prazo não seja respeitado, o segurado perde o direito a indenização.

Confira também: estou em viagem e perdi os documentos – veja se o seguro viagem cobre.

Cancelamento Any Reason X Cancelamento Plus Reason

Entretanto, a maioria dos seguros viagem já oferece uma cobertura Plus Reason. Ela garante ao cliente o reembolso de multas decorrentes de cancelamento de viagem, por motivos que impeçam o segurado de viajar. Ele considera somente estas razões que são inevitáveis, que vão além da vontade ou da decisão do cliente.

A cobertura Plus Reason pode ser PADRÃO ou TOTAL. A diferença entre elas está basicamente na lista de itens onde você pode acionar a indenização. Cada uma segue as condições gerais previstas para cada seguradora contratada e pode variar entre elas.

A maioria dos motivos inevitáveis cobertos pelo Any Reason, no entanto, também são indenizados pelo Plus Reason. É preciso avaliar as condições gerais detalhadas em cada apólice das seguradoras, mas ambas geralmente cobrem cancelamentos em casos de:

  • Falecimento, doenças graves ou acidentes corporais graves do segurado, familiar de primeiro grau, cônjuge ou companheiro;
  • Falecimento do familiar de até terceiro grau de parentesco;
  • Prejuízos graves na residência ou local de trabalho do segurado;
  • Demissão laboral do segurado;
  • Incorporação a um novo posto de trabalho, em uma empresa distinta, com contrato de trabalho;
  • Carta de cancelamento de férias emitida pela empresa do segurado;
  • Convocação como parte ou testemunha de um tribunal ou membro de júri ou como membro de mesa eleitoral;
  • Apresentação a provas para concurso público ou nomeação para cargo concursado;
  • Roubo de documentação ou bagagem que impossibilite o segurado de iniciar ou continuar sua viagem;
  • Visto negado para destinos onde o mesmo seja emitido na entrada do País;
  • Avaria ou acidente no veículo de propriedade do segurado ou de seu cônjuge, que impeça o segurado de iniciar ou continuar sua viagem;
  • Chamada inesperada para intervenção cirúrgica;
  • Cancelamento do casamento ou separação/divórcio do segurado;
  • Gravidez contraída após a data de aquisição da viagem;
  • Complicação na gestação ou aborto;
  • Compensação por mudança de datas de provas, trabalhos, apresentações do segurado ou familiar de primeiro grau de parentesco.

Como fazer o seguro cancelamento de viagem any reason?

O seguro cancelamento de viagem por qualquer motivo, ou any reason, já era disponibilizado por poucas seguradoras. No entanto, em nossa pesquisa mais recente, em Outubro de 2020, nenhuma seguradora está oferecendo o cancelamento de viagem na categoria “qualquer motivo” atualmente.

Apenas em casos em que o cancelamento tenha sido motivado por alguma das razões que estejam especificadas nas condições gerais do tipo de plano contratado.

Quando vale a pena contratar o cancelamento viagem por qualquer motivo

O seguro cancelamento de viagem Any Reason pode ser vantajoso se for uma viagem marcada em cima da hora. Ou em um momento da vida conturbado do viajante, como transição de carreira, que possa levar a um cancelamento repentino.

Também pode valer a pena se os valores já pagos em pacotes e serviços forem elevados e você precisar de uma boa garantia. Os valores de reembolso do cancelamento Plus Reason variam, de acordo com o plano que você adquirir.

Se for um mais básico, pode ficar entre 250 e 500 dólares. Alguns mais robustos podem chegar a uma apólice de até 2 mil dólares. Convém avaliar se eles condizem com suas despesas já pagas.

Veja aqui alguns relatos de quem já precisou acionar seguro viagem.

Quando o Plus Reason compensa mais

Contudo, nós do Seguro Viagem Pro avaliamos que, mesmo não sendo oferecido por nenhuma seguradora reconhecida atualmente, mesmo assim é possível conseguir um melhor custo benefício contratando um plano que inclua a cláusula Plus Reason. Ele combina um valor mais em conta com coberturas mais abrangentes e maiores valores de indenização, especialmente das despesas médicas e hospitalares (DMH).

Além do mais, nem todos os seguros com cancelamento Any Reason cumprem requisitos para algumas regiões, como os 30.000€ obrigatórios para entrar nos países do Tratado de Schengen.

Para contratar um seguro viagem completo e pelo melhor preço, faça a sua cotação no nosso comparador de seguro viagem.

seguro cancelamento de viagem por qualquer motivo passageiro

Analise se os básicos já atendem as suas necessidades

Os seguros mais básicos, que nem sempre incluem o Plus Reason, já têm como padrão cobrir o cancelamento de viagem, reembolsa multas caso ocorra a morte de parente de primeiro grau ou a internação do próprio assegurado com 48 horas antes do voo.

Além disso, várias apólices abrangem a interrupção da Viagem. Ela consiste na indenização das perdas irrecuperáveis com depósitos ou despesas antecipadas para a viagem, de acordo com as condições gerais de cada seguradora. Neste caso, o evento também precisa se dar por motivos de força maior, como internação do segurado, morte de parente de primeiro grau, roubo em sua residência.

Para uma viagem de duas semanas à Europa, encontramos 3 boas opções de planos que incluem o Cancelamento Plus Reason no nosso comparador de seguros, uma parceria com o Portal Seguros Promo:

Assist Card AC 250 MundoIntermac 300 DiamanteAffinity 150
Despesa médica hospitalar totalUSD 250 milUSD 300 milUSD 150 mil
Cancelamento de viagem Total ou Plus Reason*USD 500USD 1 milUSD 1 mil
Interrupção de viagemUSD 500USD 700Não

*Não deixe de ler as condições gerais da seguradora contratada para saber quais motivos de cancelamento estão cobertos. 

Onde fazer a cotação?

Nossa equipe do Seguro Viagem Pro realiza diariamente inúmeras pesquisas e cotações. Para isso, utilizamos nosso comparador de seguros. Para os leitores, oferecemos o cupom SVP5, que gera um desconto ao ser inserido no final da compra.

Outra forma confiável e prática está nos sites comparadores de preços, como o Seguros Promo. Eles também costumam oferecer descontos no pagamento à vista, com boleto bancário, e o cupom SVP5 também pode ser utilizado.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Muitos cancelamentos foram feitos neste ano de 2020 motivados pela pandemia da COVID-19 que tomou conta do mundo e fez com que muitos viajantes tivessem que cancelar as suas viagens. Por conta disso, as seguradoras podem ter suspendido a venda de planos com seguro cancelamento de viagem por qualquer motivo momentaneamente.

No entanto, as companhias aéreas e agências de viagem, além da hotelaria de todo o mundo, precisaram adaptar-se à realidade do ano e estabeleceram critérios de cancelamento, reembolso ou adiamento das viagens.

Mesmo assim, recomendamos que, ao planejar a sua próxima viagem, não deixe de contratar um bom plano de assistência, que conste o seguro cancelamento. É ele que irá garantir o pagamento de indenização em diversos outros itens que nos fazem ter que adiar, interromper ou cancelar uma viagem.

Saiba como proceder em casos de cancelamento do seguro viagem.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo