Seguro Viagem

Seguro Viagem Esportes Radicais: aprenda a escolher o seu

Se você pretende praticar algum esporte radical ou de aventura durante a sua próxima viagem, você precisa contratar um seguro viagem específico ou um adicional ao seu seguro tradicional que cubra a atividade escolhida por você. É preciso ter muita atenção ao contrato pois existem cláusulas que excluem uma série de benefícios necessários em caso de imprevistos durante a prática de esportes. Ensinamos abaixo como escolher o melhor Seguro Viagem Esportes Radicais.

É obrigatório contratar um Seguro Viagem Esportes Radicais?

Normalmente, não é obrigatório. Mas é muito importante contratar um seguro viagem para qualquer tipo de viagem, para praticar esportes radicais e de aventura é essencial.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Durante esse tipo de atividade, o risco de acontecer um acidente ou imprevisto é elevado. Caso aconteça, é importante que você tenha contratado um seguro viagem esportes radicais que cubra qualquer problema que você possa ter durante a sua diversão.

Para isso, é preciso estar bem atento ao contrato do seguro, pois a maioria dos planos convencionais não cobrem a prática de esportes. Além disso, os contratos não costumam ser muito claros na descrição da cobertura, o que pode gerar mal-entendido e transtornos na hora de acionar.

Como escolher o Seguro Viagem Esportes Radicais?

É preciso verificar se o plano escolhido por você cobre o tipo de atividade que você vai fazer, e se cobrir quais são os valores de cobertura para cada item previsto. Cada seguradora tem uma política diferente, cobre diferentes tipos de atividade e a lista de limitações é enorme.

Muitas seguradoras já oferecem planos específicos para esportes radicais, mesmo assim é imprescindível conferir a cobertura, pois nem sempre ela é suficiente nem abrange todos os esportes de aventura.

Nossa indicação é:

1º – Faça a cotação do seu seguro viagem no Portal Seguros Promo.

2º – Para a prática de esportes radicais, o mais indicado é escolher planos de seguros com cobertura mínima a partir de USD100.000.  Se não for possível, escolha planos a partir de USD50.000.

3º – Faça a comparação dos seguros que garantem a prática de esportes radicais. Na comparação do Portal Seguros Promo, o item da apólice que garante a cobertura de esportes chama-se Assistência Médica para Prática de Esportes. Só considere planos de seguro viagem que tenham esse item assegurado, e de preferência com no mínimo o valor dentro do DMH (Despesa Médica Hospitalar) ou mais elevado.

4º – Depois de fazer a comparação das apólice de seguro viagem e escolher aquela que tem o melhor custo benefício para você, não clique ainda em comprar. Nossa sugestão é: entre em contato com a seguradora e peça maiores informações. Nos sites é comum que só seja informado que existe a cobertura de esportes, mas não diz quais deles são e quais as restrições que o plano possui. Por isso, ligue ou mande um e-mail informando qual a atividade você vai praticar, o local da sua viagem e verifique se o plano escolhido tem a cobertura que você deseja.

Quais itens são essenciais em um Seguro Viagem Esportes Radicais?

Em qualquer seguro viagem, é importante que o plano cubra:

  • Despesa Médica Hospitalar (DMH) – de preferência a partir de USD 100 mil
  • Assistência médica por enfermidade preexistente
  • Assistência médica para a prática de esportes (obrigatório)
  • Assistência Odontológica
  • Regresso sanitário
  • Traslado de Corpo
  • Traslado Médico
  • Seguro invalidez permanente por acidente
  • Seguro por morte acidental

Esses são apenas os essenciais que não podem estar de fora do seu seguro viagem esportes radicais. Os planos de seguro a partir de USD100.000 costumam oferecer também outros benefícios, como seguro extravio de bagagem, indenização por atraso ou cancelamento de voos,  auxílios jurídicos, etc.

Atenção: nenhum seguro viagem pesquisado pela Equipe Seguro Viagem Pro faz a cobertura de Resgate e Salvamento. Se a atividade que você vai fazer inclui riscos que necessitem desse tipo de ajuda, é melhor contratar a Global Rescue. É uma empresa de resgate que cobre qualquer tipo de salvamento, em terra ou no mar. Mas ela não garante a cobertura médica, apenas o resgate, por isso é preciso também garantir o seu seguro viagem esportes radicais.
seguro viagem esportes radicais

Qual seguradora escolher?

Tudo vai depender da atividade que você vai fazer, do local da sua viagem e do custo benefício oferecido pelos planos de cada seguradora.

Para tentar facilitar a sua escolha, fizemos uma breve análise de algumas seguradoras que oferecem planos de seguro viagem esportes radicais, veja abaixo:

Porto Seguro

A Seguradora Brasileira Porto Seguro oferece boas opções de cobertura de esportes radicais e de aventura. Eles possuem o plano Mundo Aventura que cobre acidentes ocorridos com a prática de esportes desde que eles estejam regulamentos e os equipamentos de segurança tenham sido devidamente utilizados.

O que o Plano Mundo Aventura não cobre:

De acordo com as cláusulas do contrato do Seguro Viagem Porto Seguro:

“Ficam excluídos os acidentes e/ou eventos ocorridos em conseqüência: a) de competições ILEGAIS em aeronaves, embarcações e veículos a motor, inclusive treinos preparatórios. Esta exclusão não poderá ser aplicada para os casos em que o Segurado estiver no exercício legal de prática de esportes, ou quando estiver utilizando, legalmente, de meio de transporte mais arriscado”

Pelo que o contrato informa, a seguradora cobre todo tipo de incidente decorrente de esportes radicais desde que sejam seguidas todas as regras de legalização do esporte e de utilização de equipamento de segurança. Mesmo assim, não deixe de entrar em contato com a seguradora para confirmar antes de contratar.

GTA

A Global Travel Assistance também oferece excelentes planos para os viajantes aventureiros, são eles:

  • All Sports
  • Full Sports
  • Full Sports Special

O Plano All Sports e Full Sports têm coberturas muito semelhantes, cobrindo acidentes que envolvam os seguintes esportes:

Atletismo; Badminton, Caiaque (até nível 3); Caminhada; Canoagem níveis 4 e 5; Ciclismo; Esqui aquático; Ice skating; Land Yachting; Maratona; Mergulho autônomo; Natação; Navegar em águas costeiras; Paracending; Pesca; Remo; Rafting até o nível 3; Skate; Surf; Shooting with rifle; Ski; Snowboard; Trekking Pônei; Vela no Mediterrâneo, Mar do Norte e Canal da Mancha.

Já o Plano Full Sports Special cobre, além das atividades cobertas pelos planos All Sports e Full Sports, mais alguns adicionais, como:

Heli-Ski; Mergulho alto; Mountain bike; Passeio de balão; Quadriciclo abaixo de 250 cc; Race horse; Rafting nível 4 e 5; Rugby.

Cobre minha atividade, posso contratar?

Calma, ainda sugerimos entrar em contato com a seguradora e informar a sua atividade, verificando se o valor da cobertura oferecida é suficiente para sua viagem.

World Nomads

Até pouco tempo atrás, a World Nomads era a empresa mais recomendada por diversos sites e blogs brasileiros para a compra de Seguro Viagem Esportes Radicais. Mas isso mudou devido a uma regulamentação brasileira que limitou muito a atuação dessa empresa australiana no país.

A World Nomads tinha o plano de seguro viagem mais completo (e barato) oferecido para prática de aventuras. Entretanto, a seguradora que realizava o serviço para a World Nomads, a Bupa, é dinamarquesa e não possui escritório no Brasil. Uma lei brasileira que entrou em vigor recentemente proíbe que empresas estrangeiras sem presença no país atuem com clientes brasileiros, por questões de impostos e fiscalizações. Dessa forma, a World Nomads precisou fazer nova parceria com a Zurich Seguros, que limitou muito os planos de seguro viagem esportes radicais da empresa.

As limitações são tantas que hoje os planos desse tipo de seguro já não valem a pena pela World Nomads. Só vale a pena contratar essa seguradora para viagens internacionais. Para viagens nacionais, o melhor é escolher outra seguradora.

Saiba tudo sobre o Seguro Viagem Oceania, um paraíso para quem gosta de esportes radicais.

Assist Card

A empresa possui cobertura adicional para esportes com destaque para surf (sem resgate ao mar), corrida de competição amadora e paraglider. Entretanto, o contrato da Assist Card Seguro Viagem é pouco claro quanto aos esportes que estão cobertos e quais são as limitações.

De acordo com as informações contidas no site e no contrato, dá a entender que todos os esportes são cobertos desde que sejam legalizados, feitos em locais regulamentados, utilizando todos os equipamentos de segurança e que sejam realizados de forma amadora, não profissional.

Por isso, antes de contratar um plano seguro viagem esportes radicais com essa seguradora, entre em contato por e-mail e tenha, por escrito, a garantia de que a atividade que você vai praticar está coberta no plano.

Affinity

A Affinity Seguro Viagem também possui a opção de cobertura para a prática de esportes, e no contrato, apresenta poucas limitações. Lá encontramos descrito a cobertura de ski, patinação, snowboard, futebol amador em competição, surf, trilhas, kaiak, hiking, trekking, passeio de barco e paraglider.

Entretanto, a seguradora falha em um ponto crucial: o valor da cobertura. Em quase todos os planos oferecidos, a Cobertura Médica por Prática de Esportes é muito baixa, sempre inferior ao DMH.

Por exemplo, o Plano Affinity de cobertura de USD 110.000 e de USD150.000 têm apenas USD10.000 garantidos para a cobertura médica da prática de esportes. Os Planos Affinity de cobertura de USD330.000 e de USD500.000 cobrem apenas USD20.000. São valores baixos para acidentes decorrentes desse tipo de prática.

Travel Ace

Travel Ace Assistance apresenta opcionais para Esportes Radicais e de Aventura, mas o contrato restringe muito as atividades. Para as atividades mais comuns, como Ski e Mergulho, ela oferece cobertura. Mas para surf, patinação, snowboard, paraglider e outras atividades, ela não cobre.

Dentro dos planos oferecidos pela empresa, o de cobertura médico hospitalar de USD100.000 não cobre esportes radicais. Os planos de USD150.000 e USD250.000 cobrem, mas a própria seguradora sugere consultar se a sua atividade está coberta por aquele plano.

Iati Seguros

A seguradora espanhola Iati Seguros é nova no mercado brasileiro mas já opera na Europa há muitos anos e é a queridinha dos bloggers de viagem. Isso porque ela tem planos específicos que atendem mochileiros, aventureiros, bloggers de viagens e grandes aventureiros em volta ao mundo.

O plano mochileiro tem cobertura de despesas médicas de 100.000€ e o plano Bloggers e Grandes viajantes tem cobertura de despesas médicas de 200.000€, além de outras vantagens. Vale a pena fazer uma cotação nessa empresa.

Quanto custa um Seguro Viagem Esportes Radicais?

Depende do local onde você vai praticar a atividade, quantos dias vai durar a sua viagem e da seguradora que você escolher.

Realizamos a cotação de seguros que possuem adicionais para Esportes Radicais para uma viagem de 8 dias. Os custos para os planos com cobertura a partir de USD100 mil até USD 1 milhão variam de R$ 194,55 a R$ 750,72.

Veja alguns exemplos:

Assist Card 150

  • Cobertura Mínima DMH: USD150.000
  • Seguro Bagagem: USD1.200 complementar
  • Idade: até 69 anos
  • Despesas Médicas para práticas de Esportes: Dentro do DMH
  • Custo: R$194,55 (ou R$24,32 por dia)

Conheça a seguradora Assist Card neste artigo que escrevemos sobre ela.

Intermac Assistance – Diamante

  • Cobertura Mínima DMH: USD300.000
  • Seguro Bagagem: USD1.000 complementar
  • Idade: até 75 anos
  • Despesas Médicas para práticas de Esportes: Dentro do DMH
  • Custo: R$312,00 (ou R$39 por dia)

Saiba tudo sobre a seguradora Intermac Assistance neste artigo.

Maximum – Travel Ace

  • Cobertura Mínima DMH: USD300.000
  • Seguro Bagagem: USD2.000 complementar
  • Idade: até 70 anos
  • Despesas Médicas para práticas de Esportes: Dentro do DMH
  • Custo: R$402,01 (ou R$50,25 por dia)

Conheça a seguradora Travel Ace neste artigo.

Oferecemos desconto

Para tornar o custo do seu seguro viagem mais barato, temos uma parceria com o Seguros Promo. Basta realizar a cotação e a compra do seu seguro nesse site e inserir o código de desconto SVP5. Assim você vai ganhar 5% de desconto na sua compra.

Que tal ser um aventureiro na África? Então não perca nosso artigo sobre o Seguro Viagem Marrocos.

Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é jornalista e trabalha com Conteúdo em Marketing Digital em Portugal, onde vive há 5 anos. Apaixonada por viagens, hoje dedica o seu trabalho a dar dicas e orientações a outros viajantes sobre roteiros e seguros de viagens pelo mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo