CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem cobre cancelamento de viagem? Entenda a cobertura

Por mais que façamos mil planos, ninguém está livre de ter que lidar com imprevistos e mudar a rota – mesmo que você esteja prestes a embarcar para uma viagem super esperada. Mas se você tiver a cobertura para cancelamento de viagem incluída no seguro viagem, o prejuízo financeiro pode ser bem menor. Mas você sabe o que significa essa cobertura na prática e quanto pode custar? Confira todos os detalhes da cobertura.

Seguro viagem cobre cancelamento de viagem?

Vai depender do seguro viagem. Como o cancelamento de viagem não costuma ser uma cobertura básica, ou seja, que está sempre incluída nos seguros, alguns cobrem e outros não. O ponto principal aqui, portanto, é buscar um seguro que inclua esse item.

Porém, existem dois tipos de coberturas para cancelamento de viagem: a Any Reason e a Total ou Plus Reason. As diferenças entre elas, explicamos a seguir.

Cancelamento de viagem Total ou Plus Reason

O cancelamento de viagem Total ou Plus Reason é o mais oferecido pelas seguradoras atualmente e diz respeito à indenização diante de um cancelamento por razões justificáveis ou, em outras palavras, inevitáveis.

Mas quais razões seriam essas? São aquelas que são compreendidas como impeditivos para a pessoa viajar, como a morte de um parente próximo, demissão do trabalho ou mesmo a nomeação para um cargo concursado.

Essa cobertura inclui uma lista de motivos pelos quais o viajante pode cancelar a viagem e acionar a indenização. Essa indenização funciona em forma de reembolso para cobrir as multas decorrentes de cancelamento de voos, reservas e outros gastos que normalmente existem quando planejamos uma viagem.

Cancelamento de viagem Any Reason

Em teoria o cancelamento de viagem Any Reason – ou por qualquer razão, em tradução literal – cobre o cancelamento de uma viagem sem a necessidade de uma justificativa como as que são requeridas no modelo de cobertura Total ou Plus Reason.

Você pode simplesmente decidir que não quer mais viajar sem precisar dar muitas explicações. Mas o reembolso, neste caso, costuma estar sujeito a uma franquia que varia de 5 a 40% da indenização e pode não acontecer integralmente.

Tudo vai depender dos termos e condições de cada seguro, então o ideal aqui é conhecer todos os detalhes da apólice do seguro viagem contratado. Na maioria das vezes, por exemplo, esse tipo de cancelamento deve ser feito com 48 horas de antecedência, se não o viajante perde o direito ao reembolso.

Em outros casos, o reembolso pode ser de apenas uma porcentagem do valor total da cobertura, dependendo do plano escolhido.

Mas esses detalhes devem constar no contrato do seguro viagem que você está prestes a contratar – caso exista a possibilidade do cancelamento de viagem Any Reason. É importante ressaltar que desde 2020 não tem sido mais recorrente encontrar a oferta desse tipo de cobertura de cancelamento de viagem entre as seguradoras.

Quais situações são cobertas pelo seguro em caso de cancelamento de viagem?

Quando há a cobertura de cancelamento de viagem Total ou Plus Reason num seguro viagem, existe uma série de itens que habitualmente estão incluídos considerando o cancelamento necessário ou inevitável. O viajante segurado, portanto, costuma ser indenizado pela cobertura quando há:

  • Falecimento, acidente pessoal ou enfermidade grave de si mesmo ou de familiar próximo, como cônjuge, pais, irmãos, filhos ou sogros;
  • Chamada inesperada para intervenção cirúrgica do segurado;
  • Complicações na gravidez, aborto espontâneo ou gravidez concebida após a data da aquisição da viagem;
  • Prejuízos graves na própria residência ou local de trabalho, como os decorrentes de incêndio, explosão ou alagamento;
  • Avaria ou acidente no veículo de propriedade do segurado ou de seu cônjuge, que impeça o segurado de iniciar sua viagem;
  • Roubo de documentação que impossibilite o segurado de iniciar sua viagem;
  • Visto negado para destinos onde o mesmo seja emitido na entrada do país;
  • Demissão laboral do segurado ou carta de cancelamento de férias emitida pela empresa com a qual o segurado tem vínculo empregatício;
  • Convocação para comparecer a um tribunal de justiça como testemunha ou membro do júri;
  • Convocação como membro de mesa eleitoral ou convocação repentina ou remarcação de datas de concursos públicos e provas de vestibular;
  • Nomeação do segurado para cargo concursado;
  • Separação ou divórcio do próprio segurado de forma inesperada ou cancelamento de casamento;
  • Declaração de uma autoridade sanitária competente que deixe o segurado em quarentena, desde que a declaração seja posterior à contratação da viagem ou serviços turísticos.

Lembramos que cada seguradora tem suas próprias condições gerais e os itens nos quais se tem direito à indenização diante do cancelamento de viagem podem variar.

Por isso, sempre confira e avalie as condições gerais dispostas nas apólices das seguradoras. Um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença.

Precisa interromper a viagem? Entenda como funciona a cobertura no seguro viagem.

Seguro viagem cobre cancelamento de viagem por Covid?

Como apontado no último item da lista que você acaba de ler, a cobertura para cancelamento de viagem pode, sim, cobrir cancelamento por Covid-19. A cobertura é válida desde que o viajante segurado tenha que cumprir quarentena não apenas por se descobrir infectado com o coronavírus, mas por ter ordens de quarentena vindas de uma autoridade sanitária.

No entanto, é preciso ficar claro que isso não inclui desistência do segurado caso prefira não viajar pelo aumento dos casos de Covid na região de destino, por exemplo.

Como funciona a cobertura para cancelamento de viagem?

A cobertura para cancelamento de viagem consiste no pagamento das multas referentes aos serviços contratados após a aquisição do seu seguro, como pacotes turísticos, transporte e hospedagem.

Essa cobertura, quando ativada em decorrência dos motivos justificáveis citados anteriormente – como falecimento de familiar, demissão laboral e problemas de saúde graves e emergenciais –, garante a indenização total ou de uma porcentagem das despesas. Tudo vai depender da cláusula no contrato oferecido pela seguradora que você escolher.

Além disso, para que o reembolso do cancelamento de viagem por qualquer motivo seja realizado, há pelo menos duas exigências que devem ser atendidas.

A primeira diz respeito aos documentos que comprovem o sinistro no seguro viagem – ou seja, a materialização dos riscos previstos na apólice contratada. Em caso de internação hospitalar de algum familiar, por exemplo, costuma-se exigir relatórios médicos para comprovação da necessidade de cancelamento de viagem – além de algum comprovante de vínculo familiar, claro.

Rapaz sentado no aeroporto triste após cancelamento de viagem
É importante entender a apólice do seguro contratado para entender como seguir com o cancelamento de viagem

Já em caso de diagnóstico de Covid e decretação de quarentena, será preciso entregar uma cópia dos documentos que comprovem a condição para a seguradora.

Qualquer que seja a emergência que impeça o viajante de embarcar para uma viagem já planejada, a seguradora irá exigir uma série de documentos para comprovação – o que inclui também faturas e recibos dos pagamentos efetuados para a viagem em questão.

Sempre guarde, portanto, comprovantes de pagamento de passagens, hospedagem e outros gastos já realizados por conta do planejamento da sua viagem.

Como acionar o seguro pelo cancelamento da viagem?

Isso vai depender de cada seguradora, mas, em geral, o viajante precisa entrar em contato com a central de atendimento da seguradora.

De qualquer maneira, independentemente da seguradora, uma coisa é sempre certa: quanto antes você acionar o seguro viagem por um cancelamento de viagem e quanto mais documentos comprovatórios você tiver em mãos, melhor.

Por documentos comprovatórios estamos nos referindo aos documentos citados anteriormente, como relatório médico e comprovante de vínculo familiar.

Isso dará mais chances de você conseguir o reembolso em sua totalidade. É importante ressaltar que algumas seguradoras podem não garantir a indenização, mesmo que parcial, se o cancelamento de viagem acontecer menos de 48 horas antes do voo.

Documentos comprovativos para acionar o seguro

Entre os documentos que comprovem a justificativa para cancelamento de viagem e dependendo de cada caso, no geral, serão exigidos também documentos básicos como:

  • Formulário de aviso de sinistro da seguradora;
  • Cópias de RG, CPF e comprovante de residência do segurado;
  • Apresentação da compra do bilhete de viagem com data de embarque;
  • Contratos de prestações de serviços que ocorreriam na viagem.

Além deles, outros documentos também podem ser exigidos, como:

  • Atestado de óbito;
  • Relatório médico e exames complementares;
  • Comprovante de vínculo familiar;
  • Intimação judicial e do processo judicial;
  • Comprovantes de propriedade ou posse de imóvel em caso de danos causados por forças externas e
  • comprovantes de autoridades policiais;
  • Documentos que comprovem gravidez após compra do seguro e relatório médico que aponte impeditivo para viajar;
  • Boletim de ocorrência com foto de avaria do veículo;
  • Boletim de ocorrência em caso de roubo de documentação;
  • Cópia de tramitação de processo de divórcio ou convocação de processo judicial;
  • Comprovantes, faturas e recibos que comprovem pagamentos efetuados em razão da viagem cancelada, como os realizados a companhias aéreas, hotéis ou pousadas, agências de turismo, entre outros serviços;
  • Documento que especifique a quarentena obrigatória.

Obviamente cada caso exigirá comprovantes diferentes, tudo vai depender do motivo que levou o viajante ao cancelamento de viagem.

É preciso estar preparado para toda a burocracia que pode vir pela frente, ok? Por isso, além de se precaver com seu seguro viagem, sempre melhor também se precaver deixando todos os documentos básicos previamente separados antes de viajar.

Solicitar o cancelamento do seguro ou a cobertura por cancelamento?

Vários fatores precisam ser considerados na hora de escolher entre cancelar o seguro ou pedir a cobertura de cancelamento da viagem. Entre eles a seguradora contratada e os valores envolvidos – tanto o que foi pago pelo seguro viagem como o que consta como cobertura máxima para o cancelamento de viagem.

Normalmente, se correram menos de 7 dias do contrato do seu seguro viagem, a maioria das seguradoras oferece o reembolso integral do seguro contratado.

Por outro lado, a cobertura por cancelamento de viagem, pode oferecer um valor melhor para ressarcir o segurado dos eventuais prejuízos financeiros. Tudo vai depender de duas coisas: a paciência e tempo que o segurado tem para reunir todos os documentos necessários para comprovar a necessidade do cancelamento de viagem e a pressa ou não para receber o reembolso.

A recomendação, no entanto, costuma ser a seguinte: caso o cancelamento do seguro viagem aconteça com antecipação e você não tenha uma série de serviços já contratados para o cancelamento da viagem sem receber quase nada de volta, talvez valha mais a pena simplesmente cancelar o seguro viagem.

Por outro lado, se a necessidade de cancelamento de viagem for justificável e ela aconteça em cima da hora, pode valer mais a pena pedir a indenização para cancelamento de viagem. Neste caso é preciso reunir toda a documentação para fazer a solicitação do cancelamento.

Quanto custa o seguro com cobertura para cancelamento de viagem?

Fizemos uma busca por seguros que cobrissem cancelamento de viagem pelo nosso comparador de seguro viagem e, entre os planos selecionados, reparamos o seguinte: aqueles que de fato oferecem cobertura de cancelamento de viagem geralmente são um pouco mais caros do que os que não oferecem – mesmo que a cobertura mínima dos outros itens seja bem parecida.

Diante disso, escolhemos 4 planos com coberturas variadas. Cotação realizada no dia 23 de junho para uma viagem de 10 dias pela América do Sul.

CoberturaCoris 30 VIP +Covid19AC 35 Mundo Covid-19Assist SV 60 Latam Covid-19 10GTA 75 Euromax Covid-19 Plus 10
Despesas médicas e hospitalares (DMH)USD 30 milUSD 35 milUSD 60 milUSD 75 mil
DMH por CovidUSD 30 milUSD 30 mil (dentro de DMH)USD 10 milUSD 10 mil
Cobertura médica para gestanteUSD 30 milDentro de DMH (por evento)Dentro de DMH (por evento) – Até 32 semanas e 40 anosDentro DMH – Até 28 semanas
Cobertura médica para a prática de esportesUSD 30 milDentro de DMH (por evento)USD 6 milNão
Cancelamento de viagemNãoNãoSimSim
Cancelamento de viagem Total ou Plus ReasonUSD 3 milUSD 500USD 1.200USD 1 mil
ValoresR$ 341,55R$ 409,66R$ 398,52R$ 548,33

Recomendação Seguro Viagem Pro

Primeiramente, tudo vai depender do seu perfil de viajante: se é jovem e aventureiro, se está grávida ou se tem condições especiais de saúde. Se levarmos isso em consideração, a escolha do seguro viagem pode acabar sendo mais simples.

Mas vamos ao que mais importa aqui: cancelamento de viagem. Você pode notar que, o plano Coris 30 VIP +Covid19, da Coris, é tanto o mais em conta como o que oferece uma cobertura maior em relação aos outros para o cancelamento de viagem Total ou Plus Reason. Diante disso, este plano seria o ideal para viajantes convencionais.

No entanto, é possível notar que, no item “cancelamento de viagem”, o seguro em questão não possui cobertura. O que isso quer dizer? Que não há haverá reembolso em relação a multas decorrentes do cancelamento de viagem por conta de morte de parente de primeiro grau ou internação do próprio assegurado se for com menos de 48 horas antes do voo.

Sendo assim, é por isso que ressaltamos que é preciso estar muito atento a todos os detalhes – além de estar ciente de todas as informações contidas nas condições gerais da seguradora contratada.

Diante disso, portanto, a melhor escolha de seguro viagem entre as opções destacadas  para todos os viajantes, convencionais e não convencionais, se torna o plano Assist SV 60 Latam Covid-19 10, da Assist Seguro Viagem. A cobertura para o cancelamento de viagem é de 1.200 dólares – uma boa cobertura para uma viagem para algum destino da América do Sul.

De qualquer maneira, não deixamos de ressaltar a importância de consultar a apólice antes de fechar negócio com a seguradora. É preciso conferir todos os motivos considerados justificáveis pela seguradora, além do prazo que os viajantes podem ter para cancelar uma viagem com direito à indenização.

Ganhe desconto no seguro viagem

Ganhe desconto na hora de contratar o seguro viagem com o nosso cupom especial para leitores, SVP5. Para isso, basta efetuar a compra do seu plano através do nosso comparador ou do site do Seguros Promo e utilizar o cupom: isso garantirá 5% de desconto.

Ao fim da compra, opte por pagar via boleto bancário ou PIX e garanta mais 5% de desconto. Evite dores de cabeça e viaje com segurança!

Dicas para sua viagem:
  • Ainda não contratou o seguro viagem?

    No Seguros Promo você encontra planos de seguro viagem para todos os destinos. São mais de 10 seguradoras disponíveis com os melhores preços.

  • Quer internet no celular em todos os lugares?

    Com o chip internacional da America Chip, você se mantém conectado em todos os momentos da viagem, com internet ilimitada e cobertura em mais de 200 países.

  • Quer viajar sem se preocupar em trocar dinheiro?

    Com o cartão Wise você pode viajar para mais de 80 países e pagar todas as despesas com o melhor câmbio e as menores taxas.

Compartilhe

Renata Losso

Paulistana de mão-cheia, Renata leva o multiculturalismo na bagagem e já morou na Espanha e em Santiago do Chile – onde descobriu que as empanadas chilenas são melhores que as argentinas, sem dúvida. Em São Paulo, estudou Jornalismo e Letras e diariamente conta com uma certeza e um aprendizado: é melhor sempre sair de casa com um caderninho, uma caneta e um livro recém-começado e, definitivamente, nada substitui uma boa experiência de carne e osso, por isso é sempre melhor prevenir-se. Se quiser saber um pouco mais sobre sua trajetória, conheça seu perfil no LinkedIn.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo