Seguro Viagem

Dicionário de seguro viagem: entenda os principais termos

Quando vamos buscar um seguro viagem, muitas dúvidas aparecem no meio do percurso. Por isso, reunimos aqui um Dicionário de Seguro Viagem, para que você possa voltar sempre que quiser entender melhor um item.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Dicionário de seguro viagem: veja o que significa os principais itens:

Acompanhamento de familiar

Item que cobre o acompanhamento, dando a garantia de passagens ida e volta a um familiar do segurado. Esta cobertura é dada caso o passageiro precise permanecer em um hospital por mais de 48 horas e esteja viajando sozinho.

Assistência Farmacêutica

Funciona em sistema de reembolso do valor que consta na apólice no ato da contratação do seguro viagem. O reembolso das despesas com medicamentos é considerado após a alta hospitalar, ou atendimento médico, e cobre os itens farmacêuticos prescritos pelo médico que prestou atendimento.

Assistência jurídica

Para casos de acidente de trânsito, a assistência jurídica é dada como indenização ou empréstimo é dada via reembolso de despesas ou prestação dos serviços correspondentes. O valor é limitado ao Capital Segurado contratado. Inclui despesas com honorários advocatícios.

Atraso de bagagem

Valor pago nas despesas para compras de artigo de uso pessoal para casos de atraso de mala pela companhia aérea. Para comprovar, é preciso preencher o formulário de irregularidade, o PIR.

Atraso ou cancelamento de voo

Em casos de o voo do segurado seja cancelado, ou esteja atrasado por, pelo menos, 6 horas, a seguradora garante reembolso de serviços básicos necessários como alimentação e hotel.

Para recebimento do reembolso, é preciso comprovar o atraso ou cancelamento e os recibos dos itens gastos, até o limite da apólice do contrato.

Bagagem especial

É considerada bagagem especial as que estiverem fora do formato. Como, por exemplo, instrumentos musicais e equipamentos para prática de esportes.

Bagagem extraviada

O valor desta cobertura garante ao passageiro o pagamento de uma indenização caso sua mala seja extraviada. O valor é fixado na apólice de seguro viagem e pode ser complementar ou suplementar.

No caso de complementar, o valor da indenização complementa o pago pela companhia aérea até chegar ao valor estabelecido na apólice. Caso o seu seguro seja suplementar, e sua mala for extraviada, você irá receber o valor máximo contratado para a cobertura, além do valor pago pela companhia aérea.

Cancelamento de viagem

No caso do item cancelamento de viagem estar incluso, o segurado recebe uma indenização das despesas dos pacotes contratados.

Funciona como reembolso de multas em relação ao cancelamento devido a morte de parente de primeiro grau, internação do próprio segurado com 48 horas antes do voo.

Cancelamento de viagem any reason

Também conhecida como cancelamento de viagem por quaisquer motivos. Garante o ressarcimento de multas, depósitos e despesas pagas não reembolsáveis ou irrecuperáveis. Os motivos podem ser justificáveis, como doença ou acidente, ou não justificáveis.

Cancelamento de viagem total ou plus reason

Este item se refere ao pagamento de multas referentes aos serviços contratados após a aquisição do seguro. Os motivos para o pagamento depende de cada seguradora. Normalmente, incluem despesas com aquisição de pacotes turísticos, serviços de viagem, transporte e hospedagem.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

É dado em caso de ocorrência de evento coberto e que impeça o segurado de viajar.

Capital Segurado

O capital segurado significa o valor máximo a ser pago, ou reembolsado, ao contratante, ou seja, o segurado. Corresponde aos valores estabelecidos para cada cobertura contratada.

Concierge

Concierge é um serviço de benefício turístico que inclui mapas, informações sobre locais, eventos, restaurantes, hospitais, dentre outros itens que possam auxiliar o segurado.

Convalescença em hotel

Garante ao segurado, e um acompanhante, as diárias de hotel, caso seja necessário para recuperação antes de fazer a viagem de retorno ao país de origem. O valor das diárias são os relacionados na apólice do seguro viagem.

Dicionário de seguro viagem bagagem

Danos à mala

Se seu seguro cubra este item para bagagem danificada, ele garante o reembolso do valor que consta na apólice de seguro viagem caso a mala sofra avarias e danos durante o transporte aéreo.

Despesas extraordinárias

São as despesas para a permanência forçada do segurado, em caso de impossibilidade de retorno ao seu país de origem. Incluem-se perda ou roubo de passaporte, por exemplo.

Este item garante o reembolso de despesas inesperadas, dentro do limite fixado na apólice do seguro viagem contratado.

Despesa Médica Hospitalar e/ou odontológica

Esse é o item primordial, que faz um plano ser mais caro ou não e que responde a pergunta sobre a importância do seguro viagem. Esta cobertura, conhecida como DMH, garante a indenização das despesas médicas, incluindo hospital, se necessário. Ou a cobertura para despesas odontológicas. A assistência será coberta em caso de acidente pessoal durante a viagem ou doença súbita.

Pode ser contratada para viagens nacionais mas serve, principalmente, para destinos internacionais. Na Europa, por exemplo, por causa do Tratado de Schengen, o valor mínimo desta cobertura deve ser de EUR 30 mil.

Despesa Médica Hospitalar para doença preexistente

Também deve cobrir crises de doenças preexistentes ou crônicas, que necessitem de um atendimento urgente, como diabete e pressão alta, por exemplo. Não depende de o cliente saber, antecipadamente, da existência da doença.

O atendimento prioriza estabilizar o paciente para que possa seguir viagem. Ou, até mesmo, retornar ao país de origem, caso seja necessário.

Despesas médicas e hospitalares em prática de esportes

Em alguns seguros específicos, esta cobertura é exclusiva para caso de necessidade médica ou hospitalar por conta de prática de esportes radicais amadores. Pode ser que a cobertura não esteja incluída, ou que esteja dentro da DMH coberta no plano.

Caso você deseje praticar esportes durante uma viagem, escolha um plano com seguro saúde específico para esse tipo de cobertura. Confirme com a seguradora se as despesas cobrem o tipo de esporte que você irá praticar.

Evento

É chamado de “evento” toda e qualquer ocorrência ou acontecimento que possa ser passível de garantia pelo seguro contratado.

Extensão de internação hospitalar

Para os casos em que o segurado necessite de internação e o prazo do tratamento precise se estender para depois da data de término do seguro viagem. Garante que o passageiro segurado possa continuar o tratamento por conta do plano contratado.

É preciso que a extensão da internação tenha sido requerida por um médico. O valor da cobertura é o indicado na apólice no item Despesa Médica Hospitalar (DMH).

Fisioterapia

Dentro das assistências à saúde, um seguro viagem pode conter este item. Ele garante o pagamento das despesas em tratamento de fisioterapia até o valor limite contratado na apólice.

Nem todos os planos possuem fisioterapia. É importante principalmente para os viajantes que forem praticar esportes ou para viajantes da terceira idade.

Franquia

Caso seu plano seja via franquia, o viajante terá que pagar uma taxa (de franquia) quando necessitar utilizá-lo. O método de franquia é utilizado para que o plano tenha um valor menor no momento da contratação.

Este método existe para que, quanto maior o valor da franquia, menos despesas ficará sobre o encargo da seguradora. É uma forma de baratear o valor do seguro viagem. O valor da franquia depende do plano contratado e a média é de 200 dólares por uso. Normalmente, a franquia é cobrada em casos de despesas médicas hospitalares.

Garantia de viagem de regresso

Dá direito ao segurado de retornar ao seu local de origem. O benefício é dado através de uma passagem aérea, normalmente de classe econômica. Os casos em que é dada a garantia podem ser: incêndio ou roubo na residência, enfermidade de caráter súbito, acidente ou falecimento do segurado ou se seu companheiro de viagem.

Indenização

A indenização é o valor pago pela a seguradora disponibiliza ao segurado para cada item incluído no seguro viagem.

Cada valor difere de plano para plano e pode ser pago tanto via reembolso, como custeado diretamente caso seja atendimento via uma rede credenciada.

Morte em viagem

Este é o item que cobre o pagamento do capital contratado aos beneficiários do segurado. Pode ser pago de uma única vez ou sob forma de renda. O falecimento deve ter sido por causas naturais ou acidentais durante o período de viagem.

Caso a opção do plano seja “morte acidental em viagem“, então ele cobre apenas este tipo.

Período de cobertura

A cobertura de um seguro viagem vai de acordo com a data de ida e de regresso que constem no momento da compra do seu plano.

Pet Assistance

Se seu plano tiver esta cobertura, ele garante o atendimento de urgência a animais de estimação que ficaram no país de origem. Cobre durante toda a viagem do segurado. O animal poderá ser resgatado e levado ao veterinário. Também cobre funeral enquanto o segurado estiver em viagem.

Prêmio de seguro viagem

O chamado “prêmio de seguro viagem” quer dizer a prestação paga pelo segurado para a contratação do mesmo. Quer dizer que é o preço a ser pago para a aquisição do plano de seguro viagem.

Prorrogação de estadia

No caso da prorrogação de estadia, se o plano tiver essa cobertura, o segurado recebe um pagamento ou reembolso das despesas extras com diárias de hotel. No entanto, esse item só cobre a prorrogação em caso de necessidade médica devido a acidente pessoal ou doença.

Regresso Sanitário

Este item Regresso Sanitário garante a indenização em relação às despesas do traslado de volta ao local de origem, caso não seja possível retornar como um passageiro regular. Ou seja: caso o viajante sofra um acidente e precise estar conectado a aparelhos médicos, o seguro deverá cobrir os gastos para a volta para casa.

Regresso de menor desacompanhado

Caso o seguro viagem tenha este item, ele garante que passageiros menores de 14 anos possam voltar da viagem. Para utilizar, é preciso que o adulto com quem o menor viaja esteja hospitalizado.

O item cobre todos os custos da passagem do menor.

Retorno do acompanhante

É um benefício dado caso o segurado precise retornar ao país de origem realizado pelo seguro saúde em caso de acidente ou por doença. O acompanhante terá direito a remarcar sua passagem, recebendo da seguradora o valor das taxas de remarcação.

Repatriação

Item que permite o regresso do cliente ao país de origem. Estão inclusos como repatriação: regresso sanitário, traslado de corpo, traslado médico e regresso de menor desacompanhado.

Reposição e orientação em caso de perda de documentos e cartões de crédito

A seguradora fornece orientação e auxílio sobre o procedimento, em caso de perda de passaporte e cartões de crédito, seja por furto ou roubo. Os gastos para retirar outro documento são de responsabilidade do passageiro.

Seguradora e Segurado

A seguradora é a empresa contratada do seu plano de seguro viagem.

O segurado é o passageiro que compra o seguro viagem.

Seguro viagem – assistência de viagem

Um seguro viagem, ou um plano de assistência de viagem, é um serviço contratado para o período em que o viajante esteja fora do seu local de residência.

Ele inclui alguns itens obrigatórios, e outras assistências adicionais. O preço de um plano será de acordo com o destino, o período em que o viajante estará nele, a quantidade de itens cobertos, os valores de cada apólice e a idade do passageiro.

O seguro viagem pode cobrir todos os itens descritos aqui ou apenas os principais deles.

Seguro Invalidez Permanente

Caso o item “Seguro Invalidez Permanente” esteja incluso, quer dizer que a cobertura garante o pagamento de uma indenização no valor estabelecido na apólice. Acontece em casos onde haja uma invalidez de caráter permanente, total ou parcial, de um membro ou órgão, em virtude de lesão física ou mental, causada por acidente ocorrido durante a sua viagem.

Sinistro

É chamado de sinistro toda ocorrência que tem cobertura do seguro contratado e que esteja descrito na apólice. Para abrir, é necessário fazer um Aviso de Sinistro para a seguradora contratada.

Traslado de corpo

Em caso de morte durante a viagem, a cobertura deve garantir indenização das despesas. Estão inclusos a liberação e o transporte do corpo do segurado do local onde aconteceu o fato até o local do sepultamento. O valor da indenização também muda, de acordo com o plano contratado.

Traslado Médico

Garantia de remoção ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo, por motivo de enfermidade ou acidente pessoal. O pagamento é uma indenização das despesas cobertas pelo seguro.

Tratamento

Tratamento é o serviço oferecido para os casos de assistências à saúde, prestado por um médico, como urgências médicas, hospitalares, odontológicas ou para fisioterapia.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo