É um pesadelo pensar em chegar ao destino de férias, ou voltar depois de uma longa viagem, e ver sua bagagem danificada, certo? Saiba que esse custo pode não ficar no seu bolso. Alguns seguros de viagem cobrem esse dano.

Aqui vamos explicar como funciona e quais as melhores opções.

A responsabilidade da bagagem danificada é da companhia aérea?

Primeiro, vamos responder a principal pergunta: de quem é a culpa de sua bagagem ter sido danificada? A culpa é da companhia aérea.

Conforme a resolução nº 400/16 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas são sempre as responsáveis por quaisquer violações na bagagem de seus passageiros. Inclusive por danos externos na sua mala. No entanto, o passageiro tem um prazo de até 7 (sete) dias corridos para registrar a reclamação com a empresa.

Em casos de dano à mala, a empresa tem como obrigação reparar a avaria ou substituir a bagagem por outra equivalente. Nos casos de violação, o passageiro precisa comprovar o ocorrido para, posteriormente, solicitar a reparação à empresa.

Especialistas em defesa do consumidor alertam que o ideal é que se faça listas e fotos do conteúdo da bagagem, tanto na ida como na volta. Essas informações servem como prova na hora de apresentar a queixa à companhia aérea. Principalmente em caso de necessidade de uma ação judicial.

Seguro bagagem: o que essa cobertura oferece? Descubra tudo aqui.

O que fazer?

Logo que chegue ao seu destino de viagem e esteja com sua bagagem em mãos, verifique imediatamente o estado em que ela se encontra. Cheque se os zíperes estão em ordem, se os cadeados não estão quebrados. E até se as rodinhas estão funcionando da forma que estavam antes do embarque.

Qualquer sinal de avaria, entre em contato com a companhia aérea no próprio aeroporto por escrito. Caso não seja possível, tente outros pontos de contato da empresa.

Quer encontrar as melhores promoções em seguro viagem? Então leia este artigo.

Nossa sugestão: faça um seguro que inclua danos à mala

Mesmo ciente de todas essas informações, nós sabemos que pode ser demorado um retorno da companhia aérea. Tanto para o conserto da bagagem, como para o ressarcimento em dinheiro, caso precise comprovar na justiça o dano.

É por isso que alguns planos de seguro viagem já incluem a cobertura da bagagem danificada no ato da contratação. Ao pesquisar um seguro, confira se consta o item “Danos à Mala” na sua apólice.

Leve em consideração os valores, tanto de danos à mala, como de extravio de bagagem, e veja qual melhor se adequa ao seu planejamento de viagem. Em alguns casos, a apólice de “Danos à mala” é maior que a de extravio, ou vice e versa.

Quais os melhores planos para cobertura de bagagem danificada?

A equipe do Seguro Viagem Pro fez uma pesquisa no comparador online Seguros Promo para saber quais as melhores operadoras no item de “Danos à Mala”.

A campeã, com melhor cobertura nesses casos, é a Travel Ace Assistance. No caso de um plano de seguro viagem para a Europa, por exemplo, o valor da apólice para bagagem danificada é de 180 dólares. O segundo com melhor valor é a Assist Trip, que cobre 150 dólares.

No entanto, confira também a cobertura de extravio de bagagem. A segunda operadora, Assist Trip, é melhor no quesito, pois tem uma apólice de 1.500 dólares suplementares, ou seja, ela reembolsa o valor total, independente do valor entregue pela companhia aérea. A primeira, Travel Ace, cobre 1.200 dólares complementares. Ela apenas complementa o valor dado pela companhia da sua passagem aérea.

Se atente que nem todos os planos de seguro viagem possuem essa cobertura. Confira sempre se, entre os itens cobertos pela apólice, contém “Danos à mala”, para cobertura em caso de bagagem danificada. Faça a sua cotação no Seguros Promo e garanta o seu seguro com proteção à mala.

Seguro viagem familiar: veja os melhores planos para viajar em família.

seguro viagem danos a mala

Se eu tenho seguro, a responsabilidade pela bagagem danificada passa a ser da seguradora?

A responsabilidade é sempre da companhia aérea. Porém, nós sempre recomendamos que você viaje com um plano de seguro viagem, principalmente em casos de destinos internacionais.

Além de ajudar no complemento do valor no caso de bagagem danificada, o seguro viagem cobre outros itens essenciais para que sua viagem seja a mais tranquila possível, como despesas médicas hospitalares (DMH), atraso de voo, cobertura médica em caso de prática de esportes, entre outros.

Ou seja: no caso de bagagem danificada, o viajante deverá acionar a companhia aérea. Porém, também tem opção de solicitar a cobertura do seguro viagem para receber maior indenização além dos demais benefícios oferecidos pelo seguro.

Sinistro seguro viagem: o que significa esse termo na apólice? Descubra.

Como acionar essa cobertura no seu seguro?

Em qualquer situação onde ocorra um dano à sua bagagem, é necessário que você solicite um formulário na companhia aérea: o Relatório de Irregularidades na Propriedade (PIR).

O PIR é um código único que ajuda a empresa a localizar uma bagagem atrasada ou danificada. Esse número, de 10 letras e números, consta logo acima do seu nome no comprovante da mala, aquele que você recebe ao despachá-la. Após o preenchimento, entre em contato com a seguradora, para que a mesma autorize o conserto ou a indenização da sua bagagem.

Essa autorização demora, normalmente, menos de 24 horas. O reembolso, no entanto, pode demorar até 30 dias.

Vale a pena?

Nós do Seguro Viagem Pro não viajamos sem um bom plano de seguro viagem na mão. Por isso, recomendamos que os nossos leitores viajantes sempre façam o mesmo. Como comentamos mais acima, a contratação de um bom plano deixa você segurado em diversas situações que podem ocorrer durante sua estadia em outro país, ninguém está livre de imprevistos.

Sempre que estamos fora do nosso local de moradia, é importante contarmos com a ajuda de um bom seguro viagem. Para ajudar você a encontrar o melhor plano para o seu próximo destino, utilize o Seguros Promo, nosso parceiro. Nele, você informa os seus dados pessoais e de viagem e nós ajudamos você a encontrar um plano que combine com o seu estilo de viagem e com o seu bolso.

Ganhe desconto!

E como leitor do Seguro Viagem Pro, você viajante ainda pode ganhar até 10% de desconto ao utilizar a plataforma Seguros Promo.

Caso opte pelo pagamento via boleto bancário, você já recebe 5% de desconto. E utilizando o nosso cupom SVP5, é possível receber mais 5% de desconto. Aproveite e boa viagem!

Saiba como escolher o seguro viagem ideal para cada perfil neste artigo.