Seguro Viagem

Seguro viagem cobre cancelamento de voo? Veja em quais situações

Será que o meu seguro viagem cobre cancelamento de voo? Essa é a primeira dúvida que surge quando alguém precisa cancelar uma viagem de última hora. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as coberturas que essa assistência oferece aos segurados.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Em quais situações o seguro viagem cobre cancelamento de voo?

O seguro viagem cobre cancelamento de voo e oferece reembolso para os principais gastos que o segurado teve ao não realizar a sua viagem. Essa assistência tem início no momento em que ocorre a contratação do seguro.

Basicamente, ela irá cobrir qualquer tipo de despesa que esteja relacionada a ocorrência de atrasos prolongados, por mais de seis horas. Isso porque, enquanto aguarda o próximo voo, o passageiro precisa fazer refeições ou descansar em um hotel, por exemplo.

Assim, você garante que terá os seus gastos reembolsados, minimizando o transtorno do cancelamento. No entanto, essa assistência não se limita apenas a essas condições.

A cobertura de cancelamento também é válida caso ocorra algum imprevisto com você ou seus familiares, que o force a cancelar a sua viagem. Dessa forma, confira abaixo algumas situações que garantem esse direito:

Imprevistos familiares ou pessoais

  • Cancelamento, com motivo justificado, da cerimônia de matrimônio do titular do seguro;
  • Separação ou divórcio do titular do seguro viagem.

Leia nosso artigo e descubra se criança precisa fazer seguro de viagem.

Imprevistos profissionais

  • Demissão involuntária do titular do seguro;
  • Admissão em um novo emprego ou prorrogação de contrato de trabalho, cujo período inclua aquele que estava agendado para a viagem;
  • Cancelamento ou alteração da data de reunião de trabalho do titular do seguro;
  • Cancelamento, com motivo justificado, do período de férias do segurado.

Imprevistos acadêmicos

  • Reprovação escolar do segurado ou de algum parente seu de primeiro grau;
  • Alteração da data de provas ou apresentações escolares devido a greve ou motivo de força maior estipulado pela instituição de ensino que impossibilita o segurado de realizar a viagem.

Descubra os benefícios de contratar o seguro viagem estudante e garanta um excelente intercâmbio.

Acidentes

  • Danos graves oriundos de incêndio, roubo, explosão, alagamento, queda de raio na residência do segurado ou empresa em que ele for sócio;
  • Roubo de documentos e/ou bagagem;
  • Avaria ou acidente ocorrido com veículo de propriedade do titular do seguro ou seu cônjuge.

Atenção! Vai praticar esportes na sua viagem? Descubra como contratar um seguro viagem esportes radicais.

Imprevistos de saúde

  • Necessidade de repouso por prescrição médica devido a gravidez de risco, tanto da contratante quanto do cônjuge do seguro viagem gestante;
  • Falecimento, por motivo acidental ou natural, doença ou acidente que por determinação médica impeça a realização da viagem;
  • Convocação de emergência para realização de intervenção cirúrgica que impeça a efetivação da viagem;
  • Aborto ou complicações decorrentes dele.

Leia nosso artigo para saber como solicitar o PB4, um seguro de saúde gratuito para sua viagem.

Imprevistos judiciais ou burocráticos

  • Atendimento não adiável a uma convocação judicial;
  • Convocação para ser testemunha de tribunal ou membro do júri;
  • Convocação do titular do seguro para prestar concurso público ou nomeação para cargo concursado;
  • Convocação da Justiça Eleitoral para atuar como membro de atividade eleitoral no período da viagem;
  • Negativa de visto de entrada para o país de destino da viagem.

As seguradoras podem oferecer uma indenização de até 80% se ocorrer algum desses casos com o segurado ou seus dependentes.

Além disso, os valores do reembolso e coberturas estão discriminados na apólice do seguro viagem contratada e variam de acordo com a empresa.

voo cancelado

Quando não cobre

Após conhecer as principais situações em que o seguro viagem cobre cancelamento de voo, é crucial saber em quais casos esse tipo de assistência não é válido.

De modo geral, você não receberá reembolso por desistir da viagem por motivos como:

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »
  • Realização de tratamentos estéticos, check-ups, vacinações e interrupção voluntária de gravidez;
  • Não apresentação dos documentos obrigatórios da viagem como passaporte, cartão de vacinação e visto;
  • Despesas que não tenham sido impostas pelas empresas aéreas, hotelaria e turismo dos serviços da viagem segurada.

Saiba também como funciona a cobertura do seguro viagem em caso de perda de voo.

Quais planos das principais seguradoras oferecem essa cobertura

Sem dúvida, o seguro viagem é a garantia que você precisa para não sofrer nenhum dano financeiro, caso ocorra algum imprevisto. No entanto, apesar da cobertura para cancelamento de voo ser algo básico, não são todas seguradoras que oferecem o serviço

Para evitar que você faça a contratação de um seguro viagem que não disponibiliza essa cobertura, selecionamos no Seguros Promo os principais planos que disponibilizam a indenização para cancelamento e interrupção de viagem.

Confira:

Assist Trip – AT 40

A Assist Trip é uma das seguradoras mais renomadas no mercado de seguro viagem. Preocupada com os viajantes, ela possui diversos planos, como o AT 40, que cobrem o cancelamento e interrupção de viagem dentre outras vantagens.

Esse seguro viagem cobre cancelamento de voo e oferece uma indenização de USD 1.500.

Assist Card – AC 60

O seguro viagem da Assist Card, também oferece uma assistência completa para cancelamento de voos atrasados que garantem a tranquilidade dos seus segurados.

O plano AC 60 oferece o melhor custo benefício dessa seguradora, oferecendo reembolso de USD 500,00.

Affinity – AB 60

A Affinity tem planos acessíveis para os mais diversos perfis de viagem. A cobertura deles é considerada como uma das mais requisitadas do mercado, oferecendo desde reembolsos de voos cancelados até para acidentes durante prática esportiva.

O plano AC 60 disponibiliza um reembolso de USD 1.200,00 para cancelamento e USD 1.000,00 para interrupção de viagem.

Intermac 60 Prata

A Intermac Assistance conta com o serviço exclusivo de “Cancelamento Any Reason” esse tipo de seguro viagem cobre cancelamento de voo para destinos internacionais ou nacionais.

O pacote Intermac 60 Prata disponibiliza uma indenização de USD 1.000,00 para cancelamento de voo e USD 700,00 para interrupção de viagem.

Críticas no Reclame Aqui

Ao pesquisar sobre seguro viagem cobre cancelamento de voo no Reclame Aqui, é possível encontrar algumas críticas de passageiros sobre essa cobertura. A maioria delas é relacionada à assistência da seguradora ou sobre a demora do reembolso.

No entanto, todas as reclamações são respondidas pelas seguradoras e os clientes afirmam que tiveram o problema resolvido. Isso demonstra o comprometimento dessas empresas com a satisfação dos seus clientes.

Caso você precise solicitar o reembolso do cancelamento da sua viagem, leia nosso artigo e descubra como realizar esse procedimento.

Se você quiser receber uma consultoria especializada para garantir todos os seus direitos, pode contar com o portal Não Voei. Eles ajudam em caso de voo atrasado, cancelado, extravio de bagagem e overbooking. Caso não consigam resolver, não cobram pelo serviço.

Seguro viagem cobre cancelamento de voo

Cuidados a ter

Caso o seu voo seja cancelado, é crucial que você guarde todos os comprovantes de pagamento das suas despesas. Isso é fundamental para o seu processo de reembolso junto com a sua empresa contratada do seu seguro viagem.

Também é recomendado que você solicite uma carta oficial da sua companhia aérea, justificando a razão do cancelamento e admitindo a total responsabilidade pelo ocorrido.

Além disso, verifique se esse documento está detalhando os valores que não reembolsáveis pela companhia.

O cuidado de documentar todos os eventuais imprevistos, também ajudará você a ser indenizado nos demais casos de interrupção de viagem.

Em todos os casos, leia nosso artigo sobre como solucionar problemas com seguro viagem.

Dicas

A principal dica para ter uma viagem mais tranquila é contratar o seguro com cobertura de cancelamento de voo, logo após você adquirir a sua passagem aérea. Assim, você fica protegido caso ocorra algum imprevisto antes ou durante a viagem.

Lembre-se também que não são todos os planos que oferecem essa cobertura. Por isso, faça uma pesquisa detalhada sobre os tipos de assistência de cada plano e opte por aquele que cobrir o cancelamento de voo.

Para adquirir uma cobertura completa, avalie bem como está a sua vida pessoal e profissional. Caso perceba algum tipo de instabilidade, sempre opte por um plano que disponibilize uma assistência de cancelamento de viagem mais completa.

Durante essa pesquisa, opte por acessar sites de segurança e credibilidade como o Seguros Promo, que é a nossa recomendação. O Compara Online e o Real Seguro Viagem também são alternativas confiáveis. Neles, você poderá comparar os preços e coberturas dos planos das principais seguradoras do país.

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo