CoberturasSeguro Viagem

Estou em viagem e perdi os documentos: veja se o seguro viagem cobre

Já imaginou perder passaporte, CNH, Carteira de Identidade ou qualquer outro documento importante durante uma viagem? Só de pensar na burocracia e nos gastos para tirar outra documentação já dá para ficar cansado. Isso, sem contar a dor de cabeça para regressar ao país de residência caso esteja no exterior. Se você acha que um dia poderá vir a dizer: “estou em viagem e perdi os documentos“, esse artigo com certeza irá te ajudar.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Seguro viagem cobre a perda de documentos?

Não. Caso você esteja em viagem e perca seus documentos, o seguro viagem vai garantir apenas auxílio por telefone para orientar como você deve proceder e quais os órgãos deve procurar.

Além disso, se perder o passaporte em alguma cidade que não tenha Consulado ou Embaixada do Brasil, você terá que se deslocar para fazer um passaporte de emergência e/ou solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil. E para completar, o seguro viagem também não oferece cobertura para o deslocamento até Repartição Consular mais próxima.

Veja nossas dicas para fazer uma Viagem Segura.

Estou em viagem e perdi os documentos – o que devo fazer?

É um problema perder documento em qualquer lugar, seja na nossa cidade ou durante uma viagem. Caso esse imprevisto aconteça, listamos o que deverá fazer:

Delegacia

O primeiro passo é procurar a delegacia de polícia mais próxima de você a fim de registrar a perda, roubo ou até mesmo o extravio – caso o documento esteja na mala despachada. Você deverá abrir uma ocorrência informando seus dados e local da perda.

Cancelamento de cartões

Os cartões de crédito também são considerados documentos de viagem. Caso você os perca, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do seu cartão para informar a perda e realizar o cancelamento.

Conheça também o seguro viagem cartão de crédito e veja se vale a pena apostar neste tipo de seguro gratuito.

Repartição Consular brasileira

Caso esteja em viagem no exterior e com o boletim de ocorrência em mãos, você deverá procurar a Repartição Consular Brasileira (Consulado ou Embaixadas) mais próxima de você. Fique atento, pois você deverá comparecer presencialmente no local e não existem consulados e embaixadas em todas as cidades do exterior.

Na Repartição Consular, você terá que solicitar um passaporte de emergência ou uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). Para a emissão da ARB é necessário apresentar o boletim de ocorrência e um documento comprobatório de sua nacionalidade brasileira.

Por isso, sempre que viajar, vale ter uma cópia digitalizada dos documentos. Caso não tenha nenhum outro documento, poderá apresentar-se com duas testemunhas que possam atestar sua nacionalidade.

Seguro viagem ou PB4? Descubra qual dos dois vale mais a pena em cada situação.

Acionar o Seguro Viagem

Caso tenha alguma dúvida e precise de alguma orientação mais detalhada, vale a pena acionar o seguro viagem para que a assistência técnica possa te auxiliar nos procedimentos junto aos órgãos responsáveis.

Agora, se um dia tiver uma má sorte e disser “estou em viagem e perdi os documentos”, você já sabe o que deverá fazer.

Quem tem PB4 precisa de seguro viagem? Descubra aqui.

documentos perdidos

É possível adicionar uma cobertura extra no seguro viagem?

Sim, é possível. Muitas seguradoras permitem que você acrescente uma cobertura extra para a perda ou roubo de documentos. Com isso, você pode viajar com mais tranquilidade.

A cobertura extra nesses casos funciona como um Auxílio Financeiro Emergencial, que consiste numa indenização ao segurado caso o mesmo seja vítima de roubo ou perda de documentos e cartões de crédito durante o período da viagem.

Como contratar uma cobertura extra no seguro viagem?

Se quiser garantir o Auxílio Financeiro Emergencial, nós aconselhamos a entrar em contato com a seguradora escolhida antes da contratação do plano. Você vai precisar informar a data da sua viagem, o destino e seu perfil de viajante para o corretor de seguros. Com isso, ele vai propor a melhor cobertura extra para atender suas expectativas.

Onde contratar o seguro viagem?

Existem várias maneiras para fazer a cotação e contratação. Você pode optar pelos comparadores de seguro viagem ou pelo próprio site da seguradora. Nós gostamos muito do Portal Seguros Promo, pois ele permite comparar até 4 coberturas simultaneamente. Além é claro, de oferecer preços muito bons e uma grande variedade de seguradoras.

Contudo, caso você queira se livrar do risco de dizer “estou em viagem e perdi os documentos”, vale além da atenção redobrada e das cópias digitalizadas, a contratação de uma cobertura extra no seu seguro viagem. Portanto, nesse caso é melhor fazer a contratação diretamente no site da seguradora escolhida ou através de agências.

Veja nosso artigo sobre as melhores seguradoras de viagem.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Quanto custa o seguro viagem e a cobertura extra?

Antes de contratar um seguro viagem, você precisa ter em mente que se estiver em viagem no exterior e precise de algum atendimento médico e/ou odontológico, necessite de algum auxílio jurídico ou até mesmo auxílio para a perda de documentos, isso vai sair muito caro e a conta vai pesar bastante no bolso. Você encontra seguros de viagem a partir de R$10 por dia de viagem.

Tendo essa consciência, você vai perceber que nenhum seguro viagem e contratação de cobertura extra custam caro. Mas o valor vai depender do destino e duração da sua viagem. Além disso, seu perfil como viajante vai fazer diferença, pois existem seguros mais específicos para idosos, gestantes, praticantes de esportes radicais, entre outros. Faça aqui a cotação do seu seguro viagem ao menor preço.

Veja como escolher o melhor seguro viagem.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Lívia Tostes

Lívia Tostes é jornalista e vive em Portugal, onde cursa o Mestrado em Comunicação Política pela Universidade do Porto. É apaixonada por gastronomia, fotografia e cinema - especialmente o cinema brasileiro. Viajar sozinha para conhecer novas culturas é seu hobby favorito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo