Seguro Viagem

O que é traslado de corpo: saiba como funciona e se é obrigatório

Afinal, o que é traslado de corpo? Apesar desse tipo de assistência sempre estar presente na lista de coberturas do seguro viagem, a sua importância e funcionamento ainda causam dúvidas aos segurados. Você é um deles?

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Então continue lendo este artigo e descubra porque essa cobertura deve estar incluída no seu plano de seguro viagem.

O que é traslado de corpo

De forma simples, traslado de corpo é a remoção de uma pessoa falecida de um lugar para outro. O transporte pode ser intermunicipal, interestadual ou até internacional.

Em especial no caso de morte fora do Brasil, é importante verificar que cada país possui a sua legislação específica. Além disso, o processo do traslado de corpo também exige a apresentação de determinados documentos.

Descubra mais informações sobre as principais coberturas do seguro viagem neste artigo.

Como funciona

Fatalidades não têm hora e nem momento certo para acontecer. E é nesse momento que os serviços da cobertura de traslado de corpo tornam-se tão importantes.

Afinal, caso a pessoa venha a falecer durante a viagem devido a uma enfermidade súbita ou acidente, o seguro garante uma indenização das despesas para o transporte do corpo até o local do sepultamento.

Ter acesso a essa cobertura proporciona mais tranquilidade aos familiares da vítima, sobretudo quando o acidente ocorre no exterior. Isso porque a seguradora oferece assistência integral quanto aos assuntos burocráticos e jurídicos exigidos em cada país.

Mas atenção! Apenas é possível ter essa assistência quando você contrata um seguro viagem internacional, que ofereça um cobertura completa para qualquer tipo de imprevisto.

Qual a diferença para traslado médico e regresso sanitário

Sofrer um acidente durante uma viagem ao exterior já é algo preocupante, mas imagine não ter meios de ir até um pronto atendimento ou regressar para o seu país?

São justamente nessas situações que você precisa ter acesso e compreender as principais diferenças entre o que é regresso sanitário e traslado médico.

Veja bem, o traslado médico garante que o viajante receberá atendimento em casos de urgência e emergência ao sofrer qualquer tipo de acidente. A seguradora irá garantir a indenização de todos os custos envolvidos nessa assistência.

Por outro lado, o regresso sanitário é acionado quando – após sofrer um acidente ou ser acometido por doença – o viajante precise regressar ao seu país de origem, mas não tenha condições de viajar como um passageiro regular.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Despesas

O traslado de corpo do exterior para o Brasil é um processo burocrático, especialmente porque vai envolver autoridades e consulados do país no qual ocorreu o falecimento.

O Ministério das Relações Exteriores é responsável pela liberação do corpo, mas nessas situações, as despesas para voltar ao país de origem são indenizadas pela família ou pela empresa de seguros, caso tenha contratado um seguro viagem que cobre traslado de corpo.

Será necessário fazer o registro de óbito no consulado brasileiro, apresentar a certidão de óbito, laudo médico de embalsamento e autorização de remoção do corpo emitida por uma autoridade policial do país.

Todo seguro cobre traslado de corpo?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os viajantes. Isso porque, muitas empresas só utilizavam esse tipo de cobertura como algo opcional ao plano. Ao escolher esse diferencial, o segurado deveria pagar um valor extra.

No entanto, essa realidade mudou em 2014, quando a cobertura de traslado de corpo passou a ser regulada pela SUSEP. Desde então, ela está inserida em qualquer plano de seguro viagem internacional.

É obrigatório oferecer segundo a SUSEP?

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) o traslado de corpo é uma cobertura obrigatória apenas para seguro viagem internacional. Essa medida foi regulamentada por meio da Resolução 315/2014 que instituiu novas regras para as apólices de viagem.

Nesse sentido, todas as seguradoras podem comercializar planos com esse tipo de assistência ao viajante. Caso isso não ocorra, elas lesam um direito do consumidor e estão sujeitas a multas e sanções da SUSEP.

Vale a pena destacar que para garantir a maior proteção dos viajantes, muitas seguradoras incluem o traslado de corpo como um item adicional na apólice de seguro viagem nacional.

Qual a cobertura média ideal?

A cobertura do seguro para que seja feito o traslado do corpo deve englobar, obrigatoriamente, algumas condições básicas.

Nelas, estão incluídas a indenização de todos os custos com o transporte do corpo até o local indicado do sepultamento, além disso presta assistência jurídica e burocrática para esse tipo de situação.

De maneira geral, as seguradoras oferecem uma cobertura de US $20 mil dólares que é capaz de suprir todas as despesas que esse tipo de assistência promove aos viajantes.

Aprenda neste artigo como escolher o melhor seguro viagem que atenda a todas as suas necessidades.

Quais planos das principais seguradoras oferecem essa cobertura

Agora que você conhece o que é traslado de corpo e a importância dessa cobertura, torna-se importante descobrir quais são as seguradoras que oferecem essa assistência nos seus planos.

Assist Trip

A Assist Trip oferece seguro viagem internacional com cobertura completa, que inclui traslado de corpo no valor de USD 20 mil. Os principais planos dessa seguradora são:

  • AT 40;
  • AT 60;
  • AT 100;
  • AT 250.

Os planos da Assist Trip oferecem o melhor custo benefício para o viajante. A prova disso, é que é possível contratá-los a partir de R$12,00 por dia de viagem para o exterior.

Quer contratar um seguro viagem Assist Trip? Clique aqui para realizar uma cotação.

Assist Card

A Assist Card é outra renomada empresa de seguro viagem. Os planos internacionais com destino aos Estados Unidos e Europa disponibilizam a cobertura de traslado de corpo no valor de USD 10.000,00 para viajantes com até 50 anos.

Os planos dessa categoria são:

  • AC 50;
  • AC 60;
  • AC 120.

Vale a pena destacar que o valor dessa cobertura aumenta para USD 15.000,00 nos planos AC250 e AC150, destinados para segurados com idade acima de 74 anos de idade.

Affinity

Contratar o seguro viagem Affinity é sinônimo de segurança integral durante toda a estadia no exterior. Assim como as demais, os seus planos internacionais cobrem a assistência para traslado de corpo no valor mínimo de USD 60 mil.

Os principais planos da Affinity que garantem essa cobertura são:

  • Affinity 60;
  • Affinity 110;
  • Affinity 330;
  • Affinity 500;

Também é possível contratar planos com coberturas personalizadas de traslado de corpo para estudantes e atletas.

Faça aqui a cotação do seu seguro viagem.

Críticas no Reclame Aqui quanto a essa cobertura

Pesquisar a reputação de um serviço em sites como o Reclame Aqui tornou-se algo indispensável para avaliar a sua qualidade antes de contratá-lo.

Assim, ao pesquisar sobre a cobertura de traslado de corpo dos planos de seguro viagem é possível constatar que não há registro de reclamações de outros clientes. Isso demonstra a credibilidade e eficiência das seguradoras na prestação desse tipo de assistência.

Dicas importantes

De acordo com o site do Governo Brasileiro, em caso de falecimento de cidadãos brasileiros no exterior, é preciso registrar o óbito na Repartição Consular do Brasil no país de destino para então providenciar o traslado do corpo.

Também é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Registro de Óbito expedido por Repartição Consular brasileira;
  • Certificado de traslado do corpo;
  • Certificado de Embalsamento;
  • Atestado sanitário emitido pela funerária declarando que a causa da morte não ocorreu em conseqüência de doença infecto-contagiosa e que a caixa que recobre a urna funerária está conforme as exigências legais.

Cidadãos brasileiros falecidos no exterior poderão ter seu óbito registrado, mediante declaração de familiar brasileiro ou de um representante escolhido pela família, que deverá comparecer ao Consulado-Geral

Todos os documentos, com exceção do registro consular de óbito, devem ser apostilados em agências credenciadas. Além disso, a certidão de óbito deve ser transcrita em cartório brasileiro. E tanto o registro de óbito quanto a primeira via da certidão são gratuitos.

Custeio das despesas

É importante ficar atento pois o Ministério das Relações Exteriores não arca com as despesas do traslado de corpo. Ele apenas facilita o contato dos familiares com as instituições judiciárias e policiais estrangeiras. Além disso, procura agilizar os trâmites burocráticos relacionados à liberação do corpo.

Por isso, é muito importante comprar o seu seguro viagem para sair de casa tranquilo!

Onde contratar

Agora que você sabe o que é traslado de corpo e quais são os melhores planos de seguro viagem que oferecem essa cobertura, não há mais desculpas para não contratar uma apólice hoje mesmo.

Nesses casos, a nossa recomendação é visitar o site do Seguros Promo. Isso porque, nessa plataforma você irá conseguir comparar os preços e coberturas de cada plano que indicamos neste artigo.

Compre com desconto

Ao fazer a contratação no Seguros Promo você pode adquirir seu seguro pelo melhor preço do mercado. Veja bem, o site oferece 5% de desconto no pagamento via boleto bancário e se quiser ganhar mais 5% use o nosso cupom de desconto SVP5.

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo