CoberturasSeguro Viagem

O que é traslado de corpo? Entenda a cobertura no seguro viagem

Você sabe o que é traslado de corpo? Apesar desse tipo de assistência sempre estar presente na lista de coberturas do seguro viagem, a sua importância e funcionamento ainda causam dúvidas entre os segurados. Se você é um deles, então continue a ler este artigo e descubra porque este serviço é essencial para viajar protegido.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para sua viagem. Em parceria com o Seguros Promo, garantia do melhor preço.

O que é traslado de corpo?

Em poucas palavras, é a liberação e o transporte do corpo de um segurado falecido durante a viagem, em caso de morte por acidente ou enfermidade súbita. O traslado ocorre do local da ocorrência do evento até a residência ou local do sepultamento.

Saber o que é traslado de corpo e contratar um plano com este serviço é fundamental, uma vez que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil não se responsabiliza pelas despesas de traslado de corpo de brasileiros no exterior, sejam eles turistas ou residentes. A exceção é apenas se a pessoa estivesse no exterior a serviço do país ou se a nação estrangeira tiver alguma responsabilidade sobre a morte.

Além das questões financeiras, que são de fato importantes, o traslado de corpo também facilita o cumprimento da legislação para a liberação do corpo. Cada país tem suas regras, documentações e exigências específicas. Portanto, contratar uma cobertura que possa amparar a família neste tipo de situação vai fazer a diferença.

O transporte pode ser intermunicipal, interestadual ou até internacional, sendo indicada o meio ideal pelo seguro viagem.

Traslado intermunicipal

Cada município tem suas próprias diretrizes. Neste caso, o atendimento do seguro viagem pode auxiliar no contato com a prefeitura e na contratação de um serviço especializado.

Para o traslado de corpo intermunicipal, será preciso as seguintes documentações:

  • Cópia autenticada da identidade do requerente;
  • Cópia autenticada do local onde o corpo está e do proprietário do jazigo que irá receber o corpo;
  • Cópia autenticada da certidão de óbito;
  • Alvará judicial;
  • Autorização expedida pela Vigilância em Saúde Ambiental.

Traslado interestadual

Para casos entre Estados, as normas estaduais é que comandam. Nem todos os estados possuem programas sociais voltados para auxílio funeral.

Neste caso, a contratação de um serviço particular é a melhor solução, e é aí que entra, também, o auxílio do seguro viagem contratado. Os documentos são os mesmos do traslado intermunicipal.

Traslado internacional

Para traslado entre países, o processo pode ser um pouco mais burocrático e depende dos procedimentos entre os consulados. Eles são responsáveis pela liberação do corpo, mesmo não havendo custeio do Ministério das Relações Exteriores.

É preciso contratar o serviço funerário junto ao seguro viagem. Para isso, a documentação é:

  • O registro no consulado;
  • Certidão de óbito;
  • Laudo médico de embalsamento;
  • Autorização de remoção do corpo emitida por uma autoridade policial do local do evento.

Veja um dicionário seguro viagem e entenda os principais termos que constam nas apólices.

Diferença entre traslado de corpo, traslado médico e regresso sanitário

Atenção, trata-se de três coberturas diferentes. O que é o traslado de corpo já explicamos: o seguro viagem cobre a indenização dos custos do transporte do corpo do segurado até o local de sepultamento.

Já o traslado médico garante que o viajante receberá atendimento em casos de urgência e emergência ao sofrer qualquer tipo de acidente. Ela envolve a remoção do segurado do local onde aconteceu a emergência, até o atendimento médico, geralmente o hospital. A seguradora irá garantir a indenização de todos os custos envolvidos nessa assistência.

Por outro lado, o regresso sanitário é acionado quando o viajante precisa retornar ao seu país de origem, depois de sofrer um acidente ou doença, mas não tem condições de viajar como um passageiro regular. Neste caso, o seguro viagem disponibiliza o transporte recomendado pelo médico e paga as despesas desta viagem até o limite contratado.

O que é traslado de corpo mãos dadas

Descubra 5 situações que custam mais que o seguro viagem.

Como é feito o traslado de um corpo?

Imagine que a viagem foi feita de avião: isso quer dizer que o traslado do corpo terá que ser feito da mesma forma. Em voos nacionais, deve seguir uma série de procedimentos mais rígidos.

Geralmente, é feita pela divisão de transporte de cargas, como acontece com a companhia aérea Latam Airlines, por exemplo, que chega a transportar 135 caixões, em média, por mês. É preciso reservar a ida junto ao call center da companhia aérea com, pelo menos, seis horas de antecedência do voo desejado, além dos documentos que já falamos anteriormente.

Se o transporte puder ser feito por via terrestre, o serviço contratado para o funeral faz o traslado. Não deixe de conferir as condições gerais do seguro contratado para saber exatamente qual a cobertura atendida.

Como funciona a cobertura de traslado de corpo no seguro viagem?

O traslado de corpo do exterior para o Brasil é um processo burocrático, principalmente porque vai envolver autoridades e consulados do país onde ocorreu o falecimento.

  • Depois de constatar o falecimento, o acompanhante do viajante ou membro da família deve entrar em contato com a central de atendimento do seguro viagem. Assim, poderá obter todas as informações sobre os próximos passos;
  • Provavelmente será necessário providenciar o registro de óbito junto ao consulado brasileiro, um laudo médico e uma autorização de remoção, emitida por uma autoridade policial do país onde estava sendo realizada a viagem;
  • Os serviços do traslado do corpo serão prestados a partir do momento em que o corpo do segurado se encontrar liberado pelas autoridades competentes, inclusive policiais. Além do mais, não deve existir nenhum obstáculo físico, material, policial, jurídico ou outro que impeça o transporte dentro da legislação.

A cobertura, geralmente, tem como objetivo garantir o pagamento, que pode ser mediante reembolso ou prestação de serviços, em rede autorizada no destino da viagem, das despesas com a liberação e o transporte do corpo. O valor será o do capital segurado contratado.

Mas atenção! Apenas é possível ter essa assistência quando você contrata um seguro viagem que ofereça uma cobertura completa para qualquer tipo de imprevisto. Por isso, consulte a apólice de seguro viagem para se sertificar que todos os itens estão incluídos.

Quais são os serviços incluídos?

Além de saber o que é traslado de corpo em linhas gerais, nós detalhamos a seguir os serviços que esta cobertura garante. É importante, antes de mais nada, ler o que a sua apólice de seguro diz, pois, os itens podem variar de acordo com cada empresa.

No geral, são incluídos os seguintes procedimentos e objetos imprescindíveis ao traslado do corpo:

  • Orientações sobre a documentação;
  • Embalsamamento;
  • Cremação no exterior, caso a família opte por ela, o seguro realiza o transporte da urna com as cinzas até o local de residência do viajante;
  • Fornecimento de caixão comum ou urna provisória para transporte funerário;
  • Traslado dos restos mortais até o destino de origem da viagem. Este traslado é realizado pelo meio de transporte considerado adequado pela seguradora, com a rota mais direta e econômica
    possível.

A cobertura garante que essas providências sejam realizadas pela rede autorizada da seguradora. Entretanto, é possível que a família prefira contratar os serviços por conta própria. Sendo assim, a maioria das empresas dá direito ao reembolso de despesas até o limite do valor contratado, sem problemas.

Importante: normalmente as coberturas básicas de traslado de corpo não cobrem caixão especial nem despesas relativas a funeral, serviço religioso e enterro. Também não reembolsam custos relacionados à busca do corpo ou realização de provas em caso de desaparecimento. Entenda quais são os riscos excluídos do seguro viagem e como eles impactam na cobertura.

Todo seguro viagem oferece traslado de corpo?

Os seguros viagem para o exterior sim. Vale a pena destacar que, para garantir a maior proteção dos viajantes, muitas seguradoras incluem o traslado de corpo como item adicional na apólice de seguro viagem nacional.

Até 2014, muitas empresas só utilizavam esse tipo de cobertura como algo opcional ao plano. Ao escolher esse diferencial, o segurado deveria pagar um valor extra.

No entanto, essa realidade mudou depois daquele ano, quando a cobertura de traslado de corpo passou a ser regulada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). A medida foi regulamentada por meio da Resolução 315/2014, que instituiu novas regras para as apólices de viagem. Desde então, ela é cobertura obrigatória, mas apenas nos seguros de viagem para o exterior.

Qual o valor recomendado desta cobertura?

De maneira geral, as seguradoras oferecem uma cobertura de 20 mil dólares. Entretanto, é preciso analisar três fatores que podem exigir a contratação do seguro com traslado de corpo de maior valor:

  1. Custo elevado de procedimentos desta natureza em países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e na União Europeia;
  2. A distância entre o destino da viagem e o país de residência. Quanto maior ela for, mais caro será o transporte. Considere, por exemplo, países na Ásia e no Oriente Médio;
  3. O grau de dificuldade com o transporte do corpo, em ilhas, montanhas, pistas de esqui e destinos remotos.

Como o valor do traslado de corpo influencia no preço do seguro?

Há diversas variáveis que influenciam o cálculo do preço do seguro. Entre elas, os valores de reembolso para despesas médicas, de seguro bagagem e do próprio traslado de corpo, que é nosso tema aqui. A quantidade de itens cobertos na apólice, a duração e o destino da viagem também afetam o valor cobrado.

Para você ter uma ideia, confira os preços de alguns planos com diferentes valores de traslado de corpo. Eles custam menos do que você imagina. Fizemos uma pesquisa para uma viagem de 10 dias a Europa, por pessoa.

CoberturaTA 40 EuropaApril 30 Europa BasicIntermac 60 PrataAffinity 150 Europa
Despesas médicas e hospitalaresEUR 40 milEUR 30 milUSD 60 milUSD 150 mil
Traslado de corpoEUR 20 milEUR 50 milUSD 40 milUSD 50 mil
ValorR$146,79R$190,62R$219,92R$217,98

*Cotação realizada em 24 de novembro de 2020, utilizando nosso comparador de seguros.

Como acionar o seguro viagem em caso de falecimento?

Basta a família ou o acompanhante do viajante entrar em contato com a central de atendimento do seguro viagem, para solicitar todas as informações sobre as assistências disponíveis. A equipe da seguradora terá todas as orientações e detalhes sobre o transporte de corpo e o que ele inclui.

É possível encontrar os contatos da seguradora no voucher que foi enviado ao viajante ou no site oficial da empresa. Confira outras dicas de como acionar seguro viagem de forma rápida.

É possível que a assistência seja negada?

Algumas situações estão excluídas da cobertura de traslado de corpo. Entre eles, está qualquer custo de transporte dos restos mortais e de serviços que não tenham sido pré-aprovados ou pré-arranjados pela seguradora. A cobertura também é negada se houver alguma intervenção de empresas funerárias ou terceiros, sem prévia autorização da seguradora.

O seguro também não se responsabiliza pelo traslado de corpo ou outras assistências em caso de suicídio e se as lesões tiverem sido causadas por doenças preexistentes de conhecimento do segurado que não foram declaradas no momento da contratação do seguro.

O que é traslado de corpo avião

Aproveite e saiba mais sobre seguro viagem Ásia e seguro viagem Oriente Médio.

O que fazer caso a assistência seja negada?

Se todas as condições tiverem sido cumpridas pelo viajante e a família e, ainda assim, a seguradora colocar dificuldades no atendimento, a família pode entrar em contato com a empresa intermediária da compra do seguro (que pode ser a agência de viagens ou o site onde foi realizada a compra, por exemplo), se houver. Neste caso, eles podem tentar conversar com a equipe da seguradora e resolver o problema.

Nessas situações também é possível registrar uma reclamação na Susep. Para isso, basta indicar os dados da seguradora, registrar o problema e encaminhar a reclamação. A queixa é encaminhada para a seguradora e o prazo para solucionar o problema ou encaminhar uma justificativa ao segurado é de 15 dias.

Outro passo é entrar com um processo de queixa no perfil da empresa no Reclame Aqui e em suas redes sociais. Em seguida, vale buscar o auxílio do Procon de seu estado. Se nada disso resolver, infelizmente será necessário entrar na justiça para solicitar a indenização dos prejuízos materiais sofridos com as despesas.

É necessário sempre guardar todos os documentos originais e cópias deles para comprovar tudo, mesmo que a situação já tenha sido resolvida. Neste artigo sobre reembolso de seguro viagem, você encontra a lista de documentos mais importantes para se resguardar.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Agora que você já sabe o que é traslado de corpo e a importância dessa assistência durante sua viagem é hora de escolher o plano ideal. Já listamos alguns dos melhores planos que oferecem essa cobertura, você pode contratar uma apólice para a sua próxima viagem ou passar adiante esta informação para seus amigos e familiares.

Destacamos, por exemplo, o que o plano April 30 Europa Basic, da April Brasil, oferece: 50 mil euros de traslado de corpo, que é um valor que oferece uma tranquilidade muito maior, sem você precisar pagar muito.

Uma sugestão é conhecer o nosso comparador de seguros. Ele é desenvolvido pela nossa equipe, sendo a plataforma mais eficiente para simular, comparar e comprar seguros em um mesmo lugar, com as melhores coberturas para o seu destino e o melhor custo-benefício.

Ganhe desconto no seguro viagem

Ao fazer a contratação no nosso comparador de seguros ou no nosso parceiro Seguros Promo, você pode adquirir seu seguro pelo melhor preço do mercado. Eles oferecem 5% de desconto no pagamento via boleto bancário. Se quiser ganhar mais 5%, basta utilizar nosso cupom de desconto SVP5. Somando tudo, você fica com 10% de redução no preço final. Aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo