Muitas preocupações giram em torno de uma viagem, mas mais ainda se você tiver um bicho de estimação. Afinal, é preciso garantir que seu melhor amigo esteja protegido durante uma viagem com você ou que ele tenha todos os cuidados necessários caso fique na sua cidade de origem sem você. É para isso que o seguro viagem para pet existe: para garantir a sua tranquilidade e a segurança do seu bichinho caso algo saia do previsto.
Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre a cobertura e como contratá-la. Vamos lá?
Você vai ler
O que é o seguro viagem para pet?
O seguro viagem para pet é uma cobertura que pode estar incluída no seguro viagem, para humanos, que visa dar proteção para bichos de estimação, normalmente cães e gatos, e mais tranquilidade para seus donos.
Com um seguro viagem tradicional, você garante atendimento e assistência em caso de emergências médicas e outros imprevistos para si mesmo durante uma viagem. Contratando um seguro viagem com a cobertura para pets, você faz o mesmo pela saúde do seu amiguinho: garante o atendimento necessário para o pet em caso de urgência com o respaldo da seguradora contratada.
O tipo de seguro viagem e os serviços incluídos em um plano vão depender muito de seguradora para seguradora. Mas, geralmente, a cobertura para pets é ideal para você curtir uma viagem tranquilamente e evitar gastos excessivos nos cuidados com seu amigo caso precise – esteja ele viajando com você ou em casa te esperando.
E o seguro viagem internacional para pet?
O seguro viagem internacional para pet funciona da mesma forma que o seguro viagem para pet, a diferença é que ele vai valer apenas para viagens para fora do país.
Para contratá-lo, basta encontrar uma seguradora com a cobertura incluída no seu próprio seguro viagem internacional, seja ele para a América do Norte, Europa ou outro destino, ou conferir se é possível adicionar o item caso não tenha no plano que você acha o mais apropriado para você.
Motivos para contratar um seguro viagem para pet
Os principais motivos para contratar um seguro viagem para pet são segurança e tranquilidade.
Isso porque o seguro viagem para pet garante que você tenha acesso a atendimento e reembolso caso seu pet sofra algum acidente ou adoeça por alguma razão e precise receber assistência veterinária. Nunca podemos prever o que vai acontecer, né?
Contratando a cobertura, você viaja com proteção garantida tanto para o seu pet quanto para o seu bolso.
O que avaliar na cobertura do seguro viagem para pet?
Existem alguns pontos principais que devem ser avaliados na hora de escolher o seguro viagem que irá proteger seu companheiro. São eles:
Quais os serviços inclusos?
Bichos com necessidades especiais podem precisar de cuidados especiais. Se for o caso do seu cachorro ou gato, faça questão de entender o que está incluso na cobertura ou não.
Qual o valor limite da cobertura?
Confira se o valor total da cobertura para pets é capaz de cobrir gastos com atendimento veterinário, exames e medicamentos, por exemplo.
Ainda, se o seu amiguinho já tiver algum problema de saúde pré-existente, entenda se o valor poderia atender ao tipo de urgência que pode aparecer.
Onde seu pet pode ser atendido se precisar?
Alguns seguros podem exigir que seu pet seja atendido em alguma clínica veterinária pré-definida, outros irão oferecer o reembolso dos gastos que você tiver em qualquer clínica.
Sendo assim, decida o que faz mais sentido para você: às vezes um gasto veterinário pode ser bem oneroso para o seu momento financeiro, mas às vezes a clínica na qual seu pet pode ser atendido é tão fora de mão que não vale a pena contar com essa restrição.
Qual tipo de cobertura é oferecida?
Tudo vai depender da seguradora que você contratar, mas, em geral, o seguro viagem para pet costuma cobrir despesas com:
- Consulta veterinária de emergência;
- Medicamentos com prescrição;
- Exames;
- Atendimento clínico hospitalar e ambulatorial;
- Cirurgias de emergência;
- Assistência funerária veterinária.
Algumas seguradoras, ainda, podem oferecer cobertura para alimentação e hospedagem do seu bicho de estimação em caso de atraso no seu retorno à casa.
Quais os principais planos de seguro viagem para pet?
As principais seguradoras que oferecem o serviço são a Assist Card e a Coris. As despesas cobertas, no entanto, variam muito de plano para plano. Vamos dar uma conferida em mais detalhes agora mesmo.
Assist Card
A cobertura para pets da Assist Card está incluída nos planos da seguradora a partir de USD 150 mil e funciona por reembolso de até USD 200.
O item de despesas com pet da seguradora reembolsa o segurado diante de atendimentos por motivos de acidentes ou doenças, exames laboratoriais, cirurgias e internações de emergência, e gastos com um possível falecimento do bichinho. Além disso, também inclui hospedagem em hotel para pets no caso de adiamento do retorno da viagem por conta de acidente ou doença súbita.
Os USD 200 da cobertura, afinal, também podem ser usados para pagar as diárias do bicho em um hotel homologado pela Assist Card caso o tutor não possa voltar dentro do previsto.
Coris
Já na Coris, a cobertura está incluída em planos a partir de USD 30 mil e cobre as despesas veterinárias com seu bichinho, de consultas a exames e medicamentos prescritos durante a viagem.
A cobertura é de USD 200 que, caso você acabe tendo uma emergência com seu cãozinho ou gatinho, é possível solicitar por meio de reembolso.
Quanto custa um seguro viagem para pet?
O preço do seguro viagem para pet pode variar bastante, isso porque vai depender do seguro viagem contratado.
Fizemos a cotação, pelo Seguros Promo, de um seguro viagem Europa com seguro viagem para Pet pensando em uma viagem de 10 dias. A cotação foi realizada no dia 18 de março de 2023.
Cobertura | Assist Card 150 +Covid19 | Coris 100 Basic +Covid19 |
Despesas médicas e hospitalares (DMH) | USD 150 mil | USD 100 mil |
Seguro viagem para pet | USD 200 | USD 200 |
Valor | R$ 548,96 | R$ 336,83 |
Como comprar o seguro viagem para pet?
A forma mais fácil de comprar o seguro é encontrar uma seguradora que ofereça a cobertura diretamente no site, como no caso da Assist Card e da Coris.
Assim você pode calcular as diferenças de preço diretamente no site das seguradoras e nos sites de comparadores de seguros como o Seguros Promo. Por mais que nem todas as coberturas apareçam diretamente no comparador, as coberturas incluídas em um seguro sempre aparecerão na apólice.
Também é possível entrar em contato com as seguradoras de seu interesse e questionar sobre a existência da cobertura como um item adicional no seu próprio seguro viagem. De qualquer forma, é preciso contratar um seguro viagem para ter o seguro viagem para pet como uma cobertura extra.
Recomendação Seguro Viagem Pro
Se você não tem restrições de preço em relação ao seu seguro viagem, vale mais a pena contratar o seguro da Assist Card, que inclui gastos com hospedagem do seu cãozinho ou gatinho caso seu retorno ao local de origem seja adiado.
Por outro lado, embora o plano da Coris não tenha esse diferencial, é um plano mais em conta, ainda mais se o valor para despesas médicas e hospitalares (DMH) for mais baixo que USD 100 mil. Além disso, não são todos os planos da Assist Card que incluem o seguro viagem para pet, apenas os de DMH acima de USD 150 mil.
De qualquer maneira, o seguro viagem para pet deve ter um valor adequado para os gastos que você pode vir a ter com seu bichinho em caso de emergências. Sendo assim, se o seu pet possui algum problema de saúde crônico ou recorrente, sempre considere se a cobertura atende a essas necessidades.
Ganhe desconto no seguro viagem
Ao decidir o seu seguro viagem com seguro viagem para pet, você pode ganhar 10% de desconto na contratação pelo Seguros Promo. Basta usar o cupom SVP5 na hora de finalizar sua compra para ganhar 5% e, depois, optar pelo pagamento via Pix ou boleto para ganhar mais 5%.
Depois é só curtir sua viagem sabendo que seu bichinho estará tão seguro quanto você. Boa viagem!