CoberturasSeguro Viagem

O que é regresso sanitário? Entenda a cobertura no seguro viagem

São muitos os termos desconhecidos que fazem parte da apólice do seguro viagem. Entre eles o regresso sanitário, que se confunde com outros termos semelhantes, mas com coberturas bem diferentes. Mas afinal, o que é o regresso sanitário, como funciona a cobertura, quando ela pode ser acionada? Entenda esses e outros pontos importantes sobre a proteção.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para sua viagem. Em parceria com o Seguros Promo, garantia do melhor preço.

O que é regresso sanitário?

O regresso sanitário é a cobertura do seguro viagem que custeia os gastos com o transporte do segurado garantindo as condições médicas necessárias em casa de impossibilidade de regresso em voo regular. A cobertura pode ser acionada apenas com indicação médica e acontece quando o segurado precisa de um transporte com as condições de acompanhamento médico.

Geralmente a cobertura é acionada quando o segurado sofre um acidente ou tem uma doença súbita, precisa ser internado até estar estabilizado e, posteriormente não tem condições de regressar em um voo comercial. O transporte é requisitado quando o paciente está em condições de viajar, mas precisa continuar o tratamento no país de origem.

Esse transporte especial pode ser uma UTI móvel montada no avião, assim como em avião com o equipamento médico necessário para o transporte. Além disso, a cobertura também fornece o acompanhamento da equipe médica especializada para que o paciente chegue ao destino assistido em todos os momentos.

Seguro viagem cobre regresso sanitário?

Sim. A cobertura de regresso sanitário é obrigatória no seguro viagem internacional. Esse é um dos itens exigidos no seguro viagem.

O que é preciso observar no momento da contratação é o valor da cobertura, que varia de um plano para outro. Assim, enquanto alguns planos tem coberturas mais baixas de 20 mil dólares, por exemplo, em outros a cobertura está incluída nas despesas médicas e hospitalares.

Desta forma, antes de contratar o seguro é preciso analisar a cobertura, valores máximos de cobertura e as condições, para isso, consulte a apólice do seguro viagem.

Como funciona o regresso sanitário?

O regresso sanitário pode funcionar tanto por acionamento da seguradora, quando ela é responsável pela prestação do serviço, quanto por reembolso, quando o segurado arca com os custos e posteriormente a segurado cobre os valores gastos.

A proteção garante o transporte do segurado para o local de origem em transporte que assegure as condições médicas. Nesses casos, o pedido de transporte especial deve ser realizado pelo médico responsável pelo paciente, sendo que apenas um profissional habilitado pode requerer o serviço.

As despesas cobertas estão limitadas pelo capital pré-definido na apólice, assim, caso o valor ultrapasse o limite, o segurado deve cobriras despesas restantes.

O que fazer em caso de reembolso?

Caso o transporte tenha sido custeado pelo segurado, é preciso entrar com a solicitação de reembolso. Nesses casos, há uma série de documentos que devem ser apresentados para que seja possível reaver o valor. Entre os documentos:

  • Comprovantes e/ou recibos originais das despesas com o traslado, quando for o caso;
  • Laudo médico do profissional responsável pelo atendimento, atestando a ocorrência do evento
    coberto e especificando a descrição da patologia e procedimentos realizados;
  • Nota Fiscal e Comprovante de despesas detalhado com o translado;
  • Documento de alta médica com data e horário de início e término da internação.

Esses são apenas alguns dos documentos que podem ser solicitados. O ideal é consultar a apólice do seguro viagem e consultar a lista completa detalhada.

O que não faz parte do regresso sanitário?

São riscos excluídos, ou seja, itens não cobertos no regresso sanitário:

  • Eventuais custos de resgate (busca e salvamento) cobrados por entidades públicas ou privadas;
  • Despesas referentes a serviços pelos quais o segurado não precisa pagar ou já incluídas nos serviços contratados para sua viagem;
  • Tarifas de táxi, exceto o táxi utilizado para o socorro do segurado em substituição a uma ambulância para levá-lo ou partir do hospital.

Traslado sanitário x regresso sanitário, qual a diferença?

Não existe diferença entre os termos, na verdade, o mais usado é regresso sanitário, uma vez que o segurado está retornando ao local de origem. Entretanto, pode ser usado o termo traslado também, o mais importante é observar qual a expressão usada pela seguradora para facilitar no momento de acionar a cobertura.

transferência médica seguro viagem

E o traslado médico e traslado de corpo?

O traslado médico é o transporte do segurado entre o local no qual acontece a emergência, pode ser um acidente ou doença súbita, no qual não tenha condições de se deslocar até o atendimento. Nesses casos o trasporte pode ser realizado de ambulância, helicóptero, etc. O traslado médico em alguns países pode ser realizado pelo serviço público, porém, em outros lugares esse serviço é pago e a seguradora deve cobrir os custos conforme o valor máximo indicado na apólice.

O traslado de corpo, também designado repatriamento de restos mortais, é o transporte funerário do segurado. Esse transporte acontece entre o local da morte e o local de residência. Além disso, a cobertura também conta com o auxílio na liberação do corpo, na qual é necessário emitir a documentação junto aos órgãos competentes. Essa cobertura é essencial quando há óbito do segurado uma vez que além de fornecer auxílio para a família, também cobre as despesas decorrentes do transporte.

A seguradora pode negar a cobertura de regresso sanitário?

Sim. Qualquer cobertura pode ser negada pela seguradora se não cumprir os requisitos ou se constar entre os riscos excluídos, por isso a importância de ler com atenção a apólice do seguro viagem.

Um dos principais pontos a se atentar na cobertura de regresso sanitário é que a assistência só pode ser solicitada pelo médico, ou seja, o segurado não pode solicitá-la. Assim, não adianta tentar entrar em contato direto com a seguradora, quem deve realizar o processo é a equipe médica. E caso seja realizada por reembolso, esse requisito também deve ser cumprido.

Importância de contratar um seguro regulado pela SUSEP

Todos os segurados comercializados no Brasil são regulados pela SUSEP, assim, para quem a proteção seja vendida no mercado brasileiro é preciso que ela atenda os requisitos definidos. Dessa forma, ao contratar um seguro viagem você pode consultar na SUSEP se ele está registrado e, consequentemente, se segue as normas.

Outro ponto importante da regulamentação é que é possível registrar reclamação junto ao órgão em caso de incumprimento. Assim, a entidade acompanha a reclamação e dá um prazo para que a seguradora solucione a questão.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Onde contratar um seguro viagem com regresso sanitário?

A melhor forma de contratar a proteção é nos comparadores de seguro viagem. Além de apresentarem vários planos em um único lugar, os comparadores apresentam preços bem atrativos, com coberturas que atendem todos os perfis de viajantes.

Os comparadores são essenciais na busca, por isso, desenvolvemos o comparador do Seguro Viagem Pro, que reúne em uma única plataforma os planos das melhores seguradoras com valores atrativos. Além disso, ele foi desenvolvido um parceria com o Seguros Promo, o principal comparador no Brasil.

Outros comparadores que nossa equipe também usa e recomenda são: a Real Seguro Viagem, o Compara e o Assistente de Viagem. Todos são confiáveis e oferecem boas opções de planos de seguro viagem.

Desconto no seu seguro

Quer um incentivo extra para contratar o seguro viagem? Usando o nosso comparador ou o Seguros Promo você pode ganhar até 10% de desconto na compra. Para isso, basta inserir o cupom SVP5 e na hora você recebe 5% de desconto. Para dobrar a redução basta escolher o boleto bancário como forma de pagamento. Aproveite e viaje tranquilo!

Se você ainda não conhece bem o site Seguros Promo, veja esse artigo de avaliação que fizemos sobre essa plataforma.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Carolina Sanches

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor; a qualidade de vida. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e graduada em Jornalismo pela Puc-Minas, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Visite o perfil da Carolina no Linkedin.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo