Tudo sobre Seguro Viagem
Seguro Viagem

Apólice de Seguro Viagem: entenda o significado de cada item

apolice seguro viagem

Para contratar um seguro, sugerimos aos nossos leitores atenção à cada item presente na sua apólice de seguro viagem. Mas o que significa todos aqueles termos? Como saber exatamente o que estou contratando? Explicamos tudo neste artigo.

Como entender a Apólice de Seguro Viagem

Pode parecer complexo, mas na verdade não é. Basta conhecer o que cada item da apólice de seguro viagem quer dizer e assim ficará fácil entender a cobertura do que o plano escolhido por você.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Dependendo da seguradora ou do site comparador de seguros que você está utilizando os nomes podem sofrer pequenas variações. Mas é fácil identificar do que se trata. Veja as coberturas mais importantes abaixo.

Assistência Médica Hospitalar e Odontológica

Essa é a parte mais importante da apólice de seguro viagem. É nesse item que estão descritos os direitos dos segurados em caso de enfermidades ou acidentes durante a sua viagem.

Despesa Médica Hospitalar (DMH)

É o valor de indenização ou pagamento que a seguradora disponibiliza ao segurado em caso de acidentes ou enfermidades súbitas ocorridas no período de viagem. Esse valor deve cobrir consultas, exames e intervenções cirúrgicas.

Assistência médica por enfermidade preexistente

Esse item garante a assistência médica em caso de urgência ligada a doenças preexistentes que se manifestem durante a viagem. Isso independe se o cliente sabia ou não da existência dessa doença. O atendimento de urgência deve estabilizar e medicar o paciente para que ele possa seguir a viagem ou retornar ao seu país de origem.

Nem todos os seguros viagem cobrem esse tipo de assistência, se você possui uma doença que pode gerar alguma urgência em viagem, é bom estar atento a esse item e garantir que o seguro contratado cobre as despesas.

Assistência médica para a prática de esportes

Essa assistência médica é específica para acidentes ou problemas de saúde que aconteçam devido à prática de esportes durante a viagem. Normalmente, é uma possibilidade à parte nos seguros, que costumam cobrar uma taxa extra para esse tipo de despesa. É indicado para quem vai fazer trilha, acampamento, surf, esquiar e outros tipos de atividades de aventura.

Leia também o nosso artigo completo sobre o seguro viagem para esquiar.

Assistência médica para gestantes

Assistência médica específica para mulheres grávidas com relação às emergências ligadas ou não à gravidez. Essa assistência também é considerada um extra, e deve ser prioridade a quem viaja à espera de um bebê. Conheça tudo sobre o Seguro Viagem Gestante.

Assistência Odontológica

Cobre todo tipo de atendimento dentário necessário durante a viagem, seja por dor, cárie, dente quebrado, cirurgias ou qualquer outro problema que comprometa a arcada dentária do cliente. É preciso estar atento pois alguns seguros viagem baratos têm cobertura muito baixa ou inexistente desse tipo de assistência, e ela é muito importante.

Assistência Farmacêutica

Esse item garante o reembolso do valor gasto com a compra de medicamentos indicados por receita do médico ou dentista que atende o cliente segurado. É importante guardar tanto a receita quanto os recibos do valor gasto nas farmácias para receber o reembolso. Qualquer medicamento comprado sem a receita médica não é ressarcido.  O valor é coberto até o limite contratado na apólice de seguro viagem.

apólice seguro viagem

Fisioterapia

Garante o pagamento das despesas com fisioterapia até o limite contratado na apólice de seguro viagem. Apenas os planos de seguro com cobertura mais alargada costumam incluir a fisioterapia como benefício, mas ela é importante especialmente a quem vai praticar turismo de aventura ou no seguro viagem para idosos.

Repatriações

Essa categoria permite o regresso do cliente ao país de origem em caso de emergência, conforme cada item abaixo explicado.

Regresso sanitário

Esse benefício permite o regresso do paciente ao seu país de origem, após a alta médica, sem custos extras.  O regresso sanitário é autorizado quando o paciente que sofreu um acidente ou enfermidade é tratado, mas não tem condições de prosseguir viagem, e assim a seguradora deve garantir o seu retorno.

Traslado de Corpo

Em caso de falecimento durante o período de viagem – seja por doença ou por acidente – esse item garante a cobertura das despesas com o transporte e liberação do corpo até a cidade de origem ou de moradia do cliente, de acordo com o limite firmado na apólice de seguro.

Traslado médico ou Remoção em caso de emergência

Esse benefício garante a cobertura das despesas necessárias para deslocar o cliente até o local de atendimento de urgência médica. É coberto em caso de doenças ou enfermidades. O transporte pode ser feito por ambulância, táxi, carro privado ou até mesmo helicóptero ou barco.

Regresso de menor desacompanhado

Esse benefício garante que os clientes menores de 14 anos possam voltar da viagem caso o adulto com quem ele viaja esteja hospitalizado. Esse item cobre os custos da passagem do menor.

Auxílios referentes à Bagagem

Benefícios de assistência ao segurado caso algum imprevisto ocorra com as suas bagagens.

Assistência na localização de bagagens

Caso a bagagem do segurado seja extraviada, esse benefício garante que a seguradora ficará responsável por entrar em contato com a companhia aérea e resolver o problema. Ela irá fazer a interface entre o cliente e a companhia, sendo responsável também pela entrega da bagagem ao cliente.

Bagagem extraviada

Garante ao segurado o pagamento de indenização caso a sua mala seja extraviada. O valor é fixado na apólice de seguro viagem e pode ser complementar ou suplementar. Confira nesse artigo tudo sobre extravio de bagagem.

apólice seguro viagem

Danos à mala

Esse benefício garante o reembolso do valor descrito na apólice de seguro viagem caso a mala do segurado sofra avarias e danos durante o transporte aéreo.

Reembolso de gastos por demora de bagagem

Esse benefício garante ao segurado o reembolso com gastos de higiene, vestuário e outras necessidades imediatas caso exista demora na entrega da mala extraviada. O valor respeita o limite fixado na apólice de seguro.

Bagagem Especial

Esse benefício funciona como um seguro para bagagens fora de formato, como instrumentos musicais, caixas grandes ou pranchas de surf, por exemplo.

Auxílios referentes à documentos

Esses benefícios garantem informações importantes aos segurados caso ele perca documentos durante a viagem.

Reposição de passaporte

Caso o segurado perca o passaporte, seja roubado ou furtado, a seguradora irá fornecer orientações e auxílio sobre como proceder para retirar outro documento. Os gastos, entretanto, são de responsabilidade do usuário.

Orientação em caso de perda de documentos e cartões de crédito

Caso o segurado perca sua carteira com documentos e cartões, a seguradora oferece auxílio e informações importantes para repor documentos, cancelar cartões e continuar a viagem.

Despesas extraordinárias por permanência forçada

Em caso de impossibilidade de retorno ao país de origem – como por exemplo em caso de perda ou roubo de passaporte – esse item garante o reembolso de despesas inesperadas até o limite fixado na apólice de seguro viagem.

Auxílios e Serviços Extras

Essa lista de serviços visa garantir maior conforto e tranquilidade do cliente quando ele necessitar de atendimento médico ou odontológico.

Orientação e direcionamento à rede de atendimento de urgência

Todo seguro deve ter esse benefício. Ele garante ao segurado que ele será direcionado por um atendente ao centro médico ou odontológico conveniado pelo plano para atendimento de urgência. É garantido para doenças ou acidentes.

Assistência emergencial via aplicativo

Algumas seguradoras já dispõem de aplicativos próprios para facilitar o contato e acionamento do seguro. Basta clicar no botão de acionamento ou consultar telefones e dicas presentes no app.

Gastos por atraso ou cancelamento de voo

Caso o voo do segurado seja cancelado ou atrasado e ele precise gastar dinheiro com isso (com alimentação, hotel, etc) a seguradora garante o reembolso desse valor, que precisa ser comprovado e deve estar no limite fixado pelo contrato.

Acompanhamento de familiar

O acompanhamento de familiar é a garantia da passagem de ida e volta de um familiar do segurado caso ele precise permanecer em um hospital por mais de 48h. O segurado só tem o direito de receber esse auxílio caso esteja viajando sozinho.

Convalescença em hotel

Esse benefício garante ao segurado e acompanhante as diárias de hotel necessárias para a sua recuperação gradual, caso ele não possa enfrentar a viagem de volta ao país de origem durante o tratamento. O valor das diárias cobertas respeita o limite firmado na apólice de seguro viagem.

Retorno do acompanhante

Quando o segurado precisa retornar ao país de origem, por doença ou acidente, o acompanhante tem direito a remarcar a sua passagem e receber da seguradora o valor das taxas de remarcação.

Extensão da internação hospitalar

Caso o segurado precise de internação e o prazo de tratamento se estenda para além da data de término do seguro, esse item garante que ele possa continuar o tratamento por conta do plano contratado. É importante que a extensão da internação tenha sido recomendada pelo médico e o valor de cobertura é garantido até o máximo indicado na apólice para Despesa Médica Hospitalar.

Garantia de Viagem de Regresso

Também chamado de Retorno antecipado por problemas na residência, esse benefício garante ao segurado a possibilidade de retornar à sua casa antes do período previsto caso sua residência seja roubada, sofra um incêndio, seja acometida por uma enchente ou outras emergências. Garante também o regresso do segurado em caso de acidente, enfermidade ou morte de um acompanhante da viagem.

Transmissão de mensagem de urgência

Esse benefício garante o envio de mensagens de urgência aos parentes ou contatos disponibilizados pelo segurado em casos extremos, como terremotos, incêndios ou atentados.

Pet Assitence

Esse benefício garante o atendimento de urgência a animais de estimação que ficaram em casa durante a viagem do segurado. O animal pode ser resgatado, levado ao veterinário ou até mesmo ter um funeral enquanto o segurado está em viagem.

Substituição de Executivos

Esse benefício é destinado àqueles que viajam a negócios. Garante a ida de outro executivo da empresa ao destino caso o segurado sofra de uma emergência que o impossibilite de cumprir suas tarefas profissionais.

Concierge

É um benefício turístico garantido ao segurado. Garante mapas, informações sobre locais, eventos, restaurantes, hospitais e outros auxílios de turismo.

Auxílio Jurídico

apólice seguro viagem
Garante informações e auxílios jurídicos necessários para o conforto do segurado.

Organização de traslado para consulta

Caso o segurado sofra de problemas legais (incluindo prisão ou detenção) indevidamente, o seguro cobre as despesas referentes ao processo.

Orientação para transferência de pagamento de fiança judicial

Caso o segurado necessite do pagamento de fiança, o seguro garante a orientação necessária para a transferência do valor aos órgãos competentes do país de viagem.  O valor não é pago pela seguradora.

Assistência jurídica por acidente de trânsito

Caso o segurado se envolva em um acidente de trânsito durante a sua viagem, o seguro cobre as despesas jurídicas até o limite contratado na apólice de seguro viagem.

Seguros complementares

Essa categoria possui outros seguros necessários para o cliente viajar despreocupado.

Seguro invalidez permanente por acidente

Esse benefício garante ao segurado uma indenização caso ele sofra um acidente ou enfermidade que cause perdas funcionais de membros ou órgãos definidos na apólice de seguro viagem. A perda pode ser parcial ou total, e o valor limite está definido no contrato.

Seguro por morte acidental

Caso o segurado faleça durante a viagem, esse benefício fornece uma indenização à família. O valor fica estipulado na apólice de seguro viagem.

Cancelamento de viagem ou Interrupção de viagem

Esse benefício garante o reembolso de valores gastos em hotéis, pacotes turísticos, transportes e outros, caso algum imprevisto impeça o cliente de viajar. O valor de reembolso respeita os limites fixados na apólice de seguro viagem. Em algumas categorias mais elevadas, esse benefício cobre inclusive as despesas com passagens aéreas.

Compra protegida ou Seguro de laptops e smartphones

Esse benefício garante o reembolso de valores quando o segurado tem produtos eletrônicos roubados ou furtados durante a viagem. Mas os eletrônicos precisam ter sido comprados durante a viagem, com cartão de crédito ou débito, e ter a fatura guardada. O valor está limitado ao contrato.

Onde cotar o meu Seguro Viagem?

Nós do Seguro Viagem Pro recomendamos realizar a cotação seguro viagem no site do Seguros Promo. Eles possuem o melhor método de comparação de seguros da internet e oferecem os melhores preços. Além disso, você pode utilizar o nosso cupom de desconto SEGUROVIAGEMPRO5. Basta inseri-lo para ganhar 5% de desconto na sua compra. Se desejar conhecer outras formas de adquirir desconto seguro viagem, confira nosso artigo completo sobre o tema.

Ana Luiza Fernandes
Ana Luiza Fernandes é jornalista e trabalha com Conteúdo em Marketing Digital em Portugal, onde vive há 5 anos. Apaixonada por viagens, hoje dedica o seu trabalho a dar dicas e orientações a outros viajantes sobre roteiros e seguros de viagens pelo mundo.