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Atraso de mala: entenda a cobertura do seguro viagem

Já imaginou começar a viagem com a angustiante sensação da mala que não aparece na esteira? Pois é, esse problema pode acontecer, especialmente em voos com conexões muito curtas. Nas melhor das hipóteses, pode sofrendo com o atraso de mala!

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A companhia aérea tem obrigações legais de ressarcir o viajante dos gastos para suprir a ausência da mala, mas você sabia que o seguro viagem também cobre atraso de mala? Neste artigo vamos explicar como funciona a cobertura, o que considerar na escolha e como acionar a seguradora nesses casos.

Como funciona a cobertura para atraso de mala no seguro viagem?

Em primeiro lugar deve saber que a cobertura por atraso de mala não é obrigatório no seguro viagem, assim como o seguro bagagem. Embora grande parte das seguradoras ofereça essa proteção em suas apólices.

Algumas seguradoras consideram que, após 6 horas de não entrega, a mala é tida como de fato atrasada. Outras companhias só oferecem assistência após 8, 10 ou 12 horas de atraso. Esse número de horas varia muito de seguradora para seguradora, não há um valor considerado standard – por isso verifique o que está estipulado na sua apólice.

Vale a pena sublinhar que ainda que possua um seguro viagem com cobertura em caso de atraso de mala, ele só será ativado em casos de voo de ida, isso é, quando está indo para o seu destino. Em voos de regresso para casa essa cobertura não se aplica.

Lembramos que as coberturas só se referem às malas despachadas, não há nenhum tipo de proteção em relação às malas de mão.

Seguradora ou companhia aérea, quem paga pelo atraso?

Se possuir um seguro viagem com cobertura em casos de atraso de bagagem, ele deve indenizar o viajante nessa situação. Porém, isso não exime a companhia aérea, que também deve indenizar o passageiro em caso de atraso de mala, nesse caso, a indenização é por dia.

O segurado deve consultar a apólice para saber a partir de quantas horas a bagagem é considerada como estando em atraso e qual será o valor em caso de pagamento de indenização.

No caso do extravio de bagagem é diferente, o passageiro tem direito ao pagamento por parte da companhia aérea e por parte da seguradora, se o plano escolhido oferecer essa cobertura. Nessas circunstâncias, portanto, a indenização paga pela seguradora pode ser complementar ou suplementar.

Todo seguro viagem oferece a cobertura?

Não. É importante ressaltar que, embora a maioria dos seguros de viagem inclua coberturas para bagagem, esse item não é obrigatório. Por isso, antes de contratar um plano verifique na apólice se consta a cláusula referente ao seguro bagagem e o que está estipulado em caso de atraso, dano ou extravio de bagagem. Além de saber o valor que será pago em cada situação, você saberá, por exemplo, a partir de quantas horas poderá considerar a sua bagagem como atrasada ou extraviada.

A Susep, órgão que regula o setor, estabeleceu na Resolução CNSP nº 315/2014 que todo seguro viagem deve oferecer algumas coberturas básicas. Em situações de viagem ao exterior, é obrigatória que o seguro viagem ofereça cobertura para: despesas médicas, hospitalares e odontológicas, traslado de corpo, regresso sanitário e traslado médico.

Esteira atraso mala

O atraso de bagagens não se encontra, portanto, como cobertura obrigatória, embora a maior parte das seguradoras ofereça esse item aos viajantes.

Além disso, a proteção das bagagens varia muito de seguradora para seguradora: algumas oferecem compensação financeira em caso de dano à mala, mas não oferecem cobertura em caso de atraso. Outras disponibilizam apenas indenizações em casos de extravio. Por isso vale ficar atento para descobrir quais são os seus direitos tanto em casos de danos, como de atrasos e perdas de malas despachadas.

Diferença entre atraso e extravio de mala

Se o seguro escolhido possuir cobertura de bagagem, o viajante deve ler a apólice para confirmar após quantas horas a sua mala é considerada como atrasada e extraviada.

Para uma mala ser considerada extraviada, segundo a ANAC, é preciso que ela esteja desaparecida 7 dias, em casos de voos nacionais, e 21 dias, em casos de voos internacionais. Se o prazo for inferior a esse, a mala é tida como estando apenas em atraso.

O mesmo vale para o seguro viagem, assim, é preciso esperar o prazo para acionar o seguro e conseguir a indenização adequada.

Qual o valor recomendado para o atraso de mala no seguro viagem?

O valor indicado em caso de atraso de mala no seguro viagem é bastante subjetivo, varia especialmente de acordo com o destino do passageiro.

Para ter uma ideia, caso o destino seja a Europa, bons seguros viagens costumam oferecer o valor de 200 euros por um atraso superior a 6 horas. A Intermac, em um dos seus seguros top de linha, oferece 350 dólares em atraso superior a 12 horas.

Como acionar a cobertura do seguro viagem para atraso de mala?

Caso se veja numa situação chata de atraso de bagagem e o seu seguro tenha esse item na apólice, saiba que para solicitar a indenização deve seguir o seguinte passo a passo:

  • Em primeiro lugar se dirija ao balcão da companhia aérea e solicite o relatório comprobatório de perda (PIR – Property Irregularity Report). É esse documento que comprova que a sua mala está em atraso ou sofreu algum dano ou eventual extravio;
  • Separe a etiqueta de despacho da bagagem;
  • Junte a passagem aérea indicando o embarque/desembarque;
  • Tenha em mãos os seus documentos pessoais: o RG (registro geral se for brasileiro ou RGE se for estrangeiro), o CPF (cadastro de pessoa física) e um comprovante de endereço;
  • Se tiver efetuado alguma compra e o seguro bagagem reembolsar esses gastos considerados essenciais, guarde as notas fiscais originais das compras realizadas.

O prazo máximo para pagamento de indenização por parte das seguradoras é de 30 dias a contar da entrega de toda a documentação. As indenizações em situação de atraso de bagagem se processam através de reembolso do seguro viagem. Ou seja, você deverá arcar com os custos e, posteriormente, solicitar o ressarcimento do que foi gasto, até o limite da cobertura.

Documentos a serem apresentados

Para acionar o seguro viagem por causa do atraso de mala é preciso apresentar alguns documentos, eles podem variar de uma seguradora para outra, mas no geral pode ser solicitado:

  • Relatório comprobatório de perda (PIR – Property Irregularity Report). Esse documento deve ser pedido a companhia aérea, ele irá comprovar que a sua mala está atrasada, extraviada ou danificada;
  • Etiqueta de despacho da bagagem;
  • Passagem aérea indicando o embarque/desembarque;
  • RG (registro geral) ou RGE (se for estrangeiro);
  • CPF (cadastro de pessoa física);
  • Comprovante de endereço;
  • Notas fiscais originais caso tenha realizado alguma coisa de item de primeira necessidade.

Quanto custa o seguro viagem com atraso de mala?

Os valores de um seguro viagem variam de acordo com vários itens, especialmente a cobertura da proteção. Por isso, realizamos uma cotação no comparador do Seguro Viagem Pro. A cotação foi realizada no dia 17 de junho com base em uma viagem para a América do Norte com duração de 10 dias.

CoberturasUA 40 Am. NorteITA 40 SmartIntermac 60 Prata USAAffinity 60 USA & Canadá Promocional
Despesas médicas e hospitalaresUSD 40 milUSD 40 milUSD 60 milUSD 60 mil
Danos à malaUSD 300USD 100nãonão
Seguro de bagagem extraviadaUSD 1.300 (suplementar)USD 1.200USD 500 (suplementar)USD 800 (suplementar)
Atraso de bagagem (apenas para voos de ida)USD 300 (12 horas)USD 200 (após 6 horas)USD 350 (após 12 horas)USD 200 (após 12 horas)
ValoresR$ 306,37R$ 209,84R$ 236,44R$ 189,69
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A nossa indicação é que sempre embarque com um bom seguro viagem, ele pode prevenir de uma série de gastos fora do orçamento, por exemplo, o atraso, o dano ou o eventual extravio das suas bagagens despachadas.

Infelizmente esse tipo de transtorno pode acontecer com qualquer pessoa, o que pode acabar estragando a viagem ou deixando ela bem mais cara do que o previsto. Um bom plano de seguro viagem vai garantir assistência e uma eventual indenização, o que diminui a dor de cabeça.

Claro que todas as coberturas são importantes na hora de escolher o seguro viagem, porém, analise todos os itens antes de contratar, não apenas a cobertura para atraso de mala. Assim, verifique em primeiro lugar a cobertura para despesas médicas e hospitalares, são cobrem as despesas mais elevadas, por isso, você deve ter atenção especial a ela.

atraso de mala seguro viagem

No caso das coberturas para a bagagem, verifique os valores de cobertura assim como as condições. Como vimos entre os planos analisados, a maioria das seguradoras cobre o atraso a partir de 12h e os valores variam de 200 a 350 dólares.

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Onde cotar o seguro viagem?

Para facilitar a busca por um seguro viagem, recomendamos o uso dos comparadores, além de reduzirem o tempo de busca, reunindo várias seguradoras em um único lugar, eles também facilitam a comparação dos planos.

Além do nosso comparador de seguro viagem, recomendamos também o Seguros Promo, nele é possível colocar lado a lado quatro opções de planos que mais chamaram a sua atenção. Se a sua preocupação é com a bagagem, esteja especialmente atento aos itens:

  • Danos à mala;
  • Seguro bagagem extraviada;
  • Atraso de bagagem.

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Rebeca Leite

Rebeca é formada em Letras e ama viajar! Nascida no Rio de Janeiro, atualmente mora em Lisboa e trabalha desde 2018 com produção de conteúdos. Para aprimorar os seus conhecimentos fez uma especialização em marketing digital e uma pós-graduação em storytelling. Se quiser saber mais sobre a sua trajetória conheça o perfil de Rebeca no Linkedin.

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