CoberturasSeguro Viagem

Qual seguro viagem contratar? Saiba como escolher o melhor

Diante de tantas opções no mercado, nem sempre é fácil decidir qual seguro viagem contratar. É preciso entender como a proteção funciona para então analisar seu perfil, suas necessidades e as coberturas das quais você não abre mão. Parece muita informação, mas é mais simples do que você imagina.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Este artigo vai ajudar você a escolher qual seguro viagem contratar para o seu próximo destino. Confira.

O que é preciso avaliar para saber qual seguro viagem contratar

Primeiro, vamos nos concentrar na ideia principal, não existe um seguro viagem ideal para todo mundo. Então você deve se perguntar: “Como assim? Qual seguro viagem contratar?” Bem, o que existe é um plano ideal para cada destino, tipo de viajante e com diferentes coberturas.

Isso mesmo. É por isso que existem centenas de planos diferentes, de dezenas de seguradoras excelentes no mercado. Assim, eles conseguem atender da melhor forma possível vários públicos de viajantes.

Confira a seguir os principais critérios a considerar antes de decidir qual seguro viagem contratar.

1. Destino

Um ponto que merece destaque é com relação às regras de cada país quanto ao tipo de cobertura básica exigida para turistas. Países que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, exigem apólices com valor mínimo de 30 mil euros de cobertura médica. Para esses países é preciso contratar um seguro viagem Europa.

Fizemos uma lista completa dos países onde o seguro viagem é obrigatório, incluindo Cuba, Venezuela, Irlanda, Austrália e outros. Vale a pena pesquisar muito bem antes de viajar, para ter tempo hábil de providenciar o seguro, vistos e outros documentos. Não vale a pena, definitivamente, colocar a viagem em risco.

Há países em que o seguro viagem não é uma exigência, mas é altamente recomendado. É o caso dos Estados Unidos. Não existe uma lei que obrigue a utilização de um seguro viagem, mas os altos custos do serviço de emergência no país são um indicativo importante para não abrir mão da proteção. Por isso é imprescindível fazer um seguro viagem Estados Unidos com cobertura mínima de pelo menos USD 50 mil.

2. Perfil do viajante

Outro critério fundamental, que também vai determinar qual o melhor seguro viagem para você, é o seu perfil. E saiba que ele pode mudar ao longo do tempo e de acordo com o contexto.

É como se o seguro viagem acompanhasse o momento da sua vida. Na adolescência, você pode precisar de um seguro viagem para mochilão e de um seguro viagem intercâmbio. Mais adiante, quem sabe um seguro viagem gestante e o seguro viagem para casais sejam necessários. Para quem gosta de atividades físicas, o seguro viagem para esportes garante proteção extra.

Há quem precise de um seguro viagem doença preexistente, como quem é portador de diabetes e de pressão alta. Independente da idade não deixe de viajar e contrate um seguro viagem para idosos sempre que for sair de férias.

3. Cobertura do plano

Uma das principais recomendações é sempre ler a apólice de seguro viagem enquanto faz a pesquisa de qual seguro viagem contratar. Nela, você encontra tanto a lista de itens cobertos pelo plano quanto os valores de reembolso e condições de cada um deles. Não deixe de considerar estes fatores, que poderão fazer a diferença durante uma emergência.

Ninguém merece descobrir que o seguro não cobre convalescença em hotel em um momento crítico de saúde. Ou que ele não tem um valor suficiente para pagar as despesas médicas em um país onde os custos são altos.

Também observe, além dos itens de que você necessita, de quais você não abre mão. Existem algumas comodidades que podem ser prioridade para você, como concierge, indenização por atraso de mala, seguro viagem para pet (sim, ele existe) e outras coberturas. Elas podem não ser essenciais, mas quem sabe são fundamentais de acordo com sua opinião.

qual seguro viagem contratar para viajar

4. Reputação da seguradora

Na hora de fechar a escolha de qual seguro viagem contratar, outra variável importantíssima é a credibilidade da seguradora. Já conhecemos muitas histórias de leitores e clientes que precisaram acionar o seguro ou que solicitaram reembolso e tiveram muitas dificuldades com atendimento. Parece uma redundância, mas é preciso, portanto, confiar no seguro viagem.

Uma empresa com boa reputação geralmente vai oferecer uma rede hospitalar e de assistências muito mais robusta. Também irá oferecer um suporte 24 horas, sete dias por semana, com atendentes que falam português, caso você precise entrar em contato.

Fizemos uma lista com as cinco melhores seguradoras de acordo com o nosso ranking 2019 do Melhor Seguro Viagem. Elas podem ser um bom ponto de partida para você definir qual seguro viagem contratar.

5. Custo-benefício

O melhor custo-benefício será o que oferecer uma cobertura mais completa, sem abrir mão da qualidade e com preço justo. Nem sempre o melhor seguro será o mais caro; tampouco você precisa escolher sempre o mais barato. Na nossa visão, os seguros com preços médios geralmente oferecem as proteções mais adequadas.

Uma sugestão, ao cotar o seguro viagem, é comparar preços e coberturas, fazendo uma média de quanto o seguro custa por dia de viagem. Assim, você consegue avaliar melhor. Não há um valor definitivo, mas estimamos que de R$10 a R$15 por dia seja o investimento inicial ideal em um bom seguro viagem internacional.

Checklist: a decisão de qual seguro viagem contratar

Ficou claro o que é preciso avaliar para escolher qual seguro viagem contratar?

Listamos as principais perguntas que podem ajudar na decisão final:

  • É uma viagem de turismo ou negócios?
  • Pretende praticar esportes radicais ou de aventura?
  • Vai viajar sozinho, com mais alguém ou em família?
  • Idosos ou crianças estarão entre os acompanhantes?
  • É uma viagem aérea, terrestre ou marítima?

A escolha do melhor seguro viagem vai depender de todas essas respostas, afinal, existe um tipo de serviço para cada situação e para cada perfil de viajante.

Por que contratar um seguro viagem?

O seguro viagem é um investimento importantíssimo, pois nos dá segurança, tranquilidade e o respaldo necessário caso algum imprevisto aconteça no meio do caminho. Essa assistência pode incluir cobertura com despesas médicas e hospitalares, assistência médica para a prática de esportes, assistência jurídica, proteção à bagagem, entre outros. Tudo isso sem a necessidade de desembolsarmos gastos extras ou mesmo interromper a viagem.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Mas como comparar e analisar qual seguro viagem contratar? É preciso entrar em todos os sites? Você pode até consultar as páginas de todas as empresas na internet, mas além delas não oferecerem os menores preços, você ainda perde muito tempo.

Por isso, nossa recomendação é utilizar plataformas mais inteligentes, como o nosso comparador de seguro viagem. Basta inserir os dados básicos da viagem, como destino e datas de ida e volta, além de algumas informações pessoais. Em poucos segundos, ele gera uma lista de opções em várias faixas de preço, destacando os que oferecem o melhor custo-benefício. Selecione até 4 opções e elas irão aparecer lado a lado, para que você possa comparar as coberturas e os valores de reembolso de cada uma.

Com esta simulação, fica mais fácil saber qual seguro viagem contratar de acordo com seu perfil e seu orçamento disponível. Os comparadores oferecem preços menores porque negociam um volume alto de seguros diariamente, então conseguem negociar estes valores especiais com as empresas.

Ganhe desconto exclusivo no seguro viagem

Agora que você já conhece os critérios e caminhos para decidir qual seguro viagem contratar, saiba que ainda pode ganhar um desconto. Afinal, você é um leitor do Seguro Viagem Pro! Além do nosso comparador de seguros viagem, nossa Equipe também utiliza e recomenda o Seguros Promo.

Nas duas plataformas, você pode ativar nosso cupom de desconto. Na área de pagamento, você irá encontrar uma caixa de texto indicando: “Cupom de Desconto”. Insira o código SVP5 e obtenha na hora 5% de desconto na sua compra. Para reduzir mais 5%, totalizando 10% de desconto, realize o pagamento com boleto bancário.

É só escolher qual seguro viagem contratar, preparar as malas e curtir sua próxima viagem!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo