CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem para nômade digital: entenda como funciona

O nomadismo digital é uma tendência que chegou para ficar. Afinal, com as facilidades tecnológicas e configurações corporativistas (como o trabalho remoto), a necessidade de escritórios e horários fixos ficou obsoleta em muitos casos. Você já percebeu isso e não vê a hora de mudar a vista de sua sala comercial para lugares completamente diferentes? Então, é hora também de analisar a melhor opção de seguro viagem para nômade digital.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para sua viagem. Em parceria com o Seguros Promo, garantia do melhor preço.

Entendemos que a mudança pode ser impactante. Mas com planejamento e disciplina, essa transição é possível. Inclusive, muita gente já adotou o estilo de vida nômade: existem expectativas de que tenhamos mais de 1 bilhão de nômades digitais até 2035.

O seguro viagem para nômade digital é, portanto, um item tão importante na bagagem quanto seu passaporte. E, nos tópicos abaixo, vamos explicar tudo em detalhes para você. Boa leitura!

Existe seguro viagem para nômade digital?

Muitas seguradoras convencionais não possuem um seguro viagem específico para nômades digitais. E existem motivos claros para isso. O primeiro deles é que, no geral, o seguro viagem contratado é calculado com base em um período específico de viagem — e destino também.

Um seguro viagem para nômade digital que pretende migrar para lá e para cá, ao longo do ano, não se torna viável nessas condições. O que se aproximaria desse perfil de viajante é o seguro viagem anual. Contudo, as coberturas só valem por 30 ou 60 dias consecutivos, não podendo exceder esse período no exterior.

Mas atente-se a isso: existem opções de seguro viagem para nômade digital. Só que você dificilmente vai encontrá-las nas seguradoras convencionais. Esse tipo de produto tem circulado mais entre empresas que se especializaram nesse nicho desde o início. É o caso da World Nomads e da SafetyWing, por exemplo.

Seguro viagem ou plano de saúde internacional?

Primeiramente, vale a pena entender a diferença entre alguns conceitos. E um que enche de dúvidas o viajante é o seguro viagem e o plano de saúde internacional. Vamos entender as características de cada um deles.

Começando pelo plano de saúde para viagem internacional, com ele, você adquire uma cobertura de atendimento médico e odontológico onde estiver. Além de exames de rotina e atendimento emergencial. Contudo, esses são os únicos serviços disponibilizados. Além disso, o viajante deve arcar com as despesas e, em seguida, a seguradora realizada o reembolso.

Diferentemente do seguro viagem, nesse caso, a apólice contratada permite ao viajante outros benefícios além do atendimento médico e odontológico de emergência. No geral, o seguro viagem também contempla:

  • Valor especificado para despesas médicas hospitalares (DMH);
  • Traslado médico;
  • Traslado de corpo;
  • Regresso sanitário;
  • Proteção contra bagagem extraviada;
  • Proteção contra a Covid-19.

Entre outros benefícios e coberturas que você pode procurar e personalizar para tornar sua viagem plenamente protegida. Um diferencial e tanto, por exemplo, para quem tem condições específicas de cuidados (como portadores de doenças crônicas) ou entusiastas de esportes radicais.

Até por isso, o seguro viagem é uma opção mais conveniente para todo perfil de viajante. Sua abrangência de cobertura, flexibilização de produtos e alinhamento com as tendências de mercado fazem que até mesmo exista uma possibilidade de seguro viagem para nômade digital.

Desde que, é claro, suas necessidades estejam de acordo com as condições da apólice do seguro viagem — e do se perfil de viagem.

Por que um nômade digital deve contratar um seguro viagem?

Quase 50 milhões de brasileiros possuem plano de saúde. Isso significa um número elevado de cidadãos que permanece com cuidados médicos de “sobreaviso” mesmo quando não há necessidade para isso.

Por que, então, com o nômade digital seria diferente?

Justamente, por não ter um endereço fixo — necessariamente —, um seguro viagem para nômade digital é tão importante. Pois, assim, não importa onde esteja e por quanto tempo fique em qualquer lugar. Com o seguro viagem, a cobertura de segurança e proteção acompanha esse perfil de viajante junto com sua bagagem e equipamento profissional.

Assim, mediante qualquer necessidade, você tem cobertura para um atendimento ou consulta emergenciais. Sem falar em outros benefícios que são comuns em apólices de seguro viagem, independentemente do seu destino.

Como escolher um seguro viagem para nômade digital?

Assim como existem bons seguros viagem para gestantes e idosos, por exemplo, há uma opção atrativa de seguro viagem para nômade digital — pelo menos!

É importante ficar de olho em algumas coberturas que fazem toda a diferença nessa rotina diferenciada, então. Dessa maneira, qualquer imprevisto que pode surgir na vida nômade se torna um problema facilmente solucionável: basta acionar o seu seguro viagem.

Existem, sim, pontos que funcionam adequadamente para todo perfil de viajante. E isso é ótimo porque você pode encontrar uma oportunidade interessante para um determinado período de viagem, por exemplo.

Entretanto, outros pontos fazem mais sentido para quem pretende se deslocar bastante. Veja, abaixo, o que consideramos fundamental em uma apólice para nômades digitais!

Cobertura ampla para DMH

Como nômade digital, você vai dividir sua rotina entre trabalho e curtir novas experiências. Ou seja: condições que fogem (bastante, em muitos casos) da zona de conforto da qual você habitou boa parte da sua vida.

Por isso, uma recomendação conservadora de DMH, para o seu seguro viagem para nômade digital, é de pelo menos USD 40 mil.

Só que, diante de alguma particularidade, como é o caso de gestantes, por exemplo, vale a pena aumentar esse valor. Imprevistos acontecem e é mais indicado ter uma cobertura maior e capaz de se adaptar ao custo médio em saúde de diferentes países, inclusive.

Coberturas para Covid

Ainda vivemos uma pandemia, por mais que a fase aguda dessa crise sanitária parece ter ficado nos sombrios meses de 2020 e 2021. Mas toda atenção é indispensável, ainda, para garantir a segurança de todos.

Por isso, vale a pena considerar uma cobertura para Covid-19 no seguro viagem para nômades digitais. Inclusive, muitos países exigem esse tipo de cobertura para os visitantes antes de desembarcarem em suas terras.

Mulher trabalhando à beira-mar
A possibilidade do trabalho remoto garante que qualquer lugar tenha potencial para ser o seu escritório

Como um nômade digital tem o hábito de estar em movimento, esse tipo de detalhe faz a diferença na contratação do melhor seguro viagem. Por isso, procure por um valor médio a partir de USD 10 mil de DMH para Covid. Caso faça parte de algum grupo de risco, recomendamos que você aumente esse valor mínimo para USD 30 mil.

Cobertura na maioria dos países

Viajantes planejadores ou que deixam tudo para a última hora, uni-vos! Ao escolher um seguro viagem para nômade digita, é importante ter uma ideia aproximada do seu itinerário.

Pois, isso influencia demais na escolha do melhor produto para as suas características e perfil de viagem. Do contrário, você pode ter o interesse em visitar um país que exige o seguro viagem e o plano por você contratado não é válido naquele local, por exemplo.

Imagine o problema de descobrir isso de última hora? Então, certifique-se de que você tem uma noção aproximada de onde vai viajar — ou, pelo menos, quais países o seu seguro viagem oferece cobertura. Consulte a lista de países onde seguro é obrigatório e confira as condições exigidas.

Fácil de estender se for preciso

Flexibilidade faz parte do nômade digital. Seja para trabalhar em outro fuso horário, negociar prazos de entrega ou participar de reuniões, o dia a dia é cheio de concessões, aqui e ali, para garantir equilíbrio à rotina.

Isso inclui, também, o seu plano de seguro viagem para nomadismo digital. Ou seja: procure por um plano que permita a extensão da apólice, caso necessário. É uma boa maneira de garantir a desejada flexibilidade para se adaptar às mudanças na rotina.

Daí, você pode mudar o itinerário e também as condições contratadas no seu seguro. Um auxílio e tanto para quem pretende conviver com mudanças habituais na rotina.

Assistências para quem viaja sozinho

Vai viajar sozinho? É sempre bom saber como o seguro viagem para quem viaja sozinho pode auxiliar diante de diferentes cenários. Por exemplo: em casos de traslado ou regresso sanitário, ainda no envio de um familiar para acompanhar durante uma internação prolongada.

Isso tudo deve estar devidamente especificado para que você tenha todo o auxílio necessário diante de qualquer situação imprevista.

Quanto custa um seguro viagem para nômade digital?

Você deve ter entendido, até aqui, que o seguro viagem para nômade digital é tão importante quanto a geração de renda para seguir viagem. Um viajante precavido consegue prolongar ainda mais os seus deslocamentos e mantém a sua rotina profissional em dia.

E podemos ajudar você a tornar esse assunto ainda mais esclarecedor. Fizemos uma cotação com opções de seguro viagem para nomadismo digital. Consideramos, para isso, uma cotação com período de 30 dias com abrangência internacional, a busca foi feita no dia 15 de março de 2022, às 14h40. Consultamos além do Seguros Promo, o site da SafetyWing e da World Nomads.

CoberturasUA 40 Mundo Covid-19World Nomads ExplorerAC 150 Mundo Covid-19 SafetyWing Insurance for Nomads
Despesas médicas e hospitalares (DMH)USD 40 milUSD 30 milUSD 150 milUSD 250 mil
DMH por Covid-19USD 10 milUSD 30 milUSD 30 mil (dentro da DMH)não especificada
Cobertura odontológicaUSD 500USD 500USD 700USD 1 mil
Traslado médicoUSD 5milUSD 40 milUSD 5 milUSD 100 mil
Seguro bagagem extraviadaUSD 1.200 (suplementar)USD 500USD 1.200 (complementar)USD 3 mil
ValorR$ 1.311,01R$ 1.140,03R$ 1.725,01USD 82,20 (R$ 424,15)*

* Foi considerada a cotação de USD 1 = BRL 5,16. Uma vez que a plataforma da SafetyWing exige pagamentos em dólar, é possível que outras taxas sejam inclusas no preço final. Por exemplo: IOF e/ou a taxa de câmbio do seu cartão.

Como escolher o melhor seguro viagem para nômades digitais?

Encontrar o melhor seguro viagem para nômades digitais envolve, primeiramente, o alinhamento com o seu perfil. No caso da simulação acima, levamos em conta uma viagem com escalas em todos os continentes, assim, você estará protegido independente de onde esteja.

Por isso, leve em conta os seus objetivos, o seu perfil e o seu planejamento de viagem. Lembre-se que, quanto mais risco você se expor (esportes radicais, por exemplo), mais o preço da cotação pode subir. Por outro lado, de nada adianta mentir. Afinal de contas, você só vai ter a proteção daquilo que tiver contratado em seu seguro viagem.

Recomendação Seguro Viagem Pro

Com base na simulação realizada, consideramos dois tipos de seguro viagem como os mais acessíveis e com bom custo benefício: oAC 150 Mundo Covid-19  e o AC 150 Mundo Covid-19, da Assist Card.

No caso do AC 150 Mundo Covid-19, o plano vale a pena especialmente pelo custo-benefício. A cobertura de DMH de USD 30 mil atende a maioria dos destinos e a cobertura para Covid no mesmo valor é bastante interessante. Mas, como você deve ter percebido, outros pontos são bem competitivos para uma viagem de 30 dias através de diversos continentes.

Já o seguro da Assist Card tem uma cobertura bem completa no geral, e ainda oferece uma proteção (ainda que básica) contra a Covid-19. A DMH, por exemplo, é de até USD 150 mil.

Casal trabalhando em um avião
O seguro viagem para nômade digital facilita a rotina de quem vive de embarques e desembarques no dia a dia

Vale observar, inclusive, que a presença de uma proteção robusta contra a Covid-19 faz o preço disparar. No entanto, é uma exigência de entrada para muitos países. Certifique-se de ter um bom planejamento para não encarar surpresas depois de ter o seu seguro viagem contratado.

Por fim, recomendamos que você faça as suas próprias experiências e simulações. Use os comparadores de seguro viagem e consulte os planos indicados especialmente para nômades.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Ganhe desconto no seguro viagem

Está entre a World Nomads ou SafetyWing e também permanece em dúvida com as opções apesentadas pelo comparador do Seguro Viagem Pro?

A gente pode ajudar a orientar ainda mais a sua tomada de decisão, que tal um ótimo e desconto para fazer companhia à cobertura focada nas suas necessidades e objetivos? Para isso, use o nosso comparador ou o Seguros Promo, escolha o seu seguro viagem para nômades digitais e use o cupom SVP5 no campo destinado. Aí, você recebe automaticamente 5% de desconto no valor final.

Mas tem mais, se você optar por realizar o pagamento do seguro por boleto bancário ou Pix, recebe outros 5% de desconto. Portanto, um total de até 10% de desconto para começar a sua viagem com um pouco mais de folga no orçamento. E uma boa viagem em sua jornada como nômade digital!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Dicas para sua viagem:
  • Quer internet no celular em todos os lugares?

    Com o chip internacional da America Chip, você se mantém conectado em todos os momentos da viagem, com internet ilimitada e cobertura em mais de 200 países.

  • Ainda não reservou os passeios para seu destino?

    Na Get Your Guide você reserva todos os passeios com antecedência. Compra ingressos, contrata tours e experiências locais sem se preocupar.

Compartilhe

Ricardo Sorrenti

Ricardo Sorrenti é jornalista, escritor amador e produtor de conteúdo há mais de dez anos. Em 2019, ele e sua companheira trocaram a CLT e o guarda-roupas por uma mochila, e foram viver uma rotina itinerante ao redor do mundo - inspirando a criação do blog Divagando pelo Mundo, blog de viagens que compartilha o dia a dia como nômade digital. Em seus roteiros de viagem, nunca faltam pesquisas sobre a culinária, filmes e músicas regionais - e um bom seguro viagem para trazer segurança entre tantos embarques e desembarques.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo