CoberturasSeguro Viagem

Estender seguro viagem: saiba como prorrogar a proteção

Viajar é uma das melhores coisas da vida! No entanto, é preciso estar preparado para os mais variados imprevistos. Fazer um seguro é essencial em todos os destinos, em alguns deles é até mesmo obrigatório. Porém, imagine se um dia for necessário estender seguro viagem, por uma série de motivos. Será que todos oferecem a flexibilidade de que você precisa?

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Descubra agora como proceder em relação ao seguro, em que situações é permitido estender o seguro viagem, os custos adicionais e outras regras. O fundamental é garantir sua proteção no restante da temporada!

É possível estender seguro viagem?

Sim. A maioria das seguradoras oferece esta possibilidade. No entanto, nem sempre esta opção é facilmente encontrada nos sites oficiais ou na apólice de seguro viagem.

Por isso, a dica é: se precisar estender seguro viagem, não tente fazer sozinho pelo site, entre em contato diretamente por e-mail ou telefone para obter a autorização da seguradora.

Veja algumas situações em que estender o seguro viagem é comum:

  • Prorrogação requisitada em viagens de negócios, quando surge uma reunião inesperada ou outro compromisso profissional urgente;
  • Estender a viagem por razões pessoais;
  • Estadia prolongada em razão de evento climático;
  • Motivos de doença, quando o viajante precisa permanecer mais tempo no destino até se recuperar para seguir seu roteiro ou retornar ao domicílio. É quando pode ser acionada a cobertura de convalescença em hotel, oferecida por algumas seguradoras, que arca com as despesas de hospedagem por dias adicionais, até o limite contratado e por determinação médica.

Aproveite e confira depois várias perguntas frequentes sobre seguro viagem respondidas.

E quando não é possível estender seguro viagem?

Não há como solicitar a extensão após o fim da vigência da apólice atual. A seguradora também poderá recusar a prorrogação do contrato se o viajante, por algum motivo, não apresentar os documentos indispensáveis em toda viagem: passaporte, visto, comprovações de despesas a serem reembolsadas pelo seguro e outros.

Para não ficar sem proteção, o procedimento indicado neste caso é contratar um novo plano. Lembrando que nem todas as seguradoras aceitam alterações ou um novo contrato se a viagem já tiver sido iniciada.

Fizemos um guia completo de como contratar seguro viagem.

Todo seguro viagem oferece a possibilidade?

Não. Nem todas as seguradoras aceitam a contratação de uma apólice quando a viagem já está sendo realizada. Caso você já esteja com as passagens marcadas e pesquisando qual seguro viagem contratar, saiba que apenas algumas empresas estendem a vigência do plano.

Ou seja, se existe a possibilidade da viagem ser prolongada ou se, ainda, você não tem data de retorno, é bom estar atento e escolher uma seguradora que realize o procedimento.

As principais seguradoras que permitem a extensão são:

  • World Nomads;
  • Assist Card;
  • Assist Trip (permite estender seguro viagem apenas em caso de acidente ou doença que não permita o segurado voltar ao país);
  • GTA (se você está no destino da viagem, pode estender o seguro, mas não contratar um novo plano);
  • Vital Card;
  • Mondial Allianz Travel;
  • Porto Seguro.

Confira algumas empresas que não estendem o seguro:

  • Affinity Seguros;
  • April Brasil;
  • Assist Med.

Várias delas estão no nosso ranking de melhores seguradoras, descubra!

Estender seguro viagem ou contratar um novo?

Se você tiver a possibilidade de estender o prazo de um seguro já contratado, esta opção é a mais acertada, pois você não corre o risco de passar um dia sequer sem estar segurado.

Porém, caso a sua seguradora não aceite, a única solução é contratar um novo plano. O que importa é evitar ao máximo o risco de ficar sem seguro de viagem.

Será que para entrar na Europa por apenas um dia é preciso seguro viagem? Veja nosso artigo sobre seguro viagem 1 dia e descubra.

como estender seguro viagem

Limitações de contratar um seguro já estando no exterior

Muita gente não sabe, mas normalmente os seguros possuem uma carência de 48 ou 72 horas. Algumas podem chegar a 6 dias de carência. Na prática, significa que, se você comprar um seguro durante uma viagem já iniciada, será preciso aguardar o prazo deles para que a cobertura completa entre em vigor.

Portanto, você precisará aguardar para acionar itens essenciais como:

  • Despesas médicas-hospitalares (DMH) e odontológicas;
  • Traslado de corpo;
  • Regresso sanitário;
  • Traslado médico.

Além do mais, alguns benefícios, como cancelamento de viagem, podem não ser aplicados, uma vez já que você já saiu do Brasil. Veja outros detalhes no artigo que responde à questão: estou no exterior, posso contratar seguro viagem?

Como solicitar a extensão do seguro viagem?

O procedimento é o mesmo para todas as seguradoras que aceitam a extensão: basta realizar o contato via e-mail ou telefone com a Central de Atendimento, para solicitar a prorrogação da cobertura. O que não significa que a empresa irá aprovar o pedido.

A seguradora irá analisar o caso, efetuar uma nova cotação e, caso o valor seja excedente ao pago anteriormente, será necessário o pagamento da diferença. Se o valor for inferior, é possível que devolvam o excedente.

Saiba como acionar seguro viagem da forma mais rápida.

Qual a antecedência necessária?

O ideal é fazer o solicitação o quanto antes, assim que souber que será necessário prorrogar a viagem. O prazo limite varia de acordo com a seguradora, mas costuma ser de no máximo dois dias antes do vencimento do seguro.

Algumas são ainda mais exigentes e só aceitam o pedido de estender seguro viagem dois dias antes do início de vigência do voucher.

Este tempo, enfim, é necessário para que a empresa consiga mudar a apólice e o cliente não fique sem garantias.

Existe diferença de preço?

Sim. O valor da extensão de prazo é proporcional àquele pago inicialmente. Contudo, antes mesmo de contratar a renovação do seguro, pergunte o valor exato, já que ele será debitado no mesmo cartão de crédito que você usou na compra inicial.

Aproveite e descubra como funciona o reembolso do seguro viagem.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Com segurança não se brinca. Ficar no exterior um dia sequer sem a proteção do seguro viagem pode trazer uma grande dor de cabeça e prejuízos, caso algum imprevisto aconteça exatamente neste intervalo.

Por isso, se existe alguma possibilidade de precisar estender o seguro viagem, entre imediatamente em contato com a seguradora para confirmar se ela oferece esta flexibilidade, quais as condições, prazos e custos envolvidos. Outra coisa: lembre de verificar que coberturas e atendimentos já ficam disponíveis imediatamente após a compra ou extensão do seguro. É importante conferir, ainda, os Termos e Condições do contrato com os detalhes de todas as coberturas, limites e riscos excluídos do seguro viagem.

Parece muita coisa, mas uma leitura atenta do contrato já resolve!

E aposte nas ferramentas que tornam mais rápida e inteligente sua busca por um bom seguro viagem. A que mais utilizamos é o nosso comparador de seguros, que gera uma lista de planos de várias empresas com diversas faixas de preços. Ele ainda destaca as opções com melhor custo-benefício e permite comparar até 4 opções lado a lado. Esta é nossa grande recomendação para você.

Desconto no seguro viagem

Agora que você já esclareceu todas as suas dúvidas sobre como estender seguro viagem, já pode escolher a melhor opção para a sua viagem e seu bolso. Utilize nosso comparador de seguros ou então o site parceiro Seguros Promo.

Nos dois, vale esta vantagem exclusiva: até 10% de desconto no preço do seguro! Basta inserir o cupom SVP5 para garantir uma redução de 5% e, ao escolher o pagamento com boleto bancário, você ganha mais 5%. Aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Gabriela Glette

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo