CoberturasSeguro Viagem

Tipos de seguro viagem: descubra qual o ideal para você

Você sabia que existem diversos tipos de seguro viagem? Exatamente. Tanto direcionados para os vários perfis de pessoas quanto diferentes objetivos de viagem, que requerem uma atenção especial. Em comum, todos podem e devem seguir seus roteiros com a garantia de contar com a melhor proteção possível. Por isso, resumimos neste artigo quais os principais tipos de seguro viagem que você precisa conhecer. Confira.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Entenda porque existem diferentes tipos de seguro viagem

Primeiro, vamos entender a definição de seguro viagem. Trata-se de uma proteção durante o período da viagem, para amenizar possíveis imprevistos que podem acontecer. Ele oferece assistências variadas diante de emergência de saúde – arca com despesas médicas, reembolsa medicamentos e traslados.

Além disso, garante outros benefícios de assistência à viagem, assegurando a bagagem no caso de extravio, auxílio em atrasos e cancelamentos de voo, entre outras situações.

Existem diferentes tipos de seguro viagem, portanto, para atender a necessidades de diferentes tipos de viajantes. Por exemplo, viagens mais longas exigem algumas precauções. Se é para um intercâmbio, a proteção indicada inclui alguns itens específicos. Caso a viajante seja gestante, é preciso estar atento a outros aspectos da apólice. Quem faz diversas viagens por ano pode contar com tipos de seguro viagem próprios para este contexto. E assim por diante.

Confira exemplos de tipos de seguro viagem de acordo com o objetivo e com o perfil dos viajantes.

Tipos de seguro viagem para diferentes objetivos

Primeiro, vamos apresentar os tipos de seguro viagem de acordo com o tipo de passeio, existem vários, mas listamos os principais.

Seguro multiviagem

Também chamado de multi trip, é um dos tipos de seguro viagem mais vantajosos para quem viaja duas ou mais vezes por ano. O multiviagem é válido por um ano e, com ele, é possível percorrer vários países, desde que cada viagem não ultrapasse 30 ou 60 dias corridos – dependendo do plano contratado.

Ou seja, com o seguro multiviagem não é preciso fazer um novo seguro a cada viagem e o viajante ainda economiza no valor final. Sua cobertura é mundial e semelhante a um seguro convencional, atendendo inclusive as exigências do Tratado de Schengen.

Seguro viagem nacional

Se a viagem é dentro do Brasil e o destino fica a mais de 100 quilômetros de distância da cidade de residência, já é possível contratar um seguro viagem nacional. Esse é um tipo de seguro viagem ideal para quem não tem plano de saúde com abrangência em todo o país e quer ter a segurança de ser atendido em um hospital particular com mais qualidade.

Assim como outros tipos de seguro viagem, oferece auxílio médico ou odontológico, cobrindo ainda eventuais problemas com cancelamento e atrasos de voos, extravio de bagagens e auxílio jurídico. Ainda há outra vantagem: pode ser contratado para a proteção de crianças e adolescentes que viajam sozinhos.

Seguro viagem internacional

Em qualquer lugar do mundo ele garante atendimento médico em situações de emergência ou urgência, atuando como um plano de saúde para emergências válido globalmente. Ele ainda auxilia o viajante em casos de extravio de bagagem, cancelamento de viagem, perda de documentos e assistência jurídica, entre outros. Sempre de acordo com a apólice contratada.

O seguro viagem internacional não é obrigatório para muitos destinos. No entanto, é uma proteção altamente recomendada e extremamente necessária.

principais tipos de seguro viagem

Seguro viagem para intercâmbio

Em alguns países, é obrigatório que estudantes de intercâmbio tenham um seguro viagem, como é o caso da Irlanda e da Austrália, por exemplo. Como falamos acima, mesmo quando não é exigido, o seguro viagem é essencial para quem vai fazer aulas de idiomas, uma pós-graduação ou outro curso mais extenso em outro país.

Este, que é um dos tipos de seguro viagem mais procurados, deve cobrir principalmente gastos médicos e outros serviços relacionados à saúde. Entre eles, despesas com exames, internações, cirurgias e consultas, despesas odontológicas, assistência médica por doença preexistente, reembolso de medicamentos. Sempre com valores compatíveis com a duração do curso.

Quer mais informações sobre seguro viagem intercâmbio? Leia este artigo.

Seguro viagem para diferentes perfis de viajantes

O perfil do viajante também influencia na escolha do plano. Em alguns casos, é essencial que o viajante garanta um seguro que atenda a esse perfil, pois em determinadas situações, o seguro geral pode não cobrir. Confira quais são os tipos específicos de acordo com o tipo de viajante.

Seguro viagem para família

Ele cobre todos os membros da família durante uma viagem pelo Brasil ou ao exterior, para que todos estejam igualmente protegidos contra imprevistos com a saúde e com contratempos da viagem. Com ele, cada membro da família conta com assistências e benefícios individuais.

Portanto, se a família tem 5 pessoas que irão fazer a viagem, devem ser contratados 5 planos. O valor vai depender de quantos familiares serão, da idade de cada membro, uma vez que há acréscimos para passageiros com mais de 69 ou 75 anos, dependendo do plano, do destino escolhido e da duração da viagem.

Também há um plano família que é oferecido somente pela seguradora Global Travel Assistance (GTA). Nele, o titular paga a tarifa cheia e os parentes de primeiro grau (cônjuge, pais, irmãos e filhos), 30% a menos no valor. Neste caso, para contratar é preciso entrar em contato com a GTA por telefone, nestes contatos. Conheça melhor o seguro viagem plano de família.

Seguro para grávidas

Entre os tipos de seguro viagem, é um dos mais importantes. A principal característica deve ser a boa cobertura de despesas médicas e hospitalares. Existem planos que reembolsam um eventual parto, outros pagam as despesas de internação da mãe e do bebê no primeiro mês (se houver um parto emergencial durante a viagem) e outros que incluem gestantes de até 45 anos de idade na cobertura. Além disso, cada plano de seguro viagem gestante determina as semanas cobertas, chegando a até 32 semanas em alguns.

É preciso viajar com responsabilidade especialmente nesta condição, em que a saúde da mãe e do bebê exige atenção e cuidados. A recomendação é que todas as gestantes contratem um seguro, mesmo que não seja obrigatório no país de destino.

Além do mais, sempre informe o seguro viagem sobre a gravidez. Não vale a pena omitir esta condição achando que o seguro vai ficar mais barato. Muitos exigem que a mãe viaje com um atestado médico do obstetra confirmando que ela está em bom estado de saúde.

Seguro viagem para idosos

São planos que oferecem cuidados mais avançados de saúde, com valores de reembolso de despesas médicas mais altos e um leque mais amplo de serviços. Vai além de coberturas mínimas e garante extensão de internação hospitalar, acompanhamento de um familiar no hospital e sessões de fisioterapia, entre outros itens que não são oferecidos em planos básicos.

Há seguradoras que atendem passageiros com 90 anos ou mais, chegando até os 120 anos como a idade limite de cobertura. Vale ressaltar que o preço final varia e fica 50% mais alto, normalmente, a partir de idades como 69, 74 e 80 anos. As empresas consideram, afinal, que a possibilidade de acionar o seguro viagem para idosos é maior.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Você viu que existem muitos tipos de seguro viagem. Isso porque só falamos dos principais, mas também há planos específicos para:

Para todos esses, a recomendação é nunca decidir a compra do seguro viagem baseado apenas no menor preço. Leia atentamente o contrato e todos os detalhes antes de fechar com o seguro, enquanto decide quais coberturas são mais vantajosas, quais suas necessidades e do que não quer abrir mão. Considere, ainda, se a seguradora oferece assistência 24 horas por dia e atendimento em português.

Outra recomendação é utilizar o comparador do Seguro Viagem Pro para encontrar o tipo de seguro viagem ideal. Em poucos segundos ele apresenta uma lista com destaque para o planos com melhor custo-benefício, o que facilita a escolha e o processo de compra.

Se preferir, também vale a pena cotar diretamente no portal Seguros Promo, que oferece preços mais baixos que os das próprias seguradoras, bem como excelente atendimento ao cliente e um ótimo método de comparação.

Ganhe desconto no seguro viagem

Seguindo nossas dicas, você pode ganhar um desconto de até 10% no preço dos vários tipos de seguro viagem. Basta utilizar o nosso cupom de desconto SVP5 que garante uma redução de 5% no valor. A opção de pagamento com boleto bancário, à vista, concede na hora mais 5% de desconto. Aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo