CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem familiar: o que considerar ao escolher um plano

A diversão é sempre o foco, mas garantir a segurança e a saúde de todos é prioridade número um para quem viaja com a família. Adquirindo um seguro viagem familiar, você tem a certeza de que tudo vai correr bem com o seu roteiro. Neste artigo vamos apresentar o que considerar ao contratar a proteção. Confira.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

O que é o seguro viagem familiar?

É um seguro viagem que vai oferecer uma cobertura para todos os membros da família durante o período contratado, seja ela nacional ou internacional. Assim, sabendo que terão a proteção da seguradora em caso de imprevistos, você e sua família, podem viajar mais tranquilos.

Motivos para contratar o seguro viagem familiar

São muitas as razões para contratar o seguro viagem familiar. A primeira delas é que acidentes e emergências médicas podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar.

Perfeito seria se ninguém ficasse doente durante as férias familiares, mas todos sabemos que acreditar que nada vai acontecer é temerário e nada inteligente. Mais sábio é quem antevê as dificuldades e já se previne sobre como lidar com elas.

No caso da saúde, a contratação do seguro viagem é a melhor forma de prevenir qualquer “perrengue”. Sabe por quê? Porque o seguro viagem familiar garante uma série de coberturas e benefícios para prestar o melhor atendimento e garantir um bom desfecho para uma lista de possíveis dificuldades de viagem.

Seguro viagem é obrigatório para alguns destinos

Se a precaução não te convence, pense, então, que para alguns destinos, você não tem escolha. O seguro viagem é obrigatório e pode ser exigido por autoridades da imigração, sob o risco de você precisar voltar ao país de origem.

Enquadram-se nesta realidade os países membros do Tratado de Schengen (acordo de livre circulação de pessoas entre países europeus), o seguro viagem Cuba, o seguro viagem Venezuela e o seguro viagem Equador.

Saúde pública é paga em muitos países

Em muitos países, não existe atendimento gratuito de saúde, nem mesmo na rede pública. Caso não tenha seguro viagem, você e sua família vão precisar desembolsar quantias inesperadas, em caso de acidente ou emergência. E vale sempre lembrar que, no exterior, as questões de câmbio (dólar e euro valorizados em relação ao real) e incidência de impostos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pesam no bolso.

A lista de países que não oferecem saúde gratuita, especialmente para turistas é grande. Por isso, contar com  a possibilidade de ser atendido em uma emergência e não ter custos a arcar depois pode ser um grande risco.

Benefícios além da saúde

Os planos de seguro viagem familiar também oferecem benefícios a mais que ajudam muito em casos de imprevistos com a família no exterior. É o caso do seguro bagagem extraviada, atraso de voo, auxílio em caso de perda de documentos e assistência jurídica. E tudo com atendimento em português, o que facilita muito, especialmente quando precisamos nos comunicar em outro idioma em caso de emergência.

Qual a diferença entre um seguro comum e o seguro viagem familiar?

Não há diferença. O mesmo plano que atende um único viajante pode atender toda a família.
Para comprar seu seguro viagem familiar, você pode ir a um comparador, como o comparador do Seguro Viagem Pro e fazer a busca para apenas um viajante. Com o plano escolhido, na hora de finalizar a compra, você deve clicar no botão “Adicionar segurados”. Daí, você pode acrescentar quantas pessoas desejar, sejam elas parentes ou não. O comparador vai apresentar os valores totais a serem pagos no próprio site.

seguro viagem familiar paisagem

Seguradoras com condições especiais para família

Algumas seguradoras oferecem benefícios para famílias em viagem, com pacotes ou,mesmo, a inclusão de crianças gratuitamente.

Plano família GTA

A seguradora Global Travel Assistance (GTA) oferece opções de seguro viagem na modalidade “plano de família”, com valores específicos para grupos de parentes de primeiro grau. Todos os planos disponibilizam a compra em pacote família, em todos eles o  valor praticado nos seguros é o seguinte:

  • O titular paga 100% da tarifa;
  • Os familiares, sempre de primeiro grau (cônjuge, pais, irmãos e filhos), pagam 30% a menos no valor da tarifa cobrada do titular. Podem ser incluídos até quatro parentes, além do titular, com desconto garantido.

Para contratar o “plano de família” da GTA, no entanto, você não pode utilizar os comparadores de seguro viagem. A modalidade de desconto só é conferida para vendas diretas com o representante da seguradora via telefone – você pode consultar o telefone da sua região na página de contatos da GTA. Não é possível realizar a compra via Internet, nem no site da GTA.

Mas, atenção: antes de fechar seu seguro viagem familiar direto com a GTA, faça uma comparação nos comparadores de seguro viagem. Escolha o plano, adicione quantos segurados for necessário, e veja o valor total da compra. Faça o mesmo no site da GTA.

Existe seguro viagem gratuito para criança?

Sim. Não são comuns, mas existem. A maioria dos planos que você vai encontrar oferecem valor de cobertura para segurados a partir de 0 anos de idade. Isto quer dizer que criança também paga – e o valor cheio do plano. Lembre que, nos comparadores, o preço é bem mais atrativo.

Mas esta regra vale para as seguradoras com atuação no Brasil. Já entre seguradoras estrangeiras, que não atuam com registro no Brasil, as regras são diferentes e algumas chegam a oferecer seguro gratuito para crianças.

Plano com criança Bupa

É o caso da Bupa, seguradora do Reino Unido, que oferece cobertura para crianças com menos de dois anos sem custo adicional, na contratação do plano dos pais.

No entanto, vale frisar, a Bupa não garante cobertura a partir do Brasil, apenas nos países em que tem atuação. Na prática, isto quer dizer que, ao comprar um plano da Bupa, você não estará segurado durante os voos de ida e de volta. Além disso, ela não está submetida às regulações e fiscalizações dos órgãos competentes brasileiros.

Plano com criança SafetyWing

A seguradora norueguesa também oferece condições especiais para pais que viajam com filhos. Ao contratar o seguro viagem cada adulto pode incluir uma criança com idade de 14 dias até 10 anos. A condição é limitada a duas crianças por agregado, ou seja, em uma família de quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças, apenas os adultos pagam pelo serviço.

Ainda pouco conhecida no Brasil e não regulamentada pela Susep, por se tratar de uma empresa estrangeira, antes de contratar a SafetyWing é preciso avaliar com cuidado os planos oferecidos.

Seguro viagem do cartão de crédito

Outra opção gratuita é o seguro viagem de cartão de crédito. Ele garante cobertura para o titular do cartão e também para cônjuges e filhos. No entanto, ele é oferecido como benefício apenas para proprietários de cartões com anuidades mais altas. E tem mais uma desvantagem: não é possível escolher o melhor plano para o seu perfil. A operadora de cartão geralmente oferece um mesmo seguro viagem para todo tipo de viajante, o que muitas vezes exclui gestantes e praticantes de esportes de aventura, por exemplo.

O que é preciso avaliar na cobertura do seguro viagem familiar?

Antes de contratar o seguro viagem para sua família, é preciso entender alguns termos utilizados pelas seguradoras e pesquisar muito. Vamos te ajudar nesta missão.

Qual a cobertura de DMH necessária?

Ao começar a pesquisar sobre seguro viagem familiar, você vai se deparar com a sigla DMH, que nada mais é do que a cobertura para despesas médicas e hospitalares. A DMH é individual, ou seja, mesmo que você contrate um plano familiar, cada indivíduo terá um valor específico dedicado ao próprio atendimento médico.

Em uma linguagem bem simples, a DMH é o montante que a seguradora irá pagar ao hospital pelo seu atendimento.

Exemplo 1: a DMH do seu plano é de USD 30 mil, e a sua conta hospitalar deu USD 15 mil. Tudo certo, o custo do atendimento está dentro do valor da cobertura.

Exemplo 2: o DMH do seu plano é USD 15 mil, e a sua conta deu USD 20 mil. A diferença de USD 5 mil será paga por você.

Então, o que você precisa saber é: quanto maior a DMH, mais interessante para você, especialmente se a sua viagem for para algum destino onde o atendimento médico tem valores bastante elevados, caso dos Estados Unidos e da Europa. No entanto, você também deve ter em mente que, para alguns destinos específicos, onde o seguro viagem é obrigatório (como falamos lá em cima) e, geralmente, a obrigatoriedade vem acompanhada de um valor mínimo para o DMH. Então, fique atento a isto.

Verifique as coberturas e benefícios do plano

O seguro viagem oferecido por seguradoras com atuação no Brasil é tão completo que geralmente inclui todos os itens listados abaixo:

  • Assistência em português 24 horas por dia para esclarecer todas as suas dúvidas, não importa em que país e fuso horário você esteja;
  • Cobertura odontológica;
  • Traslado médico (caso você não tenha condições de chegar por conta própria ao hospital, por limitações físicas);
  • Regresso sanitário (para garantir seu retorno com atendimento médico necessário se for preciso ou se for sua vontade retornar para tratamento no país de origem);
  • Acompanhamento de menor;
  • Passagem de ida e volta para parente;
  • Cobertura para perda e atraso de voo;
  • Cobertura para extravio de bagagem; e muito outros benefícios.

Detalhes sobre os viajantes

Algumas viagens em família envolvem pessoas em diferentes faixa etárias, como crianças e idosos, além disso, não é incomum haver mulheres grávidas entre os viajantes. Caso opte por um plano familiar ou o mesmo plano para toda a família, é importante estar atento se todos estão cobertos pela opção escolhida.

Por exemplo, nem todos os planos disponíveis são uma boa opção de seguro viagem gestante, é preciso que esteja especificado na cobertura a proteção para esse público. Geralmente deve estar indicada a idade limite da gestante e da gestação. Por isso, fique atento ao contratar. O mesmo vale para o seguro viagem idosos, a maioria dos planos protege qualquer faixa etárias, mas geralmente há um acréscimo de valor na proteção do idoso.

Pesquise sobre a reputação da seguradora

Outro item importante ao procurar por um seguro viajem para família é verificar a reputação da seguradora. Verifique se a seguradora é confiável e qual a opinião dos consumidores sobre os serviços oferecidos.

Para tanto, você pode recorrer a sites especializados, como o Seguro Viagem Pro, que sempre avalia as empresas e os planos, às redes sociais para saber como a seguradora vem se relacionando com os clientes, e aos sites de reclamações de consumidores, que também dão um bom panorama sobre a seguradora. Nós sempre consultamos para isso, o Reclame Aqui e o Trustpilot.

viagem de carro familiar

Confira o custo-benefício nos comparadores

Como a oferta de seguradoras e planos é enorme, a melhor forma de poder comparar o que cada empresa oferece é utilizando os comparadores. Neles, você pode observar lado a lado as coberturas, os demais benefícios e os valores praticados por cada seguradora. Escolha usar o comparador do Seguro Viagem Pro ou outro da sua escolha, indicamos especialmente o Seguros Promo, Real Seguro Viagem e Compara Online. Saiba que você estará, certamente, fazendo a escolha mais racional de compra de seguro viagem.

Vale a pena contratar o mesmo plano para toda a família?

Se todos os viajantes da sua família tem o mesmo perfil de viajante, sim, vale a pena contratar o mesmo plano para toda a família, até porque você faz uma única busca nos comparadores e fecha uma única compra.

Agora, se na sua família tem idosos, gestantes ou praticantes de esportes de aventura, pode ser que eles precisem escolher planos distintos – porque há planos que garantem cobertura para estes públicos específicos e outros não.

Mas tudo bem, é fácil solucionar. Faça uma nova busca, selecione o plano que melhor atende às necessidades do viajante e feche a compra – seja para uma ou mais pessoas.

Quanto custa um seguro viagem familiar?

São vários os fatores que influenciam os custos do seguro viagem familiar, listamos os principais e a seguir apresentamos exemplos de seguros e valor para diferentes perfis de viagens e famílias.

Tamanho da família

O valor vai variar de acordo com a quantidade de familiares que irão viajar, ou seja, quanto mais pessoas, mais alto o custo total do seguro viagem. Em alguns casos, quanto maior o número de pessoas maior o desconto aplicado em cada um dos planos.

Idade de cada membro familiar

Como já indicamos antes, a maioria dos planos oferece um valor mais barato para viajantes até os 70 ou 75 anos. Após atingir esta idade, o valor cobrado costuma ser um pouco mais caro. Ademais, caso um membro familiar tenha alguma doença preexistente ou esteja em gestação, existem planos mais específicos.

Veja aqui como escolher um seguro viagem para bebê.

Destino escolhido

Alguns países exigem um valor mínimo para a cobertura médica e hospitalar (CMH), como é o caso dos países do Espaço Schengen, na Europa, cujo valor é 30 mil euros. Outros países, oferecem mais riscos de acidentes do que outros. Portanto, o destino também poderá afetar no valor do seguro viagem familiar.

É comum, ainda, que o seguro viagem Estados Unidos seja mais caro, muitas seguradoras oferecem planos que incluem ou não o país. Quando ele esta presente o valor cobrado é mais alto.

Duração da viagem

A quantidade de dias também é um fator que irá alterar no preço da contratação. Obviamente, um seguro viagem para 20 dias sairá mais caro que um para 10 dias. O valor do seguro é cotado por dia de viagem.

Preços e planos de seguro viagem familiar

Para responder quanto custa um seguro viagem familiar, fomos ao comparador do Seguro Viagem Pro e simulamos uma viagem hipotética de oito dias para Buenos Aires, um destino Internacional bastante procurado por brasileiros em viagem em família.

Fizemos a pesquisa no dia 11 de março de 2020, englobando o período de 10 a 17 de fevereiro. Apresentamos abaixo as opções destacadas como os melhores custos-benefícios, confira:

Plano Intermac I30 Affinity 15 AC 35 Europa + Telemedicina (Assist Card) TA 40 Especial – Internacional (Travel Assistance)
Despesa médica hospitalar (DMH) USD 30mil USD 15 mil USD 35 mil USD 40 mil
Cobertura para prática de esporte Dentro da DMH USD 1,5 mil Dentro da DMH Dentro da DMH
Cobertura para gestante Dentro da DMH – até 32 semanas e 45 anos Dentro da DMH até 32 semanas e 40 anos Dentro da DMHl até 28 semanas Dentro da DMH até 34 semanas e 40 anos
Cobertura odontológica USD 200 USD 600 USD 500 USD 300
Cobertura farmacêutica USD 150 USD 600 USD 500 USD 400
Regresso sanitário USD 20 mil USD 15 mil USD 30 mil USD 20 mil
Traslado médico USD 20 mil USD 700 USD 3 mil USD 10 mil
Seguro de bagagem extraviada USD 350 – suplementar USD 1 mil – suplementar USD 1,2 mil – complementar USD 1,2 mil – complementar
Valor individual R$98,36 R$78,66 R$106,14 R$88,39
Valor para uma família de 4 pessoas R$393,44 R$314,64 R$424,56 R$353,56
Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Nossa dica é: se mais de um plano de seguro viagem familiar atende suas necessidades nos quesitos benefícios, coberturas gerais e preço, opte sempre por aquele que oferecer a maior DMH (cobertura para despesas médicas e hospitalares). Isto porque, como já falamos, este é o valor total que a seguradora irá pagar em caso de emergências e acidentes. Quanto maior o DMH, mais seguro, em termos de saúde e também em termos financeiros, você estará.

No comparativo que apresentamos é possível observar que o valor final para uma família de 4 pessoas pode variar muito, especialmente em relação ao valor da DMH. Um plano com ótimo custo-benefício é TA 40 Especial – Internacional, da Travel Ace Assistance. Apesar de ter a maior cobertura entre os planos listados ele não apresenta o custo mais alto. Além disso, atende bem gestantes, idosos (até 70 anos, a partir desta idade o valor do plano é R$132,58) e ainda cobre a prática de esportes, caso sua família goste de aventura.

A melhor maneira de escolher o seguro viagem familiar ideal é utilizando os comparadores. Eles permitem que você confronte os produtos ofertados, em coberturas, benefícios e preços, e faça uma compra bastante racional.

Desconto no seguro viagem familiar

Quer ver mais opções de seguro viagem familiar e ainda ganhar desconto? Então, feche sua compra via comparador do Seguro Viagem Pro. Na hora do pagamento, utilize o cupom SVP5 que te dá 5% de desconto e escolha a opção de pagamento via boleto bancário que reduz mais 5% no valor. Aproveite! O desconto é para toda a família!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Lívia Tostes

Lívia Tostes é jornalista e vive em Portugal, onde cursa o Mestrado em Comunicação Política pela Universidade do Porto. É apaixonada por gastronomia, fotografia e cinema - especialmente o cinema brasileiro. Viajar sozinha para conhecer novas culturas é seu hobby favorito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo