CoberturasSeguro Viagem

Qual seguro viagem fazer? Como escolher e planos para vários perfis

São tantas opções que muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual seguro viagem fazer. E nós entendemos perfeitamente, pois há várias outras preocupações que envolvem uma viagem. Passagens, onde se hospedar, roteiro, fazer as malas e tantos outros preparativos.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

No entanto, é preciso pensar na segurança e na tranquilidade em primeiro lugar. É aí que entra em cena qual seguro viagem fazer, para melhor atender as suas necessidades. Este é o tema do nosso artigo de hoje, que inclui sugestões para vários perfis de viajantes.

Então, siga na leitura para tirar suas dúvidas.

Qual seguro viagem fazer e a importância de contratar um plano

Antes de dar todas as dicas para a melhor escolha, vale a pena comentar o que é um seguro viagem. Em poucas palavras, ele é parecido com um plano de saúde temporário e individual, que funciona durante a sua viagem. Ou seja, oferece um atendimento emergencial nos países onde os planos de saúde do Brasil geralmente não são válidos.

Ao mesmo tempo, o viajante pode contar com várias outras garantias e assistências quando contrata um seguro viagem. Ele ajuda em casos de atraso e cancelamento de voo, extravio de bagagem ou mala danificada, perda de documentos. E até mesmo auxílio fiança e assistência jurídica, sem contar a cobertura em caso de morte acidental ou invalidez.

Os seguros viagem são oferecidos por empresas especializadas em seguros mas nem todos os planos contam com todas estas coberturas que iremos comentar aqui, então a nossa recomendação é sempre ler com atenção a apólice.

Ainda ficou com dúvidas? Este artigo pode ajudar a entender ainda melhor como funciona o seguro viagem.

Por quê contratar um seguro viagem? É obrigatório?

Em alguns países, sim. Na América Latina e Central, Cuba e Venezuela são alguns países que exigem seguro doa viajantes que chegam. Na Europa, para entrar nos mais de 20 países que integram o Tratado de Schengen é preciso obrigatoriamente ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Veja a lista de países nos quais o Tratado de Schengen se aplica.

Mesmo nos lugares onde este documento não é obrigatório, é fundamental viajar com essa garantia. Emergências médicas são imprevistos que podem trazer muita dor de cabeça e gastos extras altíssimos.

Um bom exemplo são os Estados Unidos, que não exigem seguro, mas não oferecem nenhum serviço de saúde público que possa ser utilizado por um estrangeiro de passagem. Exames, cirurgias e internações custam facilmente milhares de dólares. E ter a garantia de um reembolso de um bom seguro viagem faz toda a diferença. Confira, aliás, o seguro viagem mais indicado para os Estados Unidos.

Qual seguro viagem fazer de acordo com cada perfil

Dezenas de boas empresas oferecem seguro viagem no Brasil. Fica complicado escolher, considerando tantas opções. A principal dica é considerar a finalidade da sua viagem e seu perfil.

O ponto de partida é pensar se a viagem é a lazer, de negócios, se o objetivo é praticas esportes, se há alguma gestante, se prefere um plano mais econômico ou mais completo. Fizemos um breve guia com sugestões para vários tipos de viajante, confira.

Qual seguro viagem fazer para gastar pouco

Quando se pergunta sobre qual seguro viagem fazer, o critério importante para muitas pessoas é o preço, por isso acabam optando por um seguro viagem básico. Em tempos de moeda brasileira desvalorizada, a estratégia é economizar para não deixar de viajar. O melhor é conseguir conciliar um preço atrativo à uma apólice que atenda bem ao viajante.

Nossa sugestão

TA 40 Especial – Internacional, da Travel Ace
  • Despesas médicas hospitalares: USD 40 mil, que é um valor satisfatório e que ultrapassa a exigência dos países do Espaço Schengen, se o seu destino for a Europa;
  • Inclui cobertura para prática de esportes;
  • Cobertura de doenças preexistentes;
  • Assistência na localização de bagagem, mala danificada, atraso de bagagem;
  • Cancelamento de viagem e outros itens.

Veja neste artigo dicas para encontrar o seguro de viagem internacional mais barato.

Qual seguro viagem fazer na busca por um plano completo

Especialmente indicado para pessoas exigentes quando o assunto é saúde e uma assistência mais abrangente. Um plano completo atende a todas as categorias, oferece algumas comodidades a mais e, principalmente, contempla altos valores de reembolso.

Nossas sugestões

GTA Full Sports
  • Válido para viajantes de 0 a 85 anos;
  • Reembolso de USD 75 mil de despesas médicas totais;
  • Mais USD 75 mil de cobertura médica para prática de esportes;
  • Fisioterapia;
  • Cobertura odontológica;
  • Reembolso de medicamentos;
  • Pagamento de passagem aérea ida e volta para um familiar;
  • Hospedagem de acompanhante em caso de doença do viajante;
  • Garantia de viagem de regresso;
  • Assistência Jurídica por Acidente de Trânsito;
  • Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito;
  • Cancelamento de Viagem;
  • Cancelamento de Viagem Total ou Plus Reason;
  • Interrupção de Viagem.

O único porém é que a cobertura não prevê convalescença em hotel nem emergências de mulheres gestantes. Na categoria a seguir, detalhamos um plano ideal para esse perfil de viajante.

Outra opção

Ela vem da empresa Vital Card (site oficial). Já fizemos nossa avaliação da seguradora Vital Card aqui no Seguro Viagem Pro. Todos os planos cobrem:

  • Doenças preexistente com 100% da cobertura médica do plano;
  • Gestantes até a 32ª semana;
  • Prática esportiva a lazer;
  • Cruzeiros fluviais ou marítimos.

Todos os planos listados acima podem ser contratados através do nosso comparador de seguro viagem. Garantimos o melhor preço aos leitores do Seguro Viagem Pro.

Qual seguro viagem fazer para gestantes

A pergunta sobre qual seguro viagem fazer é ainda mais importante se uma mulher grávida decide viajar. Especialmente se ela estiver com mais de 28ª semana de gestação, período a partir do qual alguns seguros viagem começam a restringir a cobertura.

Talvez a dica mais importante seja jamais esconder da seguradora a condição de gestante e só viajar com uma autorização por escrito, assinada pelo médico ou médica obstetra. Caso contrário, a seguradora pode ter argumentos para não reembolsar gastos decorrentes de emergências com a gestante.

Alguns planos oferecem garantias para a mãe, outros incluem até os cuidados com o bebê, em casos de parto prematuro. Saiba neste artigo qual o melhor seguro viagem para gestantes e os critérios de escolha.

Também vale entender o significado de cada item da apólice e checar o que efetivamente está coberto.

Nossas escolhas

April 60 Basic – April Coris
  • A April Coris oferece cobertura para a gestante até 45 anos e até a 32ª semana de gestação, incluída no limite das despesas médicas hospitalares. Neste plano, o valor é de USD 60 mil;
  • Exames de emergência, parto prematuro e outros atendimentos durante a gravidez também estão contemplados, sempre relacionados a situações de urgência.

Veja nossa avaliação da seguradora April aqui.

GTA 60 Euromax
  • A seguradora GTA também se destaca neste segmento, estendendo a cobertura para gestantes até a 34ª semana, desde que a mulher tenha no máximo 40 anos de idade;
  • O diferencial do plano é que ele cobre parto prematuro e as despesas hospitalares da mãe e do bebê, até 30 dias após o nascimento;
  • O reembolso é garantido até o limite do valor estipulado para despesas médicas e hospitalares, que é de 60 mil euros.

Veja nossa avaliação sobre a GTA.

Qual seguro viagem fazer para estudantes

Qual seguro viagem fazer se você vai estudar? Aqui, o critério mais importante é que o plano precisa ser bom no médio e longo prazo, com valores realistas de reembolso de acordo com a realidade do país. Afinal, serão alguns meses longe de casa, com foco em aprender outro idioma, fazer uma pós-graduação, um intercâmbio ou outro curso para ampliar o conhecimento. Pode ser interessante também ler o nosso artigo sobre o seguro viagem 6 meses, caso seu intercâmbio dure meio ano. Leia também o nosso artigo com o melhor seguro viagem para estudantes.

Nossa escolha

Intermac 60 Prata

O plano Intermac 60 Prata é bastante indicado para quem vai fazer intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos, onde as despesas médicas hospitalares têm um custo alto.

  • Ele prevê, inclusive, a disponibilidade de médicos para atender em domicílio;
  • Tem parceria com empresas especializadas em remoção com ambulâncias e com clínicas odontológicas, que atendem 24 horas;
  • Cobre emergências decorrentes de esportes a lazer;
  • Além das assistências relacionadas à saúde, também garante a tranquilidade em outros serviços, com destaque para o cancelamento Any Reason na apólice. Ele reembolsa o estudante se for preciso cancelar a viagem por qualquer motivo.

O plano Intermac 60 Prata está disponível no Portal Seguros Promo, basta fazer a sua cotação, ler a apólice e contratar.

qual seguro viagem fazer

Qual seguro viagem fazer para praticar esportes radicais

Se a prática de esportes radicais está nos seus planos, este é o critério que deve comandar a escolha de qual seguro viagem fazer. Afinal, este tipo de atividade está entre as que mais oferece riscos.

Na apólice, o item que sinaliza esta cobertura de esportes chama-se assistência médica para prática de esportes. Só considere planos de seguro viagem que tenham esse item incluído. Recomendamos no mínimo uma cobertura de USD 50 mil, mas o ideal seria USD 100 mil para garantir o melhor reembolso em caso de cirurgia, internação e outras eventualidades.

Vale a pena prestar atenção em outras cláusulas, como valor de reembolso de fisioterapia e de medicamentos, remoção do paciente e outras variáveis importantes. Neste artigo, reunimos todas as dicas sobre seguro viagem esportes radicais, para complementar sua leitura.

Nossa sugestão

A GTA é uma das empresas com maior número de planos indicados para viajantes aventureiros, como All Sports, Full Sports, Full Sports Special. Os dois primeiros cobrem uma extensa gama de esportes, como Atletismo; Caiaque (até nível 3); Canoagem (nos níveis 4 e 5); Ciclismo; Esqui aquático; Ice skating; Maratona; Natação; Navegação em águas costeiras; Rafting até o nível 3; Skate; Surf; Vela no Mediterrâneo, Mar do Norte e Canal da Mancha, entre várias outras modalidades.

O GTA Full Sports Special, por sua vez, cobre estas e outras atividades adicionais de risco elevado. Entre elas, Heli-Ski; Mergulho alto; Mountain Bike; Passeio de Balão; Corrida de Cavalos; Rafting nível 4 e 5; Rugby. Este plano mais completo ainda prevê:

  • Cobertura para Prática de Esportes: USD 50 mil;
  • Traslados Gratuitos em Emergência;
  • Transmissão de mensagens Urgentes;
  • Assistência Médica por Acidente (por evento): USD 50 mil;
  • Assistência Médica para pré existência: USD 750;
  • Assistência Odontológica: USD 700;
  • Fisioterapia (prescrição médica) USD 500;
  • Assistência Farmacêutica (por evento): USD 700;
  • Convalescença em Hotel (máximo de 5 dias): USD 100 por dia;
  • Repatriação Sanitária: USD 25 mil;
  • Familiar acompanhante (no hospital por no máximo 5 dias): USD 100 por dia;
  • Regresso Antecipado.

Se você pretender surfar ou praticar mergulho, confira nossos artigos específicos sobre o seguro viagem surf e o seguro viagem para mergulho e veja qual o melhor para essa modalidade.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Encontre um plano personalizado

Como chegamos a estes resultados? Utilizamos o nosso comparador de seguro viagem desenvolvido pela equipe do Seguro Viagem Pro para encontrar planos focados no objetivo da viagem e no perfil do viajante, de acordo com cada destino.

Outra opção que recomendamos é o comparador de seguros Seguros Promo, que é um site de confianca e que oferece excelentes preços.

Oferecemos desconto

Nestas duas plataformas, basta incluir os dados básicos da viagem (destino, datas de ida e volta, nome, telefone e e-mail de contato). As opções com melhor custo-benefício são as primeiras exibidas no resultado de busca. Você pode comparar várias e, quando escolher a sua, pode prosseguir no processo de compra.

Ao final, inclua o cupom SVP5 para receber 5% de desconto. O pagamento à vista com boleto bancário soma mais 5%, totalizando 10% de redução no preço final no seu seguro viagem. Vale a pena, então aproveite.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo