ÁsiaEuropa

Seguro Viagem Rússia: saiba como funciona e onde contratar

Conhecer a Rússia é, literalmente, estar do outro lado do mundo, vivenciando uma cultura com idioma e hábitos completamente diferentes. Para garantir que tudo corra bem, nossa melhor dica é viajar com seguro viagem. Com ele, você vai ter a garantia de que terá assistência 24 horas por dia e receberá o melhor atendimento médico sem que isso signifique um rombo no orçamento da viagem. Vamos falar neste artigo sobre o seguro viagem Rússia e sua importância. Confira!

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Precisa de seguro viagem Rússia?

Sim. O seguro viagem Rússia não é obrigatório se o seu voo for direto para este país. No entanto, o seguro é altamente recomendável, por inúmeras razões que falaremos a seguir. Mas também no caso de a sua chegada ao país acontecer via algum dos países que integram o Tratado de Schengen.

O Tratado de Schengen é um acordo de livre circulação de pessoas do qual fazem parte 26 países europeus. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Liechtenstein, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Então, se o seu roteiro incluir um ou mais destes países, você deverá ter, obrigatoriamente, um seguro viagem com cobertura para despesas médica hospitalares (DMH) de pelo menos 30 mil euros. As despesas médica hospitalares representam o total que a seguradora pagará pelo seu tratamento médico durante a validade do seguro.

Mas, talvez, você não chegue à Rússia via algum país europeu, mas sim via Ásia. Neste caso, o seguro viagem também não é obrigatório. Mas igualmente recomendável.

Por que contratar um seguro viagem Rússia?

Em primeiro lugar, porque para qualquer que seja o seu destino, o seguro viagem é a sua garantia de atendimento médico de qualidade, com valores pagos pela seguradora.

Além do valor pago em seu seguro, você não precisará desembolsar mais nada – salvo casos em que o tratamento exceda o valor de DMH, mas vamos falar mais sobre isto no item cobertura do seguro viagem Rússia.

Ademais da precaução de saber que seu atendimento médico estará garantido, há muitas outras razões para você contratar um seguro viagem Rússia. Vamos elencá-las abaixo.

Limitações do idioma

Na Rússia, você não terá atendimento médico em português. Mas pode conseguir um médico que fale inglês via indicação do seguro viagem. Você também poderá contar com atendimento (esse sim em português) para esclarecer suas dúvidas, saber para onde se dirigir e para quem pedir ajuda sobre qualquer dificuldade que enfrentar na viagem.

Por exemplo, além de indicar o hospital mais próximo capaz de te atender na especialidade que você precisa, a seguradora também poderá te auxiliar no caso de perda de bagagem, atraso de voo, cancelamento de voo, perda de documentos, necessidade de traslado médico, necessidade de regresso sanitário, reembolso de remédios e muito mais. São facilidades que, pode acreditar, fazem a diferença quando você está do outro lado do mundo.

Não existe saúde pública gratuita

Na Rússia, não existe atendimento médico público e gratuito para turistas. Confira o que diz o portal do Itamaraty a respeito:

“O sistema público de saúde russo é bom e de acesso relativamente fácil, mas os profissionais de saúde da rede pública geralmente falam apenas russo. Há hospitais internacionais de qualidade nas grandes cidades, mas são todos privados. Recomenda-se ao viajante contratação de seguro de saúde confiável”.

Atendimento médico sem plano sai caro

Sem o seguro viagem Rússia, o atendimento médico vai custar muito mais do que fechar um plano. Faça as contas:

  • Por menos de R$ 10 ao dia você garante um seguro viagem, com a garantia de que qualquer eventualidade médica estará quitada;
  • Uma única consulta médica custa de 167 a 230 euros nas clínicas do European Medical Center, um dos locais mais indicados de atendimento médico na Rússia;
  • Uma anestesia pode custar 211 euros;
  • Um dia de internação custa 613 euros;
  • Uma consulta com dentista, 86 euros;
  • Cirurgias gerais custam de 1 mil a 8 mil euros.

Ou seja: sai muito mais barato fazer um seguro viagem do que precisar de uma única consulta com um dentista.

Novamente, vamos recorrer à autoridade do Itamaraty: “Atendimento médico em hospitais particulares pode ser algo caro no país. Recomenda-se fortemente que cidadãos brasileiros em viagem à Rússia contratem serviço de seguro médico internacional. Recorda-se que o pagamento à vista pode ser exigido antes de todo e qualquer serviço médico prestado”.

Nas áreas remotas, o atendimento é limitado

A Rússia é um país de dimensões continentais. Na prática, isto quer dizer que você encontrará centros urbanos com ótimos hospitais, mas regiões periféricas onde o atendimento pode deixar a desejar. Podem faltar desde suprimentos médicos até mesmo especialistas para algumas áreas da medicina.

O seguro viagem Rússia, além de te dar as informações sobre para qual hospital se dirigir, ainda pode providenciar o traslado médico caso você esteja incapacitado fisicamente de se deslocar do local do acidente ou emergência até a clínica indicada.

País tem clima frio

Brasileiros não acostumados com o frio da Rússia podem sentir a diferença de temperatura e ter uma queda na imunidade.

No inverno, os termômetros alcançam -20 graus Celcius, o que a maior parte dos brasileiros não está habituado.

É preciso utilizar roupas e outros equipamentos específicos para o frio, e apanhar uma gripe ou resfriado é muito comum em viagem ao país durante o inverno. Há casos de hipotermia que precisam ser acompanhados por profissionais de saúde. Fique atento a isto e saiba que o seguro viagem Rússia garante o tratamento que se fizer necessário, inclusive com reembolso de medicamentos.

Destino de esportes de neve

A Rússia tem atividades esportivas consideradas de risco e também esportes de neve, como esqui e snowboard. Se você tiver a intenção de praticá-los, busque um seguro viagem com cobertura para a prática de esportes. Ela garantirá eventuais atendimentos médicos decorrentes da prática destas atividades.

Se você praticar um esporte na neve ou de aventura e se acidentar, mas sem ter esta cobertura em seu plano, saiba que a seguradora não arcará com os custos do tratamento. Então, muita atenção à apólice. Compre somente um seguro viagem Rússia que atenda a todas as suas necessidades.

Problemas com a comida

Provavelmente o que mais afeta turistas na Rússia é invisível e difícil de resistir, e principalmente, de identificar: a comida.

Quem tem o estômago fraco pode dar o azar de comer algo na rua ou em algum restaurante que resulte numa intoxicação alimentar. Este é um problema que ninguém quer ter, mas é muito comum.

Por isso, é melhor poder contar com o seguro viagem Rússia.

Atendimento dentário é limitado

No portal Brasileiras pelo Mundo, encontramos um depoimento sobre atendimento médico na Rússia que nos chamou a atenção. Ele fala sobre a dificuldade de se encontrar bons dentistas no país.

“O grande problema de qualquer tipo de atendimento na Rússia são os dentistas. Segundo os russos que consultei sobre o assunto, há muitos profissionais ruins e, em alguns lugares, pessoas sem a formação específica atendem como dentistas. Portanto, é preciso tomar muito cuidado ao se marcar uma consulta para verificar algum problema dentário”.

Com o seguro, além de ter o atendimento dentário garantido, você ainda tem a indicação de qual profissional procurar.

Cuidado com roubos e furtos

Os cuidados em uma viagem para a Rússia devem ir além da atenção com os itens pessoais ou da cautela contra furtos e roubos ao andar pelas ruas das principais cidades russas.

seguro viagem Rússia turista

Qual a cobertura exigida?

Como falamos, se você entrar na Rússia via Europa ou se pretende passear por algum dos países do Tratado de Schengen, você vai precisar de pelo menos 30 mil euros de cobertura de DMH no seu seguro viagem Rússia.

Mas mesmo se entrar na Rússia via Ásia ou por voo direto do Brasil, o recomendado é que seu plano tenha mesmo ao menos 30 mil de cobertura de DMH. O DMH é o total que o plano pagará no seu atendimento e, quanto maior ele for, maior a sua segurança. Caso contrate um plano com DMH muito baixo e a conta do hospital fique mais alta, você mesmo terá que arcar com os custos.

DMH para públicos específicos

Para idosos, gestantes, praticantes de esportes de aventura e para quem tenha alguma doença preexistente, a recomendação é cobertura de DMH de 60 mil euros ou dólares. Isto porque estes públicos têm uma probabilidade maior de precisar utilizar o seguro viagem. Às vezes mais de uma vez durante a viagem. Então, vale incrementar a cobertura.

Quanto custa o seguro viagem para Rússia?

O seguro viagem para a Rússia é bem acessível. Para demonstrar os valores, fizemos uma pesquisa no comparador do Seguro Viagem Pro. A busca foi feita no dia 6 de março de 2020.

Importante: se fizer sua busca no comparador do Seguro Viagem Pro, selecione como destino a opção “Internacional”. Se fizer sua busca no Seguros Promo, que é um portal parceiro, você pode fazer a busca usando “Internacional”, “Europa” ou “Ásia” – dependendo de como será o seu roteiro.

Planos econômicos

Vamos considerar como econômicos os planos com DMH igual ou próximo a 30 mil euros, que é a cobertura mínima recomendada.

Plano April 30 Inter Basic (April) Ita 40 Smart US+ (Ita) TA 40 Especial – Internacional (Travel Ace Assistance) AC 35 Mundo + Telemedicina (Assist Card)
Despesa médica hospitalar USD 30 mil USD 40 mil USD 40 mil USD 35 mil
Cobertura para prática de esportes USD 30 mil USD 3,5 mil Dentro de DMH – consultar USD 30 mil
Cobertura médica para gestante USD 30 mil Não Dentro de DMH até 34 semanas e 40 anos USD 30 mil até 28 semanas
Cobertura odontológica USD 30 mil USD 200 USD 300 USD 500
Cobertura farmacêutica USD 1 mil USD 250 USD 400 USD 500
Regresso sanitário USD 50 mil USD 10 mil USD 20 mil USD 30 mil
Traslado médico USD 50 mil Não USD 10 mil USD 3 mil
Seguro de bagagem extraviada USD 1 mil USD 1,2 mil USD 1,2 mil USD 1,2 mil
Valor R$ 185,57 R$ 158,09 R$ 110,72 R$ 131,26

Planos completos

Vamos considerar como planos completos aqueles que apresentam DMH a partir de 100 mil euros ou dólares.

Plano TA 100 (Travel Ace Assistance) Intermac 150 Ouro (Intermac) AC 150 + Telemedicina (Assist Card) Affinity 150 Mundo (exceto EUA)
Despesa médica hospitalar USD 100 mil USD 150 mil USD 150 mil USD 150 mil
Cobertura para prática de esportes Não Dentro DMH USD 30 mil USD 10 mil
Cobertura médica para gestante Não USD 10 mil até 32 semanas e 45 anos USD 30 mil até 28 semanas Não
Cobertura odontológica USD 500 USD 1,2 mil USD 700 USD 850
Cobertura farmacêutica USD 500 USD 3 mil USD 1 mil USD 850
Regresso sanitário USD 30 mil USD 40 mil USD 60 mil USD 50 mil
Traslado médico USD 15 mil USD 100 mil USD 5 mil USD 2,5 mil
Seguro de bagagem extraviada USD 1,2 mil USD 1 mil USD 1,2 mil USD 1,2 mil
Valor R$ 276,79 R$ 261,05 R$ 252,08 R$ 205,07

Recomendação Seguro Viagem Pro

A primeira recomendação é nunca viajar sem seguro viagem Rússia. Dito isto, vamos aos planos mais indicados entre os selecionados no comparador do Seguro Viagem Pro.

Entre os mais econômicos, o destaque fica com o TA 40 Especial – Internacional, da Travel Ace Assistance. Ele é um plano que, apesar de enxuto no DMH, atende bem a todo perfil de viajante e é completo.

Já entre os planos mais completos, nosso escolhido é o AC 150 + Telemedicina, da Assist Card. Ele é o que apresenta maior DMH pelo menor preço. Além disso, a seguradora é altamente recomendada. A Assist Card ficou com o segundo lugar no ranking das melhores seguradoras do Seguro Viagem Pro.

Ganhe 10% de desconto no seguro viagem

Quer ver mais opções de seguro viagem Rússia? Então vá ao comparador do Seguro Viagem Pro e confira. Se optar por fazer a compra no portal, você ainda pode ganhar 10% de desconto no valor do seu plano.

Para tanto, na página de finalização de compra, insira o código SVP5 (que te dá 5% de desconto) e escolha a opção de pagamento via boleto bancário (que te dá mais 5% de desconto). Aproveite!

Situações mais comuns em que o seguro viagem Rússia é acionado

Na Rússia, não existem muitos riscos ou perigos que potencializem acidentes ou emergências. Então, os casos mais comuns em que o seguro é acionado são de pequenos incidentes, como torções, tombos e indisposições. Mas o seguro também é acionado em casos de perda de bagagem, em gastos com atraso e cancelamento de voo e traslado médico.

russia no inverno

Qual opção de seguro contratar?

Como a Rússia está em um território que vai da Europa até a Ásia, vale definir o seu roteiro antes de escolher a opção mais adequada. Não esqueça de considerar algumas dicas:

  • Se for viajar pela Europa (ou for entrar por lá e/ou incluir outros destinos europeus na viagem), considere uma opção de seguro viagem Europa;
  • Se for viajar apenas pelo território Asiático da Rússia, fazendo o roteiro Transiberiano seguindo para o oriente, considere uma opção de seguro viagem Ásia;
  • Se o roteiro durar mais de 90 dias e incluir cidades nas duas partes da Rússia, opte por um seguro múltiplos destinos (ou seguro viagem internacional) e com cobertura maior;
  • Escolha uma cobertura de despesas médicas e hospitalares maior caso você tenha histórico de problemas alimentares;
  • Escolha uma opção com cobertura para assistência em caso de perda ou furto de documentos e assistência jurídica.

Vai viajar sozinha? Confira as nossas dicas para realizar uma viagem segura.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Vale a pena contratar o seguro viagem Rússia?

Com certeza! Como dissemos antes, é um país muito peculiar: cultura diferente, natureza extrema, culinária exótica e muito diferente do que estamos acostumados. Essa é uma combinação perfeita para imprevistos

Está convencido? Então viaje protegido, faça já a sua cotação de seguro viagem no Seguros Promo.

Saiba também qual é o melhor seguro viagem para Ásia.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo