Tudo sobre Seguro Viagem
Dicas de Viagem

Viajar sozinha – 12 dicas para fazer uma viagem segura

viajar sozinha

Viajar sozinha é perigoso? Nem sempre. É preciso tomar certos cuidados, mas é possível (e indicado) fazer uma viagem sozinha. Abaixo vamos listar 12 dicas para viajar sozinha com tranquilidade e segurança e aproveitar ao máximo a sua aventura solo.

12 dicas para viajar sozinha de forma segura

1- Escolha do destino

A primeira dica é escolher um lugar seguro para visitar sozinha, principalmente se você for iniciante nessa modalidade de viagem.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Existem lugares mais seguros que outros para mulheres viajarem sozinhas. Por isso, pesquise muito sobre o destino antes de embarcar.

Normalmente os países europeus são os mais procurados pelas mulheres aventureiras – e eles são considerados os mais tranquilos e seguros – mas nem só de Europa vivem os nossos
sonhos. Portanto, veja a lista abaixo de 10 países seguros para viajar sozinha feita com base em testemunhos de mulheres viajantes pelo portal Sapo.

  • Islândia
  • Dinamarca
  • Nova Zelândia
  • Japão
  • Butão
  • Singapura
  • Costa Rica
  • Laos
  • Coreia do Sul
  • Vietnã

2- Garanta um seguro viagem

É muito importante comprar seguro viagem para qualquer que seja o seu destino, ainda mais se você está viajando sozinha.  Imagina se você torce o pé e não tem ninguém nem mesmo para acompanhar você até o pronto-socorro? Se você precisar de ajuda, pode contar com o auxílio e cobertura financeira do seu seguro.

Para fazer uma cotação de seguro viagem clique aqui.

3- Hospede-se em um local seguro

A localização e avaliação de outros usuários a respeito da sua hospedagem deve ser feita de forma meticulosa. Veja o que dizem em relação à segurança, se é bem localizado, se a rua não é muito escura ou afastada de locais de movimento, se os quartos são seguros, etc.

É sempre bom ficar em hostels para poder interagir com outros viajantes e economizar dinheiro. Mas tenha atenção aos quartos compartilhados. Por segurança, prefira dormitórios femininos.

Veja neste artigo como arrumar mala de forma prática e rápida.

4- Cuidado e atenção aos seus documentos

Essa dica é preciosa especialmente se você estiver viajando para fora do país.

O seu passaporte é o documento mais importante que você tem, por isso ele precisa estar em local seguro. Nossa recomendação é que você faça uma cópia autenticada do seu passaporte (ou outro documento de identificação) e deixe o original em segurança na hospedagem. Se estiver em um hostel, deixe em um locker seguro. Ou então carregue com você com muito cuidado.

E claro: deixe sempre a sua bolsa, mochila ou pochete na frente, nada de andar por aí com mochila nas costas, especialmente em transporte público e outros locais de aglomeração.

Quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem? Descubra neste artigo.

5- Compartilhe seu roteiro com familiares e amigos

Se você vai viajar sozinha, deixe uma cópia do seu roteiro de viagem com amigos e/ou familiares com as datas e locais em que você vai estar em cada dia, de preferência com o contato das suas hospedagens. Se algo acontecer (bate na madeira) eles saberão minimamente onde você está.

6- Esteja alerta

Essa dica é importante para qualquer viajante, ainda mais para uma mulher que quer viajar sozinha. Esteja alerta com os seus pertences e se alguém tem comportamento estranho perto de você.

viajar sozinha asia

7- Cuidado com as bebidas alcóolicas

É claro que você pode poder tomar uma bebida durante a sua viagem, mas tome cuidado com o exagero, pois uma mulher alcoolizada torna-se mais vulnerável. Se desejar beber um pouco mais, que seja com uma amiga temporária que fez durante a viagem.

E esteja sempre atenta ao seu copo, pois o golpe de colocar drogas no copo existe mesmo.

Mitos sobre seguro viagem: veja o que é verdade e o que não é.

8- Confie em seus instintos

Não é para ficar paranoica, mas todos nós temos instintos é para nos proteger. Achou aquela rua meio escura? Dê a volta. Não gostou daquele grupo de pessoas que se aproximou de você? Invente uma desculpa e vá embora. Achou o motorista do táxi estranho? Peça para descer antes por um imprevisto. Confie em seu instinto.

9- Contatos de segurança

Tenha com você sempre à mão alguns números de segurança. Algumas pessoas gostam de gravar no celular, mas você pode ficar sem bateria ou até mesmo perder o aparelho, por isso nossa sugestão é que você tenha um papel com números de segurança na mala e outro na carteira (além de gravado no celular).

O ideal é que você tenha anotado:

  • O número do Consulado do Brasil no país que você estiver (se for o caso de viagem internacional). Veja nesse link os números do Consulado do Brasil em países europeus.
  • O número de atendimento do seu seguro viagem (caso precise acionar o seguro)
  • O número de contato de seus amigos e familiares
  • O número de contato da emergência médica local
  • O número de contato da sua hospedagem.

10- Celular e internet

Vai viajar sozinha? Então certifique-se que vai poder usar o seu celular e internet o tempo todo. Ele está ali não apenas para te guiar no seu destino ou para fazer fotografias, ele é um artigo de segurança. Garanta um pacote de dados amplo de uma operadora com boa rede. Seu celular acaba a bateria rapidamente? Compre um power bank para ter bateria sempre.

11- Utilizando táxi e Uber

Ao utilizar táxi e Uber (ou outras aplicativos semelhantes), sempre acompanhe a viagem do seu celular através do Google Maps e observe se o motorista está seguindo a rota correta. É bom também conversar com o motorista e não estar distraída no banco de trás mexendo no celular, esteja atenta.

12- Postura firme

Você anda na rua olhando para os lados, com cara de medo e de insegurança? Essa não é uma boa postura para viajar sozinha. Encha-se de coragem e de orgulho da sua decisão, não transpareça vulnerabilidade pois pessoas vulneráveis atraem oportunistas.

Lembre-se: você é uma mulher corajosa, está em um destino seguro, tem um seguro viagem caso algo aconteça e não precisa temer.

Ainda não garantiu o seu seguro viagem? É essencial.

A recomendação da Equipe Seguro Viagem Pro é que você garanta o seu no Portal Seguros Promo, que oferece os melhores preços em seguros de viagem completos.

Tudo pronto para viajar sozinha? Boa sorte e bom proveito!

Ana Luiza Fernandes
Ana Luiza Fernandes é jornalista e trabalha com Conteúdo em Marketing Digital em Portugal, onde vive há 5 anos. Apaixonada por viagens, hoje dedica o seu trabalho a dar dicas e orientações a outros viajantes sobre roteiros e seguros de viagens pelo mundo.