CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem de carro: entenda como funciona a proteção

Pensando em fazer uma viagem de carro? Então o seguro viagem de carro precisa estar na sua lista de preparativos para essa aventura. Além de muito necessário, esse tipo de proteção vai garantir assistência médica aos passageiros do veículo em caso de acidente.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Então quer saber como o seguro viagem de carro funciona? Continue a leitura e entenda.

O que é seguro viagem de carro?

O seguro viagem de carro é uma assistência internacional indispensável para qualquer viajante. Ele tem como principal objetivo, garantir a segurança e tranquilidade do segurado durante toda a sua estadia no exterior. Para ficar mais tranquilo e aproveitar ao máximo a viagem, é extremamente recomendado que você contrate o seguro, com ele você poderá ter a garantia de acesso à assistência médica-hospitalar e jurídica de qualidade a qualquer momento.

Além disso, ainda existe a grande vantagem de que o viajante não corre o risco de sofrer prejuízos financeiros, ao precisar pagar pelas despesas médicas que o acidente de carro pode provocar. Esse tipo de serviço pode ser extremamente caro em outros países.

O seguro viagem de carro é o mesmo que o seguro viagem tradicional que você deve adquirir para viagens aéreas e viagens marítimas também. A única diferença é que alguns itens dos planos não serão aplicáveis no seguro viagem carro. Por exemplo:

Nos demais itens, as coberturas seguem normais, como para qualquer viagem utilizando outro meio de transporte.

Viagem com diversos meios de transporte

É válido explicarmos também que o seguro viagem é o mesmo se a sua viagem incluir também mais de um meio de transporte.

Por exemplo: imagine que você vai de avião até a Itália, mais especificamente até o aeroporto de Nápoles, mas sua ideia é alugar um carro para explorar a Costa Amalfitana. Sem problemas. Neste caso, você vai contratar o mesmo seguro viagem que vai garantir as coberturas desde o embarque em aeroporto brasileiro, até seus passeios de carro por Positano e Amalfi, e o retorno novamente ao Brasil em avião.

O mesmo vale se sua viagem tiver um trecho de avião, outro de carro e outro de navio; ou um trecho de carro e outro de trem; e assim por diante. Ou seja: não importam os modais de transporte, o seguro é sempre o mesmo.

Condições de cobertura do seguro viagem de carro

Existem algumas condições para a validade do seguro viagem de carro, entre elas a distância de casa.

É preciso se atentar para a distância a partir da sua residência que o seguro viagem de carro passa a valer. Geralmente, quando se trata do seguro viagem nacional, a cobertura é válida a partir de 100 km do endereço de residência. Ou seja, se algo acontecer antes de completar essa distância, o viajante ainda não estará coberto.

Seguro viagem de carro ou Seguro Auto?

Outra questão que o viajante deve estar atento ao contratar a proteção é em relação ao veículo. É comum nos depararmos com pessoas que confundem o seguro viagem de carro com o seguro auto (para automóveis). No entanto, a diferença entre eles é mais simples do que você pode imaginar.

Veja bem, caso um acidente aconteça, o seguro viagem de carro irá oferecer a assistência médico-hospitalar para garantir o bem-estar e segurança do viajante. Por outro lado, o seguro auto irá cobrir apenas as despesas referentes ao reparo do veículo danificado.

Dessa forma, caso o turista passe por algum acidente, ele poderá contar com as principais coberturas do seguro auto:

  • Sinistros em casos de incêndios e colisões, que provoquem danos integrais ou parciais ao veículo;
  • Roubo e furto do carro;
  • Danos físicos, materiais ou morais causados a terceiros;
  • Cobertura de danos materiais para os passageiros do veículo;
  • Proteção contra danos a vidros, lanternas e faróis.

Esse seguro deve ser contratado antes da realização da viagem ao exterior e logo após a escolha do carro que será alugado. Afinal, o valor desse tipo de assistência irá variar de acordo com o modelo, ano e período de utilização na viagem

Se você tiver como destino países como Argentina e Uruguai, em um viagem pela América do Sul e estiver viajando com um veículo brasileiro, é importante se atentar também para a contratação da Carta Verde. O documento é obrigatório para os países que fazem parte do Mercosul.

Como ter certeza que o seguro viagem de carro é coberto pelo seu plano?

A proteção do seguro viagem de carro é oferecida por todos os planos de seguro viagem. Mas para ter certeza absoluta, nós recomendamos que, ao encontrar um seguro viagem você leia com atenção os termos de uso e a apólice do plano. Nela constam todas as condições para a validade da proteção, além disso, se algum item não estiver coberto deve constar como riscos excluídos.

seguro viagem de carro estrada

Quais situações são cobertas pelo seguro viagem de carro?

Dentre as principais coberturas oferecidas pelo seguro viagem de carro estão os item oferecidos pela maioria dos planos, sejam elas obrigatórias às seguradoras, ou facultativas:

Repare que as coberturas são as mesmas oferecidas por um plano comum de seguro viagem. E isso significa que você pode, sim, precisar do seguro viagem de carro para atendimento decorrente de uma batida do automóvel.

Mas, da mesma forma, você pode utilizar o seguro viagem de carro porque comeu uma comida exótica do país visitado que não lhe caiu bem. Independentemente de estarem relacionados ao veículo, os acidentes e as emergências são sempre cobertos pelo plano.

Em quais situações o seguro viagem pode ser acionado?

Você pode acionar o seu seguro viagem de carro em caso de acidentes ou emergências médicas. Pode também, solicitar traslado médico, caso esteja fisicamente impossibilitado de chegar ao hospital mais próximo indicado pela seguradora.

Pode ainda solicitar auxílio em caso de perda de documentos e cartões. Recorrer ao atendimento via telemedicina para consultas simples, caso esteja incluído no seu plano.

Enfim, pode utilizar todas as coberturas e benefícios oferecidos pelo seguro viagem tradicional, lembrando apenas que, no seguro viagem de carro, ficam excluídos os itens relativos especificamente a voos.

Qual o valor recomendado para a cobertura do seguro viagem de carro?

Isto vai depender de alguns fatores:

  • Seu destino exige seguro viagem? Se sim, qual a cobertura mínima para despesas médicas e hospitalares (DMH)?
  • A medicina no país que você visitará tem custos muito elevados?
  • Você é idoso, gestante, portador de doença preexistente ou praticante de esporte de aventura?

Destinos que especificam o DMH

Em alguns destinos, o seguro viagem é obrigatório e, sem ele, você corre o risco de ser enviado de volta ao Brasil. Mas, além disso, em alguns casos, as obrigatoriedades já indicam de quanto deverá ser a cobertura de DMH do seu seguro.

É o caso dos 26 países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. Eles exigem uma cobertura de DMH mínima de 30 mil euros. São estes os países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Liechtenstein, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Para o seguro viagem Cuba, é preciso ter um plano com cobertura mínima de USD 10 mil para DMH.

E, para o seguro viagem Venezuela, a cobertura mínima exigida de DMH é de USD 40 mil.

No caso do seguro viagem Equador, não há valor mínimo exigido, apenas a exigência do documento.

Públicos especiais

Alguns viajantes também necessitam de seguro viagem com cobertura de DMH mais alta. É o caso dos idosos, da proteção para gestantes, dos portadores de doenças preexistentes e dos praticantes de esportes de aventura.

Isto porque estes públicos específicos têm maior probabilidade de precisarem de atendimento médico e, muitas vezes, de tratamentos mais complexos. Portanto, nessas situações opte por seguros com DMH acima do obrigatório e, de preferência, com valores a partir de 60 mil dólares.

Preço do atendimento médico no exterior

Dependendo do seu destino de viagem, você também pode precisar de uma cobertura maior de DMH. Isto porque o custo da medicina em determinados países são muito elevados.

Para seguro viagem de carro dentro da América do Sul, por exemplo, a recomendação é a contratação de um seguro viagem com cobertura para despesas médicas e hospitalares de no mínimo 15 mil dólares – exceto para Venezuela, onde é necessária a cobertura de 40 mil dólares.

Já para os Estados Unidos, onde os tratamentos médicos são dos mais caros do mundo, a recomendação é de seguro com cobertura de DMH de, no mínimo, 40 mil dólares.

seguro viagem de carro

Principais documentos para dirigir fora do país

Se você está em busca de um seguro viagem de carro, provavelmente está programando se aventurar e dirigir em países diferentes. Saiba que além do seguro viagem para carros, é necessário providenciar outros documentos para poder dirigir legalmente em outro país. Mas quais são os principais deles? Confira.

PID – Permissão Internacional para Dirigir

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento obrigatório para os brasileiros que desejam dirigir por mais de 180 dias nos países que fazem parte da Convenção de Viena e naqueles que têm reciprocidade com o Brasil.

Ela consiste basicamente na tradução da sua CNH brasileira em sete idiomas, mas só é válida se estiver acompanhada da carteira de motorista original. Para obter a permissão, é necessário solicitá-la no Detran da sua cidade ou no centro de formação de condutores.

Após obter a permissão, você poderá dirigir no exterior pelo mesmo período do indicado na sua CNH ou no máximo até três anos.

Vai tirar férias dentro do Brasil? Então saiba como funciona o seguro viagem nacional terrestre.

Seguro Carta Verde

Como falamos acimas, o seguro Carta Verde é um documento obrigatório para quem deseja viajar de automóvel pelos países do Mercosul tais como:

  • Argentina;
  • Brasil;
  • Paraguai;
  • Uruguai;
  • Venezuela

A assistência oferece uma indenização apenas para danos pessoais ou materiais causados a terceiros e não ao condutor.

Isso significa que, se você sofrer um acidente de trânsito, apenas o condutor do carro atingido será indenizado. Assim, as despesas financeiras para reparar o seu veículo serão pagos por conta própria.

Por essa razão, é tão importante contratar um seguro viagem de carro para obter uma cobertura para danos completa.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Seja de carro, de avião, de navio, de trem ou utilizando qualquer outro meio de transporte, você nunca deve viajar sem seguro viagem.

Obviamente, todos desejamos nunca precisar fazer uso do seguro, mas ele é uma precaução que vale o quanto custa. Isto porque os valores de um seguro viagem são inferiores a R$ 10 ao dia. E a tranquilidade proporcionada é enorme.

Você fica tranquilo quanto ao fato de que terá atendimento médico garantido e de qualidade. Você tem a certeza de que não terá um desfalque financeiro enorme, caso emergências ocorram. Você sabe que terá auxílio para diversos inconvenientes de viagem e será atendimento prontamente e em português. Então, tratando-se da sua saúde e do seu dinheiro, não hesite em viajar segurado!

Como cotar seguro viagem

Para cotar um seguro viagem, a melhor opção é entrar em um comparador de seguro viagem. Nós recomendamos o comparador do Seguro Viagem Pro, que é uma parceria com o Seguros Promo. Mas há muitas outras boas opções no mercado, como o Real Seguro Viagem e o Compara Online.

No comparador, você confere uma ampla oferta de planos e seguradoras e consegue, de maneira bastante didática, comparar valores, coberturas e benefícios oferecidos por cada um e escolher o que melhor atende às suas necessidades enquanto viajante e às suas condições financeiras.

Para cotar no comparador do Seguro Viagem Pro, você deve:

1. Entrar na página, preencher os espaços com as informações solicitadas (nome, destino da viagem, data de embarque, data de retorno, e-mail de contato e telefone);

2. Conferir a seleção de planos para o seu destino. Aqui, repare que o próprio comparador irá te indicar quais são os planos com melhor custo-benefício;

3. Você pode selecionar até quatro planos para compará-los de maneira bem didática em outra página, com apresentação dos produtos lado a lado;

4. Escolher o plano que melhor atende às suas necessidades e possibilidades financeiras;

5. Realizar a compra no próprio site.

Desconto no seguro viagem

Se você optar por fazer sua compra no nosso comparador, ainda pode ganhar 10% de desconto. Para garantir a promoção, você deve utilizar o cupom SVP5 na página de compra que garante 5% de desconto e optar pelo pagamento via boleto bancário que reduz mais 5% no valor do plano. Como os descontos são cumulativos, você paga 10% menos no valor do seu seguro. Aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo