CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem cobre parto? Trazemos a resposta completa

As gestantes que têm uma viagem prevista precisam ter, literalmente, um cuidado em dobro com o planejamento, pois nem todo seguro viagem cobre parto.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Em 2014, a imprensa noticiou um caso emblemático, de uma canadense que recebeu uma conta de quase um milhão de dólares devido a um parto inesperado durante as férias do casal no Havaí, nos Estados Unidos. A filha nasceu prematura. Entretanto, o seguro que viagem que ela tinha contratado não autorizou o reembolso. Como argumento, afirmou que a viajante não mencionou uma doença preexistente e anulou a cobertura.

Ou seja, é muito importante ler todos os detalhes da apólice, pois mesmo um seguro considerado completo tem condições específicas para ser utilizado.

Preparamos este artigo com o maior cuidado e atenção, trazendo várias informações relevantes para garantir a tranquilidade das gestantes.

Como saber se o seguro viagem cobre parto

Vale ressaltar que não há contraindicações para uma gestante viajar, a menos que seja uma gravidez de risco ou em um período delicado – antes do terceiro mês e após o sétimo mês de gestação.

No entanto, há que se ter, evidentemente, foco nos detalhes. Ao comparar os diferentes planos, é necessário checar se o seguro viagem cobre parto e complicações, no item Cobertura Médica para Gestante.

Quase sempre, 40 anos de idade é o limite previsto nestes contratos para a mulher.

Outra informação fundamental é o período de gravidez que cada apólice restringe. Algumas cobrem até a 28ª semana de gestação. Outras são mais completas, indo até a 34ª semana. Para se ter uma ideia, partos prematuros podem acontecer a partir da 24ª ou da 26ª semana – ou até mesmo antes.

Você também pode se interessar por este artigo sobre cobertura de medicamentos pelo seguro viagem.

O que as coberturas para gestantes costumam incluir

Geralmente elas garantem serviços em situações de emergência e causadas por acidentes, incluindo partos nestes contextos. Por exemplo:

  • Atendimentos;
  • Exames e ultrassonografias;
  • Cuidados em caso de abortos espontâneos ou acidentais;
  • Parto de emergência;
  • Parto prematuro.

Seguros de viagem não cobrem parto natural ou cirúrgico que aconteça após a 32ª semana de gestação, exceto se provocado por acidente pessoal. Tampouco funciona da mesma forma que um plano de saúde. Portanto, consultas de pré-natal e despesas com os cuidados médicos do recém-nascido normalmente não são cobertos.

Vale lembrar que a cobertura oferecida por operadoras de cartão de crédito não costuma incluir gestantes.

A cobertura ideal para a gestante além do básico

O ideal é ir além do básico e escolher um seguro viagem que cobre o parto e garanta o reembolso de valores maiores. Nos Estados Unidos, de acordo com dados do Business Insider de 2018, um parto pode custar de USD11.000 a USD30.000. Ou até valores mais elevados, a depender das complicações decorrentes. Um único dia de internação em um hospital norte-americano pode atingir USD2.000.

Além de reembolsar valores mais elevados com partos emergenciais, é desejável que o plano cubra os cuidados com o recém-nascido.

A seguradora GTA garante o reembolso de despesas em decorrência de parto prematuro ou de complicações obstétricas durante a viagem, até o limite do valor previsto para cada cobertura. Eles contemplam gastos com internação e tratamento do recém-nascido prematuro, com o limite de 30 diárias hospitalares ou o uso total do valor estipulado – o que ocorrer primeiro.

Faça agora a sua cotação de seguro viagem e viaje protegida, com todos os benefícios para mãe e bebê.

Veja o passo a passo para encontrar um bom seguro viagem aqui.

Atenção para validar o seguro

Para validar no contrato a cobertura para a gestante, muitas seguradoras exigem que a mulher apresente um documento assinado pelo(a) obstetra. Ele certifica a boa evolução da gestação e autoriza o embarque em transporte aéreo, ferroviário, rodoviário ou marítimo.

Uma vez aprovado o contrato, a viajante deve imprimi-lo e levá-lo sempre consigo. Afinal, nele constam os telefones de contato e servem para comprovar ou exigir os serviços a que tem direito.

A Jackie, do blog Viaje Sim, esteve em três países aos cinco meses de gestação e compartilhou sua experiência em um post. Ela destaca que a mulher precisa informar à seguradora de sua gravidez, para garantir que terá todos os cuidados médicos se necessário.

Confira 10 passos para planejar uma viagem segura neste artigo.

Planos de seguro viagem que cobrem parto

Contamos com a ajuda da equipe do Seguros Promo para esta cotação, para chegar aos melhores seguros viagem que cobrem parto. Eles afirmam que é preciso verificar os resultados com atenção, pois há seguradoras com restrições quanto a gestação. Em algumas, o valor da cobertura para gestante não acompanha a despesa médica hospitalar.

Eles recomendaram as seguradoras GTA e Affinity, com os seguintes planos. A cotação considerou uma viagem de 15 dias à Europa:

cotacao seguro viagem cobre parto

O que considerar na pesquisa do seguro viagem que cobre parto

GTA 300 Planet

  • Cobertura de USD300 mil de despesas médicas e hospitalares;
  • Assegura gestantes de até 40 anos de idade;
  • Gravidez de até 32 semanas;
  • Inclui parto prematuro e despesas hospitalares do bebê até 30 dias após o nascimento.

GTA 60

  • Reembolsa até USD60 mil de despesas médicas e hospitalares;
  • Cobre gestantes de até 40 anos de idade;
  • Gravidez de até 32 semanas;
  • Inclui parto prematuro e despesas hospitalares do bebê até 30 dias após o nascimento.

Affinity 60

  • Despesas médico-hospitalares de até USD60 mil;
  • Gestantes de até 40 anos de idade;
  • Gravidez até a 32ª semana;
  • Inclui parto prematuro e despesas hospitalares do bebê até 30 dias após o nascimento.

Affinity 500

  • Despesas médico-hospitalares de até USD500 mil;
  • Gestantes de até 40 anos de idade;
  • Gravidez até a 32ª semana;
  • Inclui parto prematuro e despesas hospitalares do bebê até 30 dias após o nascimento.

Pode ser do seu interesse também ler o nosso artigo sobre o melhor seguro viagem para gestante.

Se na sua pesquisa o seguro indicar apenas SIM quanto à cobertura de gestantes, como no caso do GTA 300 Planet, recomendamos que a viajante se informe exatamente sobre os termos da cobertura. Basta contactar a equipe do Seguros Promo pelo telefone ou chat online.

Se no seguro a cobertura estiver dentro das DMH, como nos demais planos pesquisados, significa que o valor total de reembolso das Despesas Médicas Hospitalares está disponível para utilizar como gestante, em complicações na gravidez ou parto.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Compare os melhores seguros viagem

Já faz parte da nossa rotina, na equipe do Seguro Viagem Pro, realizar cotações e comparações detalhadas entre os planos e as melhores empresas seguradoras. A partir da nossa experiência, indicamos o comparador de seguros do nosso site. Inclua o código SVP5 na fase final da sua compra, para garantir um desconto.

Mas, para ampliar ainda mais suas buscas, você pode contar com as plataformas que realizam a comparação instantânea de preços. Nossa favorita é o Seguros Promo, onde também é válido o cupom SVP5.

Esta é uma ótima dica para as futuras mamães que estão com várias outras despesas com enxoval do bebê, a decoração do quarto e tantos outros preparativos.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo