Seguradoras

Seguro Viagem Mastercard: veja os riscos e benefícios do seguro gratuito

Mastercard oferece a seus clientes titulares dos cartões Platinum e Black um seguro viagem gratuito ao comprarem as passagens com o cartão. Mas será que vale a pena confiar no Seguro Viagem Mastercard? Quais são os benefícios? Neste conteúdo apresentamos todos os detalhes e ajudamos você a tomar a melhor decisão.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Quem pode usufruir do Seguro Viagem Mastercard?

O Seguro Viagem Mastercard está disponível para os clientes das bandeiras Black e Platinum e é extensível aos seus cônjuges, companheiros e filhos dependentes com menos de 24 anos. Mas é preciso que as  passagens de todos os beneficiários tenham sido compradas com o cartão. É possível também usufruir do seguro ao adquirir um programa de milhagens associado à Mastercard.

A passagem adquirida pode ser aérea, de trem ou de navio, além disso, ela pode ser de ida e volta ou apenas de ida. Os viajantes podem embarcar juntos ou separados, não existe essa obrigatoriedade.

Atenção: é importante que o titular do cartão esteja com as taxas relacionadas ao cartão devidamente quitados para usufruir do benefício. Para clientes cujos cartões são apenas débito, o seguro não é emitido.

O Seguro Viagem Mastercard é gratuito?

Não há a cobrança extra de nenhum valor para emitir e utilizar o seguro viagem Mastercard. Entretanto, ele não é exatamente gratuito, pois o valor desse benefício está incluído na anuidade do cartão – mas você só usa se quiser. Por isso que o seguro viagem só está incluído em bandeiras exclusivas, em que os clientes precisam ter uma renda mais elevada e as anuidades estão bem acima dos valores habituais.

Como emitir o seguro?

É bem simples. Desde janeiro de 2017, a Mastercard pede a seus clientes que emitam o seu Seguro Viagem dentro do site da AIG, a seguradora responsável pelo benefício.

Primeiro, acesse o Portal de benefícios da Mastercard, vinculado à AIG. Lá, você deverá informar o seu número de cartão de crédito, código de segurança, nome completo, CPF, passaporte, endereço residencial e informações da data de compra das passagens.

Assim, você consegue emitir o certificado do seu Seguro Viagem Mastercard com validade de um ano. Você precisa imprimir esse certificado de seguro e levá-lo durante a viagem.

Quais os benefícios do Seguro Viagem Mastercard?

Os Seguro Viagem Mastercard é garantido pela AIG Seguros, mas os benefícios dependem da categoria da bandeira. A seguir apresentamos os principais benefícios, confira:

Seguro Viagem Mastercard Platinum

Confira os detalhes do Seguro Viagem Mastercard Platinum:

  • A cobertura é válida para todo o mundo;
  • A validade do seguro emitido no site da empresa é de um ano e não há limite no número de viagens por ano;
  • O número de dias de viagem consecutivos que o seguro cobre é de 31 dias;
  • A cobertura é fornecida em casos de lesões ou doenças, mesmo se não for uma emergência.

 Benefícios

Despesas Médicas e Hospitalares (DMH) USD 25 mil – para os países do Espaço Schengen, o seguro é elevado para 30 mil euros de despesas médicas
Repatriação ou remoção médica de emergência USD 50 mil
Convalescença em hotel USD 150 por Dia por até 5 Dias
Custos de viagem de membro da família em situações de emergência Passagem de ida e volta de classe econômica e USD 150 por Dia por até 5 Dias
Retorno de filhos dependentes/pessoa idosa USD 10 mil
Repatriação de restos mortais USD 25 mil

Seguro Viagem Mastercard Black

Confira os detalhes do Seguro Viagem Mastercard Black:

  • Disponível para: os clientes, cônjuges e filhos dependentes dos Titulares do Cartão Mastercard Black;
  • A cobertura é válida para todos os países do mundo;
  • A validade do seguro emitido no site da empresa é de um ano e não há limite no número de viagens por ano;
  • O número de dias consecutivos que o seguro cobre é de 60 dias;
  • A cobertura é fornecida em casos de lesões ou doenças, mesmo se não for uma emergência.

Benefícios

Despesas Médicas e Hospitalares (DMH) USD 150 mil
Benefício em dinheiro para paciente internado USD 200 por dia por até 30 dias
Remoção médica de emergência/repatriação USD 100 mil
Passagem de retorno para o país de origem USD 7.500 para passagem de primeira classe
Convalescença em hotel USD 250 por dia por até 5 dias
Custos de viagem de membro da família em situações de emergência USD 7.500 para passagem de ida e volta e USD 250 por dia por até 5 dias
Retorno de filhos dependentes/pessoa idosa USD 25 mil
Despesas de transportes VIP USD 2 mil
Tarifas de hospedagem/canil para animais de estimação USD 500
Repatriação de restos mortais USD 100 mil

Avaliação do Seguro Viagem Mastercard

Para entender melhor a avaliação do seguro viagem Mastercard, fomos ao Reclame Aqui e buscamos a opinião dos usuários sobre a bandeira do cartão e sobre a AIG prestadoras dos serviços de seguro viagem.

Reputação Mastercard

No período de 6 meses, referente aos meses de janeiro a junho de 2020, a Mastercard no Reclame Aqui é considerada ruim, com nota 5.1. Foram notificadas 1.123 reclamações, sendo que 192 delas não foram respondidas. A satisfação dos usuários é baixa, apenas 43,2% deles voltaria a fazer negócio e cerca de 48% tirem os problemas solucionados.

Se comparada a última avaliação, em setembro de 2019, a nota da bandeira teve uma leve queda, na época era 5.8.

Mas, vale destacar que as reclamações envolvem todos os serviços e produtos ligados as bandeiras Mastercard, não se limitando apenas aos serviços premium ou ao seguro viagem. Por isso, buscamos as reclamações mais recentes envolvendo o seguro viagem a maioria se refere a problemas com reembolso ou negativa na cobertura durante emergência de viagem.

Um detalhe curioso nas reclamações é que a maioria se refere ao cartão Mastercard Black, e outro número considerável envolve correntista do Itaú a bandeira.

Mastercard Reclame Aqui

Reputação AIG

A AIG no Reclame Aqui, por outro lado, tem uma reputação ótima, com nota 8.5. Nos mesmos 6 meses analisados na Mastercard, a seguradora teve apenas 79 reclamações sendo todas respondidas. O índice de solução também é bastante elevado, com mais de 91%. Entre os reclamantes, 75% voltariam a fazer negócio, um saldo positivo para a seguradora.

As reclamações estão ligadas a várias bandeiras para as quais a seguradora presta serviço, por isso, buscamos apenas pelas reclamações envolvendo a Mastercard. Entre os problemas mais recentes a demora no reembolso e solicitação de documentos excessivos.

AIG Reclame Aqui

Como acionar o seguro?

O seguro só pode ser acionado através de telefone e é preciso ter alguns cuidados para que a ligação seja gratuita:

  • Caso esteja no Brasil, deve ligar para 0800 891 3294 (gratuito);
  • Caso esteja nos Estados Unidos, deve ligar para 1-800-627-8372 (gratuito);
  • Para demais países, deve ligar a cobrar de um telefone fixo para 1 636 722 7111. Caso não ligue a cobrar ou ligue de celular, irá pagar a ligação. Há telefones específicos para cada país, os números estão disponíveis no setor Informações Importantes. 

Vale a pena contratar o Seguro Viagem Mastercard?

Depende. Existem prós e contras na contratação da proteção, a seguir listamos em detalhes para ajudar você a a tomar a melhor decisão.

Vantagens do Seguro Viagem Mastercard

  • A principal vantagem de utilizar um seguro viagem cartão de crédito é não precisar pagar nada a mais por ele;
  • Facilidade de emitir um seguro que é válido por um ano para viagens ilimitadas;
  • O Seguro Viagem Mastercard funciona sem desembolso de dinheiro. Ou seja, se você precisar de assistência médica, basta acionar o seguro e a Mastercard irá entrar em contato diretamente com a Clínica ou Hospital em que você vai ser atendido e processar o pagamento sem que você tenha que se preocupar com isso. Caso você não entre em contato com a Mastercard antes de se dirigir ao atendimento médico, precisará pagar do seu bolso e fazer o pedido de reembolso ao chegar no Brasil;
  • O seguro também vale para alugar um carro no país de destino. É preciso que você não contrate o seguro da locadora de veículos. Para o Mastercard Platinum, estão cobertos os carros com valor de mercado no país de locação, com valor até USD 75 mil. Para o Mastercard Black, o valor é de até USD 90 mil. O seguro cobre furtos e roubos de objetos comprados com o cartão que estiverem dentro do carro, despesas causadas por colisões, capotagens e outros danos. Saiba mais no guia de benefícios da Mastercard.

Desvantagens do Seguro Viagem Mastercard

  • Você não pode escolher um plano de seguro viagem de acordo com a sua necessidade, com o seu estilo de viagem e de acordo com o país que vai visitar, tem que utilizar o que a sua bandeira oferece;
  • O plano não cobre grávidas e não possui especificidade para o público idoso e para turismo de aventura;
  • O plano não cobre viagens mais longas (acima dos 31 ou 60 dias, variando com a bandeira);
  • O plano não cobre extravio de bagagem ou bagagem danificada;
  • A cobertura do Plano Platinum é limitada para alguns países. Para viajar para os EUA, por exemplo, uma cobertura de USD 25 mil pode não ser suficiente, já que é um dos países com custos mais caros de emergências médicas do mundo;
  • A avaliação dos usuários não é positiva.

Comparativo com outros planos de seguro viagem

Por mais atrativo que pareça um seguro viagem Mastercard, os benefícios oferecidos pelas bandeiras de cartão de crédito costumam ser limitados e a insatisfação dos clientes é um mau indicativo.

Para verificarmos essa diferença, fizemos uma cotação utilizando o comparador do Seguro Viagem Pro, uma parceria com o portal Seguros Promo. Utilizamos como destino a Europa, em um período de viagem de 10 dias, de 1 a 10 de setembro de 2020. A cotação foi realizada no dia 14 de julho de 2020.

Cobertura Mastercard Platinum TA 35 Euro Mundo Mastercard Black AC 150 Mundo + Telemedicina
Despesas Médicas e Hospitalares EUR 30 mil EUR 35 mil USD 150 mil USD 150 mil
Cobertura médica para gestante Não Dentro da DMH – até 34 semanas e 40 anos Não Dentro da DMH – até 28 semanas
Cobertura odontológica Não EUR 250 Não USD 700
Cancelamento de viagem total ou plus reason Não Não Não USD 500
Extravio de bagagem Não USD 1.200 (complementar) Não USD 1.200 (complementar)
Regresso sanitário USD 50 mil EUR 15 mil USD 100 mil USD 60 mil
Traslado de corpo USD 25 mil EUR 15 mil USD 100 mil USD 15 mil
Valor R$ 115,70 R$ 287,64

Coberturas não disponibilizadas pelo seguro

A seguir, listamos as principais coberturas oferecidas pelo seguro viagem, mas que não estão disponíveis nos planos Mastercard. Entre as despesas de saúde estão:

  • Cobertura Médica para Prática de Esportes;
  • Cobertura médica para gestante;
  • Cobertura odontológica;
  • Cobertura farmacêutica;
  • Fisioterapia.

Assim como outras coberturas complementares oferecidas pela maioria dos planos, como:

  • Assistência jurídica por acidente de trânsito;
  • Remessa para fiança Judicial para acidentes de trânsito;
  • Seguro de bagagem atrasada e extraviada;
  • Danos à mala;
  • Interrupção de viagem.
Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Considerando todos os pontos apresentados na análise, optar pelo Seguro Viagem Mastercard pode ser muito arriscado. Especialmente se tratando da opção Platinum, cuja cobertura é muito baixa para atender emergências médicas nos principais destinos de viagem.

Apesar de ser uma opção gratuita, que na realidade é embutida no preço da anuidade, a proteção não é completo e não atende todos os perfis de viajantes. Por isso, apenas se o seguro viagem Mastercard for sua única opção, ele deve ser contratado. Caso contrário, apresentamos planos com coberturas de despesas médicas semelhantes que oferecem muitos benefícios e coberturas extras para o viajante.

Sugerimos ainda que você amplie sua busca, os comparadores são fáceis de usar e tem um processo simplificado para selecionar planos de diferentes seguradoras, comparar preços e condições. Recomendamos especialmente o Seguros Promo, nosso parceiro no comparador. A plataforma oferece uma ampla variedade de planos para todos os destinos.

Outros comparadores que também recomendamos são a Real Seguro Viagem, Compara Online e Assistente de Viagem. Todos são confiáveis e tem boas ofertas de planos.

Mastercard seguro viagem

Ganhe desconto no seguro viagem

Que tal contratar o seguro viagem com desconto? Leitores do Seguro Viagem Pro que contratarem o plano pelo nosso comparador ou pelo Seguros Promo ganha desconto na hora. Basta inserir o cupom de desconto SVP5 para pagar 5% menos no seu seguro. Para dobrar o desconto você só precisa pagar com o boleto bancário, assim acumula 10% de desconto.

Quer deixar sua opinião sobre o seguro viagem Mastercard?

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Carolina Sanches

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto. Visite o perfil da Carolina no Linkedin.

Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é jornalista e trabalha com Conteúdo em Marketing Digital em Portugal, onde vive há 5 anos. Apaixonada por viagens, hoje dedica o seu trabalho a dar dicas e orientações a outros viajantes sobre roteiros e seguros de viagens pelo mundo.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo