Seguradoras

Seguro viagem Mastercard Black: entenda se compensa

O seguro viagem Mastercard Black é uma assistência gratuita disponível para os clientes titulares deste cartão de crédito. As coberturas são oferecidas na prática pela AIG Seguro Viagem, incluindo a assistência médica e hospitalar, entre outros auxílios. Mas será que este produto é confiável e atende bem às necessidades e exigências dos viajantes? É o que respondemos em detalhes, a seguir.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

O que é o seguro viagem Mastercard Black?

É uma assistência que pode ser acionada pelos clientes de cartão de crédito com a bandeira Mastercard Black, funcionando como um seguro viagem convencional.

Assim, combina tanto coberturas ligadas a atendimento médico, como transporte de emergência, viagem de emergência de membro da família, despesas com hospitais e exames, como assistências de viagem em casos de perda de bagagem e cancelamento de viagem, por exemplo.

Como saber se o meu cartão de crédito tem seguro viagem? Neste artigo você encontra todas as informações.

O seguro viagem Mastercard Black é bom?

Para compreender melhor se o seguro viagem Mastercard Black vale a pena, buscamos a avaliação dos usuários em diferentes plataformas.

Mastercard Brasil no Reclame Aqui

No geral, a reputação da empresa Mastercard Brasil é Ruim, considerando a avaliação nos últimos seis meses. Consultamos a página no Portal Reclame Aqui e a nota era de apenas 5,1. No total, em 9 anos cadastrada na plataforma, recebeu 6828 queixas. Este número inclui as relacionadas ao seguros viagem Mastercard Black e Mastercard Platinum, porém, também inclui outros serviços da bandeira.

Reputação Mastercard Brasil

Não há uma avaliação específica do seguro viagem Mastercard Black. Mas há algumas queixas específicas sobre problemas com concierge e também com dificuldades de obter reembolso, como no exemplo abaixo – confira a reclamação na íntegra.

Mastercard Back reclamação

A maioria das queixas, de fato, está relacionada às dificuldades para a utilização do benefício. Pessoas também reclamam do atendimento prestado, do não cumprimento do serviço de seguro viagem ao qual a Mastercard se dispõe a oferecer, da dificuldade para receber o reembolso, entre outras queixas.

AIG Seguros Brasil no Reclame Aqui

Como a AIG Seguros é a seguradora que garante os serviços oferecidos pelo Mastercard Black, resolvemos procurar também a avaliação desta empresa no Portal Reclame Aqui. E ela é considerada Boa, com nota 7,5 nos últimos seis meses e um curto tempo de resposta aos clientes, de apenas 16 horas.

Todas as reclamações neste período foram respondidas, com índice de solução alto, de 71,4%. É um indicativo positivo ao avaliar o seguro viagem Mastercard Black.

Reclame Aqui AIG

Condições para contratar o seguro viagem Mastercard Black

Já comentamos que os portadores do cartão de crédito Mastercard Black podem utilizar o seguro viagem da bandeira, mas também têm direito seu cônjuge ou companheiros(as) e filhos dependentes menores de 24 anos de idade, viajando juntos ou separados.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Mas há condições. É necessário que a compra da passagem tenha sido realizada com o Mastercard Black ou por meio de pontos ganhos em um programa de milhagens e recompensas relacionado ao seu cartão. Além do mais, é preciso estar em dia com todos os impostos e taxas exigidos para que o Mastercard Black esteja qualificado.

Como solicitar o seguro viagem Mastercard Black?

Embora a cobertura seja oferecida automaticamente, o cliente precisa emitir o Bilhete de Seguro anual. Para isso, basta acessar o site específico da AIG Seguro Viagem. Você também pode ligar para 0800-725-2025 e solicitar o seguro viagem Mastercard Black.

Para quem faz o processo pelo site, é preciso informar na primeira tela o número do seu cartão Mastercard e CPF. Na sequência, deverá adicionar o nome completo, número do passaporte, endereço residencial, bem como a data de compra das passagens. Caso seja um viajante corporativo (conta CTA), pode informar os 6 primeiros dígitos do número da conta.

O site vai então emitir o certificado do seu seguro viagem Mastercard Black, que tem validade de 12 meses.

Dica: é fundamental imprimir este documento e levá-lo consigo na mala de mão, pois ele pode ser solicitado por agentes de imigração em países onde o seguro viagem é obrigatório. E muitos destes destinos são bastante procurados pelos brasileiros, como os integrantes do Tratado de Schengen, que exigem o Seguro Schengen, como França, Portugal, Espanha, Itália e outros.

Cobertura do seguro viagem Mastercard Black

Mais adiante, iremos detalhar as coberturas do seguro viagem Mastercard Black, mas antes vale destacar alguns benefícios. Um dos principais são os serviços sem desembolso de dinheiro.

Significa que o viajante não precisará realizar qualquer desembolso em caso de despesas e evacuações médicas de emergência, se a Mastercard for notificada sobre o ocorrido. Na prática, o seguro viagem Mastercard Black poderá entrar em contato com o hospital ou a clínica diretamente e processar o pagamento.

Caso não seja possível entrar em contato com a Mastercard antes do atendimento, será preciso pagar pelo serviço e solicitar reembolso posteriormente. Neste artigo, contamos como funciona o reembolso seguro viagem em planos convencionais.

Seguro Mastercard Black

Itens básicos

  • Despesas médicas (Lesão ou Doença): USD 150 mil;
  • Remoção médica de emergência/Repatriação:USD 100 mil;
  • Repatriação de Restos Mortais: USD 100 mil;
  • Atraso de mala: USD 600 (mais de 4 horas);
  • Extravio de bagagem: USD 3 mil.

Coberturas adicionais

  • Atraso de viagem: USD 200;
  • Cancelamento de viagem: USD 3 mil;
  • Convalescença em Hotel: USD 250 por dia por até 5 dias;
  • Envio de familiar em situações de emergência: USD 7.500 para passagem de ida e volta mais USD 250 por dia por até 5 dias;
  • Regresso de menor desacompanhado ou pessoa idosa: USD 25 mil.

Benefícios que são diferenciais

  • Benefício em Dinheiro para paciente internado: USD 200 por dia por até 30 dias;
  • Passagem de Retorno para o país de origem: USD 7.500 em primeira classe;
  • Despesas de transportes VIP: USD 2 mil;
  • Ajuda no país de origem: até USD 150;
  • Tarifas de Hospedagem/Canil para Animais de Estimação: USD 500;
  • MasterSeguro de Automóveis: USD 75 mil por incidente;
  • Cobertura contra Roubo: USD 1 mil por ocorrência, pelo dinheiro que você sacou de qualquer caixa eletrônico com o cartão Mastercard Black;
  • Cobertura das compras feitas com o cartão em caso de Roubo ou Dano acidental: USD 5 mil por evento, nos primeiros 90 dias a contar da data da compra.

Vale a pena optar pelo seguro viagem Mastercard Black?

Na opinião da equipe do Seguro Viagem Pro, os valores de cobertura são bastante satisfatórios e eles oferecem comodidades que não constam na maioria dos seguros. Entre eles, seguro viagem para pet, auxílio em caso de roubo e proteção das compras. Também contempla serviços de alto padrão, como retorno do segurado de primeira classe caso necessário e transportes VIP. Tudo isso sem pagar a mais, uma vez que os benefícios estão incluídos no valor da anuidade do cartão.

Contudo, é muito importante ler as entrelinhas e analisar suas necessidades específicas. Nem sempre o seguro viagem Mastercard Black é a opção mais efetiva, especialmente quem precisa de seguro viagem gestante, seguro viagem para idosos e quem precisa de seguro viagem esportes radicais.

Nestes casos, indicamos um seguro viagem específico para você, que lhe atenderá melhor e não irá comprometer seu orçamento de viagem.

Principais vantagens do seguro viagem Mastercard Black

  • É gratuito para quem já paga a anuidade do cartão de crédito;
  • Excede todos os requerimentos de seguros para países que exigem o Seguro Schengen;
  • A cobertura é válida para viagens em todo o mundo, sem limites para o número de viagens. Ela é fornecida para viagens só de ida ou de ida e volta;
  • A validade do bilhete do seguro viagem Mastercard Black é de 12 meses, então não é preciso se preocupar em reemitir o documento neste período;
  • A proteção é fornecida em casos de lesões ou doenças, mesmo se não for uma emergência;
  • Benefícios para clientes exigentes, como transporte VIP, se o segurado for hospitalizado fora do seu país de origem. Eles cobrem serviços de limusine, táxi ou outros carros no traslado entre hospital e hotel, assim como entre hotel e aeroporto para retornar da viagem.

O seguro viagem Mastercard Black tem desvantagens?

  • Sim. É um seguro viagem ao qual poucas pessoas têm acesso, pois é exigida uma renda alta para ter o cartão de crédito e as anuidades cobradas são caras;
  • Só pode ser ativado em viagens que tenham sido pagas com o cartão, cujas taxas e anuidades precisam estar em dia;
  • O seguro não pode ser personalizado de acordo com o destino de viagem nem oferece proteções específicas para idosos, praticantes de esportes radicais nem gestantes. Não cobre, por exemplo, emergências com mulheres grávidas 3 meses antes da data prevista do parto. Inclusive, já respondemos em um artigo quando e se seguro viagem cobre parto;
  • As viagens estão cobertas por um período máximo de 60 dias consecutivos, então não protege o cliente como em um seguro viagem de longa duração;
  • A avaliação da Mastercard Brasil é regular no Reclame Aqui.

Comparativo entre o seguro viagem Mastercard Black e outros planos

Colocamos lado a lado seguros semelhantes ao oferecido pelo cartão Mastercard Black para termos uma ideia de quanto custam e de que é possível contratar coberturas mais vantajosas. Calculamos o valor para 10 dias de viagem à Europa por pessoa.

Cobertura Seguro viagem Mastercard Black Affinity 150 Mundo (exceto EUA) AC150 + Telemedicina Intermac 150 Ouro TA 150 Especial
Despesas Médicas USD 150 mil USD 150 mil USD 150 mil USD 150 mil USD 150 mil
Garantia de viagem de regresso USD 7.500 em primeira classe USD 2.500 USD 1.200 Em classe econômica USD 1.500
Convalescença em hotel USD 250 por dia por até 5 dias USD 120 por dia até 5 dias USD 1.100 até 10 dias USD 1.300 até 5 dias USD 500
Retorno de filhos dependentes/pessoa idosa USD 25 mil USD 1.200
Extravio de bagagem USD 3 mil USD 1.200 complementar USD 1.200 complementar USD 1 mil suplementar USD 1.500 complementar
Atraso de viagem USD 200 USD 300 por 6 horas USD 100 por 6 horas USD 350 por 12 horas
Cancelamento de viagem USD 3 mil USD 2 mil
Custo Incluido na anuidade R$182,52 R$225,80 R$240,60 R$269,50

*Valores pesquisados em novembro de 2019.

Recomendação Seguro Viagem Pro

Os seguros Intermac 150 Ouro e AC 150+Telemedicina, da Assist Card, são ótimas opções que podem substituir à altura o seguro viagem Mastercard Black. Eles possuem coberturas robustas, considerando altos valores e diversos itens incluídos na apólice. Sem contar que o valor é de apenas R$22 a R$24 por dia de viagem.

A equipe Seguro Viagem Pro também indica o nosso comparador de seguros viagem. Ele facilita – e muito – todo o processo de busca, escolha e compra do seu seguro, para você não perder tempo e viajar protegido.

Desconto exclusivo no seguro viagem

Temos desconto para você. Utilize o nosso cupom SVP5 para ter 5% de desconto, efetue o pagamento no boleto bancário que dá mais 5% de desconto e economize até 10% do valor do seu seguro viagem! Esta vantagem é válida tanto para quem utiliza o nosso comparador de seguro viagem como no site Seguros Promo, que é nosso parceiro. Aproveite!

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Carolina Carvalho

Carolina é brasileira com cidadania portuguesa, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Foi atleta profissional de natação, conheceu diversos países por meio das competições e agora continua viajando pelo mundo. Trabalha com a produção e a edição de conteúdos para mídias ligadas ao setor de turismo e ao ramo de seguros de viagens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo