Ásia

Seguro viagem Malásia: entenda como funciona a proteção

Muito do imaginário em torno da Malásia se conecta com a arquitetura moderna de sua capital, Kuala Lumpur, e as imensas Petronas Towers. Mas o país reserva atrações ainda mais incríveis para quem o inclui no roteiro. E, como em qualquer destino na Ásia, o seguro viagem Malásia é item essencial para garantir a maior tranquilidade.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Assim, você pode focar no que realmente importa, desfrutar todas as descobertas que aguardam você. Confira o que é preciso avaliar na escolha do seguro viagem.

É obrigatório fazer o seguro viagem Malásia?

A imigração do país não exige o seguro viagem Malásia, portanto ele não é obrigatório.Também não é necessário visto para os turistas brasileiros que vão passar até 90 dias no país. Já o Certificado Internacional de Vacina, por sua vez, é obrigatório para comprovar a imunidade contra febre amarela. Confira as informações atualizadas no portal do Itamaraty.

No entanto, o fato de não ser obrigatório não quer dizer que o seguro viagem Malásia não seja importante. Ele é fundamental, para garantir atendimento médico, auxílio em caso de perda de documentos ou de extravio de bagagem, entre outros apoios ao viajante que está longe de seu país.

Nós do Seguro Viagem Pro sempre reforçamos esta recomendação porque conhecemos várias histórias de pessoas que dispensaram esta proteção e enfrentaram problemas bastante graves. Veja neste artigo relatos de quem precisou acionar seguro viagem.

Cobertura do seguro viagem Malásia recomendada

Com frequência, as buscas de seguro viagem Ásia apontam para planos low cost, com coberturas médicas e hospitalares econômicas na faixa de 10 mil dólares. A nossa indicação é contar com um seguro viagem Malásia que reembolse pelo menos 40 mil dólares com atendimento médico e hospitalar.

Para viajantes que podem requerer cuidados de saúde mais robustos, entretanto, a indicação é de 60 mil dólares. Bons exemplos são gestantes, idosos, com condições de saúde preexistentes e crianças, que devem contar com coberturas específicas. Resumindo, antes de fechar a compra do seguro, verifique se constam estes itens e os valores de cada um:

  • Assistência médica emergencial para doença ou acidente;
  • Auxílio farmácia;
  • Extensão de internação hospitalar ou diárias adicionais em hotéis para convalescença;
  • Repatriação sanitária;
  • Traslado médico;
  • Traslado de corpo;
  • Cancelamento de viagem;
  • Extravio e atraso de bagagem.

Confira ainda se os valores de reembolso da apólice são suficientes para medicamentos, traslado médico e repatriação sanitária. Em caso de falecimento do viajante, o plano cobre o transporte nesta longuíssima distância, o que é uma segurança para toda a família.

9 motivos para contratar o seguro viagem Malásia

Como você pode imaginar, razões não faltam para contratar o seguro viagem Malásia. Separamos aqui as principais, veja só:

Doenças tropicais

Taman Negra é a floresta tropical mais antiga do mundo e fica na Malásia. Pode ser a grande chance de conhecer esta maravilha da natureza, mas é preciso fazer esta aventura com responsabilidade. Há chances de contrair doenças tropicais como dengue e malária, que são comuns. É indispensável tratar estes casos com um médico, para que não se agravem.

Você também pode se interessar pelo seguro viagem aventura.

Problemas digestivos

Outro problema de saúde frequente são as intoxicações alimentares e alergias. São indisposições que podem ser causadas pela diferença cultural entre a culinária da Malásia e a brasileira, com ingredientes e condimentos bastante particulares. Mas também podem decorrer das condições de higiene encontradas em alguns locais.

Muitos turistas ficam curiosos e são estimulados a experimentar comidas de rua e em mercados, mas é preciso observar o manuseio, a temperatura de armazenamento e outras regras. Vamos ser francos: nem sempre elas são cumpridas e é comum ver alimentos misturados a louças sujas em bacias, pedras de gelo feitas com água imprópria.

Apesar destas questões, vale muito a pena experimentar a culinária da Malásia, influenciada por várias culturas, como a indiana, chinesa e até portuguesa. Um dos pratos mais populares é o Nasi Lemak, um arroz cozido com leite de coco acompanhado de fatias de pepino, amendoim, ovo cozido e um molho bastante apimentado chamado Sambal. Você também encontra muito frango frito, guiozas, pato, camarão e outras delícias.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Clima local

O clima local é equatorial, quente e úmido, com um grande volume de chuva. Faz calor o ano inteiro, e muitas pessoas acionam o seguro viagem Malásia em decorrência de problemas de saúde causados pelo clima.

Um ponto importante é que normalmente o seguro viagem Malásia não cobre acidentes ligados a catástrofes naturais, como inundações, maremotos e terremotos. Estes são fenômenos com grande incidência na região, então fique sempre atento. Entenda o que o seguro viagem cobre e o que não está incluído.

Poluição do ar

A qualidade do ar na Malásia é um fator importante e muitas vezes indicada como insalubre pelas autoridades de saúde. São comuns os problemas respiratórios ou alérgicos, que tornam ainda mais indispensável o seguro viagem Malásia. Ele garante toda a assistência se um mal-estar acontecer, como crises de asma, alergias ou outro problema respiratório.

Roubos e furtos

O portal consular do Itamaraty sinaliza para ocorrências de roubo de bolsas por motociclistas que passam próximo às calçadas nas ruas, na Malásia. Este é um indicativo de que é preciso se precaver contra possíveis furtos e perda de documentos, como cartões de crédito e passaporte. Com o seguro viagem Malásia, você conta com uma central de atendimento que pode orientar você diante deste imprevisto.

Proteção para esportistas

Você sabia que a Malásia é um dos destinos mais procurados pelos mergulhadores em todo o mundo? Desde os mais simples que praticam com snorkel até os mais especializados, com cilindros de oxigênio. Um dos principais destinos de mergulho é Sipadan, na costa nordeste do país – inclusive, explorado pelo conhecido Jacques Cousteau.

Como você pode supor, é preciso contar com a máxima proteção se algo der errado, tanto em atividades de mergulho como para quem deseja surfar e se aventurar em outros esportes aquáticos, por isso, o seguro viagem com cobertura para mergulho é muito importante.

Seguro viagem para a Malásia

Atendimento mais ágil e em português

Outra curiosidade é que a região de Malacca foi uma colônia portuguesa, então ainda há pessoas que falam o nosso idioma por lá. Interessante, não é? Mas os idiomas mais falados no país são o malaia e o inglês, fluente na maioria dos hospitais. No entanto, até encontrar um hospital e fazer por sua conta todos os procedimentos sem orientação, pode ser um longo caminho. E se for uma emergência grave?

Este é mais um bom motivo para contratar o seguro viagem Malásia, que indica o hospital mais próximo onde poderá ser bem atendido e pode agilizar com a equipe médica a explicação do caso. Inclusive, um médico pode até ser enviado para o hotel, dependendo do plano e do que a seguradora oferece.

Reembolso de despesas

Outra vantagem fundamental de quem tem seguro viagem Malásia é não precisar pagar uma despesa imensa após um atendimento médico. Nem precisar tirar do próprio bolso o valor para despesas básicas em caso de atraso da mala ou extravio da bagagem. Muita gente viaja para a Malásia com apenas um mochilão, para facilitar a exploração da região. Portanto, é ainda mais necessário viajar com a garantia de contar com uma central de atendimento e reembolso seguro viagem nestes casos.

Voos com escalas

Quem vai para a Malásia costuma incluir outros países no roteiro pela Ásia, às vezes de 6 a 9 localidades diferentes. Para fazer estas rotas, normalmente são utilizadas as companhias aéreas low cost (muito baratas) e há um grande número de conexões. Quanto mais voos, maiores as chances de atrasos, cancelamentos, mala extraviada e atraso da bagagem.

Embora exista o suporte das companhias aéreas em alguns casos, a central de atendimento do seguro viagem fica à frente da situação. Eles acompanham tudo e podem garantir que você irá receber as indenizações obrigatórias.

Como funciona a saúde pública para turistas?

Os hospitais públicos na Malásia são chamados de “general hospital”, enquanto as clínicas públicas são policlínicas ou “poliklinik”. A medicina local é considerada de alta qualidade e há facilidade de comunicação, uma vez que o inglês é fluente entre a maioria dos profissionais nas grandes cidades.

Contudo, em geral, há longas filas de espera. O turista em caso de emergência poderá ser atendido, mas irá pagar os valores mais altos das tabelas – ainda que os preços sejam relativamente baixos. Uma consulta em um hospital público pode custar apenas 5 dólares.

Para os visitantes, o conselho é realmente procurar o atendimento de saúde em hospitais e clínicas privados. E, certamente, com o apoio do seguro viagem Malásia para direcionar todo o processo e garantir o reembolso das despesas.

Custos médios no sistema saúde privado

Os valores são de 80% a 90% mais baixos do que em países como os Estados Unidos. Por isso, a Malásia se tornou um dos principais destinos mundiais para o chamado turismo médico. São milhares de pessoas – vindas especialmente da Indonésia e de Singapura – em busca de tratamentos e cirurgias, normalmente eletivos. Por exemplo, tratamentos dentários e estéticos, entre outros procedimentos.

Confira alguns custos aproximados para despesas mais comuns, do site How to Finance Money.

  • Consulta médica: USD 250;
  • Trasporte de ambulância: USD 200;
  • Exame de sangue: USD 100;
  • Raio X: USD 80;
  • Ultrassom: USD 300;
  • Tratamento de Dengue: USD 3 mil;
  • Tratamento de AVC: USD 70 mil.

Situações em que o seguro viagem Malásia costuma ser acionado

Existem algumas situações mais comuns em que o seguro viagem Malásia faz a diferença. A principal delas, de fato, está ligada a problemas gastrointestinais – tanto por ingredientes com que não se está familiarizado como pelas condições de higiene dos alimentos ou contaminação de água;

  • Também são frequentes os pedidos de atendimento médico por problemas respiratórios, devido à poluição do ar. Eventualmente, há queimadas na Indonésia que afetam a qualidade do ar do país vizinho. Alergias, crises de asma e bronquite são favorecidas em contatos como este;
  • Outro caso é o visitante que se expõe muito ao sol ou se sente mal com o calor tropical. Aparecem, então, sintomas de desidratação, insolação ou até mesmo queimaduras na pele. O auxílio de uma equipe médica, acionado graças ao seguro viagem Malásia, ajuda a resolver o problema e você pode seguir sua viagem na tranquilidade.

O seguro viagem Malásia é caro?

Não. Com um investimento a partir de R$8,52 por dia de viagem, você já garante uma boa proteção. Para você ter uma ideia melhor, cotamos com nosso comparador de seguro viagem planos mais econômicos e outras opções mais completas. O valor é por pessoa, para uma viagem de 10 dias.

Planos econômicos

São coberturas mais básicas com bom custo-benefício, para uma viagem econômica. Ainda que seja seu objetivo gastar menos, é importante não abrir mão de itens de cobertura importante com valores razoáveis de reembolso.

Cobertura TA 40 Especial – Internacional Affinity 60 Mundo (exceto EUA) AC 60 Mundo (exceto EUA) + Telemedicina April 30 Inter Basic
Despesa Médica Hospitalar (DMH) USD 40 mil USD 60 mil USD 60 mil USD 30 mil
Cobertura odontológica USD 300 USD 800 USD 500 USD 30 mil
Cobertura farmacêutica por reembolso USD 400 USD 800 USD 1 mil USD 1 mil
Traslado de corpo USD 20 mil USD 50 mil USD 10 mil USD 50 mil
Gastos por atraso do voo USD 300 por 6 horas USD 100 por 6 horas
Seguro de bagagem extraviada USD 1.200 Complementar USD 1.200 Complementar USD 1.200 Complementar USD 1 mil
Valor R$97,10 R$133,20 R$139,40 R$162,80

Planos completos

Aqui priorizamos valores maiores de reembolso médico e indicamos estes planos especialmente para quem necessita de cuidados de saúde mais especiais.

Cobertura Intermac 150 Ouro GTA 130 Global AC 250 + Telemedicina AT 100 Inter
Despesa Médica Hospitalar (DMH) USD 150 mil USD 130 mil USD 250 mil USD 100 mil
Cobertura odontológica USD 1.200 USD 800 USD 700 USD 800
Cobertura farmacêutica por reembolso USD 3 mil USD 800 USD 1 mil USD 800
Traslado de corpo USD 40 mil Sim USD 15 mil USD 20 mil
Gastos por atraso do voo USD 350 por 12 horas USD 600 USD 100 por 6 horas USD 200
Seguro de bagagem extraviada USD 1 mil Suplementar USD 1.200 Complementar USD 1.200 Suplementar USD 1.500 Complementar
Valor R$237,20 R$255,00 R$281,80 R$474,30

*Valores pesquisados em Novembro de 2019.

Recomendação Seguro Viagem Pro

Das opções de seguro viagem Malásia que encontramos, indicamos o Affinity 60 Mundo por ter um valor mais alto de traslado de corpo e outros reembolsos suficientes nos demais itens. Entre os mais completos, o Intermac 150 Ouro apresenta um bom custo-benefício.

Também indicamos o nosso comparador de seguros viagem para você agilizar a pesquisa por um seguro viagem Malásia que atenda bem as suas necessidades, dentro do seu orçamento. O processo inteiro de busca até a compra é realizado em minutos online.

Outras opções de comparadores de seguro viagem em que também confiamos são o Seguros Promo, o Compara Online e o Real Seguros Viagem.

Seguro viagem Malásia com desconto

Os leitores que utilizam o nosso comparador de seguros viagem ou o nosso parceiro Seguros Promo podem ganhar um desconto exclusivo de até 10%. Primeiro, digite o nosso cupom SVP5 para ganhar 5% e, ao escolher a opção de pagamento, selecione boleto bancário para ganhar mais 5%. Assim, você soma 10% de redução no valor final do seu seguro viagem Malásia.

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo