Seguro Viagem

Como acionar seguro viagem: tudo o que você precisa saber

Uma vez que você contratou um plano para viajar tranquilo, fica a dúvida sobre como acionar seguro viagem em caso de emergência.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Passo a passo: como acionar seguro viagem

  • A comunicação da ocorrência (acidente, doença iniciada após a viagem, extravio de malas, bagagem danificada e outros casos) deve ser imediata ou no máximo 24 horas depois;
  • O viajante ou o responsável entra em contato com a seguradora utilizando os canais indicados para emergência. O atendimento oferecido costuma ser em português;
  • Informe o número do voucher ou bilhete de seguro, local onde se encontra e o serviço de que necessita;
  • A seguradora irá esclarecer os procedimentos a seguir. Se for uma ocorrência de saúde, irá informar o hospital ou a clínica autorizada pela seguradora, que irá coordenar o atendimento. Antes de visitar uma clínica ou hospital é essencial entrar em contato antes com a seguradora;
  • Se for um estabelecimento parceiro da seguradora, ela própria irá arcar com os custos e o viajante não pagará nada. Se for um hospital sem este credenciamento, será preciso pagar as despesas e depois solicitar o reembolso à seguradora, até o limite do valor indicado na apólice.

Como acionar seguro viagem: informações básicas

Tenha sempre o número de contato com você

Saiba que as seguradoras disponibilizam contatos exclusivos para emergências, que são diferentes dos telefones dos canais de venda. A maioria dos números de emergência aceita ligações gratuitas ou a cobrar.

As empresas não recomendam o envio de e-mail para comunicar uma urgência.

Então como acionar seguro viagem? O canal mais indicado costuma ser de fato o telefone gratuito, mas as empresas têm adotado também WhatsApp, Skype, mensagens de SMS e até aplicativos próprios.

Atenção às tarifas e instruções para telefonar

Normalmente, não são aceitas mensagens de voz pelo WhatsApp, apenas texto. Também é importante checar previamente como fazer a ligação a partir do exterior e como funcionam os telefones no hotel em que ficará hospedado.

Pode haver, ainda, a necessidade de moeda ou cartão para habilitar o uso de telefones públicos no país em que você estará. Eventualmente, são cobradas tarifas de roaming pelo uso de celulares no exterior ou simplesmente a seguradora pode não disponibilizar atendimento pelo celular. Verifique antes de viajar e, se tiver dúvidas, não hesite em conversar com a seguradora.

Guarde o número do voucher

Durante a viagem, é altamente recomendável que você leve anotado sempre com você o número do seu voucher e de quem estiver com você. Será uma das principais informações necessárias para que a seguradora localize a apólice e encaminhe o atendimento. Quando falamos sobre como acionar seguro viagem, este é um dos itens mais importantes.

Sinistro

Você está em viagem e então acontece um imprevisto ou emergência. É o que as seguradoras chamam de sinistro, ou seja, os eventos previstos na apólice válida durante os dias contratados. Normalmente as coberturas incluem emergências médicas e odontológicas, mala extraviada, cancelamento de viagem e atraso de voo.

Estas e outras ocorrências que acontecem por motivos de força maior recebem todo o suporte da seguradora. Por isso, é fundamental ler a apólice com atenção e já viajar sabendo como acionar seguro viagem. Assim é possível agilizar todo o processo e ser atendido corretamente.

Neste artigo, entenda como funciona o sinistro seguro viagem.

como acionar o seguro viagem

Se não for possível acionar o seguro viagem

Ninguém, infelizmente, está livre de um acidente muito grave. Ou então pode se estar em um local sem sinal de telefone ou qualquer outro meio de comunicação. Em situações de emergência como estas, quando e como acionar seguro viagem?

O mais indicado é sempre comunicar o ocorrido à seguradora e aguardar as instruções. Mas os seguros também autorizam o viajante a buscar atendimento emergencial por conta própria. O médico que realizar o atendimento deve ser legalmente habilitado para exercer a profissão.

O viajante deve fazer o possível para entrar em contato com a seguradora em 24 horas, ou assim que conseguir um meio de comunicação. Assim, poderá informar o número do voucher e relatar toda a ocorrência. Normalmente, a seguradora oferece o reembolso das despesas médicas, mediante comprovação de todos os gastos.

Como solicitar reembolso

Agora que você já sabe como acionar seguro viagem, vale a pena se informar sobre os procedimentos para pedir reembolso. Sim, além da assistência as seguradoras também preveem reembolsos. O valor sempre obedece ao limite sinalizado na apólice – se ultrapassar, a despesa fica por conta do viajante.

Ele pode ser solicitado, em média, até 30 dias úteis após o fim da vigência do seguro contratado. Vale sempre confirmar na apólice.

Para ter direito ao valor previsto, será preciso comprovar as despesas com recibos médicos, notas fiscais de farmácias e outros documentos. Tudo deve ser enviado junto com o Aviso de Sinistro preenchido – ele é fornecido pela seguradora.

Por isso, não deixe de guardar todos os comprovantes (original e uma cópia) que confirmem tudo o que aconteceu durante o atendimento para pedir reembolso ou se resguardar caso surja alguma dúvida ou cobrança.

Documentos

  • Aviso de Sinistro fornecido pela seguradora preenchido. Ele é um documento obrigatório para que seja feita a comunicação formal da ocorrência do sinistro;
  • Cópia do passaporte com os carimbos de entrada e saída do país, RG e CPF;
  • Originais dos cartões de embarque;
  • Comprovantes originais que dependem de cada situação.

Comprovantes

Por isso, é importante guardar sempre uma cópia de todos os papéis que você receber, especialmente se for atendido fora da rede autorizada pela seguradora. Eles consideram válidos para o pedido de reembolso comprovantes como estes:

  • Receituário, relatório ou laudo médico com a clara indicação do diagnóstico assinados e carimbados;
  • Em caso de internação, formulário de admissão original emitido pelo prestador da assistência;
  • Exames realizados;
  • Recibos de todos os serviços pagos;
  • Notas fiscais dos medicamentos receitados adquiridos em farmácia, na quantidade idêntica à receitada;
  • Notas fiscais do prestador de serviço que realizou a fisioterapia prescrita pelo médico;
    Notas fiscais de despesas com produtos de higiene e alimentação em caso de atraso ou cancelamento de voo;
  • Tickets originais do voo e da bagagem despachada, caso haja extravio de mala ou bagagem danificada.

As seguradoras quase sempre estipulam o prazo de 30 dias úteis após o recebimento da documentação para avaliar a ocorrência e liberar o pagamento.

Contatos das principais seguradoras

Cada empresa informa em sua apólice como acionar seguro viagem e todos os canais de contato. Lembre de sempre ter à mão o número do bilhete de seguro e CPF.

Listamos a seguir algumas das principais.

Seguradora (site) Telefones App WhatsApp Formulário Skype
Travel Ace Brasil: 0800 761 9254 e 11 4040 4337. Internacional a cobrar: +54 11 4323 7770 Sim Sim
SulAmérica Brasil:
3003-7798 ou
0800 770 7798; Exterior: +55 11 4126 7463
Assist Card 0 800 176 133 ou
+55 11 3191 8700 / 3526 8700
Baixar no Google Play ou App Store My Assist Card
Intermac Exterior: +54 11 5239-0611; Brasil: +55 21 3609-8702 +54 9 11 7003 3884
Mondial Allianz Brasil: 0800 770 8020; Exterior: +55 11 4331-5445 +55 11 94128 8586
World Nomads Exterior: +1 877-660-2844; Brasil: (11) 2526-9312 +57 316 851 0533
April Coris Exterior: +55 11 21859696; Brasil, 0800 11 0872 +55 11 99246 8232
Affinity Brasil: 0800 038 0621 ou 11 3132 9308; Exterior: 1 954 306 0622 ou 11 3957 1021 +57 317 303 4545 affinity.assistencia
GTA 55 11 2185 9696 ou 3214 0188
Vital Card Brasil: 0800 591 0436; Exterior: +1 786 209 1533 (a ligação pode ser feita a cobrar). + 54 91139478804
Assist Trip Exterior: +1 954 344 8879 (ligue a cobrar); Brasil:  0800 8921341 +57 316 8510533
Porto Seguro Brasil e exterior:
(11) 3366-3330
ITA Seguro Viagem Brasil: 0800 721 8006;
Exterior: +55 21 3231 6314
+55 21 98669 0400

Encontre seu seguro viagem

Como acionar seguro viagem é fácil, como você viu. Mas é preciso contratar empresas confiáveis. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino, você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite.

Oferecemos desconto

Utilize o nosso cupom de desconto SVP5 para pagar 5% menos no seu seguro. Basta aplicar o cupom na parte de pagamento e receber seu desconto direto. O cupom SVP5 é válido tanto no nosso comparador de seguros quanto no portal Seguros Promo, que também recomendamos.

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo