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Como acionar o seguro viagem? Tudo que você precisa saber

Ninguém deseja sofrer com um imprevisto durante uma viagem, certo? Mas o seguro viagem existe justamente para te proteger nessas horas! Seja um problema de saúde, um extravio de bagagem ou um eventual furto, descubra o que deve fazer para acionar seguro viagem quando estiver num momento de sufoco.

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Como acionar o seguro viagem?

Se estiver em viagem e precisar acionar o seguro viagem contratado consulte esse guia completo sobre como deve proceder para encontrar ajuda eficiente rapidamente.

1. Leia atentamente a apólice antes da viagem

Depois de contratar a proteção, faça uma leitura cuidadosa da apólice do seguro viagem antes de embarcar e tenha em mente o que está e o que não está coberto durante a sua estadia fora de casa.

Indicamos que tenha sempre a disposição (seja em papel, seja no seu e-mail) o documento da apólice, assim poderá consultá-lo rapidamente se estiver num cenário fora dos planos. Ao reler a apólice facilmente é possível descobrir se a situação que está passando se encontra abrangida pelo seguro.

2. Entre em contato com a seguradora pelos canais indicados

O ideal é que durante a viagem tenha sempre em mãos todos os canais disponíveis para atendimento emergencial. As seguradoras em geral apresentam um número específico gratuito ou para o qual pode fazer ligações a cobrar para tratar de urgências.

É melhor optar por fazer um contato imediato via telefone, Whatsapp, Skype ou mesmo SMS uma vez que os e-mails muitas vezes não são lidos na hora. Algumas seguradoras já disponibilizam aplicativos próprios onde é possível reportar um problema.

Se precisar ativar o seguro viagem tenha atenção para fazer essa comunicação o mais rapidamente possível: assim que detectar a situação entre em contato com a seguradora.

Ligação acionar seguro viagem

3. Forneça o número da apólice do seguro viagem

Uma instrução importante é ter sempre em mãos o número da sua apólice. Ao entrar em contato com a seguradora e reportar o seu problema, o atendente imediatamente irá solicitar os seus documentos pessoais e o número da apólice. É essencial ter esses dados acessíveis para acelerar o processo de atendimento e acionar o seguro.

4. Aguarde a orientação da seguradora sobre o atendimento

Depois de reportar o problema, o atendente da seguradora provavelmente irá fornecer um número de protocolo.

Guarde esse registro para acompanhar os desdobramentos do atendimento, assim sempre que ligar para a seguradora eles conseguirão rapidamente localizar o seu caso e fornecer informação atualizada sobre os eventuais reembolsos e pagamentos de indenização, por exemplo.

5. Se dirija ao local indicado ou ao atendimento diretamente

A seguradora irá indicar durante a ligação telefônica, na região onde está, qual é o parceiro de atendimento que poderá te socorrer no caso da emergência.

Depois de reportar o seu problema, o atendente da seguradora apontará para qual local deve se dirigir para para conseguir atendimento. É frequente indicar, por exemplo, um hospital de referência ou um dentista caso esteja com uma emergência odontológica. O mais recomendado é, portanto, seguir as instruções que a companhia irá fornecer.

Há situações, no entanto, nas quais não é possível entrar em contato imediato com a seguradora tanto por não haver sinal em determinados locais como, em casos mais extremos, como em acidentes que precisam de atendimento imediato. Não se preocupe, nessas situações o viajante está autorizado a procurar atendimento emergencial por conta própria desde que seja atendido por um profissional habilitado.

Canais de atendimento para acionar o seguro viagem

Em caso de emergência, para ter instruções imediatas de como proceder o ideal é entrar em contato imediato com as seguradoras. No geral são disponibilizados diferentes canais de atendimento, confira:

Por telefone

O telefone pode ser a maneira mais rápida de conseguir um posicionamento da seguradora. Geralmente a seguradora disponibiliza um número telefônico no exterior, ideal para entrar em contato direto, assim, a ligação pode ser realizada de forma simples por um telefone com cobertura local.

Outra maneira bem comum de acionar a seguradora por telefone é via chamada a cobrar. Em cada país existe um número para realizar a ligação, o serviço da Embratel – Brasil Direto disponibiliza um guia com os principais números. É preciso ter acesso a um telefone com cobertura local para realizar a chamada. O serviço é gratuito para o usuário.

Por WhatsApp

Algumas seguradoras já oferecem para os clientes atendimentos por WhatsApp que são ótimos porque nesses casos o viajante só precisa de acesso a uma rede de internet (evitando custos telefônicos com chamadas em roaming).

Conheça algumas das empresas que já oferecem esse serviço com os respectivos números de contato:

Seguradora WhatsApp
Intermac+54 9 11 7003 3884
Allianz Travel+55 11 94128 8586
World Nomads+57 316 851 0533
Coris+55 11 99742 5892
Affinity+57 317 303 4545
Vital Card+ 54 91139478804
Assist Trip+57 316 8510533
ITA Seguro Viagem+55 21 98669 0400
GTA+55 11 99411-9284

Por aplicativo

Algumas seguradoras também disponibilizam o próprio app de seguro viagem pelos quais é possível reportar situações emergenciais. Se for cliente de uma delas indicamos que baixe os aplicativos no celular antes de embarcar.

SeguradoraApp
Travel AceBaixe no Google Play ou na App Store
Assist CardBaixe no Google Play ou na App Store
Mondial AllianzBaixe no Google Play ou na App Store
Vital CardBaixe no Google Play ou na App Store

Como acionar o seguro em caso de emergência médica?

Recomendamos que, em primeiro lugar, telefone para o número da assistência médica de emergência disponibilizado pela sua seguradora e explique a situação em que está.

A empresa irá indicar a que serviço deve recorrer – ela lhe encaminhará para um hospital ou clínica específico, para um determinado consultório médico ou poderá enviar um atendimento emergencial para o local onde se encontra. É a seguradora que irá coordenar esse primeiro atendimento e te dirá como deve proceder. Se estiver no exterior não se preocupe, o atendimento telefônico geralmente é realizado em português.

É comum que caso seja atendido por um hospital ou clínica parceiro da seguradora não tenha que arcar com nenhum custo. No entanto, se for parar em uma instituição não credenciada pode ser que precise pagar pelo serviço para então posteriormente solicitar um reembolso na seguradora.

O que fazer caso não seja possível acionar o seguro viagem antes do atendimento médico?

O segurado pode se encontrar em situações nas quais não é possível fazer contato imediato com a seguradora. Pode não haver sinal de internet ou telefone no local onde está ou simplesmente pode não haver meios para formalizar esse pedido de ajuda. Em todos esses casos, o recomendável é que procure atendimento médico por conta própria e depois reporte a situação para a seguradora.

1. Entre em contato assim que possível

Quando se encontrar em um local com rede ou tiver recuperado a consciência, avise logo para a seguradora o que aconteceu e siga as instruções que serão dadas.

Ela pode indicar a transferência para um outro estabelecimento de saúde parceiro ou pode apontar como deve proceder se desejar continuar o atendimento onde se encontra.

2. Reúna todos os documentos indicados na apólice

A apólice contratada irá especificar quais são os documentos necessários para se avançar com o processo na seguradora.

É normal que se solicite, por exemplo, os originais dos cartões de embarque, a cópia do passaporte, a identidade, o CPF, os comprovantes originais médicos do atendimento e os respectivos relatórios dos procedimentos realizados.

processo acionar seguro viagem

Tem dúvida sobre os termos do seguro? Confira o dicionário do seguro viagem e esclareça tudo.

3. Registre toda a comunicação por e-mail

Ao formalizar a situação por e-mail, o viajante tem a vantagem de ter toda a comunicação registrada e acompanhar mais de perto o andamento do processo.

Digitalizar os comprovantes e remeter também para a seguradora é um procedimento recomendado porque faz com que você fique com uma cópia de tudo aquilo que a empresa tem anexado ao seu processo.

4. Fique atento aos prazos de reembolso

Indicamos que cumpra o mais rapidamente possível todos os procedimentos para pedir reembolso. De modo geral é possível que o viajante solicite o reembolso até 30 dias úteis depois do final da vigência do seguro. No entanto, vale a pena confirmar qual é o prazo que tem efetivamente lendo a apólice porque cada seguradora pode estipular o seu próprio prazo.

O reembolso é feito após a entrega de recibos médicos, notas fiscais de farmácias, comprovantes de produtos de primeira necessidade em caso de atraso ou extravio de bagagem, por exemplo. Para estar mais protegido indicamos que guarde todos os comprovantes usados na sua emergência e, além dos originais, mantenha uma cópia.

Como acionar o seguro para problemas com voo ou bagagem?

Existem várias situações de viagem cobertas pelo seguro viagem, desde o atraso do voo até o extravio de bagagem. Cada uma dessas situações, quando presentes na apólice do seguro viagem é coberta pela seguradora. Mas a dúvida que muito segurados apresentam é: como acionar a seguradora nesses casos?

É simples, como se trata de situações de reembolso, o segurado não precisa entrar em contato imediato com a seguradora. Mas deve reunir todos os documentos possíveis durante o ocorrido para acionar posteriormente a seguradora e conseguir ser ressarcido.

Por isso, sempre reúna os documentos junto a seguradora, por exemplo, em caso de atraso ou extravio de bagagem, é preciso preencher o formulário RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) no qual registrá o ocorrido. Lembrando que o extravio de bagagem é caracterizado apenas após 21 dias em caso de voos internacionais. Assim, antes disso você deve receber a indenização por atraso de bagagem.

Entre os documentos que precisa reunir para acionar a seguradora estão:

  • Ticket de bagagem original, para comprovar o embarque e o respectivo despacho da mala;
  • Documento de reclamação feito na companhia aérea;
  • Documento da empresa aérea reconhecendo a perda/extravio permanente da bagagem;
  • Se a companhia aérea tiver pago alguma indenização, o recibo do que foi pago;
  • Se tratar de dano, o orçamento para reparação da mala caso o seu seguro cubra bagagem danificada.

Após reunir os documentos entre em contato com a seguradora pelo telefone, você deve apresentar os detalhes da situação. Posteriormente será solicitado que os documentos sejam enviados para a seguradora. Caso seja necessário enviar os originais, não se esqueça de guardar uma cópia da documentação com você.

Como acionar o seguro para outras coberturas?

O ideal é sempre entrar em contato com a seguradora o quanto antes, porém, verifique se a situação está coberta antes de iniciar o contato.

Em alguns casos, por exemplo, será necessário realizar um boletim de ocorrência, como acontece em casos de roubo ou furto cobertos pelo seguro. De posse do documento comprovando o ocorrido, entre em contato via telefone com a seguradora para saber como deve proceder para solicitar uma indenização. Pode posteriormente enviar os documentos por e-mail para comprovar e registrar a situação junto da seguradora.

Contato das principais seguradoras

A seguir apresentamos os contatos das principais seguradoras para acionar a cobertura quando necessário.

SeguradoraTelefoneWhatsApp
Assist CardBrasil: 0800 176 133

No exterior: +55 11 3191-8700

AffinityBrasil: 08000380621 ou (11) 3132 9308
Exterior: 1 954 306 0622
+57 317 303 4545
Allianz TravelBrasil: 0800 770 8020
Exterior: +55 11 4331-5445
+55 11 94128 8586
Coris+55 11 2185-9696 ou 0800 11 0872+55 11 99742 5892
GTA+55 11 2185 9696 ou 3214 0188+55 11 99411-9284
IntermacExterior: +54 11 5239-0611
Brasil: +55 21 3609-8702
+54 9 11 7003 3884
ITA Seguro ViagemBrasil: 08007218006
Exterior: +55 21 3231 6314
+55 21 98669 0400
Porto SeguroBrasil e exterior: +55 11 3366-3330
SulAméricaBrasil: 3003-7798 ou 08007707798
Exterior: +55 11 4126 7463
Travel AceBrasil: 08007619254 e +55 11 4040 4337
Internacional a cobrar: +54 11 4323 7770

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Em primeiro lugar indicamos que leia com muita atenção a apólice antes de contratar o seguro viagem e, se estiver diante de uma situação que precise acioná-lo, terá clareza sobre a assistência disponibilizada no plano contratado.

Não se esqueça de andar sempre com os contatos de emergência da seguradora e, quando fizer a ligação, tenha em mãos os documentos que poderão ser solicitados, eles facilitarão a sua comunicação, tenha fácil acesso, por exemplo, o número da apólice do seguro viagem.

Recomendamos que siga as orientações dadas pela seguradora e guarde um registro das comunicações trocadas com a seguradora, isso te ajudará a acompanhar os desdobramentos do atendimento, especialmente se houver um processo de reembolso em curso.

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Rebeca Leite

Rebeca é formada em Letras e ama viajar! Nascida no Rio de Janeiro, atualmente mora em Lisboa e trabalha desde 2018 com produção de conteúdos. Para aprimorar os seus conhecimentos fez uma especialização em marketing digital e uma pós-graduação em storytelling. Se quiser saber mais sobre a sua trajetória conheça o perfil de Rebeca no Linkedin.

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