Seguro Viagem

Países que exigem seguro viagem: veja a lista completa

Está preparando sua próxima ida ao exterior? Saiba que, para alguns lugares, é obrigatório estar portando uma assistência à saúde em mãos. Confira neste artigo a lista de países que exigem seguro viagem e programe-se.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Países que exigem seguro viagem: Tratado de Schengen

A importância de ter um seguro viagem ao sair do seu país e viajar ao exterior pode ser mais que simplesmente viajar segurado. Que é sempre bom termos uma assistência em casos de bagagem extraviada, ou um acidente que possa ocorrer durante as férias, já sabemos. Mas você sabia que existem países que exigem seguro viagem?

Sim, para alguns destinos, viajar sem um plano pode ser perigoso. Corre-se o risco de chegar ao local e, simplesmente, ser impedido de entrar. Isso acontece por diversos motivos. Entre eles, por causa do Tratado de Schengen na Europa.

Para que você comece a entender o assunto, é importante compreender o que significa o Tratado de Schengen, que você pode encontrar também como Acordo Schengen.

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen foi criado com o intuito de estabelecer regras específicas aos turistas que pretendem visitar os países do continente Europeu. Isso quer dizer que o viajante brasileiro poderá circular entre esses locais sem precisar, necessariamente, mostrar toda a documentação quando passar pela fronteira deles.

Todavia, se sua intenção for viajar para um destes países, saiba que Tratado exige que os viajantes tenham um seguro viagem com despesas médicas e hospitalares cobertos em, no mínimo, 30 mil euros.

Isso quer dizer que na Europa todos são todos os países que exigem seguro viagem? Não, nem todos. Mas uma grande parte. São, no total, 26.

Países que fazem parte do Tratado de Schengen

Confira a lista de países que fazem parte do Tratado de Schengen. Se sua próxima viagem incluir um deles, contrate um plano de seguro viagem com assistência mínima de 30 mil euros. E garanta que você irá passar na imigração em relação a esse quesito.

São eles:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Hungria;
  • Islândia;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Liechtenstein;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Noruega;
  • Países Baixos;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Checa;
  • Suécia;
  • Suíça.

Se algum dos países acima estão na sua lista de próxima viagem, você precisa contratar o seguro, faça aqui a cotação do seu no nosso comparador de seguro viagem, garantimos o melhor preço para os nossos leitores.

Outros países que exigem seguro viagem

Além dos 26 países europeus que exigem o seguro viagem com cobertura médica de 30 mil euros, outros destinos também requerem um plano na entrada.

Confira os outros países que exigem seguro viagem:

Cuba

Quando for viajar à Cuba, é importante saber que o seguro viagem para o país se tornou obrigatório pelo Conselho de Ministros Cubanos, desde 2010. O valor mínimo para as despesas médicas e hospitalares é de 10 mil dólares. É possível contratar tanto o seguro viagem do governo cubano, o ASISTUR, como um plano privado.

Mesmo tendo uma saúde pública de ótima qualidade, o serviço só é oferecido gratuitamente à população residente. O ASISTUR é uma empresa estatal, responsável pelos seguros e pela assistência aos turistas que visitam o país.

Mas, caso opte por um plano mais completo, que não cubra apenas itens ligados à saúde, sugerimos que busque por planos que cubram América Central e Caribe.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Aqui você tem um artigo com indicações do melhor seguro viagem para Cuba. Outras opções, você pode cotar através do nosso comparador de seguro viagem.

países que exigem seguro viagem Venezuela

Venezuela

A Venezuela também é um dos países que exigem seguro viagem. Desde dezembro de 2013, o Governo Venezuelano passou a exigir um seguro viagem obrigatório. Vale para todos os turistas que desejem visitar o país.

O seguro viagem Venezuela deve ter uma cobertura mínima de 40 mil dólares. Além disso, eles solicitam que seu plano tenha um seguro bagagem de, pelo menos 1 mil dólares. Sem essas exigências em mãos, não é permitido a entrada no país.

Se atentem que tanto Cuba como Venezuela, além do seguro viagem, estão exigindo Certificado Internacional Vacinação da febre amarela. Confira a lista completa dos países que exigem no portal da ANVISA.

Confira nosso artigo sobre como e onde fazer um orçamento seguro viagem.

Equador

Desde maio de 2018, o Seguro viagem Equador tornou-se obrigatório. Não há, entretanto, uma cobertura mínima exigida pelo país, apenas o comprovante do seguro é exigido na entrada do turista. De acordo com o governo do Equador, “o recurso é uma garantia de que o viajante possua um seguro que o cubra em acidentes e doenças durante a estadia no país. ”

Austrália

De acordo com o site do governo australiano, apenas os estudantes que irão passar uma temporada no país para estudar são obrigados a contratar o OSHC (Overseas Student Health Cover).

Por não ter nenhum tipo de acordo ou convênio com o governo australiano, o turista brasileiro que precisar de atendimento médico nos hospitais australianos poderá ter que arcar com uma conta muito alta no país. Confira a informação no site do Departamento de Serviços Humanos da Austrália.

Por isso, apesar de não ser obrigatório para o turista, é altamente recomendável, pelo Itamaraty, pelo Governo Australiano e por nós do Seguro Viagem Pro.

Veja neste artigo qual é o melhor seguro viagem para Austrália.

Países que exigem um seguro viagem: o que acontece se não tiver?

É comum que os agentes de imigração não cobrem o documento na sua entrada no país, sendo obrigatório ou não. No entanto, caso aconteça, o resultado pode ser mais grave do que o valor pago pelo seguro.

Se na sua entrada em algum desses países for requisitado o seguro viagem e o viajante não estiver com ele em mãos, será barrado e terá que retornar ao Brasil.

Não deixe de contratar um seguro viagem

Mesmo que seu país de destino não tenha a obrigatoriedade de um seguro viagem, nós não recomendamos que você viaje sem um. Situações inesperadas podem ocorrer com qualquer pessoa, e em qualquer lugar do planeta.

Pequenas doenças, perda de bagagem, extravio de documentos e, até mesmo, acontecimentos mais graves como a morte de um passageiro, podem trazer muita dor de cabeça. A dificuldade de estar em um país onde você não conhece a lei e não consiga pedir ajuda com facilidade.

Tendo um seguro viagem completo, o turista poderá contar com centrais de atendimento, além de uma rede de profissionais qualificados e credenciados. As melhores seguradoras do mercado estão preparadas para atender os turistas em qualquer situação de emergência.

Por isso, não saia do Brasil sem um plano que inclua os principais itens:

Ganhe desconto no seu seguro viagem

Para garantir que você viaje com o máximo de segurança, dê uma verificada nos valores nas opções de seguro viagem para Europa utilizando o nosso comparador de seguros. Essa plataforma foi desenvolvida pela Equipe Seguro Viagem Pro para apresentar os planos mais adequados ao seu destino e ao seu bolso.

Se preferir, pode também fazer a cotação no Portal Seguros Promo, site comparador que nós confiamos e recomendamos aos nossos leitores. Leitores Seguro Viagem Pro ainda podem receber até 10% de desconto. Utilize o nosso cupom de desconto SVP5 para pagar 5% menos no seu seguro. Basta aplicar o cupom na parte de pagamento e receber seu desconto direto. O cupom SVP5 é válido tanto no nosso comparador de seguros quanto no portal Seguros Promo.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo