Seguradoras

Viva Seguro Viagem: conheça a reputação e se vale a pena

Já escolheu o destino de sua viagem? Antes de fechar as malas, não saia de casa sem contratar um seguro viagem para dar todo o suporte que precisa durante o passeio. Entre tantas seguradoras no mercado, uma delas é o Viva Seguro Viagem, localizado no Rio Grande do Sul. Mas será que ela tem uma boa reputação? Confira a avaliação completa do seguro!

Viva Seguro Viagem é confiável?

O Viva Seguro Viagem é uma seguradora brasileira sediada em Porto Alegre fundada recentemente, em agosto de 2017. A empresa tem parcerias com duas importantes empresas no ramo: a Chubb e a American Life Seguros.

Enquanto a Chubb é uma seguradora presente em mais de 50 países, a American Life Seguros conta com mais 50 anos de história, destes, há 30 anos atuando em território brasileiro. Com grande história no setor, ambas as companhias têm autorização da Susep para funcionar normalmente no país.

O atendimento do Viva Seguro Viagem se baseia em oferecer os serviços da Chubb e da American Life Seguros. Portanto, não há planos específicos da companhia gaúcha voltados ao viajante.

Apesar disso, a seguradora não divulga se está com inscrição na Susep. A informação não está disponível em seu site oficial, nem aparece como empresa credenciada no site da Susep. Ao menos, o CNPJ encontra-se ativo: 28.484.915/0001-39.

Certo, mas será que a empresa é confiável? Para descobrir, fizemos uma avaliação nos principais sites de reclamação, além de conferir as redes sociais da marca.

Reclame Aqui

A seguradora não está inclusa no site Reclame Aqui e não pôde servir de parâmetro para verificar a opinião dos usuários. O fato de ser uma empresa lançada há pouco tempo, além de disponibilizar somente serviços de parceiros, influenciam na ausência de avaliações.

Consumidor

O Consumidor, portal do Governo Federal, não coloca o Viva Seguro Viagem como uma das empresas com reclamações a serem analisadas. Mais uma vez, ela não consta cadastrada.

Redes sociais

Na página do Facebook da empresa, há 632 seguidores em abril de 2022 e somente é utilizado para replicar os conteúdos divulgados no Instagram, refletindo um baixíssimo engajamento nas postagens. Há nove avaliações na rede social, recebendo 5 estrelas em todas elas. No entanto, a última opinião publicada por algum usuário ocorreu no ano de 2019.

Já no Instagram, são 646 seguidores registrados no início de abril de 2022. O perfil costuma ter uma frequência maior nas publicações, mesmo com poucas curtidas e comentários dos internautas. Em geral, há muitas publicações institucionais, como datas comemorativas, participações em eventos e benefícios de seus produtos.

Como funciona o Viva Seguro Viagem?

Levando em conta que utiliza os serviços dos parceiros, o Viva Seguro Viagem oferece um grande leque de coberturas voltadas aos destinos nacionais e internacionais. Nos planos para o exterior, a seguradora chega a atingir uma abrangência mundial, podendo ser contratada para todos os continentes.

Vale esclarecer que os planos divulgados pela empresa são individuais, com foco em diferentes perfis de viajantes, como estudantes a idosos.

Com relação às coberturas, elas são separadas em duas categorias: básicas e adicionais. Dentre várias coberturas disponíveis, destacamos algumas:

Viva oferece cobertura para Covid?

Sim, o Viva Seguro Viagem oferece cobertura para Covid-19. Por conta da parceria com a Chubb, a seguradora oferece algumas coberturas relacionadas à pandemia. Inclusive, a Chubb foi uma das primeiras no Brasil a lançar itens voltados à proteção da Covid-19 aos segurados.

Entre as coberturas adicionais para Covid-19, estão a de despesas médicas e hospitalares, quarentena/prorrogação obrigatória de viagem, hospitalização, internação em UTI, traslado de corpo e morte em decorrência da doença.

Como acionar o seguro viagem?

Para acionar o Viva Seguro Viagem, o segurado deve entrar em contato pelos canais de atendimento disponibilizados pela empresa, como telefone, WhatsApp e e-mail.

Sobre os telefones, há ligações gratuitas garantidas pela seguradora no caso de o usuário estar no exterior. Essa possibilidade está permitida para os viajantes de alguns países: Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, México, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e outro número para “demais países”.

Segundo a empresa, após ligar para o telefone correspondente, é necessário informar: nome, número do bilhete do seguro, CPF, lugar onde esteja, endereço, telefone para contato e o serviço que estiver precisando.

Quanto custa o seguro viagem Viva?

O custo do Viva Seguro Viagem não está disponível para o usuário pelo site da seguradora. Não há uma página no site da empresa para se fazer a cotação de um plano, nem estão acessíveis os valores das coberturas. Mesmo utilizando apólices da Chubb e da American Life Seguros, não há valores descritos em ambos documentos.

arrumando malas para viagem
Não é possível cotar o Viva Seguro Viagem pelo site

Anteriormente, em 2019, os valores eram divulgados e estavam dentro da média dos oferecidos por outras seguradoras. No entanto, a forma de cotação mudou, além de não estar presente nos sites de comparadores de seguro viagem.

Procurada, a seguradora não retornou aos contatos explicando como funciona o processo atual de cotação do seguro, nem como seria possível para o viajante cotar online. Portanto, não é possível informar o custo de um plano do Viva Seguro Viagem.

Vale a pena contratar o Viva seguro viagem?

Para responder, listamos as vantagens e desvantagens de se garantir a proteção antes de viajar para o destino desejado.

Vantagens

Entre as vantagens de contratar o seguro viagem, podemos destacar:

  • Conta com duas seguradoras parceiras de longa trajetória no mercado;
  • Atende todos os continentes;
  • Disponibiliza a opção de cobertura para a Covid-19.

Desvantagens da seguradora

No entanto, elencamos algumas desvantagens da empresa:

  • Não está presente em sites de reclamação para se fazer uma análise de sua reputação;
  • Não fornece informações sobre os custos dos planos e das coberturas, assim como não explica onde seria possível cotar um seguro pela empresa;
  • A seguradora não aparece nos principais sites de comparadores de seguro viagem;
  • Há poucos conteúdos sobre a história da empresa e os planos oferecidos;
  • Transmite baixa confidencialidade ao usuário que visita o site e as redes sociais da seguradora;
  • Não informa se está registrada na Susep.

Recomendação Seguro Viagem Pro

Mesmo contando com os serviços de dois parceiros confiáveis, Chubb e American Life Seguros, ambos com longa experiência no setor, o Viva Seguro Viagem não oferece informações suficientes para fornecermos uma recomendação. Inclusive, a empresa não faz parte do nosso ranking de melhor seguro viagem de 2022.

Há uma grande ausência de conteúdos, desde institucionais em seus próprios canais, omissão do processo de cotação até não haver a análise de sua reputação em outros sites. Como não se tem acesso a tantas informações necessárias, não é possível fazer a indicação da seguradora ao viajante.

Por isso, preferimos recomendar outras seguradoras mais conhecidas e bem avaliadas pelo Seguro Viagem Pro, como listamos em nosso ranking. Assim, conseguimos atestar a qualidade dos serviços para o usuário contratar o plano com uma maior sensação de segurança.

Onde cotar outras opções de seguro viagem?

Já que não é possível cotar a proteção, recomendamos que realize a busca pela proteção nos sites comparadores de seguro viagem. Eles reúnem em uma única busca uma ampla variedade de planos e cobertura, com fácil cotação e compra.

Entre os comparadores, recomendamos especialmente o Seguros Promo e a Real Seguro Viagem, ambos são confiáveis, apresentam boas seguradoras e planos com ótimo custo-benefício.

Ganhe desconto no seguro viagem

Ao escolher um seguro viagem pelo nosso comparador ou através do Seguros Promo, não esqueça de colocar o cupom SVP5 e receba 5% de desconto. Quer mais? Caso decida pagar via Pix ou boleto bancário, ganha mais 5%, chegando a 10% descontados do pagamento total. Boa viagem!

Dicas para sua viagem:
  • Ainda não contratou o seguro viagem?

    No Seguros Promo você encontra planos de seguro viagem para todos os destinos. São mais de 10 seguradoras disponíveis com os melhores preços.

  • Quer internet no celular em todos os lugares?

    Com o chip internacional da America Chip, você se mantém conectado em todos os momentos da viagem, com internet ilimitada e cobertura em mais de 200 países.

  • Quer viajar sem se preocupar em trocar dinheiro?

    Com o cartão Wise você pode viajar para mais de 80 países e pagar todas as despesas com o melhor câmbio e as menores taxas.

Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo