No Seguro Viagem Pro, sempre recomendamos os melhores planos para os diferentes perfis de viajantes. Mas outra recomendação que sempre damos aos nossos leitores é a atenção aos detalhes da apólice do plano contratado e uma das principais dúvidas é sobre como funciona o sinistro no seguro viagem. No artigo de hoje, vamos solucionar as principais dúvidas sobre o tema. Vamos lá?

O que é um sinistro no seguro viagem?

No mundo dos seguros, sinistro é a materialização dos riscos previstos na apólice contratada. Ou seja, é quando um segurado tem um prejuízo material ou um acidente durante a viagem que fora previsto no contrato e a seguradora terá de indenizar o cliente.

Dentre os sinistros mais comuns, podemos citar o extravio de malas, emergências médicas e cancelamentos de voos. Por isso, sempre recomendamos que nossos leitores leiam com atenção a apólice do seguro viagem para saber como acionar a seguradora caso ocorra algum imprevisto.

Lembre-se que em algumas situações a cobertura pode ser por reembolso, entretanto, em outras a seguradora irá encaminhar o segurado para atendimento, não sendo necessário pagar nada pelo atendimento.

Como receber pelo sinistro no seguro viagem?

Para receber pelo sinistro seguro viagem, você deve, primeiramente, consultar a sua apólice e ter em mãos os seus documentos pessoais.

É importante salientar que para cada caso, exigem-se tipos diferentes de documentos, que vai garantir o recebimento da cobertura. Por exemplo, em casos de acidentes, normalmente é solicitado o laudo médico, uma carta com o relato do ocorrido, documentos pessoais e dados para o pagamento.

Como para cada situação existe um tipo de documentação, é de extrema importância consultar a apólice para verificar o que será necessário apresentar à seguradora.

Como preencher o sinistro seguro viagem?

O formulário de “aviso de sinistro” normalmente encontra-se no site da seguradora ou é enviado pela mesma para o segurado. Geralmente, junto ao formulário, vai anexada a documentação solicitada e os dados bancários para pagamento.

Acionar sinistro seguro viagem

É importante salientar que o formulário de sinistro não constitui a cobertura de gastos, mas será usado para a seguradora analisar o mesmo.

Confira o passo a passo para acionar o seguro viagem.

Como preencher aviso de sinistro seguro viagem despesas médicas hospitalares?

Caso a solicitação do sinistro seguro viagem seja feita para reembolso relacionado a despesas médicas hospitalares, normalmente é solicitada a seguinte documentação para o segurado, podendo variar de acordo com a seguradora:

  • Cópia dos documentos: RG, CPF, comprovante de Residência;
  • Formulário de Aviso de Sinistro, fornecido pela seguradora, o qual deverá ser preenchido pelo segurado, juntamente com os dados bancários;
  • Cópia do bilhete do seguro;
  • Cópia do boletim de ocorrência policial;
  • Histórico de passagens ida e volta, bem como cópia dos bilhetes aéreos ou do meio de transporte da viagem segurada;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na hipótese de o sinistro envolver veículo dirigido pelo Segurado;
  • Notas fiscais e outros comprovantes ORIGINAIS das despesas efetuadas;
  • Original ou cópia do Relatório ou laudo preenchido pelo profissional habilitado/médico responsável, datado e assinado com a indicação do CRM ou equivalente no exterior, e dos laudos e exames relacionados com a lesão ou doença que levou ao sinistro.

Como preencher o sinistro de bagagem no seguro viagem?

Já em casos de sinistro de bagagem no seguro viagem, geralmente, o cliente deve apresentar:

  • Cópia dos documentos: RG, CPF, comprovante de Residência;
  • Formulário de Aviso de Sinistro, fornecido pela seguradora, o qual deverá ser preenchido pelo segurado, juntamente com os dados bancários;
  • Cópia do bilhete do seguro;
  • Cópia do boletim de ocorrência policial;
  • Histórico de passagens ida e volta, bem como cópia dos bilhetes aéreos ou do meio de transporte da viagem segurada;
  • Notas fiscais e outros comprovantes originais das despesas efetuadas, com o descritivo da compra;
  • Relatório comprobatório de perda / extravio emitido pela companhia transportadora responsável (PIR – Property Irregularity Report);
  • Tíquete de bagagem original com informação do peso da bagagem,
  • Recibo de indenização emitido pela companhia aérea transportadora;
  • Carta de reclamação assinada pelo segurado, descrevendo a ocorrência e discriminando os itens da bagagem com seus respectivos valores.

Documentos necessários para abrir um sinistro no seguro viagem

Os documentos necessários para abrir um sinistro seguro viagem podem mudar de seguradora para seguradora.

De modo geral, o segurado precisará apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de identidade;
  • Número da apólice;
  • Formulários que comprovem o que ocorreu;
  • Notas fiscais e recibos originais.

Como abrir sinistro nas principais seguradoras?

O passo a passo para abrir sinistro vai depender de cada seguradora. A seguir, listamos as principais empresas do mercado de seguros junto às orientações dadas por cada uma delas.

Abrir sinistro seguro viagem Porto Seguro

Primeiramente, é importante salientar que a site da Porto Seguro oferece uma Central de Atendimento e um Atendimento Emergencial, onde o segurado pode contar com atendimento 24h e em português.

Em caso de sinistro, a Porto Seguro orienta os segurados com o seguinte passo a passo:

  1. Separar os documentos necessários, tais como documentos pessoais e formulários que comprovem o que aconteceu;
  2. Entrar em contato com a seguradora através do Atendimento Emergencial;
  3. Acompanhar a análise do sinistro que será feita por meio de um corretor.

Abrir sinistro viagem AIG Seguros

Para abrir sinistro seguro viagem na AIG Seguros, ou seja, quando tem um seguro do cartão de crédito, o segurado deve entrar no site da empresa e logo na primeira página, clicar na opção “sinistro”, localizada no canto superior direito.

O cliente então será direcionado para uma página contendo instruções gerais em caso de sinistro:

  1. Certificar-se que após um acidente com vítimas, todos os cuidados médicos necessários já tenham sido encaminhados.
  2. Procurar proteger o bem danificado, minimizando riscos de novos acidentes e/ou agravamento dos danos. Acionar os serviços de assistência, quando contratados em apólice e se aplicáveis à situação.
  3. Entrar em contato conosco para informar a ocorrência do acidente, caracterizado como sinistro coberto pela sua apólice, assim que possível. Informe os detalhes de como e quando ocorreu o sinistro, danos e/ou perdas geradas, pessoas e/ou bens envolvidos, responsabilidade pelo sinistro.
  4. Outros documentos podem ser solicitados, de acordo com as Condições Gerais da sua apólice ou Certificado, para que o processo de análise das coberturas e levantamento das perdas geradas pelo acidente possam ser encaminhados.

Abaixo das orientações, o segurado poderá selecionar a opção que corresponde ao seguro contratado, isto é, caso tenha sido o seguro viagem do cartão de crédito, deve escolher entre Visa, Mastercard, Amex e assim por diante.

Uma vez direcionado ao site que responderá pelo sinistro de fato, o cliente poderá dar continuidade à solicitação.

Como dar entrada sinistro seguro viagem SulAmérica?

Para dar entrada no sinistro seguro viagem SulAmérica, as Condições Gerais da seguradora orientam que ocorrendo um evento coberto, o segurado, beneficiário ou representante deverá comunicá-lo imediatamente à SulAmérica.

Após o primeiro passo, para o atendimento emergencial, o cliente deverá entrar em contato com a Central de Atendimento da seguradora e informar:

  1. Nome completo do segurado e o número da sua apólice;
  2. Local e o telefone onde se encontra;
  3. Problema e o tipo de informação ou ajuda necessárias.

Para o registro do sinistro, deverão ser apresentados documentos de acordo com o tipo de ocorrência e que poderão ser verificados na apólice do plano contratado.

Como acompanhar o sinistro de seguro viagem

Uma vez aberta a solicitação de sinistro do seguro viagem, as empresas costumam informar o andamento do processo via e-mail, telefone, SMS ou através do próprio site da seguradora.

A partir do recebimento da documentação completa, o prazo para ressarcimento costuma ser de, em média, 30 dias, a depender da empresa.

Recomendação Seguro Viagem Pro

A nossa primeira recomendação é sempre ler a apólice antes de abrir o sinistro, para que o passo a passo seja cumprido de forma correta. O ideal é levar esse documento impresso e digitalizado com você.

Guarde uma cópia de todos os documentos com você. Portanto, é interessante levar uma pasta para ir organizando os tickets, recibos e comprovantes. Sempre que enviar um documento original para a seguradora, em caso de sinistro, faça cópias e as mantenha com você.

Se atente aos prazos dados pela seguradora – você pode consultá-los na apólice do seguro contratado. Sempre acompanhe o processo junto à empresa e a qualquer dúvida, contate a mesma para sanar as dúvidas.

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