Europa

Seguro viagem Europa INSS: vale a pena solicitar o convênio? Descubra

Se você vai viajar para Portugal e Itália, saiba que é possível solicitar o seguro viagem Europa INSS. Apesar de ser um benefício pouco conhecido, ele é válido nesses dois países e, com isso, você pode utilizar o sistema de saúde sem pagar nada a mais por isso ou pagando apenas pequenas taxas moderadoras caso precise de auxílio de saúde durante a sua viagem.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Mas será que o seguro viagem Europa INSS vale mesmo a pena? Essa e outras informações você encontrará mais detalhadamente ao longo do artigo.

O que é o seguro viagem Europa INSS?

Caso você não saiba, para entrar em países da Europa que integram o Tratado Schengen, é obrigatório contar com um seguro viagem. Esse seguro deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros.

Contudo, graças ao acordo do Brasil com Itália e Portugal, você pode não precisar pagar pelo seguro para entrar nesses países. Na verdade, há pouco tempo esse acordo incluía outros países europeus, como a Grécia e Espanha. Hoje, porém, ele atende Portugal e Itália na Europa, além de Cabo Verde, na África.

Com esse acordo, é possível garantir o acesso à assistência médica pública desses países. Aliás, esse é um ponto que é preciso estar atento: o seguro viagem Europa oferecido pelo INSS cobre apenas as despesas relativas à saúde. Ou seja, isso não inclui nenhum outro imprevisto durante a viagem, como extravio de bagagem ou atraso de voo, por exemplo.

Certificado de Direito à Assistência Médica

Para ter acesso ao seguro viagem Europa INSS, é preciso primeiramente solicitar o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). No caso de Portugal, ele é conhecido também como seguro PB4. Já para a Itália, denomina-se IB2.

O documento é emitido diretamente com o Ministério da Saúde ainda em território brasileiro e deve ser levado na viagem. Assim, caso precise de atendimento, basta se dirigir a um hospital ou posto de saúde público com o documento em mãos.

Vale ressaltar que na maioria dos países europeus o atendimento público é pago. Apesar de ser um valor muito pequeno, é preciso levar isso em conta. Em Portugal, por exemplo, uma consulta em um centro de saúde custa 4,50 euros.

A diferença entre o CDAM para Portugal e Itália está basicamente nos documentos exigidos. Atualmente, qualquer brasileiro pode solicitar o PB4. Porém, no caso do IB2 é necessário apresentar a Carteira de Trabalho, ou seja, ter vínculo com o INSS.

Como solicitar o seguro viagem Europa INSS

Para ter direito ao seguro viagem Europa INSS é preciso solicitar o CDAM. Para isso, você deverá se dirigir a um dos postos de atendimentos do Ministério da Saúde. Nesse link você pode conferir a lista com os endereços.

No caso de solicitar o CDAM para Portugal, você deverá levar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Passaporte.

Para o caso do IB2, é necessário acrescentar na lista a Carteira de Trabalho. Ainda, pode ser exigido o contracheque dos últimos meses, em alguns casos. Por isso, é melhor se informar no posto do Ministério da Saúde do seu Estado com antecedência.

Em geral, o documento fica pronto na mesma hora, mas isso pode variar conforme cada estado. Ainda, o seguro viagem Europa em convênio com o INSS tem validade de um ano.

Benefícios do seguro viagem Europa INSS

Na realidade, o seguro viagem Europa INSS (PB4 ou IB2) é um acordo entre Brasil e países como Portugal e Itália e garante apenas assistência médica no sistema público de saúde. Lembrando que apesar de público, você ainda paga um pequeno valor para ser atendido.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Uma vantagem é que você garante atendimento médico no exterior e ainda cobre a obrigação da União Europeia de ter um seguro de saúde de pelo menos 30 mil euros em despesas de saúde.

No entanto, ele seria mais indicado se você vai ficar mais tempo no país, como em um intercâmbio ou para trabalhar. Se for apenas como turista, o ideal seria contratar o seguro viagem.

Quem tem direito ao seguro viagem Europa INSS

Confira a lista abaixo e descubra quem pode solicitar o seguro viagem Europa INSS:

  • Celetista (Funcionários de empresa pública que são regidos pelas normas do CLT);
  • Empregadores;
  • Domésticos;
  • Autônomos;
  • Avulsos;
  • Temporários;
  • Dependentes (menores de 21 anos) e Cônjuges;
  • Aposentados e Pensionistas pelo INSS.

Entenda a importância da garantia de viagem de regresso ao contratar o seu seguro.

O seguro viagem Europa INSS vale a pena?

Para responder essa questão é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de usufruir desse benefício do seguro viagem. De fato, ele pode ser vantajoso em alguns casos, mas o contexto de cada turista deve ser levado em consideração.

Vantagens

Confira algumas vantagens do seguro viagem Europa INSS:

  • Gratuito;
  • Validade extensa;
  • Garante atendimento público no exterior;
  • Facilidade para solicitação.

Sendo assim, é importante salientar que essas vantagens são mais adequadas para viajantes que não possam pagar pelo seguro viagem Europa convencional ou que vá ficar por um período extenso em Portugal ou Itália.

Desvantagens

Agora, você irá conferir as principais desvantagens do seguro viagem Europa INSS:

  • Válido para apenas dois países europeus;
  • Garante apenas cobertura médica pública, a falta da cobertura detraslado de corpo é um agravante;
  • Não garante atendimento odontológico;
  • Não tem outras assistências à viagem;
  • Exige vínculo com o INSS (caso italiano).

É preciso estar atento ao fato de que se a sua viagem terá conexão em outro país, além de Portugal ou Itália, o seguro não terá validade. Ou seja, não importa se você passará 1h ou três dias em outro lugar como a Espanha, precisará ter um seguro viagem Europa.

Dessa forma, a maior desvantagem do seguro viagem Europa INSS é justamente essa: a pouca abrangência.

Seguro viagem X Seguro viagem Europa INSS

Ao preparar a sua viagem, você provavelmente acabará com a dúvida entre contratar um seguro viagem ou apostar no seguro viagem Europa INSS. Entretanto, entenda que eles são muito diferentes.

O seguro viagem tradicional, contratado junto a uma seguradora, oferece serviços muito mais completos. Nesse caso, confira o tipo de cobertura que ele pode incluir:

Quanto aos valores, isso é muito relativo de cada seguradora. Uma viagem de 10 dias pela Europa pode ter um seguro viagem com custo de cerca de R$ 120. Considerando as vantagens, pode ser melhor para a sua viagem.

Veja neste artigo o nosso ranking das melhores seguradoras.

Coberturas

É claro que a extensão da sua cobertura irá variar conforme o plano que contratar, mas isso dependerá das suas necessidades. Por outro lado, o seguro viagem Europa INSS garante apenas o atendimento médico.

Portanto, é possível concluir que o PB4 ou IB2 é recomendado para quem realmente deseja economizar. Não sendo esse o caso, o seguro viagem contratado é muito mais seguro ao turista.

Encontre nesse artigo opções de seguro viagem Europa barato e garanta uma viagem tranquila.

E nos outros países?

Você pode observar que o seguro viagem Europa INSS é válido apenas para Portugal e Itália. Se estiver se perguntando o que fazer nos outros países, essa é a hora de entender melhor.

Quase todos os países europeus integram o Tratado de Schengen. Ele determina que turistas estrangeiros devem, obrigatoriamente, ter um seguro viagem para entrar em seu território.

Por isso, é inevitável que você tenha que contratar um bom seguro viagem para entrar na Europa. A não ser que você vá viajar para Portugal e Itália, por exemplo. Pois nesses casos, a sua entrada será permitida com o PB4 ou IB2.

Cartão Europeu de Seguro Doença: veja quem tem direito e como solicitá-lo.

onde-cotar-seguro-viagem-europa-inss

Onde cotar?

Antes de decidir pelo melhor seguro para Europa, pesquise muito. Enquanto você prepara a sua viagem, pesquise sobre valores, vantagens e benefícios de cada apólice internacional. Dessa forma, você poderá adequar o melhor ao seu estilo de viagem e poderá conhecer a Europa com muito mais tranquilidade.

Você pode fazer sua pesquisa com o nosso comparador de seguros. Ele é prático e vai apresentar os melhores seguros de viagem com um excelente custo-benefício.

E você também pode cotar o seu seguro viagem Europa pelo Seguros Promo. Pela plataforma, é possível comparar até quatro opções de seguros diferentes na mesma página e escolher qual atende ao seu perfil de viajante.

Desconto

Além disso, ao utilizar o nosso cupom SVP5, você garante 5% de desconto na compra do seu seguro viagem. Ainda, poderá garantir mais 5% ao pagar a sua compra através de boleto bancário.

Não perca tempo. Viaje com mais economia e tranquilidade. Faça a sua cotação com o nosso comparador e boa viagem!

Quer uma sugestão de qual plano contratar? Leia o artigo sobre o Mondial Seguro Viagem Europa e veja se vale a pena.

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo