Dicas de Viagem

Roteiro de viagem para Portugal: confira o que não pode faltar

Fácil comunicação, bons preços, uma gastronomia rica e muitos lugares para conhecer. A terra de Camões e Fernando Pessoa é, portanto, um prato cheio para quem quer visitar países europeus. Por isso, fizemos uma seleção do que não pode faltar no seu roteiro de viagem para Portugal.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Confira o que o país tem de melhor e inclua no seu checklist.

Veja o que você precisa incluir no seu roteiro de viagem para Portugal

Um dos países mais ricos culturalmente na Europa, Portugal faz parte do nosso DNA. Seja pela língua, ou pelo bacalhau na semana santa, é como se um pedaço nosso já tivesse um pé em solo português.

Mas são muitas as dicas que devem constar no seu roteiro de viagem para Portugal. Por ter um território pequeno, e ter muita facilidade de transporte, seja em avião, trem, ônibus e nas ótimas rodovias, para quem preferir alugar um carro, dá para conhecer mais de uma região por viagem. Separe, pelo menos, 6 dias e saia por aí, curtindo as delícias portuguesas.

Separamos aqui o que o país tem de melhor:

1. Principais destinos

Por ser um país pequeno, você pode escolher vários destinos para conhecer e incluir no seu roteiro de viagem para Portugal. Nós indicamos que você visite, pelo menos, 2: Porto e Lisboa, as maiores cidades do país.

roteiro de viagem para portugal lisboa

Lisboa

A capital portuguesa é, por si só, uma união de toda a cultura local, porém com um ar mais cosmopolita. É, também, o centro político do país. Em primeiro lugar, o clima é um dos mais amenos da Europa, fazendo um frio não muito forte no inverno, mas calor no verão, com temperaturas mais altas.

Em segundo lugar, Lisboa é, também, a capital do fado. É possível conhecer casas de shows de Fado tradicional, mas também o vadio, onde moradores colocam suas vozes para entoar e relembrar o estilo musical português. Na sua visita à cidade, não deixe de ver a vista no Castelo de São Jorge, de comer os pastéis de nata na Antiga Confeitaria de Belém e de tirar uma foto no monumento Padrão dos Descobrimentos.

Saiba tudo sobre o seguro viagem Lisboa aqui.

Porto

Menor do que Lisboa, mas não menos movimentada, o Porto fica ao norte do país e, por isso, tem um inverno um pouco mais rígido. Mesmo assim, ainda é um clima agradável, se comparado com outros destinos europeus.

A cidade do Porto tem crescido bastante, nos últimos anos, nas áreas do turismo e da cultura. Charmosa, a parte histórica da cidade se mistura com a nova. As construções contemporâneas com design arrojado se misturam a prédios muito antigos. Por consequência, nessa região é possível ter mais contato com a cultura portuguesa pura.

Dentre os locais que não podem faltar na sua lista de visita, estão um passeio pelo centro histórico, passando pela Avenida dos Aliados, o coração da cidade, e subindo até a Praça da Batalha. Dê uma volta na avenida Santa Catarina e entre no Café Majestic, nem que seja para tirar uma foto.

Na sequência, tome uma taça de vinho do porto olhando a vista da Ribeira, do outro lado da ponte, em Vila Nova de Gaia. Por fim, aproveite para assistir um show na Casa da Música, um dos melhores espaços de shows de toda a Europa.

Se acaso ficar mais de dois dias, vá conhecer as pequenas cidades nos arredores do Porto e ver como é a vida no interior de Portugal. Com um trem urbano, o comboio, é possível fazer um bate-volta até Braga ou Guimarães, a cidade berço do país, e ter contato com o que existe de mais real da cultura portuguesa.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Saiba tudo sobre o seguro viagem internacional Porto.

Para entrar em Portugal, o seguro viagem é obrigatório. Faça a cotação do seu no nosso comparador de seguro viagem ou então no portal Seguros Promo e garanta o melhor preço.

roteiro de viagem para portugal porto

2. Gastronomia

Uma das melhores partes do seu roteiro de viagem para Portugal. A rica gastronomia portuguesa tem pratos para todos os gostos. Na sua viagem, não deixe de experimentar:

Mariscos e peixes

Além do bacalhau, prato típico português, não deixe de experimentar também a sardinha. São os dois peixes mais usados na cozinha lusitana. Seja como for, sardinha assada e na brasa ou bacalhau a lagareiro e com natas, são algumas das receitas que você encontra nos restaurantes do país.

Queijos

Muito importante na culinária portuguesa, eles diferem de acordo com a região. Ganham, inclusive, certificações de procedência. Uma sugestão: prove o queijo da Serra da Estrela. Não tem outro igual.

Vinhos

Além do clássico vinho do Porto, o país produz uma grande quantidade dos mais clássicos. A região do Douro foi, inclusive, a primeira região demarcada de vinhos do mundo.

Francesinha

Essa combinação de pão, recheio de bife, linguiça, salsicha e fiambre, com queijo e um molho picante, fazem da famosa Francesinha um prato típico do norte de Portugal. Então, na sua passagem pelo Porto, não deixe de provar.

3. Festas tradicionais

Você pode aproveitar a viagem e conhecer algumas festas tradicionais portuguesas. A mais conhecida, além de ser uma das maiores, é o São João. No Porto, a festa acontece na noite do dia 23 para 24 de junho. Nesse dia, pessoas de todas as idades vão para a rua com os famosos martelinhos, comem sardinhas e conferem shows típicos. Acontece na área da Ribeira. Se estiver por lá nessa época, vale a pena conhecer e participar da festa.

Parecida com a de São João, Lisboa comemora Santo Antônio no dia 12 de junho, o padroeiro da cidade. É uma das mais famosas festas portuguesas e a cidade sempre fica cheia de turistas. É, também, uma das datas mais escolhidas para casamento. A sardinha também está bem presente nessa festa.

Faça um checklist viagem internacional e confirme se está com todos os itens importantes em dia.

Inclua o seguro viagem no checklist do seu roteiro de viagem para Portugal

Depois de anotar algumas das dicas que não podem faltar no seu roteiro de viagem para Portugal, não esqueça que o seguro viagem é obrigatório para a entrada no país. Por fazer parte do Tratado de Schengen, é preciso contratar um plano com cobertura mínima de 30 mil euros.

Pesquise quanto custa seguro viagem para Portugal. Certifique-se de sempre informar todos os dados prioritários para a sua viagem. Principalmente se, dentre os passageiros, houver gestante ou idoso, por exemplo. Ou, até mesmo, se sua viagem incluir práticas de esportes. Essas informações influenciam no tipo de plano contratado, nos valores das coberturas e, principalmente, na sua segurança.

Você sabe a importância do seguro viagem? Confira no nosso artigo.

Ganhe desconto no próximo seguro viagem para Portugal

Por aqui, a nossa sugestão é que você sempre confira os valores em sites de comparativos de viagem bem avaliados. Sugerimos a utilização do nosso comparador de seguro viagem, ela apresenta os planos das principais seguradoras e com os melhores preços do mercado. Se preferir, pode também fazer uma cotação no Seguros Promo, onde você vai se deparar com diversas opções, com valores diferentes.

Por fim, leitores do Seguro Viagem Pro podem conseguir desconto no seu seguro. Para ganhar até 10% de desconto, basta realizar a compra pelo Portal Seguros Promo. Se escolher pagar via boleto bancário, você recebe 5% de desconto. E utilizando o nosso cupom SVP5, é possível receber mais 5%. Faça uma simulação na nossa comparador de seguro viagem e aproveite.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo