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Problemas com seguro viagem – o que eu devo fazer?

problemas com seguro viagem

Teve problemas com seguro viagem e não sabe o que fazer? Mostramos no artigo abaixo a quem recorrer para ter seus direitos atendidos.

Problemas com seguro viagem – saiba a quem recorrer

Se você precisou acionar o seguro viagem e não teve a sua emergência atendida (ou qualquer outro problema em relação à cobertura) você pode acionar a defesa do consumidor para defender os seus direitos. Mas antes disso, você deve tentar reclamar e recorrer com a própria seguradora ou empresa responsável pelo seguro para negociar e solucionar o problema.

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1- Tente negociar diretamente com a seguradora

Se você leu a apólice de seguro e tem certeza que seu problema deveria ter sido coberto pelo seguro, tente negociar com a seguradora. Normalmente, as empresas querem evitar problemas com os clientes e má reputação, por isso têm interesse em atender o cliente que tem razão.

2- Faça uma crítica no Reclame Aqui

Reclame Aqui é um portal de queixas muito influente no mercado de seguros. As seguradoras têm o interesse em manter uma boa reputação nesse site pois a maioria dos clientes que pesquisam seguro viagem vão até ele para ver se a empresa responde ou não às reclamações.  Por isso, faça sua queixa e aguarde a resposta da empresa.

3- Acione a SUSEP

A SUSEP é a Superintendência de Seguros Privados do Brasil, ou seja, é o órgão que regulamenta e gere as seguradoras e zela pelos interesses dos consumidores.  Por isso, se você precisar de ajuda, pode entrar em contato com a SUSEP, que poderá tirar dúvidas e ajudar você a entender e resolver o problema.

Quais os problemas com Seguro Viagem mais comuns?

A Susep divulgou em 2017 dados sobre as reclamações registradas na superintendência que mostram quais são os problemas com seguro viagem mais frequentes:

  • atraso no pagamento da indenização (31,07%)
  • cobertura negada pela seguradora (20%)
  • divergência do valor de indenização (3,41%);
  • outros (39,51%).

Não ler a apólice gera grande parte das reclamações

Aqui no Seguro Viagem Pro sempre indicamos que nossos leitores leiam com atenção toda a apólice de seguro viagem antes de contratar (por mais que seja chato). Se você tem dúvidas quanto aos termos utilizados na apólice e o que eles querem dizer, basta ler o nosso artigo sobre apólice de seguro viagem para entender o que cada item quer dizer.

A maior parte das queixas estão relacionadas a coberturas que o cliente achou que teria, mas a apólice exclui do contrato. Muitas vezes existem exceções escritas em letras miúdas que precisam da atenção do consumidor para não entrar em uma brecha do contrato. É preciso contratar sabendo a que você tem direito e também o que o seguro não cobre.

Contrate uma seguradora de confiança

Sugerimos que você sempre contrate uma seguradora de confiança, para isso você deve verificar a reputação da empresa sempre que encontrar um plano que parece interessante. É importante também comprar em um site seguro.

Sugestão Seguro Viagem Pro: depois de testarmos os mais diversos sites comparadores de seguro viagem, consideramos como o melhor deles o Seguros Promo. Além de oferecer os preços mais baixos do mercado, possui o melhor método de comparação, um excelente atendimento ao consumidor e é muito fácil de usar.

Itens a estar atento no contrato

Os itens que mais geram problemas com seguro viagem são:

1- Cobertura de doenças preexistentes

Muitos planos de seguro viagem não cobrem emergências relacionadas a doenças preexistentes. Por isso, se você tem alguma doença diagnosticada que pode gerar uma emergência, só contrate um seguro que cubra esse gasto.

2- Extravio de bagagem

É preciso estar atento a cobertura de seguro bagagem, pois algumas são muito específicas e limitadas. Muitos deles não cobrem atraso de bagagem, furto ou danos à mala. Além disso, é preciso estar atento se a cobertura é complementar ou suplementar.

Não sabe o que é isso? Saiba tudo no nosso artigo completo sobre seguro bagagem.

3- Reembolso

Muitos clientes não leem a apólice e não percebem que o seguro contratado funciona por reembolso, ou seja: o cliente precisa pagar a quantia cobrada pelo hospital ou clínica para depois receber o reembolso ao chegar no Brasil. Para isso, é preciso ter dinheiro em mãos ou um limite alto no cartão de crédito. Alguns seguros já cobrem os gastos de imediato, o cliente nem precisa colocar a mão no bolso, mas somente em hospitais e clínicas conveniadas. Outros funcionam apenas por reembolso, por isso, atenção ao tipo de contrato antes de fechar negócio.

Onde contratar um seguro viagem para evitar problemas?

Qualquer seguro pode apresentar problemas, nenhuma empresa está livre das críticas. Por isso é importante sempre verificar a reputação da empresa escolhida no Reclame Aqui e em um dos nossos artigos na categoria Seguradoras.

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