Seguro Viagem

Importância do seguro viagem: saiba por que contratar

Urgências e necessidades podem acontecer com qualquer um durante uma viagem. Quando esse destino é fora do Brasil, principalmente, atravessamos a barreira da língua e a dificuldade para resolver algumas questões podem ser maiores. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância do seguro viagem e o motivo dele ser essencial no seu checklist.

Qual a importância do seguro viagem?

Preparar uma viagem demanda uma lista de coisas importantes a serem resolvidas. Documentos, passagens, hospedagem, reservas, etc. Se estiver gestante ou se vai viajar com um idoso, os cuidados ainda se multiplicam. Mas não só aí, podemos nos deparar com uma série de dificuldades não planejadas: um acidente em um país estrangeiro, uma bagagem extraviada, ou o cancelamento de um voo no meio do percurso. Ou aquele item inimaginável: o falecimento.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Sim, a vida não pode ser 100% planejada, e muitos percalços podem acontecer no meio do caminho. Mas você pode viajar com, pelo menos, uma parte disso planejado, tendo o auxílio de pessoas que trabalham justamente para ajudar nessas situações. Por isso, a importância do seguro viagem.

No meio da sua preparação para a próxima partida, que pode ser de férias, um intercâmbio ou, até mesmo, a negócios, não esqueça de inserir esse item imprescindível.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância do seguro viagem, listamos alguns dos principais itens cobertos pelos melhores planos.

Quais as coberturas básicas de um seguro viagem?

As coberturas dependem de plano para plano. O valor de cada apólice pode variar, e é esse fator que altera o preço de cada um. Alguns itens são obrigatórios, pois a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o órgão que regulamenta e fiscaliza os seguros comercializados no Brasil, publicou a Resolução 315/2014, que inclui regras atuais e critérios na contratação dos planos.

Os itens obrigatórios, que devem constar em qualquer plano, são:

1. Despesas médicas hospitalares e/ou odontológicas

Esse é o item primordial, que faz um plano ser mais caro ou não e que responde a pergunta sobre a importância do seguro viagem. A cobertura de DMH garante a indenização das despesas médicas, incluindo hospital, se necessário. Ou a cobertura para despesas odontológicas.

A assistência será coberta em caso de acidente pessoal durante a viagem ou doença súbita. Também deve cobrir crises de doenças preexistentes ou crônicas, que necessitem de um atendimento urgente.

Pode ser contratada para viagens nacionais mas serve, principalmente, para destinos internacionais. Na Europa, por exemplo, por conta do Tratado Schengen, o valor mínimo desta cobertura deve ser de 30 mil euros.

2. Traslado de corpo

Em caso de morte durante a viagem, a cobertura deve garantir indenização das despesas do traslado de corpo. Estão inclusos a liberação e o transporte do corpo do segurado do local onde aconteceu o fato até o local do sepultamento. O valor da indenização também muda, de acordo com o plano contratado.

3. Regresso Sanitário

Outro item que deve constar obrigatoriamente em qualquer seguro viagem contratado é o regresso sanitário. Ele garante a indenização em relação às despesas do traslado de volta ao local de origem, caso não seja possível retornar como um passageiro regular. Ou seja: caso o viajante sofra um acidente e precise estar conectado a aparelhos médicos, o seguro deverá cobrir os gastos para a volta para casa, que são muito elevados.

Outros itens que asseguram a importância do seguro viagem

Falamos um pouco sobre os itens que devem, obrigatoriamente, constar em qualquer plano de seguro viagem contratado. No entanto, a importância do seguro viagem também abrange outros itens devem ser considerados. Por exemplo:

Extravio ou danos à bagagem

Se seu plano tiver os itens de extravio de bagagem ou danos à mala, ou bagagem danificada, ele garante indenização. Isso inclui também roubo e furto.

Vale ressaltar que existe a diferença entre bagagem complementar e suplementar. A complementar apenas adiciona o valor dado pela companhia aérea nos casos citados. Se for suplementar, o passageiro recebe o valor máximo contratado. No caso de bagagem danificada, a companhia aérea é obrigada a ressarcir ou consertar a mala. No entanto, você também pode receber uma indenização por isso, se este tópico estiver incluso no seu seguro viagem.

Cancelamento de viagem ou Prorrogação de estadia

Nenhum dos dois itens são obrigatórios, mas existem em alguns dos melhores planos do mercado.

No caso do cancelamento de viagem, o segurado recebe uma indenização das despesas dos pacotes contratados. No caso da prorrogação de estadia, se seu plano tiver essa cobertura, você recebe um pagamento ou reembolso das despesas extras com diárias de hotel. No entanto, saiba que esse item só cobre a prorrogação em caso de necessidade médica devido a acidente pessoal ou doença.

Seguro Invalidez Permanente

Até para quem planeja fazer uma viagem tranquila, é sempre importante que esse seja um ponto a ser considerado.

Se seu plano inclui o seguro invalidez permanente por acidente, quer dizer que a cobertura garante o pagamento de uma indenização no valor estabelecido na apólice, caso haja uma invalidez de caráter permanente, total ou parcial, de um membro ou órgão, em virtude de lesão física ou mental, causada por acidente ocorrido durante a sua viagem.

Despesas médicas e hospitalares em prática de esportes

Em alguns planos essa cobertura não existe. Em outras, estão inclusas já dentro da DMH coberta no plano. Em alguns seguros específicos, essa cobertura é exclusiva para caso de necessidade médica ou hospitalar por conta de prática de esportes.

Ou seja: caso você deseje praticar esportes durante uma viagem, escolha um plano específico que contenha essa cobertura e viaje tranquilo.

Outros itens que não são obrigatórios, mas que aqui no Seguro Viagem Pro você pode saber mais:

importancia do seguro viagem pesquisa computador

Saiba onde cotar

São diversas as seguradoras que oferecem todos os tipos de planos de seguro viagem. Por aqui, nós sugerimos que você conheça a nossa calculadora de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo criamos um simulador de seguros que apresenta os melhores planos de seguro viagem pelo menor preço.

Confira dois dos melhores planos, em relação a boas coberturas, que podem ser adquiridos na nossa calculadora ou diretamente no site Seguros Promo:

TA 60 Especial

Um dos melhores planos da plataforma. Este plano da Travel Ace Assistance possui uma cobertura mais completa e o diferencial é que esse é o plano indicado para viagens de longa e média duração, em destinos onde os custos com despesas médicas podem ser um pouco mais altos, como países na Europa e América do Norte.

Veja o que esse plano oferece:

  • Despesas Médicas Hospitalares (DMH) por evento – até USD 60 mil;
  • Despesas Odontológicas – até USD 500;
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária) – USD 20 mil;
  • Regresso Sanitário (Repatriação Médica) – USD 30 mil;
  • Traslado Médico (Remoção Médica) – USD 10 mil;
  • Seguro de Invalidez Permanente por Acidente – USD 40 mil;
  • Cobertura Médica para Prática de Esportes – mediante pagamento de franquia, cobrada por chamado realizado.
  • Seguro de Extravio de Bagagem – USD 1.200 (Complementar).

AT 40 INTER

Esse é um dos planos da seguradora Assist Trip focado em viagens internacionais. É uma opção para viagens com destino à América do Sul ou Europa, que exige o Seguro Schengen, com uma cobertura médica de, no mínimo, 30 mil euros.

Veja que, nesse caso, o plano inclui a cobertura médica para prática de esportes. Confira os valores dos principais itens contratados no plano AT 40 INTER:

  • Despesas Odontológicas – até USD 800;
  • Despesas Médicas Hospitalares (DMH) por evento – USD 40 mil;
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária) – USD 20 mil;
  • Regresso Sanitário (Repatriação Médica) – USD 50 mil;
  • Traslado Médico (Remoção Médica) – USD 10 mil;
  • Seguro de Invalidez Permanente por Acidente – USD 50 mil;
  • Cobertura Médica para Prática de Esportes – USD 10 mil;
  • Seguro de Extravio de Bagagem – USD 1.500 (Suplementar);

Ganhe um desconto no seu seguro viagem

Agora que você já sabe a importância do seguro viagem, os itens obrigatórios e os adicionais, saiba que pode ganhar até 10% de desconto caso escolha adquirir o seu próximo plano pela nossa calculadora.

Primeiro, faça uma simulação na nossa calculadora seguro viagem ou diretamente pelo Portal Seguros Promo. Caso opte pelo pagamento via boleto bancário, você já recebe 5% de desconto! E utilizando o nosso cupom SVP5, é possível receber mais 5% de desconto. Aproveite!

Quer saber mais? Veja o que pode acontecer se você não contratar seguro viagem.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo