Urgências e necessidades podem acontecer com qualquer um durante uma viagem. Quando esse destino é fora do Brasil, principalmente, atravessamos a barreira da língua e a dificuldade para resolver algumas questões podem ser maiores.

Por isso, vamos explicar a importância do seguro viagem e o motivo dele ser essencial no seu checklist. Acompanhe!

Qual a importância do seguro viagem?

Preparar uma viagem demanda uma lista de coisas importantes a serem resolvidas. Documentos, passagens, hospedagem, reservas, etc. Se estiver gestante ou se vai viajar com um idoso, os cuidados ainda se multiplicam. Podemos ainda nos deparar com uma série de dificuldades não planejadas: um acidente em um país estrangeiro, uma bagagem extraviada, o cancelamento de um voo no meio do percurso ou até mesmo aquele item inimaginável: o falecimento.

Se você está se perguntando, por que contratar seguro viagem? A resposta é simples, a vida não pode ser 100% planejada, e muitos percalços podem acontecer no meio do caminho. Mas você pode viajar com, pelo menos, uma parte disso planejado, tendo o auxílio de pessoas que trabalham justamente para ajudar nessas situações. Por isso, a importância do seguro viagem.

No meio da sua preparação para a próxima partida, que pode ser de férias, um intercâmbio ou, até mesmo, a negócios, não esqueça de inserir esse item imprescindível.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre a importância do seguro viagem, listamos alguns dos principais itens cobertos pelos melhores planos.

Quais as coberturas básicas de um seguro viagem?

As coberturas dependem de plano para plano. O valor de cada apólice pode variar, e é esse fator que altera o preço de cada um. Alguns itens são obrigatórios, pois a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o órgão que regulamenta e fiscaliza os seguros comercializados no Brasil, publicou a Resolução 315/2014, que inclui regras atuais e critérios na contratação dos planos.

Os itens obrigatórios no seguro viagem, que devem constar em qualquer plano, são:

1. Despesas médicas hospitalares e/ou odontológicas

Esse é o item primordial, que faz um plano ser mais caro ou não e que responde a pergunta sobre a importância do seguro viagem. A cobertura de DMH garante a indenização das despesas médicas, incluindo hospital, se necessário, ou a cobertura para despesas odontológicas.

Mulher fazendo pesquisa no notebook

A assistência será coberta em caso de acidente pessoal durante a viagem ou doença súbita. Também deve cobrir crises de doenças preexistentes ou crônicas, que necessitem de um atendimento urgente.

Pode ser contratada para viagens nacionais mas serve, principalmente, para destinos internacionais. Na Europa, por exemplo, por conta do Tratado de Schengen, o valor mínimo desta cobertura deve ser de 30 mil euros.

2. Traslado de corpo

Em caso de morte durante a viagem, a cobertura deve garantir indenização das despesas do traslado de corpo. Estão inclusos a liberação e o transporte do corpo do segurado do local onde aconteceu o fato até o local do sepultamento. O valor da indenização também muda, de acordo com o plano contratado.

3. Regresso Sanitário

Outro item que deve constar obrigatoriamente em qualquer seguro viagem contratado é o regresso sanitário. Ele garante a indenização em relação às despesas do traslado de volta ao local de origem, caso não seja possível retornar como um passageiro regular. Caso o viajante sofra um acidente e precise estar conectado a aparelhos médicos, o seguro deverá cobrir os gastos para a volta para casa, que são muito elevados.

Outros itens que asseguram a importância do seguro viagem

Mostramos um pouco sobre os itens que devem, obrigatoriamente, constar em qualquer plano de seguro viagem contratado. No entanto, a importância do seguro viagem também abrange outros itens devem ser considerados. Por exemplo:

Extravio ou danos à bagagem

Se seu plano tiver os itens de extravio de bagagem ou danos à mala, ou bagagem danificada, ele garante indenização. Isso inclui também roubo e furto.

Vale ressaltar que existe a diferença entre bagagem complementar e suplementar. A complementar apenas adiciona o valor dado pela companhia aérea nos casos citados. Se for suplementar, o passageiro recebe o valor máximo contratado. No caso de bagagem danificada, a companhia aérea é obrigada a ressarcir ou consertar a mala. No entanto, você também pode receber uma indenização por isso, se este tópico estiver incluso no seu seguro viagem.

Cancelamento de viagem ou prorrogação de estadia

Nenhum dos dois itens é obrigatório, mas existem em alguns dos melhores planos do mercado. No caso do cancelamento de viagem, o segurado recebe uma indenização das despesas dos pacotes contratados. No caso da prorrogação de estadia, se seu plano tiver essa cobertura, você recebe um pagamento ou reembolso das despesas extras com diárias de hotel.

No entanto, saiba que esse item só cobre a prorrogação em caso de necessidade médica devido a acidente pessoal ou doença.

Seguro invalidez permanente

Se seu plano inclui o seguro invalidez permanente por acidente, quer dizer que a cobertura garante o pagamento de uma indenização no valor estabelecido na apólice.

Nesse caso, considera-se a invalidez de caráter permanente, total ou parcial, de um membro ou órgão, em virtude de lesão física ou mental, causada por acidente ocorrido durante a sua viagem.

Despesas médicas e hospitalares em prática de esportes

Em alguns planos, essa cobertura não existe. Em outras, estão inclusas já dentro da DMH coberta no plano. Em alguns seguros específicos, o seguro viagem para esporte radicais é exclusivo para casos de necessidade médica ou hospitalar por conta de prática de esportes.

Sendo assim, caso você deseje praticar esportes durante uma viagem, escolha um plano específico que contenha essa cobertura e viaje tranquilo. Outros itens que não são obrigatórios são:

Recomendação Seguro Viagem Pro

Agora que você já sabe a importância do seguro viagem, os itens obrigatórios e os adicionais, saiba que pode ganhar até 20% de desconto caso escolha adquirir o seu próximo plano pelo nosso comparador.

São diversas as seguradoras que oferecem todos os tipos de planos de seguro viagem. Sugerimos que você conheça o Seguros Promo, um simulador de seguros que apresenta os melhores planos de seguro viagem pelo menor preço.

Primeiro, faça uma simulação no Seguros Promo, utilize o cupom SVP5 para contratar o seu seguro e ter tranquilidade e segurança na sua próxima viagem. Você recebe 5% de desconto na hora e pode dobrar a redução optando por Pix ou boleto na hora do pagamento.