Seguro Viagem

Seguro Viagem sem reembolso: veja como funciona

Os planos de seguro viagem costumam funcionar de duas maneiras: através de uma rede credenciada de atendimento e por reembolso. Vamos explicar como funciona o seguro viagem sem reembolso, caso esta seja sua procura.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Seguro Viagem sem reembolso: como funciona?

A contratação de um seguro viagem é importante, quaisquer que sejam os destinos. Para viagens dentro do Brasil são indicados e, ainda mais, se a viagem for para o exterior. Além de garantir a assistência de uma seguradora especializada, um bom plano de seguro viagem permite um atendimento à saúde, esteja o passageiro na Argentina ou na Tailândia.

No entanto, é importante falarmos sobre como funciona a cobrança dos custos de um seguro viagem. Ele cobre as despesas de imediato? É preciso pagar pelos serviços e, só depois, receber o reembolso? Existe alguma seguradora que forneça seguro viagem sem reembolso?

Veja a seguir.

Seguro viagem sem reembolso existe?

Depende. Ele existe, mas só para alguns casos. Não é possível garantir 100% que o segurado não irá precisar tirar dinheiro do bolso. No entanto, de todas as formas, é possível receber o dinheiro de volta. Veja quais situações funciona, ou não, o seguro viagem sem reembolso:

Despesas médicas e hospitalares (DMH):

A maioria das seguradoras trabalha com o que chamamos de rede credenciada de atendimento. Como funciona? No momento da urgência médica, o segurado irá acionar a empresa, que irá encaminhá-lo para um hospital ou clínica conveniada.

Dessa maneira, a própria seguradora irá arcar com os custos. Isso acontece porque o atendente da empresa irá verificar qual foi o plano contratado e irá encaminhar o viajante diretamente para um local onde o seguro viagem já estará coberto –  e o paciente nem precisa fazer nada, fica tudo pago.

Mas nem sempre temos tempo de ligar em situações de emergência, certo? Neste caso, você tem duas opções: já saber qual é a rede credenciada, se dirigir para o local e, lá, acionar ou seguro. Ou pagar o atendimento de urgência e depois pedir o reembolso.

Nesta primeira opção, mesmo assim, será necessário confirmar a cobertura com o atendimento da seguradora. No entanto, caso você já saiba qual hospital ou clínica é filiada à rede credenciada, o trabalho é menor, pois a garantia de liberação do seguro viagem é maior.

Na segunda opção, o segurado precisará arcar com os gastos e, em seguida, solicitar o reembolso. Para isso, guarde todos os recibos e receitas médicas do tratamento e entre em contato com a seguradora para requerer o valor pago. Lembrando que o reembolso é relativo ao valor da cobertura contratada no seguro viagem.

Estas regras valem, também, para: atendimento médico, odontológico, fisioterapia, exames e regresso sanitário.

Locais com pouca ou nenhuma rede credenciada

Pode ser que você viaje para um país ou cidade onde não exista clínica ou hospital dentro da rede credenciada. Além da disponibilidade no local, o atendimento pode depender do horário em que seja necessário.

Neste caso, a recomendação é que o segurado faça imediatamente o contato com a central de atendimento da seguradora, para que possa receber a orientação necessária.

Se não for possível ser encaminhado para um local conveniado, vale a mesma regra citada acima. O segurado arca com os custos e, depois, solicita o reembolso.

Destinos mais populares, com mais infraestrutura, há probabilidade de ter um rede credenciada é maior. Já destinos mais isolados, há chance de não ser possível encontrar uma clínica ou hospital credenciados naquele local. Então, a única opção, é o reembolso.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

seguro viagem sem reembolso viajante

Itens que funcionam só com reembolso

Mesmo a maioria dos planos oferecendo rede credenciada, alguns outros itens da apólice só funcionam via reembolso. Isso acontece pois, para serviços de saúde, a rede credenciada pode ser paga diretamente pela seguradora.

No entanto, outras coberturas de urgência precisam ter seus gastos efetuados pelo segurado. E, só após a compra, ter o reembolso solicitado a partir do plano contratado.

Esses itens são:

  • Seguro bagagem extraviada: compra de itens de primeira necessidade, caso a bagagem não chegue ao destino;
  • Cobertura farmacêutica: indenização, via reembolso das despesas médicas após a alta hospitalar ou atendimento médico. O valor será devolvido de acordo com a prescrição do médico que prestou atendimento ao segurado;
  • Interrupção ou cancelamento de viagem: para o caso de ser necessário a compra de uma nova passagem aérea;
  • Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito: reembolso ou empréstimo de despesas legais do segurado. Ele poderá ser solicitado para vias de custos de fiança, por motivo de ordem de prisão ou detenção indevida por parte de qualquer governo ou poder estrangeiro durante o período de viagem.

Para garantir o reembolso dos itens acima, não esqueça de guardar todos os recibos e comprovantes para solicitar a devolução do valor gasto. Lembrando que precisa estar dentro da cobertura contratada na apólice.

Seguro viagem sem reembolso: veja algumas opções

Caso deseje contratar um seguro viagem sem reembolso para os itens listados neste artigo, recomendamos que faça a cotação através do nosso comparador de seguro viagem.

Em parceria com o portal Seguros Promo, oferecermos os melhores planos do mercado e desconto na contratação. Além disso, todas as seguradoras sugeridas trabalham com rede credenciada de atendimento para as despesas médicas.

Separamos 3 opções de melhor custo benefício para viagem internacional das seguradoras Travel Ace (TA), Affinity e ITA Seguro Viagem:

TA 40 Especial Internacional

  • Despesas Médicas Hospitalares (DMH): USD 40 mil;
  • Despesas Odontológicas: USD 300;
  • Cobertura farmacêutica (por reembolso): USD 400;
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária): USD 15 mil;
  • Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito: USD 8.500;
  • Seguro Bagagem Extraviada: USD 1.200.

Affinity 15

  • Despesas Médicas Hospitalares (DMH): USD 15 mil;
  • Despesas Odontológicas: USD 600;
  • Cobertura farmacêutica (por reembolso): USD 600;
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária): USD 15 mil;
  • Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito: USD 10 mil;
  • Seguro Bagagem Extraviada: USD 1 mil (suplementar).

ITA 40 Smart US+

  • Despesas Médicas Hospitalares (DMH): USD 40 mil;
  • Despesas Odontológicas: USD 200;
  • Cobertura farmacêutica (por reembolso): USD 250;
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária): USD 10 mil;
  • Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito: USD 500;
  • Seguro Bagagem Extraviada: USD 100.

Ganhe desconto no seu seguro de viagem

Para fazer a cotação de um seguro viagem sem reembolso nas despesas de assistência à saúde, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Seguro Viagem Pro.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Utilize o nosso cupom de desconto SVP5 para pagar 5% menos no seu seguro. Basta aplicar o cupom na parte de pagamento e receber seu desconto direto. O cupom SVP5 é válido tanto no nosso comparador de seguros quanto no portal Seguros Promo.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo