Ao praticar esportes em alta montanha, devemos considerar o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude. Por ser um seguro muito específico, encontrar planos e seguradoras que vão realmente oferecer uma proteção pode ser complicado.
Pensando nisso, este artigo serve como um guia para te ajudar a encontrar a melhor proteção para a sua viagem de aventura, como contratar e pontos que merecem atenção.
Você vai ler
O que é o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Quando falamos de seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude, estamos nos referindo também ao seguro viagem aventura, ou seja, aquele que vai garantir que você tenha uma proteção ao praticar esportes em alta montanha, como escalada, trekking, mountain bike, esqui, entre outros.
Assim, caso sofra algum acidente ou tenha o “mal da montanha”, você terá um atendimento médico e hospitalar, bem como poderá contar com coberturas de traslados e repatriamentos.
Diferença entre o seguro viagem e o seguro evacuação
Se você está em busca de um seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude, pode ser que se depare também com a necessidade de contratar um seguro evacuação para além do de viagem. Esse tipo de seguro é muito comum para quem planeja fazer esportes em alta montanha.
O seguro evacuação é específico para resgate — geralmente acima de 4.600 metros. Nesse caso, caso aconteça alguma lesão ou doença durante o percurso, ou, até mesmo algum desastre natural ou guerra (se incluso na apólice), terá garantia de um transporte de emergência.
Porém, cabe ao seguro viagem, garantir que você tenha a cobertura para as despesas médicas e hospitalares (DMH) necessárias após o resgate. Bem como também oferece várias outras coberturas relacionadas ao voo, bagagem, etc.
Um exemplo de seguro evacuação é o oferecido pela seguradora Global Rescue — muito indicada pelos montanhistas e escaladores do Everest para executar esse tipo de serviço.
Por que contratar o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Porque praticar esportes em alta altitude é extremamente desafiador, devido à baixa oxigenação desencadeada pela diminuição da pressão atmosférica. Isso, pode gerar diversos problemas de saúde, desde os mais simples, como forte dor de cabeça, náusea e perda de apetite, até os mais graves, como edema cerebral ou pulmonar, que podem levar a morte do viajante.
Por esses motivos, é fundamental contar com um bom seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude.
Para quem é indicado o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Para todos os viajantes que estão pensando em praticar esportes em alta altitude durante a viagem, seja trekking, escalada, rapel, mountain bike, cicloturismo, ski/snowborad, etc.
Confira alguns exemplos destinos onde será necessário contratar um seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude e são bem conhecidos:
- Everest Base Camp, no Nepal (5.364m);
- Vulcão Licancabur no Deserto do Atacama, Chile (5.916m);
- Rainbow Mountain, no Peru (5.200m);
- Salar de Uyuni, na Bolívia (3.500m);
- Vulcão El Fuego, na Guatemala;
- Vulcão Cotopaxi, no Equador;
- Pistas de ski Gudauri, na Georgia (3.300m);
- Estrada da Morte, na Bolívia (3.500m).
Sem falar os escaladores que buscam atingir os cumes das maiores montanhas de cada continente, em altitude que podem chegar até 8.850m — altitude do Everest, a maior montanha do mundo.
Como funciona o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Funciona como o seguro viagem para esportes radicais, ou seja, a proteção vai garantir que em caso de acidentes ocasionados durante a prática esportiva acima de 3 mil metros de altitude, você tenha cobertura para as despesas médicas e hospitalares (DMH), traslado médico, regresso sanitário e traslado de corpo.
Outras coberturas, tais como seguro bagagem, cancelamento de voo, auxílio farmácia, assistência odontológica, entre outras, funcionam da mesma forma que muitos planos de seguro viagem convencional, por reembolso.
Riscos excluídos no seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude
Um ponto muito importante a se atentar quando contratar um seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude é a parte de “Serviços excluídos” ou “Riscos excluídos”, na apólice de seguro viagem.
Muitas seguradoras dizem oferecer DMH para a prática de esportes, mas excluem atividades acima de certas altitudes. Outras oferecem a proteção, mas excluem o item “Buscas e Salvamentos”, considerado de extrema importância.
Confira algumas exclusões que encontramos ao ler as apólices:
Seguradoras | Risco Excluído presente na apólice |
Seguradoras que garantem a proteção por meio da Chubb Seguros (Affinity, Universal Assistance, GTA, Assist Seguro Viagem, Wold Nomads, etc) | Caminhadas ou passeios acima de 3.000 metros de altitude |
ITA Seguro Viagem — proteção por meio da Korv | Montanhismo acima de 2.500 metros de altitude (considerado alpinismo) |
Assist Card — proteção por meio da Starr Insurance Companies | Eventuais custos de resgate (busca e salvamento) cobrados por entidades públicas ou privadas, exceto as despesas para repatriação médica. |
Iati Seguros | Atividades desenvolvidas a mais de 5.000 metros de altura (e trekking acima de 5.400 metros de altitude), escaladas ou viagens aeronáuticos, escalada alpina, escalada clássica, escalada solo integral, escalada no gelo, esqui e, em qualquer caso, a prática desportiva profissional. |
My Travel Assist — proteção por meio da Too Seguros | Acidentes ocorridos durante a viagem pela participação em atos reconhecidamente perigosos, direta ou indiretamente, em obras, andaimes, altura. |
Wold Nomads* — apólice da própria seguradora | Ciclismo – incidente de viagem; passeio independente; turnê organizada, até 6.000 metros de altitude; Ciclismo – mais de 6.000 metros de altitude; Escalada de alta altitude superior a 6.000 metros |
Vital Card — proteção garantida pela American Life Seguros | Despesas decorrentes de procedimento de resgate e salvamento em lugares inóspitos, tais como o resgate em alto mar, resgate em montanhas, dentre outros |
*A World Nomads, muito indicada por viajantes com perfil esportivo, garante a proteção por meio da Chubb Seguros. Ao fazer a pesquisa, nos deparamos com duas apólices:
- Na apólice de “Condições gerais” (da Chubb), as atividades acima de 3 mil metros estão excluídas;
- Na apólice “Condições particulares” para a World Nomads, a atividade de caminhada até 6 mil metros está inclusa.
Entramos em contato com a seguradora por e-mail, em maio de 2023, questionando as duas apólices e perguntando qual informação deveríamos considerar para contratação, mas até o final de junho de 2023 — data de fechamento deste artigo — não tivemos resposta.
A cobertura para acima 3 mil metros de altitude está disponível em todos os planos de seguro viagem para esportes?
Não. Como mencionado acima, muitas seguradoras que oferecem cobertura para a prática de esporte, excluem atividades acima de 3 mil metros, por isso, é imprescindível ler detalhadamente a apólice do plano antes de contratá-lo.
Seguradoras que oferecem o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude
Não são muitas as seguradoras que oferecem o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude. Além de ler as apólices, também entramos em contato com muitas delas para saber se realmente oferecem a proteção aos viajantes aventureiros.
Pela nossa experiência, muitas seguradoras não apresentam a altitude detalhada na apólice. No entanto, quando entramos em contato para sanar a dúvida diretamente com os atendentes, não obtivemos respostas concretas, mostrando um certo despreparo das equipes.
Confira algumas seguradoras que oferecem a cobertura e como encontramos essa informação relevante de altitude:
Seguradoras | Cobertura acima de 3 mil metros | Onde encontramos a informação? |
Iati Seguros | Trekking até 5.400 metros de altitude; Busca e salvamento até 15 mil euros | Em contato por email com a seguradora |
Vital Card | Caminhada pela floresta / mata até 6 mil metros; Caminhadas até 6 mil metros; Camping até 6 mil metros; Ciclismo (Incidente de viagem; Passeio independente; Turnê organizada, até 4 mil metros de altitude); Andar a pé até 6mil metros em rotas conhecidas (sem cobertura onde equipamento de escalada seja necessário); – Trekking até 6 mil metros (em rotas conhecidas e sem cobertura em casos onde equipamento de escalada seja necessário) | Descrita na apólice da proteção garantida pela American Life Seguros |
Assist Card | Caminhadas ou passeios acima de 3.000 metros de altitude | Descrita na apólice da proteção garantida pela Starr Insurance Companies |
Wold Nomads | Andar a pé até 6.000 metros de altitude; | Apólice de seguro viagem específica da seguradora (lembrando que é diferente na apólice da Chubb) |
A Coris Seguro Viagem tem a proteção garantida pela AXA Seguros. No site da seguradora, diz que: trekking, montain bike, montanhismo, escalada, entre outros estão cobertos. No entanto, na apólice não encontramos nenhuma informação concreta sobre limite de altitude. Quando perguntamos para a atendente, ela também não soube responder.
Como verificar se o plano tem cobertura para acima de 3 mil metros de altitude?
A melhor forma de verificar se o plano tem ou não cobertura acima de 3 mil metros de altitude é através da leitura detalhada da apólice, ou entrando em contato diretamente com a seguradora.
Você deve se atentar a três pontos na apólice ou questionar o atendente:
- Modalidade esportiva: verifique se a modalidade que pretende praticar está descrita. No caso de questionar o atendente da seguradora, deixe muito claro a altitude máxima que vai atingir, depois peça para ler as condições do plano antes de contratar;
- Indicação da altitude: verifique se há alguma indicação máxima quanto a altitude nos itens excluídos. Como vimos acima, muitas estipulam o máximo da altitude entre 2.500 a 3 mil metros;
- Evacuação: verifique se tem cobertura para Busca/Resgate e Salvamento ou se a mesma consta nos riscos excluídos.
Resgate e Salvamento não significam traslados e repatriamentos. Os primeiros, referem-se a busca/resgate e salvamento em casos decorrentes de acidentes e desastres naturais (como avalanches, por exemplo). Já os traslados e repatriamentos referem-se ao transporte do viajante para as unidades médicas.
Quanto custa o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Custa a partir de R$ 21,83 por dia de viagem.
Considerando as três seguradoras que encontramos que oferece o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude, realizamos uma cotação no dia 26 de junho de 2023, no Seguros Promo (que trabalha com a Assist Card e Vital Card) e no site da Iati Seguros, considerando um destino internacional. Confira:
Plano | VC 120 USA Covid-19 30k* | AC 250 Mundo + Covid-19 | Iati Mochileiro |
DMH | USD 120 mil | USD 250 mil | EUR 500 mil |
DMH para a prática de esporte | USD 15 mil | Dentro da DMH por evento | Dentro da DMH |
Busca e salvamento | não | não | EUR 15 mil |
Repatriação sanitária | USD 50 mil | USD 60 mil | 100% do valor |
Traslado de corpo | USD 25 mil | USD 15 mil | 100% do valor |
Traslado médico | USD 5 mil | USD 5 mil | 100% do valor |
Valor | R$ 692,61 | R$ 444,01 | 75,45€ (R$ 392,84)** |
*Apesar da indicação no nome para América do Norte/Estados Unidos, os planos da Assist Card e Vital Card apresentam cobertura geográfica para todos os destinos, assim como o da Iati.
**Cotação do dia 26 de junho de 2023: 1 EUR = 5,23 BRL
Planos de seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude são mais caros?
Não necessariamente.
São pouquíssimos os planos de seguro viagem acima de 3 mil metros disponíveis no mercado. Então, diante das limitações, podemos afirmar que não são os mais baratos, mas também não estão entre os mais caros.
Onde comprar o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Como a limitação de seguradoras é bem grande, recomendo o comparador Seguros Promo onde você encontra duas das seguradoras listadas e também os sites oficiais de cada uma delas:
Como acionar no seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Diante de qualquer imprevisto ou acidente em que seja necessário acionar o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude, você deve entrar em contato diretamente com a central de atendimento da seguradora contratada.
Os telefones de contato estarão descritos na sua apólice de seguro viagem. No caso de estar em um ambiente remoto, onde não terá sinal de telefone e muito menos de Wi-Fi, é fundamental que você ou alguém do seu grupo esteja com um rastreador satelital para o caso de precisar de ajuda.
Vale a pena contratar o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude?
Com certeza. Não só vale a pena como também é fundamental. Como explicado no início do artigo, a alta altitude você pode ter desencadeado problemas dos mais simples aos mais graves à sua saúde.
Portanto, independente do destino ou do tipo de atividade esportiva em alta montanha, o seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude é indispensável.
Recomendação Seguro Viagem Pro
Acabamos de comentar, mas vale reforçar mais uma vez: contratar o seguro viagem para quem vai fazer atividades acima de 3 mil metros é fundamental. Tenha isso como uma regra!
Analisando os planos, é difícil apontar qual é o melhor seguro viagem acima de 3 mil metros de altitude, afinal, cada seguradora oferece uma cobertura e exclui outra. Além disso, também vai depender da sua modalidade esportiva.
Eu, por exemplo, estou planejando uma viagem para o Nepal para fazer o trekking do Everest Base Camp e nesse caso, o Iati Seguros, mais especificamente, Iati Mochileiro — o único plano da seguradora que oferece a cobertura para alta altitude — é o que melhor me atende.
Isso porque ele tem cobertura para trekkings até 5.400 metros de altitude (eu vou chegar a 5.364m), bem como oferece a cobertura de Busca e Salvamento, um item que acho indispensável em atividades de alta montanha e que envolvem riscos à saúde. Além disso, os custos relativos a traslados e repatriamentos, estão 100% cobertos.
Já o Assist Card, tem uma boa cobertura, colocando a DMH para a prática de esportes dentro da DMH principal e por evento, o que é bem interessante, mas, por outro lado, exclui Buscas e Salvamentos.
Por outro lado, vale ressaltar que os planos da Vital Card, apresentam um valor muito baixo para a DMH para a prática de esportes, sobretudo em alta altitude. Sendo assim, apesar de oferecer a cobertura acima de 3 mil metros, não recomendamos a seguradora.
Portanto, para escolher o melhor seguro viagem analise bem a suas necessidades, a modalidade esportiva, o destino, a altitude máxima que vai alcançar e não esqueça de verificar a apólice para conferir os detalhes das entrelinhas.
Não hesite em entrar em contato diretamente com a seguradora para sanar todas as suas dúvidas. Pela nossa experiência, muitos atendentes não vão saber sanar as suas dúvidas, mas outros te darão uma atenção e vão até te ajudar a ler apólices para saber se de fato, o plano pretendido, inclui ou não a cobertura específica.
No mais, boa viagem e que a sua aventura seja incrível!