CoberturasSeguro Viagem

O que o seguro viagem cobre? Conheça as principais coberturas

Com tantas tarefas a serem cumpridas durante os preparativos de uma viagem, a leitura da apólice do seguro viagem pode acabar ficando em segundo plano. Entretanto, não podemos esquecer que viajar ciente da cobertura do seguro viagem faz toda a diferença caso aconteça alguma situação de emergência. Nesse artigo, falaremos sobre a importância de saber o que o seguro viagem cobre de fato, abordaremos as coberturas obrigatórias e outros itens que são importantes na hora da contratação do plano ideal. Vamos lá?

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para sua viagem. Em parceria com o Seguros Promo, garantia do melhor preço.

O que o seguro viagem cobre?

Você sabia que existe um órgão que regulamenta o setor de seguros? A responsabilidade cabe à Superintendência de Seguros Privados (Susep) e em 2014 o órgão emitiu a Portaria 315, que dispõe regras e critérios para seguros de viagem.

Segundo a definição da Susep, o seguro viagem tem por objetivo garantir ao segurado o rápido atendimento em caso de emergências durante uma viagem. Logo, saber o que o seguro viagem cobre é de suma importância.

Cada serviço contratado tem uma cobertura específica e esta pode ser encontrada na apólice do plano. O auxílio pode ser prestado na forma de reembolso, pagamento direto ao serviço contratado ou através da prestação de serviços caso aconteça alguma situação de risco prevista na cobertura durante uma viagem.

Coberturas obrigatórias do seguro viagem

Com as mudanças realizadas em 2014, os planos de seguro viagem passam a ter a obrigatoriedade de ofertar as seguintes coberturas básicas:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional ou internacional (DMH);
  • Traslado de corpo;
  • Regresso sanitário;
  • Traslado médico;
  • Morte em viagem;
  • Morte acidental em viagem;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

Coberturas extras presentes na maioria dos seguros de viagem

Ainda segundo a portaria, os planos de seguro viagem podem, facultativamente, oferecer as seguintes coberturas adicionais:

  • Extravio, roubo, furto, dano ou destruição de bagagem;
  • Funeral em caso de falecimento do segurado ocorrido durante o período da viagem;
  • Cancelamento da viagem;
  • Regresso antecipado.

Felizmente, grande parte dos planos disponíveis no mercado hoje contemplam essas coberturas extras.

Coberturas para problemas com voo e bagagem

O medo de bagagem extraviada é bastante comum para quem viaja. Chegar ao destino sem seus pertences pode tornar aquela tão sonhada viagem em uma grande dor de cabeça. Por isso, o seguro viagem é um importante aliado dos viajantes. Saber que você está prevenido em caso de emergências médicas ou nas demais situações relacionadas a viagens é realmente um alívio.

No caso de malas extraviadas, existem duas modalidades de auxílios, a complementar e a suplementar. Aqui vale a dica de se atentar à apólice para saber o que o seguro viagem cobre.

Seguro bagagem complementar

Essa é a modalidade mais comum entre as seguradoras. No seguro complementar, parte da indenização é paga pela companhia aérea e o restante é pago pelo seguro viagem. Então, se na apólice do seguro consta o valor de USD 2 mil de indenização complementar e a companhia aérea paga USD 1.300, o valor restante de USD 500 é pago pela seguradora.

Seguro bagagem suplementar

Na modalidade suplementar, o valor de indenização pago pela companhia aérea independe, uma vez que o seguro é calculado a partir do peso da mala. Ou seja, se o valor da apólice for de USD 1 mil para uma bagagem de 23kg e a companhia aérea pagar USD 600, o segurado recebe USD 1.600.

seguro viagem cobre extravio de bagagem

Outras coberturas

Atualmente, há uma grande variedade de seguradoras no mercado se comparado aos últimos anos. Por esse motivo, as empresas começaram a investir cada vez mais nos serviços ofertados. Isso quer dizer que hoje em dia o que o seguro viagem cobre vai muito além dos itens obrigatórios, o que garante conforto e tranquilidade para os viajantes.

Aqui vale ressaltar que os itens podem variar de acordo com a empresa e do plano contratado.

Assistências médicas

Entre as coberturas médicas extras mais comuns estão:

  • Cobertura médica para prática de esportes;
  • Cobertura médica para gestante;
  • Cobertura farmacêutica (por reembolso);
  • Fisioterapia.

Auxílios e serviços em caso de imprevistos na viagem

Algumas coberturas se referem a problemas relacionados a viagem, alguns deles são:

  • Regresso de menor desacompanhado;
  • Gastos por atraso do voo;
  • Hospedagem de acompanhante ou familiar;
  • Assistência emergencial via aplicativo;
  • Garantia de viagem de regresso;
  • Convalescença em hotel.

Assistência jurídica

Por fim, os itens relacionado a assistência jurídica se aplicam apenas em caso de acidentes de trânsito, assim, são indispensáveis para quem viaja de carro.

Esses itens certamente deixarão o seu plano mais robusto e não há nada melhor do que viajar com tranquilidade, não é mesmo? Só não esqueça de que esses itens são extras e impactarão no valor final do seu seguro viagem.

O que o seguro viagem cobre como upgrade?

Algumas seguradoras oferecem a opção de upgrade de plano para viagens nacionais e internacionais, o que significa adicionar itens que normalmente não estão inclusos nas contratações standard. É o caso das coberturas para covid e pet.

Cobertura para Covid

Doenças endêmicas e pandêmicas, por norma, consistem em um risco excluído do seguro viagem. Isso significa que são consideradas como um evento atípico que não está assegurado pela apólice do seguro viagem.

A cobertura para Covid pode variar de acordo com a seguradora, em alguns casos a proteção está incluída nas despesas médicas e hospitalares, em outros casos ela pode aparecer como uma despesa médica específica e, ainda, a cobertura pode aparecer como um extra.

Cabe às seguradoras optarem por oferecer ou não a cobertura. Por esse motivo, recomendamos muita atenção na hora da contratação da apólice, assim será possível saber exatamente o que o seguro viagem cobre. As principais coberturas para Covid incluem:

Despesas médicas e hospitalares por Covid

Consiste no pagamento de uma indenização em forma de reembolso ou prestação de serviço, em caso de DMH do segurado devido a diagnóstico de Covid-19, ocorrido durante o período da viagem.

Translado de corpo devido à morte por Covid

Esta cobertura consiste na indenização, limitada ao valor do capital segurado, na forma de reembolso ou prestação de serviço, das despesas com a liberação e transporte do corpo ou restos mortais do segurado do local da ocorrência do evento coberto até o domicílio ou local de sepultamento.

assistência médica com seguro viagem

Cobertura para pet

Poder viajar é gostoso, ainda mais se podemos levar nossos amigos de quatro patas, não é? Para muitos, inclusive, isso já é rotina. Mas além dos cuidados básicos ao levar o pet na bagagem, o seguro viagem pet é essencial.

O seguro viagem para pet é um item que algumas seguradoras permitem que seja incluído no seguro viagem para pessoas físicas.

A proteção consiste no atendimento a animais de estimação que permaneceram no país de origem ou que foram viajar com seus donos. Abaixo listamos alguns itens que os melhores planos de seguro viagem para pets incluem:

  • Consulta veterinária emergencial;
  • Atendimento clínico hospitalar;
  • Cirurgia de emergência;
  • Internação;
  • Assistência funeral.

Vale lembrar que os seguros mais comuns são para cães e gatos.

O que o seguro viagem não cobre?

Além dos itens obrigatórios nas coberturas dos planos de seguro, também é possível incluir diversos serviços opcionais na contratação. Por outro lado, existem alguns itens que não estão assegurados pelo plano.

Segundo a Susep, os riscos excluídos do seguro viagem são potenciais eventos danosos, previstos no contrato, mas que não são contemplados pelo seguro. Isso significa que se o segurado sofrer alguma consequência ligada a riscos excluídos, não terá direito a auxílio, assistência ou indenização.

Confira quais são os principais riscos excluídos que não podem ser adicionados durante a contratação:

  • Atos ilícitos, ilegais ou fraudulentos, brigas, greves ou tumultos praticados pelo segurado;
  • Doenças preexistentes à contratação da proteção, do conhecimento do segurado e não declaradas à seguradora;
  • Doenças endêmicas ou epidêmicas, como o coronavírus;
  • Danos sofridos em decorrência de catástrofes naturais ou calamidade pública, como inundações, terremotos, ciclones, tempestades e qualquer outro evento considerado natural ou de calamidade pública;
  • Acidentes com veículos em que o segurado não tenha a devida habilitação;
  • Intoxicações alimentares, da ação de produtos químicos, drogas ou medicamentos.

Itens não reembolsados

Abaixo listamos alguns itens que não estão necessariamente na lista de riscos excluídos, mas que não têm direito a indenização.

  • Danos materiais não previstos na apólice;
  • Danos estéticos, físicos e morais;
  • Cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras;
  • Acidentes decorrentes da prática de esportes perigosos. Nesses casos, o ideal é contratar um seguro com cobertura especial.

Onde encontrar o que o seguro viagem cobre?

No momento da cotação do seguro viagem todas as coberturas oferecidas devem ser apresentadas. Independente da plataforma usada para cotação, ao realizar a busca o plano deve apresentar todos os valores cobertos.

Nos comparadores de seguro viagem é possível encontrar várias opções de seguradoras e planos, consequentemente, você encontrará diferentes coberturas. Porém, um aspecto é comum a todos eles, haverá sempre a lista completa de coberturas oferecidas pelo seguro. No Seguros Promo, por exemplo, a lista completa apresenta cerca de 40 itens, entre coberturas e assistências.

Assim, para saber o que o seguro viagem cobre, basta realizar a cotação, analisar os valores de coberturas e ler atentamente a apólice.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

A primeira recomendação é contratar um plano adequado exatamente às suas necessidades. Pesquise as seguradoras, analise e compare os planos ofertados. Vale ressaltar que se você fizer parte de um grupo especial – gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais – existem planos específicos para o seu caso.

Leia atentamente a apólice de seguro viagem antes e após a contratação. Sinalize quais itens são importantes para você, os valores de reembolso de cada um deles e se existe alguma restrição na cobertura.

Anote os contatos para acionar o seguro: números de emergência, e-mail e endereços da empresa. Faça cópias da apólice de seguro e guarde na bagagem de mão e na bagagem despachada.

Por último, guarde todos os comprovantes, receitas, exames e tudo que seja relacionado às despesas e que possa ser reembolsado pelo seguro.

Confira também o dicionário de seguro viagem e saiba o significado de todos os itens.

Ganhe desconto no seguro viagem.

Agora que você já sabe o que o seguro viagem cobre, que tal ganhar um desconto na contratação do seu plano? Ao contratar um dos planos no nosso comparador de seguros viagem ou pelo Seguros Promo, você pode ganhar até 10% de desconto. Para isso, basta inserir o cupom SVP5 na hora da compra e garantir 5% de desconto. Na hora do pagamento, opte pelo boleto bancário e garanta mais 5%. Aproveite o desconto e viaje tranquilo!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Rafaella Paim

Meio paulistana e meio nômade, Rafaella já morou em diversas cidades no Brasil e na Irlanda. Hoje mora em São Paulo e trabalha com produção de conteúdo. Com formação em História, busca se especializar cada vez mais em Comunicação e SEO. Atenta e curiosa, gosta de transitar entre história-viagens-poesia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo