CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem em catástrofes naturais existe? Entenda

É bastante frequente a dúvida sobre o seguro viagem em catástrofes naturais, em que situações essa cobertura pode ser acionada e quando este tipo de risco está excluído da apólice. Especialmente se você pensa em conhecer alguns países pela Ásia, na Oceania e na América Central – normalmente locais belíssimos, mas com condições climáticas que podem trazer imprevistos.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Sempre é importante lembrar que todo seguro viagem estabelece um contrato entre você e a empresa que oferece a assistência, para que tanto os clientes quanto as seguradoras se protejam contra eventuais fraudes e abusos. Nesta apólice constam os direitos e também os deveres das duas partes, com várias regras que definem os limites de cada cobertura, como a atuação prevista do seguro viagem em catástrofes naturais.

São muitos detalhes, por isso fizemos este artigo para deixar tudo mais claro. Veja como funciona na prática a seguir.

Existe cobertura de seguro viagem em catástrofes naturais?

Apenas em algumas poucas circunstâncias, que iremos detalhar mais adiante. As empresas sempre procuram ajudar ao máximo seus clientes, contudo, em sua grande maioria, o seguro viagem em catástrofes naturais não se aplica. Ele não oferece assistência em acidentes ou eventos decorrentes destes fenômenos naturais extremos e de grande intensidade.

Mas por quê isso acontece? Pelo fato de que muitos desastres têm maior possibilidade de acontecerem em algumas áreas conhecidas do planeta, como alguns pontos da Ásia, da Oceania e da América Central. Portanto, é como se o viajante assumisse um risco por sua conta, quando escolhe um destino nestas regiões. O seguro viagem trabalha exatamente com a probabilidade de você não usar seus serviços, e nestes locais o risco aumenta bastante.

Até empresas que oferecem altas coberturas para viagens de aventura, como a conhecida World Nomads, não oferecem seguro viagem em catástrofes naturais. Eles argumentam que, desta forma, conseguem comercializar seus planos a um custo mais acessível.

Conheça o seguro viagem Oceania.

Situações em que seguro viagem em catástrofes naturais pode ser acionado

A maioria das empresas não disponibiliza qualquer assistência do seguro viagem em catástrofes naturais, em acidentes, invalidez, morte ou funeral. É preciso ler com detalhes a apólice para conferir se existe algum serviço previsto. Para as poucas seguradoras que oferecem alguma cobertura, dois requisitos são indispensáveis:

  • Que a catástrofe seja confirmada oficialmente pelas autoridades governamentais competentes do país;
  • Que o seguro viagem tenha sido adquirido antes de ter conhecimento ou divulgação do desastre natural.

Em duas seguradoras, encontramos alguns exemplos de auxílios prestados. Veja alguns cenários possíveis em que o seguro viagem em catástrofes naturais pode atender o cliente:

Interrupção de Viagem

Na Coris, que agora é April Brasil, é oferecida a indenização para a interrupção da viagem. Ela pode ressarcir o cliente diante de desastres naturais no local de origem da viagem do segurado ou na cidade de destino, impedindo a viagem, a chegada ou decolagem de qualquer voo comercial. Pode ser aplicado em situações de tremores de terra, terremotos, erupção vulcânica, maremoto ou tsunami, furacão, ciclones, tornados, inundação ou até mesmo ventos fortes.

Morte Acidental em Desastre Natural

A AIG Seguro Viagem, por sua vez, oferece a Garantia de Desastres Naturais, um adicional que pode ser contratado junto com o seguro. Ele cobre apenas a morte acidental em desastres naturais. Esta cobertura extra garante uma indenização aos beneficiários do viajante se a morte for provocada por uma catástrofe natural durante a viagem.

Eles incluem no rol de desastres ou catástrofes naturais os seguintes fenômenos: chuvas, ventos fortes, tempestades, neve, granizo, raios, tornados, inundações, terremotos, incêndios florestais, tsunamis e outros.

Quando o seguro viagem não cobre catástrofes naturais

A assistência médica por enfermidades e lesões, assim como as indenizações por morte e invalidez, não são oferecidas por praticamente nenhum seguro viagem em catástrofes naturais, infelizmente. Da mesma forma está excluído, na maior parte das apólices, o falecimento que não seja resultado direto da catástrofe. Por exemplo, o decorrente de um ataque cardíaco.

  • Se o desastre natural for um evento conhecido e previsto ou se a apólice for adquirida depois da divulgação do fenômeno, até mesmo o seguro viagem que cubra as convulsões naturais não vale;
  • Cancelamentos e interrupções de viagem ocasionados por desastres naturais. Muitas seguradoras só aceitam o cancelamento decorrente de problemas de saúde graves ou motivos de força maior ligados a familiares próximos do viajante;
  • Caso seja comprovado que o viajante se colocou intencionalmente na zona de risco ou perigo, não seguiu as recomendações das autoridades ou se comprou o seguro depois da divulgação do desastre natural.

seguro viagem em desastres naturais

Saiba também sobre o seguro viagem Bahamas, um destino muito propício a furações.

Desastres naturais que o seguro viagem normalmente não cobre

Desta forma, é possível afirmar que o seguro na maioria dos contratos não prevê assistência em casos de:

  • Terremotos e outros movimentos sísmicos;
  • Tempestades;
  • Tornados e tufões;
  • Inundações;
  • Avalanches;
  • Granizo;
  • Vendaval;
  • Erupções vulcânicas;
  • Tsunami;
  • Tempestade ciclônica atípica;
  • Furacões;
  • Maremotos;
  • Quedas de meteoritos e asteroides;
  • Quaisquer outros cataclismos decorrentes de catástrofes naturais ou calamidade pública.

Claro que, se acontecer algum desastre desta magnitude, é possível entrar em contato com a equipe de assistência de emergência do seu seguro. Eles certamente não irão negar as orientações básicas sobre como proceder e quais seus direitos. Mesmo que não seja possível acionar o seguro viagem.

O que estamos sempre ressaltando é que todo seguro viagem em catástrofe natural tem limitações bem importantes na cobertura e é preciso conhecê-las antes de viajar. Especialmente se este tipo de acontecimento é recorrente no seu destino de viagem.

Confirme se seu seguro viagem cobre catástrofes naturais

Como você viu, não há cobertura do seguro viagem em catástrofes naturais na maioria dos casos. Para entender o que o plano cobre, é altamente recomendado ler o contrato completo e procurar pelo item Riscos Excluídos do Seguro Viagem, que foi tema de um artigo nosso. Esta seção do contrato lista de forma detalhada todas as ocasiões não cobertas pelo seguro viagem em catástrofes naturais e outras situações-limite.

Há muitas outras ocorrências que o seguro não cobre, além dos desastres, como cirurgias estéticas, check-ups, exames e consultas sem urgência, remédios não receitados pelo médico e situações em que o segurado se colocou em risco, como dirigir sob efeito de bebida alcoólica. São muitos itens e vale a pena dedicar alguns minutos para ler.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

A recomendação da Equipe Seguro Viagem pro é que, primeiramente, você se informe muito bem sobre a região que você pretende visitar e previsões climáticas, antes mesmo de comprar suas passagens. Assim que definir o destino, não deixe de contratar o seguro viagem e pesquise detalhadamente a cobertura, os valores de reembolso e os riscos excluídos. Se você se interessou por um seguro e tem dúvidas, telefone para empresa e tire suas dúvidas antes da compra. Cada empresa tem sua política, e elas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Caso, infelizmente, você se veja em meio a um desastre natural, mantenha a calma. Procure entrar em contato com uma embaixada ou consulado do Brasil ou localize a assistência do governo local. Assim, você pode conseguir abrigo e comunicação com seus familiares.

Outra dica valiosa é sempre contratar um seguro viagem confiável, de uma empresa com credibilidade no mercado. Você encontra as principais ao realizar a cotação no nosso comparador de seguros viagem, além dos melhores preços e mais agilidade na compra.

Desconto no seguro viagem

Quem é leitor do Seguro Viagem Pro tem desconto exclusivo. Basta digitar o nosso cupom de desconto SVP5 na etapa final da compra, para reduzir o valor em 5%. Se optar pelo pagamento com boleto bancário, ganha mais 5%, totalizando 10% de desconto! Esta vantagem é válida tanto no nosso comparador de seguros viagem quanto no site Seguros Promo, que é um dos nossos grandes parceiros. Aproveite.

Saiba mais:

Conheça os principais erros ao contratar seguro viagem e saiba o que fazer para evitá-los.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo