Seguro Viagem

Cancelamento seguro viagem: saiba como fazer e receber o dinheiro de volta

Sabemos que é essencial contratar um seguro viagem para qualquer destino. Mas algumas vezes acontecem imprevistos antes de nossa viagem ou encontramos um seguro viagem que melhor nos atenda. E aí, como proceder depois que já compramos o nosso seguro viagem? Neste artigo vamos falar sobre cancelamento seguro viagem.

Aqui, vamos explicar se o seu dinheiro é reembolsado ou não e dar exemplos de algumas seguradoras. Vamos falar, ainda, sobre o cancelamento de voos, se há seguros de viagens que cobrem e como funciona o benefício.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Posso fazer cancelamento seguro viagem?

Sim. Se você comprou o seu seguro viagem e se arrependeu, pode realizar o cancelamento em até sete dias depois da data da compra com reembolso integral, desde que antes do seu embarque.

Veja o que diz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), também conhecido como Artigo de Desistência, que dá direito ao comprador desistir ou cancelar uma compra efetuada fora de um estabelecimento comercial:

Art. 49: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único: “Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados”.

Procedimentos de algumas seguradoras

Entramos em contato com algumas seguradoras para saber mais informações sobre cancelamento seguro viagem. Confira alguns casos.

Seguro Viagem Mondial Assistance/Allianz

O seguro viagem Mondial Assistance/Allianz pode ser cancelado a qualquer momento.

Caso a solicitação de cancelamento seguro viagem seja antes de iniciar a vigência, o sistema estorna o valor total pago. Porém, após sete dias da data da compra, o sistema pode descontar o IOF.

Caso a solicitação seja efetuada durante a vigência, o sistema estornará o valor proporcional (somente os dias não utilizados).

Para cancelar o seguro viagem Allianz, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento da seguradora (telefones 24 horas: 0800 770 8020, 0800 776 3000, 11 4331 5026, ou pelo chat, de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados), com até dois dias de antecedência à data de ida da sua viagem.

Seguro Viagem SulAmérica

O seguro viagem SulAmérica pode ser cancelado desde que a solicitação seja feita até sete dias depois da data da compra, conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, o valor será devolvido integralmente.

O cliente deve acessar o site SulAmérica Viagem, entrar na sua conta pessoal, com login e senha, e solicitar o cancelamento do seguro. Caso prefira, pode contactar as Centrais de Atendimento ou um corretor.

Após o cancelamento, a SulAmérica enviará ao cliente o comprovante de cancelamento do seguro, por e-mail.

Seguro viagem Assist Card

De acordo com o setor de vendas da Assist Card, você pode cancelar o seu seguro viagem (comprado pelo site) até uma semana antes do seu embarque. Dessa forma, você receberá o reembolso integral do valor pago.

Para fazer o cancelamento seguro viagem, deve enviar um e-mail com o número do seu voucher para: [email protected].

Caso você tenha problemas com seguro viagem, independentemente da seguradora, você pode acionar os seus direitos através do Procon. Leia este artigo e tire dúvidas.

E como cancelar seguro viagem comprado no portal Seguros Promo?

Aqui no Seguro Viagem Pro costumamos recomendar a utilização do portal comparador Seguros Promo para contratar seguros com ótimo preço e toda a segurança. Mas será que dá para cancelar o seguro ao comprar por esse portal?

Entramos em contato com o Seguros Promo para saber mais informações sobre o procedimento de cancelamento seguro viagem.

cancelamento seguro viagem como

Se você comprou o seu seguro viagem no site e quer cancelá-lo, pode proceder o cancelamento até 24 horas antes da sua vigência, independentemente da data da compra. O site reembolsa o valor integral pago.

Para isso, basta entrar em contato com o Seguros Promo por meio de um de seus canais de comunicação: chat, telefone (31 4000 1667), WhatsApp (31 98348 7670) ou e-mail ([email protected]), fazer a sua solicitação, apresentar o motivo do cancelamento e informar o número do pedido e o seu CPF.

Leia também nosso artigo sobre extravio de bagagem e veja se o seguro viagem cobre esse prejuízo.

Cancelamento de viagem x Interrupção de viagem: qual a diferença no seguro viagem?

Existe diferença, e para responder com clareza entrevistamos profissionais do portal Seguros Promo sobre esta questão. O cancelamento acontece conforme descrevemos acima, já a interrupção de viagem segue os seguintes critérios:

A Interrupção de Viagem consiste na indenização por meio de reembolso ao segurado do capital contratado das perdas irrecuperáveis com depósitos ou despesas antecipadas para a viagem, de acordo com as condições gerais de cada seguradora. Devem ser observadas, ainda, as condições do contrato assinado pelo segurado com a agência de viagens e/ou operador turístico (incluindo as políticas de cancelamento e/ou interrupção quando for o caso).

Quando ocorrer a interrupção da viagem por motivos explícitos nas condições gerais da seguradora escolhida, como por exemplo, internação do segurado, morte de parente de primeiro grau, roubo em sua residência, o cliente deve receber o capital segurado.

Cancelamento de voos: como funciona esse benefício

Contratar um seguro que cubra cancelamento de voo possibilita resolver alguns inconvenientes de última hora, evitando prejuízos e gastos desnecessários, mesmo antes de iniciar a viagem.

Essa cobertura funciona indenizando o cliente em casos de problemas que o obriguem a cancelar os planos de passeio.

Eventos cobertos

Normalmente, a seguradora que oferece cobertura para cancelamento de voo cobre em caso de:

  • Doença grave ou falecimento, por causa natural ou acidental, doença ou acidente pessoal que não permita, por determinação médica, o início da viagem;
  • Problemas legais do segurado em seu país de origem ou residência;
  • Demissão profissional involuntária do segurado;
  • Declaração de zona de catástrofe no destino da viagem;
  • Aborto ou complicações decorrentes de aborto;
  • Atendimento à convocação judicial não adiável;

Mas as coberturas devem ser analisadas de acordo com cada seguradora e os motivos devem ser comprovados.

Tratamentos estéticos, check-ups, tratamentos médicos planejados no destino da viagem e interrupção voluntária da gravidez não são cobertos. O cancelamento de voo também não está coberto se o segurado se esquecer de apresentar os documentos indispensáveis para sua viagem, como o passaporte e o visto, por exemplo.

É sempre importante ler por completo a apólice do seguro viagem para conferir o que a seguradora garante ou não de cobertura.

Seguradoras que cobrem cancelamento de voo

A cobertura de cancelamento de voo pode ser contratada separadamente ou estar incluída no seguro viagem. Por isso, é muito importante conferir com a seguradora os limites do seguro para cancelamento de viagem, a fim de não ter surpresas desagradáveis ou gastos inesperados.

Planos de seguradoras, como a Assist Trip, Intermac Assistance e Travel Ace, incluem cobertura de cancelamento de voo. O valor varia de acordo com cada uma.

Oferecemos desconto

Você pode comprar o seu seguro viagem pelo site Seguros Promo. E, se fizer o pagamento por boleto bancário, ganha 5% de desconto. Se quiser mais 5%, basta inserir o nosso cupom de desconto SVP5. Além de utilizar o portal que já oferece os melhores preços do mercado, você ainda consegue baixar o preço de seu seguro viagem em 10% do valor.

Aproveite e faça aqui a sua cotação de seguro viagem.

Carolina Carvalho

Carolina é brasileira com cidadania portuguesa, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Foi atleta profissional de natação, conheceu diversos países por meio das competições e agora continua viajando pelo mundo. Trabalha com a produção e a edição de conteúdos para mídias ligadas ao setor de turismo e ao ramo de seguros de viagens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo