CoberturasSeguro Viagem

Confira 7 cuidados antes de viajar que você precisa ter

Para quem gosta de viajar, os cuidados começam bem antes da partida. Primeiro, com o planejamento do orçamento financeiro e escolha do destino. Depois, comprar as passagens aéreas, escolher a hospedagem. Mas, além dos itens básicos, é preciso ter outros cuidados antes de viajar.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Listamos aqui os principais, para que sua viagem seja a melhor possível. Veja o que não pode faltar.

Quais cuidados antes de viajar são necessários?

Mesmo já sabendo o destino para a sua próxima viagem, é preciso tomar alguns cuidados antes de viajar. São muitos os motivos: não ultrapassar o orçamento, moedas diferentes, vistos, caso necessário.

Por isso, separamos aqui alguns itens que você deve levar em consideração ao pensar na sua próxima partida, principalmente para o exterior. Utilize-o como um checklist: assim, você consegue ir marcando o que já fez, e quais os cuidados que deve ter até o dia da sua partida.

1. Conheça o país que vai visitar

Enquanto estiver pesquisando para o seu roteiro, faça leituras específicas sobre o país. Por exemplo: é um local onde a comida é muito diferente? É um destino de fácil locomoção? Os costumes do país são muito diferentes? Preciso me vestir de maneira específica?

Saber essas informações antes de embarcar fará com que você já viaje prevenido. Além disso, não esqueça de pesquisar sobre o clima e a temperatura média que estará no destino enquanto estiver por lá. O idioma, a língua e a moeda utilizada também são itens que devem ser levados em consideração nos cuidados antes de viajar.

2. Planejamento financeiro de viagem

Item mais do que necessário entre os cuidados antes de viajar, planejar as finanças para o período de viagem é imprescindível. Imagine chegar no meio da viagem e não ter mais grana para aproveitar? Pois é, isso pode acontecer.

  • Confira os preços de hospedagem, analise também qual a melhor opção de pagamento, se é pagar no destino, ou antes da viagem, isso vai influenciar na quantidade de dinheiro que você precisa levar;
  • Depois, invista um tempo buscando preços de alimentação e faça uma conta básica de quanto vai gastar por dia;
  • Inclua, também, o preço de ingressos das atrações que você pretende visitar, isso é muito importante;
  • Levar dinheiro em espécie ou cartão? Verifique se é fácil pagar com cartão de crédito, nem todos os países são como o Brasil nesse sentido.

No final, você já vai viajar sabendo uma média de quanto terá para gastar. Esse planejamento inicial é uma ótima ajuda para quem não quer ter gastos extras em uma viagem.

3. Quais documentos são necessários?

Se for ao exterior, esse é um dos cuidados antes de viajar que você deve ter em mente. Por exemplo: se sua viagem tiver como destino países do Mercosul, apenas sua identidade já é o suficiente. Essa informação vale para os países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

A cédula de identidade precisa ter sido tirada há, no máximo, 10 anos. Isso quer dizer que, caso seu passaporte esteja inválido, verifique a data de emissão da sua carteira de identidade. Se foi emitida há mais de 10 anos, tire uma nova. Se tiver um passaporte válido, também pode utilizá-lo.

Para destinos fora do Brasil e do Mercosul, não tem alternativa: o passaporte é obrigatório. Por isso, pelo menos 3 meses antes de viajar, veja a validade.

Se estiver vencido, ou se precisar de um novo, acesse o site da Polícia Federal, reúna toda a documentação necessária e emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pague a taxa. Em seguida, faça o agendamento de um horário em algum posto da Polícia Federal na sua cidade ou região e compareça com a documentação exigida, incluindo o comprovante de pagamento da GRU e do agendamento.

A data de entrega do passaporte pronto depende do posto que você fez o requerimento. Não deixe para a última hora.

Cuidados antes de viajar lista

4. Verifique se o destino requer visto

O destino precisa de visto? Provavelmente você descobriu essa resposta depois de fazer o primeiro item, no planejamento de viagem.

Porém, só adianta buscar o visto depois de ter o passaporte em mãos e, por isso, ele consta como o quarto dos cuidados antes de viajar.

São mais de 150 países em que brasileiros podem entrar sem visto, como União Europeia e Mercosul, entre outros. No entanto, destinos muito procurados, como Estados Unidos e Canadá, requerem o pedido de entrada. E, dependendo do destino, solicitar o visto toma tempo.

Tenha atenção também ao tipo de visto, se é de turismo, trabalho ou estudo. Por exemplo: nos países da União Europeia onde brasileiros podem entrar sem visto, essa recomendação só é válida em caso de viagem de turismo de até 90 dias de duração. Caso vá estudar, um visto de estudante é requisitado.

Caso vá fazer conexões na sua viagem, também é preciso verificar se esses locais exigem visto para trânsito. Para saber se o seu destino, ou local de conexão, requer visto confira a tabela do Portal Consular.

5. Não esqueça das vacinas

Item essencial que se deve levar em consideração quando pensamos em cuidados antes de viajar. Sim, se o país exigir o comprovante de vacinação, você corre um sério risco de não conseguir nem embarcar, caso não esteja vacinado.

Essa recomendação vale para destinos como Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba. É obrigatório ter sido vacinado contra a febre amarela, por exemplo.

Para se certificar da exigência de vacinação, você deve conferir no site da Anvisa. Caso seja necessário, é preciso constar no seu Certificado Internacional de Vacinação que a sua vacina está em dia.

Descobriu que o país de destino exige? Siga os seguintes passos: vacine-se gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou em locais privados credenciados. Guarde o cartão de vacinação para o cadastro e a emissão do Certificado Internacional, que pode ser feito presencialmente ou online no Portal de Serviços do Governo Federal. A requisição via web demora 10 dias úteis para enviar o certificado.

Tenha atenção: é preciso ter tomado a vacina contra a febre amarela, pelo menos, com 10 dias de antecedência da viagem. Leve o comprovante de viagem para receber a dose única, já que a vacina de febre amarela pode ser, também, fracionada. No caso de viagem internacional, é obrigatório que seja a opção “dose única”.

6. Avalie os possíveis riscos da viagem

Depois dos principais itens conferidos, lembre-se de listar os possíveis riscos de uma viagem. Na hora de fazer o planejamento, normalmente só pensamos nas partes boas. Mas, o que pode acontecer fora do planejado?

Alguns riscos são mais comuns, como a prática de esportes, ou possíveis complicações em gestantes. Estando fora do seu país de origem, é sempre mais complicado conseguir ajuda. Vai sair em intercâmbio? Redobre os cuidados antes de viajar. Confira nosso artigo com opções de seguro viagem intercâmbio.

Pequenos problemas, e mais ocasionais, também ficam de fora dos nossos cuidados, mas não deveriam pois ocorrem com bastante frequência. Por exemplo, uma refeição mal digerida, em que precise de cuidados médicos emergenciais. Ou, até mesmo, uma mala extraviada. Imagine ficar dias sem suas roupas e ter que desembolsar dinheiro extra para itens de primeira necessidade.

Todos esses itens, e outros mais, podem ser facilmente resolvidos com um bom seguro viagem internacional. Em viagens dentro do Brasil, um seguro viagem nacional também é um ótimo apoio. Confira uma lista com os 10 indicados para melhor seguro viagem Brasil.

Recomendamos que os viajantes utilizem um comparador de seguro viagem, que oferecem diversos planos, e avaliem qual encaixa melhor no destino e no planejamento.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

7. Busque notícias sobre o país

Nos dias que antecedem sua viagem não deixe de fazer uma pequena busca por notícias sobre o país. Ela pode ajudar, por exemplo, a verificar se as condições para realizar uma viagem estão boas.

Isso deve ser feito para qualquer destino, seja na América do Sul, onde é comum acontecerem ondas de protestos políticos. Na Ásia, que pode sofrer com tempestades e inundações. Na América do Norte, onde não é incomum ocorrerem nevascas e furacões. Ou ainda na Europa, em situações como atentados terroristas e ondas de calor extremo.

Buscar informações pode ajudar a se preparar melhor e evitar problemas inesperados durante o passeio. Além disso, você pode reprogramar parte dele, por exemplo, caso seja inviável manter os destinos que estavam previstos.

Situações como essas podem acontecer, por isso, vale a pena verificar se o seguro que você pretende contratar cobre o cancelamento de viagem por qualquer motivo. Além disso, é comum que o seguro viagem não cubra os chamados riscos excluídos, que muitas vezes abrangem catástrofes climáticas e situações de conflito, fique atento.

Ganhe desconto no seguro viagem

Depois de saber todos os cuidados antes de viajar e como o seguro viagem pode tornar todo o processo mais tranquilo, é hora de escolher o plano ideal. Não deixe para comprar o seguro viagem já estando no exterior, além de ser arriscado, a maioria das seguradores não aceita.

Recomendamos que você utilize um comparador de seguro viagem, eles apresentam várias opções com preços mais atrativos. No comparador do Seguro Viagem Pro, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado.

E você ainda economiza até 10% no valor do seu seguro. Para isso, faça sua busca no nosso comparador ou no Seguros Promo e escolha o plano ideal para o seu perfil. Na sequência, adicione nosso cupom de desconto SVP5 (que te dá 5% de desconto), depois, realize o pagamento por boleto bancário (que te dá mais 5% de desconto). Como os descontos são acumulativos, você economiza 10%. O desconto é válido nas duas plataformas, aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo