Um dos principais conselhos que sempre trazemos aqui no Seguro Viagem Pro é contratar uma proteção eficiente para viajar tranquilo. Mas a confusão entre o que é seguro ou assistência viagem é bastante frequente. Para tirar de vez a dúvida, trazemos a definição de cada um destes termos na prática, a seguir. Confira.

Existe diferença entre seguro ou assistência viagem?

Os termos são bastante parecidos, entretanto, a diferença básica está na forma como são pagos os serviços e as despesas previstas no contrato, seja no seguro ou assistência viagem.

O que é seguro viagem?

No seguro viagem, se houver algum imprevisto, o cliente paga todas as despesas necessárias. Só depois da viagem será reembolsado pela seguradora, até o limite estabelecido no contrato.

Para isso, precisa comprovar com notas fiscais, recibos e outros documentos tudo o que foi gasto. Portanto, havia esta desvantagem, de precisar ter crédito ou dinheiro para arcar com estas eventuais despesas médico-hospitalares.

O que é assistência viagem?

Já quando falamos de assistência, o processo é diferente. Se acontecer uma emergência na viagem, o cliente entra em contato com a seguradora e recebe a indicação de um médico ou prestadores de serviço designados por eles.

Deste modo, não seria necessário pagar nada a mais ao utilizar esta rede credenciada. A desvantagem ocorria se o turista estivesse em um local sem acesso a um profissional conveniado à empresa.

Como funciona cada serviço?

Desde 2016, não é mais preciso ter essa dúvida sobre seguro ou assistência viagem. Os dois serviços se tornaram um só e passaram a se chamar seguro viagem. Simples assim.

Na verdade, o que mudou foi a Resolução 315/2014 (pdf) da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que entrou em vigor e regulamentou a definição de seguro viagem. Ela passa a incluir as duas possibilidades de serviço (por reembolso ou pela rede credenciada) em um único produto, que é o seguro viagem.

O que mudou de fato para o viajante

Para entender na prática como o serviço oferecido afeta o viajante, explicamos melhor a seguir.

Atendimento médico

Esta alteração impactou principalmente o atendimento médico e hospitalar. Assim, tudo depende se ele é realizado em um prestador conveniado ou não com a seguradora. A cobertura é garantida nos dois casos, mas o viajante em uma emergência médica tem dois caminhos:

  • Rede conveniada: o viajante entra em contato com a seguradora e é direcionado a um hospital ou clínica. Não será necessário pagar nada. Da mesma forma acontece se a hospitalização do viajante for longa e ele precisar do envio de um acompanhante, que será organizado pela seguradora (se ela oferecer este benefício);
  • Reembolso: contudo, se por algum motivo estiver sem comunicação ou em estado grave, pode escolher o hospital por sua conta ou ser encaminhado ao atendimento. Assim que possível, neste caso, deve ligar para a seguradora e informar a ocorrência. A seguradora pode realizar o pagamento das despesas médicas ao hospital antes da alta do paciente, se avisada a tempo. Caso contrário, o viajante realiza o pagamento e solicita o reembolso da seguradora no retorno da viagem.

Demais situações

Já em outras situações, como auxílio farmácia, despesas pessoais decorrentes de atraso de voo, extravio de bagagem e outros casos, prevalece o reembolso. Deste modo, o viajante deverá pagar pelo serviço para depois comprovar a despesa e ser ressarcido.

seguro ou assistência

Exigências da resolução da Susep

Além de decretar a extinção da assistência viagem, que não existe mais, a Susep definiu uma série de exigências para comercializar o seguro viagem. Desde 2016, apenas seguradoras estão autorizadas a vender esse produto. Já as agências de viagem, as operadoras de cartão de crédito e empresas de assistência podem atuar somente como representantes.

Cobertura básica

A resolução da Susep também estabelece que ao menos uma das seguintes coberturas deve ser obrigatória no seguro viagem:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional ou ao exterior;
  • Regresso sanitário;
  • Traslado médico;
  • Traslado de corpo;
  • Morte em viagem;
  • Morte acidental em viagem;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

Atualmente, a maior parte das seguradoras inclui todos esses serviços nos planos, entre outros excelentes benefícios para facilitar a vida do viajante e minimizar qualquer imprevisto coberto.

Coberturas extras

Há, portanto, uma série de outros serviços que podem estar presentes nos contratos. As empresas podem se diferenciar nos valores pagos por extravio de bagagem, cancelamento de viagem, seguro viagem por atraso de voo.

Algumas incluem serviços de concierge, fisioterapia, auxílio jurídico e até proteção para a residência do cliente em viagem.

Por isso, indicamos sempre que você leia com atenção a apólice para conhecer exatamente a cobertura. Se tiver qualquer dúvida, vale a pena acessar nosso dicionário de seguro viagem.

Como contratar um seguro viagem

Existem muitas maneiras, seja pessoalmente por meio de agências de turismo ou online. Na internet, você conta com os sites das próprias seguradoras e vários tipos de comparador de seguro viagem.

No geral, nas compras pela internet, basta inserir nos campos de busca as datas de ida e volta, quantos passageiros vão embarcar, o destino da viagem e alguns dados pessoais. Os sites exibem opções nos resultados e já facilitam o processo de compra online. A apólice é recebida por email e deve ser impressa, para você levar na viagem.

Já que a dúvida entre seguro ou assistência viagem foi resolvida, vem outra questão: entre tantas maneiras, qual a melhor para garantir um bom seguro viagem? Acesse também o nosso guia de como contratar seguro viagem.

Recomendação Seguro Viagem Pro

A melhor indicação é sempre utilizar um comparador de seguro viagem, isso porque eles apresentam várias opções de planos, de diferentes seguradoras com o melhor custo-benefício de acordo com suas necessidades.

Indicamos usar o Seguros Promo. Eles são parceiros de diversas seguradoras renomadas e entregam nos resultados dezenas de planos com várias faixas de preço e de cobertura. São os mesmos produtos vendidos diretamente pelas seguradoras, mas com preços muitas vezes menores. A principal vantagem é que eles permitem comparar lado a lado até 4 planos por vez, o que agiliza a busca.

Você pode optar ainda por fazer a pesquisa em outros comparadores. Também indicamos aos nossos leitores o Real Seguro Viagem e o Compara Online.

Antes de finalizar a compra, listamos alguns itens que você precisa observar na contratação do seguro viagem, são eles:

  • Os valores de cobertura de cada item presente na apólice de seguro viagem;
  • Analise se o seguro bagagem e outros itens correspondem às suas expectativas;
  • Confira se o valor de despesas médicas está dentro da realidade do país de destino, considerando o tempo que você irá passar lá. Viagens longas ou quem precisa de cuidados especiais de saúde precisam de coberturas mais robustas. É o caso de gestantes, quem vai praticar esportes radicais e idosos;
  • Não esqueça, ainda, de conferir se o seguro viagem é obrigatório no país que você irá visitar. Muitos exigem a apresentação deste documento na chegada, como é o caso dos países europeus do Tratado de Schengen, Cuba e outros.

Ganhe desconto no seguro viagem

Ficou clara a diferença entre seguro e assistência viagem? Esperamos que sim! Saiba então que o seguro viagem custa muito menos do que você imagina. E ele pode ficar ainda mais acessível com o desconto de 5% que você recebe ao utilizar o nosso cupom SVP5 no Seguros Promo.

Para ganhar mais 5% de desconto, basta realizar o pagamento com boleto bancário, totalizando 10% de redução no valor final. Estes benefícios valem para quem utiliza o comparador Seguros Promo.