CoberturasSeguro Viagem

Seguro de mala: entenda como funciona e como acionar

Dentre os itens importantes de uma boa assistência à viagem está o seguro de mala. Ele cobre extravio de bagagem ou, até mesmo, um atraso na chegada da mesma. Mas como funciona esse seguro? Explicaremos mais por aqui, acompanhe.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

O que é o seguro de mala?

Das dores de cabeça mais comuns em viagem, principalmente ao exterior, está o que pode acontecer com a sua bagagem. Por isso, um dos itens mais importantes de um bom plano de seguro viagem é o seguro de mala.

Ele pode constar de várias formas: ajuda na localização da bagagem, atraso, mala danificada e, a mais comum delas, o extravio. Tudo isso pode constar no item “seguro de mala”, do seu plano de seguro viagem contratado.

O tipo e o valor da cobertura variam de acordo com a seguradora. Porém, de forma geral, o seguro de mala garante o pagamento de uma indenização nas situações que envolvam a sua bagagem. Nem todo plano cobre todas as indenizações. Algumas cobrem apenas extravio, outras incluem o ressarcimento no caso da bagagem danificada ou atrasada.

Por isso, preste bem atenção em cada caso, na cobertura de cada plano, antes de escolher o que melhor se encaixa no seu planejamento de viagem.

Principais razões para o extravio de mala

Bagagem extraviada é mais recorrente do que você possa imaginar. Por algumas razões, como:

  • Falha da companhia aérea na colocação da bagagem na esteira ou durante o check-in;
  • Troca de aeronave do passageiro em conexão. A bagagem pode não ser transferida para o outro voo. Se o tempo de mudança de avião for curto, maior a probabilidade;
  • Furto. Sim, é triste, mas pode acontecer. Principalmente na esteira ou na parte externa ao aeroporto;
  • Passageiros que pegam mala de outros por engano;
  • Mala perdida no aeroporto, sem etiqueta de identificação.

Quem é o responsável e como receber a indenização?

Tanto no caso de danos à mala como de extravio, as companhias aéreas são as responsáveis. Isso conforme resolução da ANAC. Porém, as empresas têm até 21 dias contados, a partir da apresentação dos comprovantes das despesas, para fazer o ressarcimento. Além de poderem estabelecer a forma e os limites diários de valores a serem ressarcidos.

Em caso de danos à mala, a empresa também tem como obrigação reparar a avaria ou substituir a bagagem por outra equivalente. O passageiro precisa comprovar o ocorrido para, posteriormente, solicitar a reparação à empresa. Isso quer dizer que, em todos os casos, o passageiro terá que aguardar a companhia aérea resolver o problema.

Caso seu plano de assistência tenha incluído o seguro de mala, você já saberá o valor a ser recebido. Tanto no caso de extravio, caso precise comprar itens de necessidade básica até a mala retornar, como para bagagem danificada.

Para garantir um seguro viagem com cobertura de seguro de mala, utilize o nosso comparador de seguro viagem. Com ele, você compara os principais planos de seguro viagem do mercado de form simples e rápida e ainda garantimos o melhor preço aos nossos leitores, faça sua cotação e confira.

seguro de mala aeroporto

Vantagens do seguro de mala

Como falamos, o ressarcimento é uma obrigação da companhia aérea. Mas, se o plano incluir o seguro de mala, o viajante terá algumas vantagens, como:

  • Assistência para a localização da bagagem, juntamente à companhia aérea responsável;
  • O valor da indenização, além do recebido pela companhia. Neste caso, o valor vai depender se for complementar ou suplementar. Todavia, o seguro de mala já garante um reembolso de ambas as partes: da companhia aérea e da seguradora.

Seguro de mala complementar e suplementar

Ao contratar o seu seguro de mala extraviada, item que consta na apólice, confira se ele será complementar ou suplementar.

A diferença entre eles é que: no caso de complementar, o valor da indenização complementa o pago pela companhia aérea até chegar ao estabelecido na apólice do seu seguro viagem.

Por exemplo: se o valor da sua apólice for de USD 1 mil dólares, e a companhia aérea pagar apenas 400 dólares, você receberá a diferença de 600 dólares para complementar.

Caso o seu seguro seja suplementar, e sua mala for extraviada, você irá receber o valor máximo contratado para a cobertura, além do valor pago pela companhia aérea. Por isso, se o seu seguro for de USD 1 mil dólares e a companhia pagar USD 400, você receberá mais mil dólares do seguro, completando 1.400 dólares.

Veja mais diferenças entre seguro bagagem complementar e suplementar neste artigo.

Como receber a indenização no seguro de mala?

Ao perceber que sua bagagem foi extraviada, dirija-se ao balcão da companhia aérea, ainda no aeroporto, com o comprovante de despacho em mãos. Preencha um formulário chamado RIB, o Registro de Irregularidade de bagagem. O mesmo registro vale para bagagens danificadas.

Com o número, vá ao escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dentro do aeroporto registrar a ocorrência. Esse número também ajudará a acionar o seguro. Tenha consigo a cópia do RG e do CPF. Autorize o crédito em conta-corrente, para o caso de receber pagamento. Guarde o ticket original da bagagem e o recibo de indenização da companhia aérea.

Tanto para mala danificada, como extraviada, é bom que você tenha uma lista do que está dentro da sua mala, para garantir tanto o seguro, como o ressarcimento da companhia aérea. Especialistas em defesa do consumidor falam que o ideal é fazer listas e fotos do conteúdo, tanto na ida como na volta.

Essas informações servem como prova na hora de apresentar a queixa à companhia aérea. Principalmente em caso de necessidade de uma ação judicial. O ressarcimento é calculado através do peso da mala. O mesmo que consta no bilhete da companhia aérea, emitido na hora do despacho.

A ANAC ainda prevê uma indenização de 305 reais, para o auxílio nas compras emergenciais. Caso a bagagem não apareça em um período de até 7 dias, o valor máximo previsto é de R$ 3.450. Mas, esse valor nem sempre é o suficiente.

Qual o melhor seguro de mala?

O seguro de mala garante que você receberá o valor da indenização, independente do que a companhia aérea ressarcir. O melhor seguro é, então, o suplementar. Assim, você receberá o valor completo como ressarcimento do seguro de mala.

Todavia, vale lembrar que o melhor seguro viagem é aquele com boa cobertura para todos os itens necessários para uma viagem. O seguro de mala é, apenas, um desses itens.

Cobertura indicada

A cobertura varia. Sugerimos que, para uma bagagem simples, de uma viagem de 7 a 15 dias, por exemplo, você busque por coberturas de, pelo menos, USD 1 mil.

Comparação de seguro de mala

Para que você tenha uma noção da cobertura dos seguros de mala de alguns dos principais seguros de viagem do mercado, fizemos uma tabela comparativa com base na pesquisa realizada no Portal Seguros Promo, acompanhe:

TA 40 Especial Internacional Affinity 60  AT 100 AC 150 + Telemedicina
Seguradora Travel Ace Assistance Affinity Assist Trip Assist Card
Assistência na localização de bagagem SIM SIM SIM SIM
Seguro de bagagem extraviada USD 1.200 (complementar) USD 1.200 (complementar) USD 1.500 (complementar) USD 1.200 (complementar)
Danos à mala USD 180 NÃO USD 150 NÃO
Atraso de bagagem USD 200 USD 200 (6 horas) USD 600 USD 200 (8 horas)
Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Ganhe desconto no seu seguro viagem

Para encontrar os melhores planos com seguro de mala incluído, dê uma verificada nas opções do nosso comparador de seguros. Essa plataforma foi desenvolvida pela Equipe Seguro Viagem Pro, em parceria com o Portal Seguros Promo, site comparador que nós confiamos e recomendamos aos nossos leitores.

Utilize o nosso cupom de desconto SVP5 para pagar 5% menos no seu seguro. Basta aplicar o cupom na parte de pagamento e receber seu desconto direto. O cupom SVP5 é válido tanto no nosso comparador de seguros quanto no portal Seguros Promo.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo