CoberturasSeguro Viagem

Medicina do viajante: entenda como funciona e quando buscar

Ter informação e ser precavido é sempre a melhor maneira de evitar dificuldades em qualquer situação da vida. Isto vale especialmente em casos de viagens, quando você está longe de casa, muitas vezes em locais onde se fala outro idioma e a cultura é completamente diversa. Uma novidade ainda para os brasileiros, a medicina do viajante é uma área que fornece as informações e as medidas necessárias para você manter a saúde em dia em qualquer destino que visite. Mas, ainda assim, ela não dispensa o seguro viagem e vamos te mostrar a razão.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

O que é medicina do viajante?

Ainda uma novidade no Brasil, a medicina do viajante é uma área médica que garante aos interessados em viajar as informações necessárias sobre vacinação, epidemias, riscos em geral e precauções de acordo com o destino de sua viagem.

Ao fazer uma consulta, um médico poderá checar sua carteira de vacinação, pedir exames de sangue para confirmar quais vacinas você já tomou e solicitar as que estão faltando e que são essenciais para a sua viagem.

Além disso, você pode fazer um check-up antes da viagem, para certificar-se de que suas condições são condizentes com o destino que irá visitar.

Vacinação e doenças endêmicas

Você pode buscar boas informações sobre vacinação e riscos dos diversos destinos de viagem neste locais:

  • Em São Paulo, você pode se dirigir ao Hospital Emílio Ribas, que é referência internacional em doenças contagiosas e vacinação. Além de informações, poderá fazer as vacinas necessárias;
  • Se estiver no Rio de Janeiro, a referência é a Fiocruz. Vale o mesmo que no Emílio Ribas, lá também você obterá informações e poderá ser vacinado;
  • O Ministério da Saúde também disponibiliza em seu portal, um espaço específico sobre saúde do viajante, com dicas, informações úteis e a relação de locais para vacinação em todo o país;
  • Se preferir usar a rede particular de saúde do Brasil, você pode checar com seu plano de saúde se existe médico especializado em medicina do viajante ou, então, marcar com um clínico geral, que poderá te dar as orientações necessárias, além de solicitar exames e vacinas que se façam necessários.

Cuidados ao viajar

Antes de viajar, procure saber sobre:

  • O clima do local de destino;
  • Se há focos de doenças contagiosas;
  • Como é a culinária local e os cuidados com higiene de alimentos;
  • Qual a origem e o tratamento dedicado à água que se consome;
  • Quais as condições de saneamento do local;
  • Quais os costumes locais;
  • Localidades perigosas a serem evitadas;
  • Cuidados a serem tomados para evitar acidentes e episódios de violência;
  • Durante a viagem, não consuma alimentos de procedência duvidosa;
  • Evite consumir alimentos vendidos na rua;
  • Evite o consumo excessivo de álcool;
  • Utilize sempre repelentes se for a locais tropicais;
  • Nunca entre em águas que contenham sinalização de perigo;
  • A qualquer sinal de febre, procure atendimento médico;
  • Lembre de levar medicamentos de uso contínuo;
  • Não se automedique.

Quando buscar uma consulta com o especialista?

Se você vai viajar e tem disponibilidade de se consultar antes com um médico, faça isso. Como dissemos, a precaução é sempre bem-vinda. Saber se está tudo ótimo com a sua saúde é uma boa maneira de começar bem a viagem.

Todo viajante deveria fazer uma consulta antes de viajar, mas a recomendação é mais necessária a gestantes, idosos, crianças e portadores de doenças preexistentes. É sempre importante relatar para onde você vai e qual será o meio de transporte utilizado, para receber as indicações corretas de cuidados a serem tomados.

Por exemplo, gestantes e idosos têm maior probabilidade de serem vítimas de trombose durante voos longos, mas podem minimizar o risco com atitudes simples, como caminhar pela aeronave de tempos em tempos.

A medicina do viajante ajuda a prevenir principalmente o contágio por doenças infecciosas, mas também acidentes, indisposições e intoxicações.

A medicina do viajante substitui o seguro viagem?

De maneira alguma. O seguro viagem será justamente o seu recurso se todas as precauções forem tomadas e, ainda assim, você precisar de atendimento médico.

O seguro não apenas garantirá o seu atendimento, como irá fornecer informações sobre para qual hospital você deve se dirigir, como deve proceder com possíveis obstáculos de idiomas e costumes.

Além disso, o seguro ainda garante o traslado médico se você sofrer um acidente ou emergência e não tiver condições físicas de chegar até o local de atendimento médico. Também será seu auxílio primordial em caso de perda de documentos, de cartões de crédito e de extravio de bagagem. Ou seja, o seguro será seu amparo diante de qualquer eventualidade.

medicina do viajante turista

Como escolher um plano de seguro viagem levando em consideração as recomendações do médico?

Seu médico poderá te informar também quais os itens do seguro viagem são essenciais para que você seja bem atendido. Por exemplo, ele poderá te dizer se um plano mais enxuto atenderá bem suas necessidades, ou se você precisará de um plano mais completo, com maior cobertura para despesas médicas e hospitalares (DMH).

Converse também sobre a necessidade de fisioterapia e cobertura odontológica, que são oferecidas pela maioria dos planos, mas não são cobertas por algumas seguradoras.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

A precaução da medicina do viajante aliada à proteção do seguro viagem garantem uma viagem bem mais tranquila. Consciente dos perigos, dos cuidados necessários e sabendo como agir se toda a precaução não for suficiente, você manterá a calma e poderá tomar as melhores decisões diante de acidentes e emergências.

Então, dispondo da possibilidade de consultar um médico antes da viagem, faça isso. E não deixe de abordar a questão do seguro viagem com ele. Certamente, ele confirmará o que sempre afirmamos: para que tudo corra bem no seu passeio, você deve ter um seguro viagem.

Ganhe desconto no seguro viagem

Quer ver opções de seguro viagem? Vá ao comparador do Seguro Viagem Pro. Nele, você poderá conferir uma ampla oferta de planos e seguradoras, checar o que cada um oferece em termos de coberturas, benefícios e valores. Você ainda tem a vantagem de poder selecionar até quatro planos e compará-los nos detalhes, bem didaticamente.

Depois de escolher o seguro que melhor se atende às suas necessidades como viajante e às suas condições financeiras, você pode realizar a compra no próprio site. E ainda ganhar 10% de desconto.

Para tanto, você deve utilizar o cupom SVP5 na página de compra que garante 5% de desconto e optar pelo pagamento via boleto bancário que desconta mais 5% do valor do plano. Como os descontos são cumulativos, você paga 10% menos no valor do seu seguro. Aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo