Dicas de Viagem

Viagem segura: veja 10 passos para planejar a sua

Seja para um destino a ser desbravado ou conhecido, viajar é sempre bom. Mas viajar com segurança é melhor ainda. Pensando nisso, listamos algumas dicas que ajudam a planejar uma viagem segura e assim, evitar futuros contratempos. Veja a lista abaixo:

Viagem Segura – siga o passo a passo para programar a sua

1. Documentos

Passaporte, reservas em hotéis, passagens de avião, ônibus ou trem, carteira de habilitação, visto e seguro viagem são documentos importantes que devem estar no checklist de qualquer viajante.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Digitalizar esses documentos e salvá-los na nuvem ou no e-mail são passos essenciais. Assim, caso seja roubado ou perca algum documento, certamente terá como comprovar sua identidade.

Ademais levar uma cópia autenticada dos principais documentos nunca será um exagero. Afinal, a tecnologia é maravilhosa, mas pode acabar nos deixando na mão. Quem nunca passou pela situação de ficar sem bateria no celular ou até mesmo não conseguir conexão com a internet do hotel ou aeroporto?

Mitos sobre seguro viagem: veja o que é verdade e o que não é.

2. Cartões

Se não se sente confortável em viajar com muito dinheiro em espécie, saiba que existem caixas ATMs ou Multibancos. Neles são permitidos realizar levantamentos na moeda local, onde o valor será reajustado de acordo com a taxa de câmbio do dia, e ainda, será cobrado uma taxa pelo serviço. Consulte seu banco para saber o valor desta taxa.

Para uma viagem segura, aconselhamos liberar o limite do cartão de crédito para evitar contratempos. Além disso, o cartão pode ser bem útil para fazer compras. Lembrando que para o exterior, o cartão de crédito precisa ser de uso internacional.

Tanto para os saque quanto para o uso do crédito é necessário comunicar ao banco os dias da viagem e o destino. Isso porque mudanças na sua atividade bancária – como o uso dos cartões no exterior – são vistas como um alerta de fraude, o que pode resultar no congelamento da sua conta. Todavia, não deixe esse comunicado para a última hora, aconselhamos fazê-lo com pelo menos cinco dias de antecedência à sua viagem.

Viajar sozinha: veja dicas de segurança para mulheres que rodam o mundo.

3. Vacina e CIVP

Estar em dia com a vacina é uma questão primordial de saúde de qualquer pessoa. No Brasil, existem regiões que são mais propensas a doenças como malária, febre amarela, entre outros. Portanto, estar com a vacina em dia pode garantir uma viagem segura.

Além disso, se vai fazer uma viagem internacional, saiba que muitos países exigem certos tipos de vacina, sendo a mais comum delas, a de febre amarela. No site da Anvisa é possível inserir o destino para todas as exigências de saúde.

Uma dica para os viajantes é adquirir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) emitido pela Anvisa e exigido em muitos países. O certificado é gratuito e anteriormente era feito apenas em postos de saúde cadastrados, no entanto, em janeiro de 2019, a Anvisa passou também a emitir o CIVP de forma digital. Basta acessar este link e seguir o passo a passo.

4. Estrada

Se vai viajar de carro, a revisão é essencial para garantir a uma viagem segura para você e os outros passageiros. É importante fazer um check-up do motor, conferir as pastilhas de freio, o óleo e água, e calibrar os pneus. Em viagens longas, faça pausas na estrada para esticar a perna e descansar. Respeite a sinalização de ultrapassagem e velocidade e esteja sempre atento a estrada.

Veja também como funciona o seguro viagem para motociclistas.

viagem segura carro

Caso faça uma viagem internacional na direção ou pretenda alugar um carro no destino, saiba que existem países que aceitam a CNH brasileira, são eles: Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia, Moçambique, Espanha e Itália. Para alguns países da América Latina, você pode precisar também da Carta Verde, são eles: ArgentinaUruguai, Paraguai, BolíviaVenezuela.

Se a viagem for para outro país, aconselhamos solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Segundo a última listagem (2018) do Detran de São Paulo, essa permissão é recomendada para longas viagens fora do Brasil e é aceita em 76 países. O valor da PID vai depender do Detran do seu Estado, variando entre R$61,58 (RS) e R$291,82 (SP).

Saiba como adquirir o Seguro Viagem Terrestre América do Sul.

5. Avião

Se vai viajar de avião, fique atento as bagagens. Lembre-se que nas bagagens de mão, não são permitidos itens como água, objetos cortantes, objetos inflamáveis, como os desodorantes em aerosol, bagagens especiais, como tripé, skate, equipamentos de mergulho, bicicleta entre outros.

Além disso, fique atento às instruções do (a) comissário de bordo e o mais importante: desligue os aparelhos eletrônicos ou mantenha-os em modo avião. A utilização desses aparelhos pode causar interferências nos sistemas eletrônicos que controlam a aeronave. Portanto, seguir as medidas básicas de segurança são importantes para ter uma viagem segura.

Em voos longos, aconselhamos a se levantar e caminhar pelo corredor do avião para esticar as pernas e melhorar a circulação do sangue.

Leia tudo sobre o Seguro Viagem Volta ao Mundo.

6. Carteira no bolso de trás ou na mochila

Quando estamos viajando parece que esquecemos de qualquer perigo que possamos correr. Nunca passa pela nossa cabeça que poderíamos ser furtados nas ruas ou em cafés e restaurantes, embora essa situação seja bem mais comum do que se imagina.

Portanto, ao caminhar pelas ruas evite colocar a carteira no bolso de trás. Ao sentar-se nos restaurantes ou cafés, não coloque a bolsa ou a mochila pendurada na cadeira, e sim, coloque-a no colo ou numa cadeira ao seu lado, de modo que fique dentro do seu raio de visão. Dessa maneira, você evita qualquer transtorno e garante uma viagem segura.

7. Verifique os certificados de guias e instrutores

Se vai contratar um guia, verifique a credencial. Existem inúmeros golpes de guias não credenciados que cobram um valor mais baixo, mas que não oferecem um serviço de qualidade. Procure por agências especializadas.

Em caso de cursos ou atividades de mergulho, esqui, snowboard, paraquedismo, entre tantos outros, fique atento as qualificações dos instrutores e principalmente, o histórico e equipamentos de segurança. Desconfie de preços muito baixos. E lembre-se de garantir um seguro viagem especializado para atividades de aventura.

Uma viagem segura é uma viagem consciente.

8. Mochilas e malas

Já imaginou pegar sua bagagem na esteira e ao passar sua bagagem no raio x encontrar drogas ou algum contrabando? Tem coisa que a gente não gosta nem de imaginar.

Para uma viagem segura, aconselhamos tirar uma foto da sua mala aberta mostrando os itens que estão dentro dela, assim, em caso de bagagem extraviada, ou pior, violada, você terá como comprovar o que existia dentro dela.

viagem segura malas

Existem centenas de relatos de violação de bagagens com cadeados, portanto, cadeados já deixaram de ser confiáveis. Aconselhamos empacotar as malas que irão despachar. Para os mochileiros, o conselho é o mesmo, embora não carregue objetos de muito valor, sua mochila aberta acaba ficando susceptível a tudo e a todos.

Leia mais sobre bagagem extraviada neste artigo.

9. Pessoas Estranhas

Ao viajar você acaba tendo a oportunidade de conhecer novas pessoas, e isso é maravilhoso. Muitas amizades verdadeiras podem surgir, mas é bom ter um cuidado maior. Fique atento e desconfie das pessoas que não conhece. Não aceite bebidas de pessoas estranhas e evite beber em excesso no país de destino, principalmente se viajar sozinho.

Esse é um cuidado que parece bobo, mas é sempre bom lembrar. Fazer uma viagem segura depende de você.

10. Seguro Viagem

Por mais que planejemos uma viagem segura, não estamos livres de sofrer acidentes ou alguma enfermidade. Torcer ou quebrar o pé durante uma caminhada, intoxicação alimentar, desidratação, acidentes no trânsito ou na prática de esportes, gripe forte, dor de dente, mala extraviada, tudo pode acontecer.

É por isso que a contratação do seguro viagem é o item mais importante, até mesmo se o destino escolhido não solicitar a obrigatoriedade do seguro. Ao adquirir, faça uma cópia da apólice do seguro, baixe o aplicativo da seguradora no celular, e anote na agenda o número de contato da assistência no país de destino.

Listamos as principais coberturas dos seguros de viagem:

  • Atendimento médico e odontológico;
  • Despesas farmacêutica;
  • Repatriações;
  • Assistência jurídica;
  • Pagamento antecipado de fiança para acidentes de trânsito.
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Seguro de bagagem extraviada;
  • Indenização de morte acidental ou invalidez permanente por acidente.

Saiba como solicitar o reembolso seguro viagem.

Onde cotar?

Existem várias maneiras de contratar um seguro viagem, seja por meio de sites comparadores de seguros ou diretamente nas seguradoras especializadas. Nós indicamos a utilização dos comparadores, pois eles garantem ótimos preços e permite comparar diferentes planos e seguradoras.

Os melhores sites comparadores são:

Veja quais são as melhores seguradoras para contratar seu seguro viagem.

Oferecemos desconto

Nosso preferido é o portal Seguros Promo e nele é possível conseguir até 10% de desconto, pois o portal oferece 5% de desconto para quem realiza o pagamento via boleto bancário. E nós da Seguro Viagem Pro oferecemos 5% de desconto utilizando o código SVP5. Portanto, adquira seu seguro e tenha uma viagem segura!

Lívia Tostes

Lívia Tostes é jornalista e vive em Portugal, onde cursa o Mestrado em Comunicação Política pela Universidade do Porto. É apaixonada por gastronomia, fotografia e cinema - especialmente o cinema brasileiro. Viajar sozinha para conhecer novas culturas é seu hobby favorito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo