Dicas de Viagem

Checklist viagem internacional: o que não pode faltar na sua viagem

Está preparando suas próximas férias ou uma viagem de intercâmbio? Já decidiu o destino, fez o roteiro e está sonhando com esses dias longe de casa e conhecendo novos lugares? Se sua viagem for para fora do Brasil, você vai precisar cumprir alguns itens. Faça um checklist viagem internacional, e vá marcando todas as etapas.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Depois, é só ir para o aeroporto e pegar um avião com destino à felicidade!

Itens importantes: confira o que não pode faltar no checklist viagem internacional

Viagem para fora do Brasil requer mais cuidados do que para destinos nacionais. É preciso ter atenção a documentação necessária e ter um bom seguro viagem internacional. Para alguns destinos, ainda é preciso estar com vacinas em dia também. Confira aqui alguns itens essenciais que não devem faltar no seu check list viagem internacional.

Documentos

Esse é um dos principais itens que deve constar no seu checklist. Se sua viagem tiver como destino países do Mercosul, apenas sua identidade já é o suficiente para entrar nesses locais: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

No entanto, fique atento: a cédula de identidade precisa ter sido tirada há, no mínimo, 10 anos. Ou seja: se você não tem passaporte e sua carteira de identidade é antiga, precisa renovar o documento. Ou, se tiver um passaporte válido, também pode utilizá-lo.

Porém, se sua viagem for para qualquer destino fora do Mercosul, o passaporte é item obrigatório sim! Se já tem um, cheque se está dentro da validade! Se não tiver, ou se o seu estiver vencido, siga esses passos:

Dê uma olhada no site da Polícia Federal, reúna toda a documentação necessária, emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pague a taxa. Depois desse processo, faça o agendamento de um horário em algum posto da Polícia Federal na sua cidade (ou cidade mais próxima) e compareça com a documentação exigida, incluindo o comprovante de pagamento da GRU e do agendamento.

A data de entrega do passaporte pronto depende do posto que você fez o requerimento. Então, se está planejando fazer uma viagem, corra e não deixe esse item para a última hora!

Ah, se você for viajar com crianças e adolescentes, veja se há a necessidade de emitir também a autorização de viagem para menor. Saiba como neste artigo.

Quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem? Descubra aqui.

Visto

Pronto, com o passaporte em mãos, é importante saber se o local da sua viagem requer que tenha um visto. Sim, esse é o segundo item mais importante do checklist viagem internacional.

Os brasileiros podem entrar em mais de 150 países sem precisar de visto! Grande parte deles, países europeus. Você pode checar a tabela do Portal Consular e a embaixada ou o consulado do país, e verificar se seu destino precisa ou não de visto.

A maioria dos países Europeus não pedem visto de brasileiros em viagem de turismo de até 90 dias de duração. Mais do que isso, ou se você for viajar a trabalho ou a estudo, o visto é solicitado sim e cada país tem a sua especificidade. A embaixada ou o consulado do local informa tudo que seja necessário.

Alguns vistos requerem mais detalhes que outros. Se sua próxima viagem for para Cuba, por exemplo, o visto pode ser retirado no Consulado Cubano, em agências de viagem credenciadas ou, até mesmo, no balcão do check in da sua companhia aérea. Basta pagar o valor e pronto!

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Países como Estados Unidos e Canadá, requerem mais cuidado. É preciso verificar no site dos consulados desses países as necessidades e tomar cuidado com as datas de ida, de regresso e com a validade dos vistos. Caso vá fazer conexões na sua viagem, também é preciso verificar se esses locais exigem visto para trânsito.

Vacinas

Sim, vacinas! Se seu destino de viagem solicitar vacinas, este item deve constar no seu checklist viagem internacional. Destinos como Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba pedem vacina de febre amarela, por exemplo.

Confira no site da Anvisa se você precisa estar com alguma vacina em dia no seu Certificado Internacional de Vacinação. Se sim, o processo é bem simples: você pode se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS, ou deve procurar serviços de vacinação privados credenciados. Guarde o cartão de vacinação para o cadastro e a emissão do Certificado Internacional, que pode ser feito presencialmente ou online.

Fique atento: a vacina contra a febre amarela deve ser tomada com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem. Além disso, apresente o comprovante da viagem para receber a dose única, já que a vacina de febre amarela pode ser, também, fracionada. No caso de viagem internacional, é obrigatório que seja a opção “dose única”.

checklist viagem internacional mala

Item essencial: qual melhor seguro para sua viagem internacional?

Ufa, principais itens conferidos, certo? Não, falta mais um! Se seu destino for internacional, viajar com um seguro é item obrigatório em alguns países, além de ser bastante recomendado para toda e qualquer viagem.

Você vai praticar esportes? Está gestante? Vai viajar para intercâmbio? São várias as opções. É preciso fazer um comparativo seguro viagem e ver qual cai melhor no seu bolso e no seu roteiro.

Por aqui, a nossa sugestão é que você faça uma cotação do seu seguro viagem no nosso comparador de seguro viagem. Nele, você só precisa informar dados da sua viagem e alguns dados pessoais e nós vamos ajudar você a encontrar o seguro ideal para o seu destino e seu estilo de viajante. Garantimos o melhor preço aos leitores do Seguro Viagem Pro em parceria com o portal Seguros Promo.

Oferecemos desconto

Depois de conferido todos os itens do seu checklist viagem internacional, e de fazer a comparação dos melhores seguros viagem, avisamos que os leitores do Seguro Viagem Pro podem conseguir desconto na próxima aquisição!

Para ganhar até 10% de desconto, basta realizar a compra pelo Portal Seguros Promo. Uma dica é realizar o pagamento via boleto bancário. Nessa forma de pagamento, você recebe 5% de desconto! E utilizando o nosso cupom SVP5, é possível receber mais 5% de desconto. Faça sua cotação aqui para aproveitar nosso desconto. Dê OK em todos os itens do seu check list e boa viagem!

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal e viajou bastante por aí. Agora, vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo